Filho sempre doente | De Mãe para Mãe

Filho sempre doente

Responda
31 mensagens
Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Bom dia,

Hoje sou eu que vos peço ajuda.
Sou mãe do Vicente, de sete anos. O Vicente sempre foi um menino saudável, ficava doente quando era bebé mas a coisa foi ao sitio à medida que foi crescendo.
No entanto, desde que foi para a escola primária o Vicente fica sempre doente, é absolutamente desgastante. Fez 4 amigdalites bacterianas com direito a antibióticos, uma infecção na pálpebra com direito a antibiotico, 1 otite com direito a antibiótico, 1 infecção urinária com direito a antibiotico e 3 otites sem antibiotico, 1 amigdalite vírica sem antibiotico e sem contar com aquelas viroses da barriga que dão alguma diarreia, também apanhou disso.
O Vicente foi encaminhado para o hospital para ser seguido no otorrino por causa das amigdalites. A situação resumiu-se a duas consultas : uma em julho onde a médica mandou fazerr avamis, água do mar e broncovaxon e outra em dezembro para encerrar o processo!
O Vicente foi também encaminhado para pediatria, por causa de dores que vinha a sentir nos ossos aquando dos episódios de febre, especialmente por um em particular em que só fez uma vez febre e gritava de dor amarrado às pernas. Fez exames ao sangue na altura em que estava doente e que vieram naturalmente alterados, dois meses depois estavam regularizados.
Já recorri à homeopatia, nada, estou agora a fazer o himunoglukan.
O Vicente esteve doente à precisamente um mês, amigdalite vírica. Passou.
Hoje, está novamente doente. Ainda não sei bem o que vem aí.
Sinto-me francamente desesperada. Sem saber para onde me virar, porque o sector público não me trás respostas. Supostamente o meu filho não tem nada, mas fica sistematicamente doente e eu não sei que mais fazer para o ajudar!
Perdoem-me o desabafo, mas por vezes fica dificil. Sei que não são coisas graves, felizmente e que há meninos muito doentes...mas esta é a minha realidade. Viroses, amigdalites bacterianas....num menino que vai fazer 8 anos e que supostamente já não deveria ter tudo isto e que não tinha, até entrar para a primária.

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

E o sistema imunitário?

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Na minha opinião, devia ir novamente para as consultas de otorrino para ver a situação das amigdalas. Hoje em dia já não se opera tanto como antigamente, mas parece-me de será caso para tirar.
A minha filha ficava constantemente doente e mesmo assim, nem tanto quando comparado com o seu filho. Tirou as amigdalas e foi remedio santo!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

No seu lugar procurava um médico de medicina interna ou preferencialmente um imunologista no privado. Quer-me parecer que o sistema imunitário do Vicente não está dentro do esperado.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

O sistema imunitário, é isso mesmo que quero perceber como está. Nas análises fizeram testes às alergias mas ao sistema imunitário não e eu creio que o caminho é por aí. Ainda assim, tendo feito broncovaxon e agora o imunoglukan, faz me confusão não surtir efeito....
Vou procurar uma terceira opinião de pediatria ( pois ele tem pediatra particular aqui mas ainda assim...) e uma segunda opinião de otorrino.
Acho mesmo que o sistema imunitário dele não funciona bem!

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

O sistema imunitário, é isso mesmo que quero perceber como está. Nas análises fizeram testes às alergias mas ao sistema imunitário não e eu creio que o caminho é por aí. Ainda assim, tendo feito broncovaxon e agora o imunoglukan, faz me confusão não surtir efeito....
Vou procurar uma terceira opinião de pediatria ( pois ele tem pediatra particular aqui mas ainda assim...) e uma segunda opinião de otorrino.
Acho mesmo que o sistema imunitário dele não funciona bem!

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

O Vicente esteve em casa até entrar para a escola? Eu também passei um tormento com as amigdalites, resolveu-se com a operação.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

O Vicente entrou para o infantário com 1 ano. Fazia muitas otites, mas aquilo resolveu-se.
Entretanto com a ida para a escola piorou muito. Ganhou eczema nos ouvidos o que tb origina otites no ouvido externo...

Desde 13 Set 2012

Bom dia Cláudia!

