Feedback - cesariana por opção | De Mãe para Mãe

Feedback - cesariana por opção

Responda
15 mensagens
Flor.1987 -
Offline
Desde 09 Fev 2019

Boa noite meninas.
Decidi criar este tópico, pq era o tópico que gostaria de ter encontrado enquanto grávida e não encontrei, embora tenha tido neste sentido feedbacks de outras meninas.
Nunca equacionei um parto vaginal (embora consciente de que poderia acontecer a qq momento), portanto assim que engravidei não tinha dúvidas de que queria marcar cesariana. Choveram opiniões. Pq a cesariana engloba também dores durante o procedimento, pq tem uma recuperação horrível, pq o bebé não pode fazer pele a pele, pq o bebé não cria vínculo com a mãe, pq o nosso corpo nunca mais volta ao mesmo depois da cesariana.
Ora então, cesariana feita há um mês. No bloco (ia com medo, confesso.) tudo simplesmente fantástico. Não senti rigorosamente NADA de dor ou desconforto. Foi super rápido, quando dei por mim tinha o meu bebé nos braços. Durante o parto foi um pagode, eu e o meu marido tiramos imensas fotos, sempre bem dispostos e interativos com a equipa médica.
A temível recuperação (eu sou MUITO picuinhas), tive dores as 24/36h seguintes à cesariana, dores fortes que paravam assim que pedia medicação. Ao 3dia no hospital já conseguia tratar do meu bebé. Vim pra casa a caminhar com cuidado mas com facilidade. Menos de 1a semana depois já não tomava nada para as dores. Tive uma recuperação FANTÁSTICA. A cicatriz está impecável e embora a barriga ainda não esteja lisa considero que esteja a recuperar a olhos vistos de dia pra dia.
Conclusão, é óbvio que as recuperações dependem de pessoa para pessoa, mas isto , para desmistificar o terror que fazem em torno das cesarianas. As cesarianas também podem correr bem. Também podem ter boas recuperações.
Boa sorte a todas. 🍼💕🍀

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

É bom ler testemunhos assim 😊
Também vamos ter uma cesariana dentro de 2/3 semanas e para mim o parto normal também não foi equacionado 😊
Que dentro de uns dias eu tenha um feadback tão positivo quando o teu.

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

Flor.1987 -
Offline
Desde 09 Fev 2019

Badabex escreveu:
É bom ler testemunhos assim 😊
Também vamos ter uma cesariana dentro de 2/3 semanas e para mim o parto normal também não foi equacionado 😊
Que dentro de uns dias eu tenha um feadback tão positivo quando o teu.

Se tiver mais filhos, volto a optar, sem sequer hesitar, por nova cesariana.
Que tenhas uma tão boa experiência como eu tive. Hás-de ter 🍀
Boa sorte *

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Ainda bem. O importante é amarmos os nossos partos e termos histórias bonitas para contar e recordar.
Eu tive um primeiro parto excelente e um segundo de sonho. E acho impagável a sensação de sentirmos o bebé a deslizar 😍
Mas acima de tudo que não tenhamos traumas é o mais importante.
Felicidades

SaraP3 -
Offline
Desde 23 Jun 2018

Olá a todas!
Mas então podemos escolher ter cesariana? Hospital público?
Sempre pensei que fosse uma decisão dos médicos e feita no momento...

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

SaraP3 escreveu:
Olá a todas!
Mas então podemos escolher ter cesariana? Hospital público?
Sempre pensei que fosse uma decisão dos médicos e feita no momento...

No hospital público não tem essa opção, só no privado. Nos pensamos no privado, mas como o nosso bebé está pélvico a cesariana será feita no público pelo nosso médico que dá consultas no hospital público e no privado Sorriso
No público so mesmo em certas situações.

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

SaraP3 escreveu:
Olá a todas!
Mas então podemos escolher ter cesariana? Hospital público?
Sempre pensei que fosse uma decisão dos médicos e feita no momento...

Olá! Não, no público não pode optar por cesariana. Quem decide se a cesariana é realizada é a equipa médica, mas só em caso de necessidade mesmo (por motivos de saúde da mãe ou do bebé, por exemplo).

JoanaM88 -
Offline
Desde 25 Set 2012

Olá Flor
Se andou a ver tópicos mais antigos, deve ter lido um que escrevi também neste contexto.
Em 2014 engravidei e era seguida por uma médica na CUF, por volta do 4 mês quando lhe falei na questão da cesariana por opção respondeu me que não era uma opção minha, não era porque eu queria e que ela não funcionava assim.. Vim aqui ao fórum desabafar e entre muitas respostas lá apareciam as críticas duras e puras, umas aplaudiam o discurso da médica outras apontavam me o dedo como se me conhecessem ou se tivessem alguma coisa a ver com o meu parto.
Obviamente que foi a última vez que tive consulta com essa médica e mudei de imediato para aquele, que segundo feedbacks de várias mães, era o melhor ob na CUF, o prof. Doutor Jorge Lima.
Marquei consulta com o professor e expliquei lhe logo que a minha intenção era ter a bebé por cesariana, não queria de modo algum parto vaginal. Esse momento foi decisivo. O Dr. Simplesmente compreendeu a minha posição e disse me muito calmamente que era uma decisão minha, e perguntou me quais os motivos por não querer o parto vaginal, quais os meus maiores medos. Estivemos a falar um bom bocado sobre isso, mas sem nunca me pressionar. Conclusão, combinámos que em situação de ter que fazer episiotomia ou de eu não estar confortável nessa altura que faríamos então cesariana. Posso dizer que as palavras do dr. Jorge deixaram me tão tranquila que acabei por ter parto vaginal e correu tudo bem, embora a recuperação tenha sido puxada.
Esta 2a feira vou ter o meu segundo bebé e obviamente com o mesmo médico e novamente parto vaginal, pelo menos estou a contar com isso.
Fico feliz por ler o seu feedback da recuperação da cesariana, pois nunca se sabe o que me pode esperar na 2a feira.
Tudo de bom.

