Feliz dona de casa - as minhas dicas de poupança | De Mãe para Mãe

Feliz dona de casa - as minhas dicas de poupança

Responda
61 mensagens
anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

ola amigas andei a pesquisar na net e tenho umas receitas de poupança que talvez possam vos ajudar

Detergente lava tudo ( não serve para chao de mármore)mas para azulejos brilhantes da
2,5l ou 3lt de agua quente
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de álcool
umas gotas de detergente da loiça
1 colher de sopa de essência de eucalipto ou essência de hortelã ou essência de alecrim

essência de eucalipto - coloca se 10 a 20 folhas de eucalipto num frasco de vidro e coloca-se álcool ( mais ou menos 2 embalagens ) depende do tamanho do frasco de vidro, coloca se num local seco e não tenha muita luz e agita se de vez enquando , deixa se ficar em infusão durante 3 dias e depois coloca-se num frasco de vidro tipo conta gotas ou num frasco de vidro escuro.

Limpa vidros

Numa embalagem vazia de limpa vidros coloca se um parte de vinagre de vinho e 3 partes de agua , 1 colher de sopa de álcool e 1 colher de sopa de essência e umas gotas de detergente da loiça .
Agitar sempre antes de usar , para limpar melhor os vidros , usem papel de cozinha,ou jornal e nunca limpem as janelas quando ta o sol a bater,porque fica tudo manchado

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

Detergente da roupa

200 gr de sabão azul e rosa, ou azul e branco ou clarim
1,5l ou 2l de agua quente
Dá 25 doses de 60ml de detergente liquido

Rala se o sabão com a parte mais fina do ralador e coloca se num alguidar, e ferve se 1,5l de agua numa chaleira .coloca se a agua no alguidar onde estava o sabão e mexe se muito bem ate dissolver bem o detergente .
Deixa se arrefecer e vai se mexendo de x enquando varias vezes e depois coloca se uma embalagem de detergente liquido vazia .
quando arrefece é que engrossa , por isso agitem sempre a embalagem antes de usar, se virem que esta muito muito grosso que custa a sair da embalagem , basta juntar um pouco de agua quente e agitar.

Podem usar sabão glicerina ,rala lo e juntar agua quente , é o mesmo processo do detergente liquido , e colocar em vez do amaciador , ou usar vinagre de vinho no compartimento do amaciador.

como anti calcário o vinagre também resulta ,como também branqueador

Detergente pre lavagem

- vinagre
- detergente da loiça
escova de dentes velha

colocar vinagre na nodoa, umas gotas detergente da loiça e esfregar com a escova e deixar actuar uns minutos . e depois colocar a peça na maquina de lavar.( cuidado com roupa escura ou muito delicada , porque pode branquear a zona)

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

mais outra coisa o detergente limpa vidros, pode utilizar para lavar o wc, mosaicos da cozinha .

no wc,agitar a embalagem , pulverizar com o produto , deixar actuar uns minutos , de seguida passar com um esfregao verde e depois passar por agua com pano do wc.

para os mosaicos é so pulverizar e passar com um pano seco e limpo

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

quem quiser deixe aqui as suas ideias e sugestões , afinal para poupar tamos sempre aprender, não é?

Lua.Mar -
Offline
Desde 02 Out 2014

Muito boas ideias!
Parabéns!

Mamã da Di -
Offline
Desde 02 Maio 2015

Colada, de momento nao tenho nenhuma ideia mas vou ficar atenta ao topico!

filipa.93 -
Offline
Desde 25 Set 2014

Colada Sorriso

JoanaLemos92 -
Offline
Desde 30 Mar 2015

Parabéns pela iniciativa, de facto uma excelente ideia. Sorriso

piliquita -
Offline
Desde 02 Jul 2013

A minha dica não é sobre limpeza mas sim descontos! Vejo o caça promoções, blog 200%, poupar bem e mais! Normalmente as promoções vão variando conforme o tempo! Vejo as antevisoes k" por norma" saem dia de domingo o folheto que irá dar início na terça-f.
sexta sáb e dom há mais promoções! Enfim, gosto de comprar tudo a metade do valor! O que ajuda imenso no final do mês!