Sabe uma coisa? Os médicos têm o conhecimento adquirido por muitos e muitos anos de estudo, mas as mães, bom, as mães têm o doutoramento em relação a cada um dos seus filhos. Não sabem tratar porque lhes falta o conhecimento, mas sabem com certeza reconhecer que algo não está bem com o seu filho e que é urgente identificar a causa, seja ela qual for. A mim particularmente faz-me muita confusão dizerem simplesmente que é normal algo que de normal nada tem. Uma criança de 7 anos saudável não fica doente nem com tanta frequência nem com agentes que o seus sistema imunitário deveria ser capaz de combater sem grande ajuda médica. Se não é isso que está a acontecer, a Cláudia tem que lutar. Não desista. Se um médico que lhe diz que é normal e desvaloriza, procure outro até obter uma resposta. Sei bem que isto é mais fácil de dizer do que de fazer, principalmente se não há um seguro e se os recursos financeiros não são grandes e se depende do sns, mas acredite, o seu filho precisa urgentemente de um diagnóstico. Esse quadro não é normal. pode ter uma causa simples, mas pode também ser algo mais complicado. os médicos em geral só olham as partes sem ver o todo. Se lá aparece com problemas na garganta, toma lá clavamox e volta se não melhorares; se tem infeção de ouvido, pronto, Clamoxyl e espera que passe. Tudo bem, às vezes é suficiente mas, e quando não é? Quando as infeções se sucedem sem explicação? às vezes não é numa parte que está o problema mas, juntando todos, forma-se um puzzle que mostra um diagnóstico ou alguns possíveis. O que não está bem não pode ser considerado normal porque, em geral, não é!

os médicos são treinados para serem capazes de diagnosticar e tratar a maioria das patologias comuns; em geral, isto funciona bem com 98% das pessoas. Mas, o que acontece aos 2% restantes? São os que desenvolvem sintomas esquisitos, para quem os exames comuns dão normais mas que o estado de doença não se altera. Há sempre uma explicação. , o problema maior é encontrar um médico que seja capaz de ir ao fundo do problema, de ver para lá dos sintomas, de os agrupar a todos e não olhá-los apenas isoladamente. procure uma resposta. Enquanto não encontrar a causa dessa debilidade do seu pequeno, nunca o vai conseguir ajudar. No seu lugar eu estaria na mesma, frustrada, desesperada e com raiva do mundo.

Há uma analogia muito conhecida na medicina que é: bom, se ouvires cascos pensa em cavalos e não em zebras. mas e quando os cavalos já foram todos e continuam a soar cascos? É preciso estar disposto a procurar as zebras. Em genética por exemplo, já não há cavalos, geralmente, quando soam cascos, há que procurar a zebra. Se for preciso, torne-se numa detetive. Reuna todos os sintomas do seu pequeno e veja se aparece algo onde todos se encaixem. Procure levá-lo a um especialista em imunologia. Pode haver alguma falha no sistema imunitário dele. Tanta coisa pode fazer com que o corpo não combata infeções! Pode inclusivamente estar no estágio inicial de alguma patologia auto-imune. O sistema hormonal também é muito poderoso e se algo falha, mesmo algo pequeno, as consequências podem ser grandes. Há uma glândulazinha, a pituitária que, se funcionar mal, envia instruções erradas a todo o lado! É preciso encontrar a causa para poder intervir adequadamente. Problemas articulares também costumam ser uma causa de várias doenças. Escrevo-lhe isto para lhe dizer que, sim, está certa. o seu filho já não deveria ficar doente dessa forma, portanto lute por ele porque ele sozinho não tem idade para ser capaz de combater nessa luta que é desigual. A maioria dos médicos desvalorizam tudo. Eles são bons profissionais, mas muitos estão desmotivados e não estão dispostos a assumir desafios. Outros, realmente, não têm suficiente formação para ir mais além do previsível.

As melhoras!

