Fenda palatina | De Mãe para Mãe

Fenda palatina

Responda
4 mensagens
ervilhana -
Offline
Desde 01 Jun 2012

Olá a todas!
Sou uma visitante deste forúm e antes da minha bebe nascer criei uma conta para poder falar das minhas preocupações e também poder ajudar com alguma dúvida de alguma mãe. A verdade é que não sou muito assidua e nunca fui dada a redes sociais, blogs e foruns e com o nascimento da minha filhota ainda menos tempo resta para isso.
Hoje sentido-me um bocadinho mais aborrecida decidi partilhar. A minha bebé nasceu com fenda palatina ao nível do palato mole. É uma fenda muito posterior e como tal não foi feito o diagnóstico pré-natal. Nada o fazia prever, uma vez que nem na maternidade foi detectado. Foi um grande choque quando ela já tinha 4 dias de vida e sofreu um engasgo que nos levou para as urgencias, onde foi detecatada a fenda. Eu acho que nem sabia bem o que era e fiquei desolada, tal como ainda estou hoje. Sei que é perfeitamente resoluvel e já estamos a ser acompanhados, mas é duro...!! Ora como não foi detecatada a fenda na maternidade ninguem nos disse que bebes com fendas palatinas podem ter mais dificuldade em alimentar-se e mamar no peito. Sorte a nossa dentro do azar a minha filha adaptou-se muito bem e o que mais gosta de fazer na vida é mamar. Aumenta muito bem de peso, tem aumentado praticamente 1 kg por mês e a nossa maior dificuldade é com os engasgos durante a mamada que são frequentes.
Graças a Deus que ela consegue alimentar-se bem, mas deixa-me tão triste saber que ela tem de fazer muito mais esforço que qualquer outro bebe e todas as difuculdades que ela enfrenta e que vai ter de enfrentar com a cirurgia.
Alguma das maes aqui do forum passou por isso?

c062320 -
Offline
Desde 06 Ago 2012

Olá, tudo bem?
Olha, a minha sobrinha nasceu com a fenda do palatino (o pior que há) e com o lábio laporino (acho que é assim que se diz lol). Também foi detectado já muito perto dela nascer... Foi um choque para ela e para a família tb, mas como já havia casos iguais na família do meu cunhado, não foi tão "grave" aceitar essa ideia, mais porque sabemos que ela (a bebé) sofre. Muitas vezes engasga-se ao beber o leitinho, mas felizmente está a correr tudo bem (dentro do normal). Em Dezembro vai ser operada, vai ser um periodo horrivel porque a bebé vai ter que ficar com as mãos presas, nem consigo imaginar. Mas temos dado todo o nosso apoio e sei que com a operação não se vai notar quase nada! Mas vai ter que passar por várias operações...Compreendo a vossa aflição e indignação perante os médicos por não terem detetado antes, mas pronto, o mais importante é ela ser saudável Sorriso
Espero que tudo corra bem.
Bj

Sobre c062320

Alda Rodrigues

Katiascian -
Offline
Desde 01 Jul 2013

Olás, minha filha tbem nasceu com fenda de palato mole, não foi diagnosticada no pré natal, somente diagnosticada no parto, devido a dificuldades em engolir, sugar, e um refluxo severo, ficou 11 dias na UTINEONATAL, pois regurgitava e por causa da fenda broncoaspirava com frequência, graças a Deus aprendeu a sugar e engolir, hoje 61 dias após o nascimento já ganhou 1,5kg e aumentou 10cm.
Estou a procura de mães que tiveram bebes com problemas de fenda, para trocar experiências, pois minha bebe terá que passar por cirurgia e isso tem me deixado aflita, pois ainda não consegui trocar informações com nenhuma mãe que tenha enfrentado essa cirurgia, se tiver alguém aqui possa me passar suas experiências, ficarei eternamente grata porque isso é um problema pouco compartilhado.

c062320 -
Offline
Desde 06 Ago 2012

Oi, es de onde? A minha sobrinha tb nasceu c esse problema mas esta optima agr Sorriso as operaçoes teem corrido bem! Posso perguntar a minha irma se t posso dar o contato dela para trocarem infos Sorriso
Bj e td de bom

Sobre c062320

Alda Rodrigues