Sobre piliquita

Sorria ❤

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

há e tenho mais uma dica que me esqueci por ontem

gel de banho

1 sabonete dove
1,5l a 2 l de agua quente

ralar o sabonete dove na parte fina e colocar num alguidar , juntar agua quente( fervida na chaleira electrica),mexer com uma colher ate desfazer. Mexer sempre de vez enquando ate ficar morna, e colocar no frasco de gel de banho vazio... 750ml .
agitar de vez enquando e agitar sempre antes de usar

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

ola migas e sim eu também vejo os folhetos do super e aquele que tiver mais promoções que preciso é aonde vou

uma das minhas dicas de poupança , façam o cardápio do mês ou da semana , em relação alimentação , e uma vez por semana ou duas vezes , subsituam a refeição principal em vez de ser carne ou peixe , façam ovos cozidos , escalfados ou mexidos e o prato principal com cogumelos em vez da carne .

- façam sempre sopa ,isso ajuda muito.Nao é preciso ser uma sopa muito elaborada , basta um creme de cenoura, ou creme de alho francês , creme de abobora , creme de broculos , creme de legumes,creme de feijão branco( fica bom) o que tiverem em casa na altura, podem usar batatas ou curgete ou abobora, abusem dos coentros e alho e cebola ( depende do gosto de cada um claro)

e agora que vem o frio, façam estufados e feijoadas simples, sem enchidos e carnes gordas

eu costume fazer feijoada de cogumelos ou arroz de cogumelos ou massa de cogumelos ( em vez da natas , batam um pouco de leite com um ovo, e deitem na massa , depois deixem ferver um pouco para o ovo cozer.

massa com broculos e natas e queijo , fica uma maravilha com bifes de frango grelhado

VaniaRA -
Offline
Desde 01 Jul 2011

colada

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

desodorizante

Misturar primeiro muito bem os pós e só depois juntar o azeite, se necessário juntar mais até a mistura ficar bastante espessa mas maleável. No final, se quiseres, podes juntar o óleo essencial.

-2 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio

-2 colheres de sopa de Amido de Milho

-1 colher de sobremesa de azeite

-1 Gota de óleo essencial

esta receita não experimentei,por isso não sei se é boa ou nao

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Eu so queria dar a dica que quem tiver bimby, essas receitas para produtos de casa tb se fazem la! Eu nunca fiz mas sigo um grupo no facebook que as vezes coloca essas receitas

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Coladissima

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

catisdi -
Offline
Desde 22 Jan 2013

Vou ser sincera, mas acho que há coisas que em promoção compensa muito mais do que o trabalho que se tem, por exemplo em ralar sabonete, mas isto sou eu.
O tempo já é tão pouco, que prefiro optar pela opção fácil, rápida e sempre em promoção.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

catarinasepol escreveu:
Vou ser sincera, mas acho que há coisas que em promoção compensa muito mais do que o trabalho que se tem, por exemplo em ralar sabonete, mas isto sou eu.
O tempo já é tão pouco, que prefiro optar pela opção fácil, rápida e sempre em promoção.

Penso o mesmo, porque infelizmente não tenho mesmo tempo. Sou eu que faço em casa toda a minha alimentação, desde leites, queijos, manteigas, burgueres etc, porque sou vegetariana e gosto de saber o que como. Mas isto já me ocupa muito tempo, não tenho mais para despender.

Então as minhas dicas em relação produtos de limpeza é simples: juntar vinagre. O vinagre é um optimo agente de limpeza e desinfectante, então se juntarem em partes iguais vinagre e o detergente liquido (seja detergente de loiça, chão, roupa) não só estão a aumentar para o dobro a quantidade como estão a potenciar o nível de limpeza (e nas roupas ainda protege cores e tecidos).

Em relação à higiene pessoal é manter o mais simples possível. Os sabonetes que compro são os de glicerina, azeite, e o velhinho sabão rosa. Baratíssimos e pouco agressivos para a nossa saúde.
Pasta de dentes ainda uso a convencional (couto, no meu caso) mas como elixir bucal uso meio copo de agua quente com uma colher de chá de bicarbonato de sódio (outro desinfectante natural e nada agressivo para a nossa saúde).

Também uso o bicarbonato de sódio como desodorizante, mas sem óleos, porque não gosto de sentir a oleosidade na pele. Junto um pouco de agua, até formar uma pasta, e passo nas axilas.

Confesso que shampoos ainda não consegui deixar de usar, mas como amaciador de cabelo uso vinagre de cidra. É maravilhoso para o nosso cabelo. Coloca-se um pouco no fundo de um copo, junta-se agua, e passa-se a mistura no cabelo. O cabelo fica sedoso brilhante e saudável. E não fica cheiro nenhum.