Tudo de bom

SMSantos

CatiACC -
Offline
Desde 20 Abr 2011

Mãe não a consigo ajudar mas venho dizer-lhe que "estamos juntas!"
A M. só entre setembro e maio do ano passado foram 7 vezes doente (fora as "dores de barriga").
Até à psicologa já a levei...
Este ano por enquanto está a correr melhor 🤞
No caso dela foram bronquiololites e crises de falta de ar umas atrás das outras. Muita insistência da minha parte pois do meu lado da família todos têm asma (excepto eu). Resultado: desde que faz a medicação para a asma e bomba em sos que tem estado muito melhor.
Foi e ainda é desgastante. Chega a um ponto em que já não sei para onde me virar.
Desejo-lhe muita força e coragem.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Estava a pensar em marcar uma consulta num imunologista, creio que só há no Porto....
Alguém tem alguma referência que posso dar?
Devo também pedir uma segunda opinião de otorrino provavelmente....
Eu quero ajuda-lo, sinto que o sns fechou a porta, até a médica de família ficou surpresa pelo fechar do processo dele no otorrino. Ela entre os dentes disse para se eu pudesse, levar o menino ao privado, ao invés de reencaminhar novamente o miúdo. Não sei. Sinto-me perdida. Cada vez que ele tem dor de cabeça, já sei que vem aí coisa, começam a doer lhe os ossos....mas reumatismo está fora de hipotese, bem como a febre reumática. Ele fez exames a isso....
Dá-me vontade de chorar de cada vez que ele fica doente. Mesmo que seja só uma virose da treta, porque é sempre mais uma!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Oh Claudia , realmente ninguém merece. Estou a passar um pouco por isso cá em casa mas os meus ainda têm aquelas idades chatas, o teu já não era expectável tal situação.
Sou de Lisboa não tenho conhecimentos no Porto, mas claramente devias ir a um imunologista e a um otorrino , como estas a pensar.
Força 👍🏻 e as melhoras do teu menino

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Os problemas dele são maioritariamente da garganta e ouvidos, o que me leva a crer que uma cirurgia poderia ajudar. Eu própria tinha muitas amigdalites e quando fiz a cirurgia de correcção do septo nasal, nunca mais tive nada disso....
O meu mais novo, no inicio ficava mt doente, mas era bebé ainda, agora tem corrido mt melhor, é possivel ficar 6 meses sem ficar doente....agora o mais velho, é uma desgraça....

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Olá, se for da zona de Lisboa, posso indicar-lhe um bom otorrino.
Realmente parece mesmo ter o sistema imunológico em baixo.. Corre tudo bem na escola?
Eu digo isto porque desde este ano (o ano passado quando entrou no 1 ano correu tudo dentro do normal) que a minha anda constantemente em baixo. Cura uma, vem outra. Nada como o seu, porque felizmente não necessitou de antibiotico, mo entanto nada normal nela, que em quase 8 anos, praticamente nunca esteve doente.
As melhoras

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Bem, marquei consulta para o hospital da luz de otorrino e de imunoalergologia . Vou com ele na terça feira. Vamos ver o que vão dizer. Consegui as duas consultas para o mesmo dia da parte da manhã.

Ferreirinha22 -
Offline
Desde 19 Jul 2013

Cláudia, tenta com o Nuno Marçal no hospital privado de Braga (Trofa Saúde), ele é especialista em criança e é Otorrino... é do melhor que há... tem sempre muita gente...mas vale a pena teres a opinião dele... ele ainda é novo mas é muito muitooooooo bom médico... não há melhor na área dele...

Ferreirinha22 -
Offline
Desde 19 Jul 2013

Cláudia, tenta com o Nuno Marçal no hospital privado de Braga (Trofa Saúde), ele é especialista em criança e é Otorrino... é do melhor que há... tem sempre muita gente...mas vale a pena teres a opinião dele... ele ainda é novo mas é muito muitooooooo bom médico... não há melhor na área dele...

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Cláudia Sobral escreveu:
Bem, marquei consulta para o hospital da luz de otorrino e de imunoalergologia . Vou com ele na terça feira. Vamos ver o que vão dizer. Consegui as duas consultas para o mesmo dia da parte da manhã.

Sem saber o que lhe dizer, desejo-lhe as melhoras e que consiga um diagnostico para o seu menino de modo a sossegar o seu coração.
Ao ler pareceu-me ser tratar de uma criança só agora exposta ao "infectário" mas como entrou com 1 ano não é isso.
Desejo-lhe a si e ao seu filho tudo de bom!

