Ficar na ala dos mais velhos ou nos mais novos? | De Mãe para Mãe

Ficar na ala dos mais velhos ou nos mais novos?

Responda
11 mensagens
LunaLunera -
Offline
Desde 20 Jan 2012

Ola a todos! O meu filho mais velho nasceu no mes de Janeiro e tem 3 anos. Quando foi para o infantario, com 1 ano e 1 mes ficou na sala do 1 ano, no ano seguinte manteve-se na mesma sala. Quando questionei a educadora sobre o motivo de o ter mantido na mesma sala ela explicou-me que a selecção é feita pelo ano de nascimento, assim todos os meninos irão para a escola no mesmo ano. Na altura não gostei muito, ate porque nestas idades notam-se muito as diferenças mas aceitei. Neste momento o meu filho com 3 anos fala muito mal (à bebe), na salinha é o maior e hoje deparei-me com ele a chuchar no polegar, coisa que nunca tinha feito. Para alem disso noto que quando passa mais tempo em casa começa a falar melhor. Já me disseram que passa-lo para a sala a seguir pode ser contraproducente porque passara ele a ser o mais pequeno mas mante-lo assim também penso que não é a melhor solução.

RaphaelaSilva -
Offline
Desde 19 Jan 2013

Mamã, na minha opiniao ele deveria de ir para a sala dos mais velhos, porque com os mais novos ele vai estar a retroceder e com os mais velhos ele vai estar a aprender cada vez mais. ~
No infantario nao tem sala dos 3anos ate ao ingresso escolar?

---------------------------------------------------------------------
À espera da princesa Miriam Abigail ou do príncipe Tito Daniel
---------------------------------------------------------------------
Madrinha babada:
Salvador Borrego & Rebeca Borrego***01.06.2012

sophie carvalho -
Offline
Desde 07 Set 2010

e melhor mante.lo com os mais velhos que com os mais novos. a nivel de desenvolvimento a psicologia diz que nos desenvolvemos mais rapidamente com mais desenvolvidos que nos. motiva. agora, se os outros "sabem menos", ele entende que nao precisa "saber mais". nao sei se me faço entender.

Sophie Carvalho

Amo-te mais que a própria vida Bianca <3

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

Ele está neste momento na sala dos 2 anos, não é?

Pois é mesmo por ano de nascimento... nesta fase notam-se muito as diferenças.
O meu filho está na sala dos 3 anos, ele tem 3 anos e 5 meses tem coleguinhas já tem 4 anos e 1 mês, são cerca de 8 meses de diferença, o que é mesmo muito, nesta fase. Mas penso que não há muito a fazer, digamos que são as regras. O problema de passarem o teu filho para a sala dos mais velhos, é que depois terá que ficar "retido" nessa sala aos 5 anos. Ou seja, vai ver os coleguinhas a irem para a primária e ele ficar mais um ano para trás.
Penso que é assim que funciona.
às vezes esse comportamento de chuchar no dedo ou falar mais à bebé pode também ser para dizer que quer mimito...

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Margarida_33 -
Offline
Desde 02 Set 2011

Por experiência própria digo-te: antes o mais novo que o mais velho.
Quando o meu foi para a sala do pré-escolar, ainda ia fazer 3 anos no fim de Novembro. Era o mais novo. Havia meninos na mesma sala já com 5 anos (o infantario era novo e só abriu uma sala de pré).
Andei com algum medo ao principio, mas digo-te em dois meses o meu bebé passou a ser um menino: deixou a fralda, a xupeta e o biberon, tudo por iniciativa dele. A linguagem e o raciocinio tiveram um desenvolvimento nunca antes visto! Foi uma experiência MUITO positiva!!