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

colada..para aprender

MamãRaquel -
Offline
Desde 04 Set 2011

Colada Sorriso

MamãRaquel

Loving Mom -
Offline
Desde 23 Jun 2010

Colada...

Visitem a minha lojinha Piscar o olho
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/65866
Nasceu a sementinha do nosso amor...amo-te princesa Apaixonado

Madrinha orgulhosa da minha querida amiga Vimaria Sorriso

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

entendo amigas , eu por vezes também junto vinagre ao lava tudo de compra , como ainda tenho , quando acabar , é que mudo pa estes .

mas posso dizer que o gel de banho nem um quarto de hora demoras a ralar e quando a arrefecer a mistura, fiz uma a 15 outubro que so hoje comecei a usala e não demorou nem 2 horas ficar morno pa por na embalagem, so da trab por de vez enquando teres que agitar o frasco,sao pa ai 1 a 2 x , mas não é muito vezes. por experiencia digo k o gel de banho é o mais rápido de fazer mesmo. o detergente da roupa da um pouco mais de trabalho e demora mais , mas podes fazer e guardar . para fazer na altura que vais usar , ai não dá , demora tempo.

o limpa vidros podes fazer e guardar ( outra dica é optimo pa limpar ténis das crianças que não são de tecido.)

gel de banho e detergente da roupa podes fazer com antecedência e guardar , embora que eu tenha lido que so pode tar um mês feito e guardado, acho eu.

kki -
Offline
Desde 09 Jan 2014

colada Palmas!
excelentes dicas Grande abraço

Sobre kki

kiki Piscar o olho

miats -
Offline
Desde 23 Ago 2012

Olá meninas, bem , venho cá pedir a vossa ajuda , não sei se isto se encaixa neste tópico mas, como é para casa .. vamos lá ver ..
A limpeza das partes gordurosas das cozinhas, acredito que seja um mal geral em todas as casas ...
Queria saber por favor como é que limpam o forno, a fritadeira, o exaustor .. já experimentei alguns produtos mas os resultados não são satisfatórios ..
Podem partilhar como fazem nas vossas casas ? Dicas ? marcas dos produtos ? Receitas caseiras ?
É mesmo um drama para limpar estas coisas ..
Obrigada : )

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

ja agora e os moveis, os meus são em mdf wengue e ficam sempre com aquelas marcas horriveis dos dedos... grrrrrr

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

VaniaRA -
Offline
Desde 01 Jul 2011

Também tenho o mesmo problema que a Taniapedro0405

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

VaniaRA escreveu:
Também tenho o mesmo problema que a Taniapedro0405

E não é de arrancar cabelos..... Agrrrr... estou sempre a limpar mas fica sempre aquelas manchas, ou baços que até parece que não foram limpos Careta Zangado Zangado Zangado

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

VaniaRA -
Offline
Desde 01 Jul 2011

Taniapedro0405 escreveu:

VaniaRA escreveu:Também tenho o mesmo problema que a Taniapedro0405

E não é de arrancar cabelos..... Agrrrr... estou sempre a limpar mas fica sempre aquelas manchas, ou baços que até parece que não foram limpos Zangado

Tal e qual até as gotas de água ficam.... surreal...
Da a sensação que esta tudo sempre sujo...

CTVC -
Offline
Desde 02 Jul 2013

Coladissima

Sobre CTVC

Com esperança tudo se alcança Sorriso

Visitem a minha lojinha, tenho imensa roupa para vender. Pergunte-me o que precisam. Tudo em ótimo estado. Faço descontos para quantidades.
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/ctvc

anninhas -
Offline
Desde 12 Out 2009

o forno limpo com agua quente com vinagre e detergente da loiça

exaustor não tenho
quanto a placa uso mistolin inox para inox, fica limpo, tira a gordura bem e não fica manchado

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Colada Sorriso

paty87 -
Offline
Desde 14 Maio 2012

coladíssima

Sobre paty87

Início dos treinos para a 1ª estrelinha: Julho 2012
Positivo: 27/01/2013 DPP: 05/10/2013
1ªeco: 22/03/2013 2ª eco: 20/05/2013 3ª eco: 24/07/2013
2ª estrelinha: inicio treinos: Junho 2016
Positivo: 06/09/2016 DPP: 16/05/2017