Ferreirinha22 -
Offline
Desde 19 Jul 2013

Cláudia, tenta com o Nuno Marçal no hospital privado de Braga (Trofa Saúde), ele é especialista em criança e é Otorrino... é do melhor que há... tem sempre muita gente...mas vale a pena teres a opinião dele... ele ainda é novo mas é muito muitooooooo bom médico... não há melhor na área dele...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Cláudia Sobral escreveu:
Bem, marquei consulta para o hospital da luz de otorrino e de imunoalergologia . Vou com ele na terça feira. Vamos ver o que vão dizer. Consegui as duas consultas para o mesmo dia da parte da manhã.

Boa! Espero que se consiga chegar a uma conclusão com essas consultas.
Muita força!

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Obrigada pelos vossos comentários de ajuda e de conforto.
Deram me força para procurar ajuda fora daquilo que já tinha tentado.
Sinto que não é normal e acredito que algo possa ser feito para o ajudar....Mesmo na escola acaba por perder, porque falta mt às aulas...

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Cláudia Sobral escreveu:
Obrigada pelos vossos comentários de ajuda e de conforto.
Deram me força para procurar ajuda fora daquilo que já tinha tentado.
Sinto que não é normal e acredito que algo possa ser feito para o ajudar....Mesmo na escola acaba por perder, porque falta mt às aulas...

Sentes que não é normal porque, de facto, não é. E ainda bem que se pode fazer o mínimo para te ajudar. A Sónia fez uma excelente contribuição, e eu gostaria também de acrescentar algo a considerares: aquilo que em inglês se chama de “gut problems”. O nosso sistema digestivo é designado por muitos o nosso segundo cérebro, e muitas vezes se testemunha uma melhoria imensa no estado geral de saúde alterando a nossa dieta, eliminando alimentos com potencial inflamatório. Se me permites a sugestão, tenta reduzir/eliminar o leite de vaca da alimentação do teu filho, e oferece-lhe iogurtes ricos em probióticos (fala primeiro com o médico se achares melhor).

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Ele, agora que falas nisso, de manhã quando bebe leite ( no resto do dia não) queixa-se que lhe causa dores de barriga....

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Cláudia Sobral escreveu:
Ele, agora que falas nisso, de manhã quando bebe leite ( no resto do dia não) queixa-se que lhe causa dores de barriga....

Pode ser intolerante à lactose. Um dos efeitos são as cólicas intestinais.
Mas para além disso, muitos médicos defendem que não se deve beber leite quando se está doente. E quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório. Se o menino gosta de beber um leitinho quente pela manhã, experimenta as bebidas vegetais.
E há também que considerar a alteração da flora intestinal devido aos antibióticos que tomou. Seria uma ideia questionares o médico sobre isso. Por isso também sugeri os iogurtes ricos em probióticos.
Mas sim, de uma forma geral, se o nosso sistema digestivo não está bem, é meio caminho andado para termos diversos problemas de saúde.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Lacticínios, glúten e açúcares são agentes inflamatórios para o nosso organismo
É possível controlar doenças só com a alimentação. Conheço vários casos

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Sansa escreveu:

Cláudia Sobral escreveu:Ele, agora que falas nisso, de manhã quando bebe leite ( no resto do dia não) queixa-se que lhe causa dores de barriga....

Pode ser intolerante à lactose. Um dos efeitos são as cólicas intestinais.
Mas para além disso, muitos médicos defendem que não se deve beber leite quando se está doente. E quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório. Se o menino gosta de beber um leitinho quente pela manhã, experimenta as bebidas vegetais.
E há também que considerar a alteração da flora intestinal devido aos antibióticos que tomou. Seria uma ideia questionares o médico sobre isso. Por isso também sugeri os iogurtes ricos em probióticos.
Mas sim, de uma forma geral, se o nosso sistema digestivo não está bem, é meio caminho andado para termos diversos problemas de saúde.

Mas se fosse não sentiria desconforto sempre e não só de manhã?

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Cláudia Sobral escreveu:

Sansa escreveu:
Cláudia Sobral escreveu:Ele, agora que falas nisso, de manhã quando bebe leite ( no resto do dia não) queixa-se que lhe causa dores de barriga....