LunaLunera -
Offline
Desde 20 Jan 2012

O infantário acompanha os meninos desde a creche até à idade de entrar na escola. Aquando da minha pergunta acerca de mante-lo na sala de 1 ano a resposta que tive também foi que se mudasse, quando chegasse a altura de ir para a escola, ia ficar sem os amiguinho. Mas eu olho para ele agora e comparando-o com outros meninos da mesma idade acho que ele está muito atrasado na fala. Quando estive de licença de parto ele esteve comigo grande parte do tempo e foi nessa altura que aprendeu o abecedário completo, aprendeu as cores entre outras coisas. E quando olho para as outras crianças da salinha dele acho-as tao pequenas, às vezes até desata a gatinhar!!! Amanha vou falar com a diretora do infantário e expor-lhe o meu ponto de vista e preocupação de mae e vamos ver como corre a conversa. Obrigada pela partilha da vossa opinião e experiencias, ajudou-me imenso.

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olá
Olha a minha menina, ao contrário do teu é de Dezembro, tenho o mesmo problema, mas ao contrário. A minha tem sido sempre a mais nova, este ano teve de mudar de ama e são todos da mesma idade, ela é muito desenvolvida para a idade dela principalmente na fala. acho que eles desenvolvem mais de estiverem com os mais crescidos

beijokas -
Offline
Desde 01 Maio 2007

Também aconselho ficar com os mais velhos. Acaba sempre por desenvolver mais rápido Sorriso

Sobre beijokas

*Positivo a 5 de Maio*

MARIA BEIRAO -
Offline
Desde 11 Set 2012

Boa Noite Luna. Não sei se poderá ajudar mas deixo a minha experiencia. O meu filhote faz anos em Dezembro. Quando se colocou a questão de entrar para a primária com 5 anos ou continuar mais um ano na mesma sala, a educadora defendia a teoria de que ele devia ficar mais um ano na pré. Eu não concordei, conheço o meu filhote e sabia que estava no momento certo para avançar com os seus amiguinhos para novas aprendizagens. Entrou no 1º ano com 5 anos, já está agora no 2º ano. Teve uma adaptação espetacular, tem tido otimas notas e adora aprender (mas isso já eu sabia..). Isto para lhe dizer que acredito que devemos sempre ouvir a opinião das profissionais que estão com eles mas, a última palavra deve ser nossa. Baseada no que sabemos mas principalmente no que sentimos no nosso filhote. Boa Sorte para voces...

Mary

patricia novais -
Offline
Desde 23 Fev 2007

olá, também sou da opinião que é melhor estar com mais velhos, quanto mais desenvolvidos mais os nossos filhos são puxados. Por exemplo a minha filha fez 2 anos em Setembro e é uma das mais novas da sala, a maior parte dos meninos ja tem perto de 3 anos, digo-te que desenvolveu mt a fala, ja sabe contar até 10, ja sabe as cores, o corpo humano. Claro que tenho sempre receio que lhe batam...mas prefiro assim.

olá! Caso e Julho e começei a pedir orçamentos a floristas para decoração da igreja e quinta.
Pretendo algo simples, mas os preços são muito elevados. Passa-se o mesmo convosco.
Obrigada

LunaLunera -
Offline
Desde 20 Jan 2012

Olá a todas, desde já agradeço a partilha da vossa opiniao (mesmo uma que defencia que ele deveria manter-se com os mais novos e que nao estou a conseguir encontrar). Na passada sexta falei com a diretora do infantario, que inicalmente se opos à alteração, mas que apos ter ouvido o nosso ponto de vista e ter constatado algumas das situações que referimos ficou decidido que na 2ª feira (ontem) passaria para a sala dos 3. Nao sei se estou sugestionada com a alteração ou nao mas o que é facto é que ontem estava um tagarela e compreendi minimamente o que ia dizendo... ficamos a pensar "será que já se nota assim tanto a alteração que foi feita??" Ao falar com a educadora da sala ela concordou que na fala está um pouco atrasado mas interagiu mto bem com os outros meninos. Para já sinto-me muito contente com a opção tomada. Mais uma vez obrigada.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?