Pode ser intolerante à lactose. Um dos efeitos são as cólicas intestinais.
Mas para além disso, muitos médicos defendem que não se deve beber leite quando se está doente. E quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório. Se o menino gosta de beber um leitinho quente pela manhã, experimenta as bebidas vegetais.
E há também que considerar a alteração da flora intestinal devido aos antibióticos que tomou. Seria uma ideia questionares o médico sobre isso. Por isso também sugeri os iogurtes ricos em probióticos.
Mas sim, de uma forma geral, se o nosso sistema digestivo não está bem, é meio caminho andado para termos diversos problemas de saúde.

Mas se fosse não sentiria desconforto sempre e não só de manhã?


Näo necessariamente. Eu sou intolerante ä lactose, e consigo tolerar bem o leite (salvo seja, depende dos disas) se for ingerido da parte da tarde apenas, ou ä noite. De manhä, fico super enjoada e mais facilmente tenho cólicas.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Na cuf no Porto tem a doutora Marina Couto muito boa imunoalergologista

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Desculpe , Mariana Couto

BiancaS -
Offline
Desde 02 Set 2011

Antes de mais, gostaria de dar os meus sinceros parabéns à Sónia Maria Santos por ter tido o cuidado de escrever uma resposta tão esclarecedora e sensata, tendo demonstrado uma grande preocupação pelo caso em questão (com a qual eu concordo na totalidade). Reforço à autora do tópico que não deve sossegar enquanto não encontrar uma explicação/diagnóstico para esta situação. Em medicina, situações mais raras, têm quase sempre no início uma série de supostos diagnósticos que se vêm a revelar errados, mas é mesmo assim a chamada "marcha diagnóstica", ou seja, o caminho que é preciso percorrer até finalmente se encontrar uma explicação. Desejo-lhe força e que consiga orientar o seu filhote da melhor maneira!
E se me permite o conselho, não disperse muito por consultas de várias especialidades no privado, a não ser que seja por indicação da pediatra. É a pediatra que deve ser o fio condutor nesta situação e que a deve orientar.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Também pensei marcar para o Porto, mas por enquanto vou ver como correm as consultas de terça feira, mediante isso continuarei a pedir mais opiniões. Pois está claro que pelos vistos, preciso mesmo, dada a situação.

Outros tópicos relacionados

Licença de maternidade
Olá mamãs! Tenho uma duvida sobre a licença... Entrei em licença de maternidade no dia 6 de Dezembro e agora em Janeiro recebi apenas 1 cheque de 448 euros porque pus os 5 meses. A minha dúvida é nao deveria receber 2 cheques? 1 dos mês de Dezembro...
Baixa (de risco)
Já há algum tempo que estou de baixa, por opção.o meu trabalho é demasiado pesado e tenho uma barriga enorme desde cedo e muitas dores de baixo da barriga e nas costas quando fico mais de 1 hora de pé. Pedi baixa e como não tenho médico de família...
Dor ciatica
Ola!Diagnosticaram-me uma dor ciatica na zona lombar que afecta a perna esquerda ao andar,sentar,etc. Já alguma de vocês teve durante a gravidez? Disseram-me que é muito comum nas grávidas e que não há muito a fazer... mas a dor é insuportável e...
Lençóis térmicos
Olá futuras mamãs! Estou de 28 semanas + 2 dias e já comecei a montar o quarto da minha bebé. Entretanto queria perguntar a vossa opinião sobre os lençóis térmicos porque como a menina vai nascer no Inverno a minha sogra diz que me quer oferecer...
Chicco Trio Sprint
Alguma de vocês tem este carrinho? Se sim,goatava de saber se é normal depois da alcofa ou o ovo estarem encaixados, abanarem tanto? Tenho medo da bebé cair, é que abana mesmo muito porque fica só preso num encaixe de cada lado... Estou a ficar um...
Rolhão mucoso
Olá mamãs e futuras mamãs! Estou grávida de 33 + 5 semanas e depois de uma discussão com o meu marido à cerca das tarefas domésticas, que me andam a custar e preciso de ajuda mas ele parece que não percebe, quando fui à casa de banho saiu tipo uma "...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?