Sobre JoanaM88

Vem aí um bebé de S. Martinho🌰

sjsms -
Offline
Desde 23 Jun 2013

Olá! Venho deixa o meu testemunho de quem teve duas cesarianas em dois seguidos..
Antes de engravidar só me imaginava a ter parto normal: aquela coisa dos filmes lindíssima; "mulher a fazer força com o marido a apoiá-la etc"..Quando engravidei, disseram-me logo na ecografia o primeiro trimestre que o bebe não ia nascer de parto normal por causa do tamanho da cabeça (de facto o meu filho nasceu com a cabeça muito grande, chegou inclusive a fazer ecos quando nasceu)... Ora eu sempre fui seguida pelo meu ginecologista/OB no privado que já me tinha operado aos ovários duas vezes mas ele mandava-me ir fazer as ecografias trimestrais a uma colega. Quando lhe disse o que a colega me informou ele disse "isso logo se vê.."...Com o aproximar do parto fui vendo vídeos no youtube e cheguei à conclusão que eu não queria um parto normal porque fazia-me confusão poder ser "cozida lá em baixo".. Acabou por ser de cesariana e eu fiquei muito agradecida... Correu tudo bem.. A cesariana não nos deixa pegar normalmente no bebe nas primeiras 12 horas mas isso não significa que não sentimos a magia do momento... Eu , pessoalmente não tive dores, apenas sentia um "queimar" na cicatriz nos dias a seguir...Levantei-me logo na manhã seguinte..Adorei a experiência...
Acabei por engravidar 6 meses após o parto e com tinha tido uma cesariana , tive outra obrigatoriamente... Correu tudo bem...Pensava que a recuperação ia ser mais lenta mas enganei-me: foi igual...muito fácil mas claro, sempre a ter comportamentos dentro de um certo limite...
E ainda por cima: eu e o meu marido não temos familiares por perto, ou seja, não há família para ajudar em casa nos dias após o parto..mas mesmo assim correu tudo de forma excelente (tendo em conta a situação).
Sei que já nunca vou poder ter parto normal, terá sempre que ser cesariana...Não sei como correrão mas sei que a experiência que tenho não é negativa..
É uma opção do casal o tipo de parto que querem, que só a eles dizem respeito e que, não havendo complicações médicas, devemos respeitar. Pois quem vai viver com a "cicatriz" seja ela onde for será a mulher e é importante sentirmos-nos bem com nós próprias para o resto da vida. É como a questão do amamentar : o casal ( e principalmente a mulher) é que têm de se sentir bem com a decisão que tomam e não ter vergonha de admitir..
Portanto, não se sintam mal por quererem ter cesariana ou por quererem ter parto normal..

P.s - A cicatriz é "dupla" e só como uma"lupa" é que se vê..uma dica: para mim Kelo-cote foi milagre para a deixar bonita invisivel

Biejocas a todas..boa gravidez e felicidades ás que já são mamas

Tânia Rosário -
Offline
Desde 02 Nov 2014

Olá, eu tive um parto vaginal com uma recuperação horrorosa e uma cesariana com uma recuperação maravilhosa. A cesariana não foi opção minha, porque eu queria ter outro parto vaginal (sempre tinha ouvido dizer coisas péssimas sobre a cesariana e estava cheia de medo). Estive cheia de contrações durante 10h e dilatei 1 cm, (um dos problemas que tive no parto vaginal foi não fazer a dilatação toda) o bebé não estava na posição certa e também entrou em sofrimento, com este conjunto todo a minha médica disse que tinha muita pena pois sabia que eu queria vaginal mas que devido ao bebé estar com desaceleração cardíaca não valia a pena estarmos os dois em sofrimento. A verdade é que já estava tão cansada que disse logo que sim e foi a melhor opção! O meu marido não pode assitir porque foi no hospital público e não deixaram, mas estava à espera do bebé e assim que o vestiram levaram no logo para o colo do pai. Eu assim que saí do bloco fui ter com eles e amamentei logo. Pedi para deixarem o bebé na minha cama visto que não nos deixam levantar sem ter passado umas horas e assim foi. De manhã uma enfermeira e uma auxiliar vieram me ajudar a levantar e tomei banho. Posso dizer que tive 0 dores e a partir do levante fiz tudo sozinha, menos o banho do bebé. De 8 em 8h vinham trazer medicação para as dores coisa que não aconteceu à 4 anos (e eu nem sabia que podia pedir). Só tomei medicação para as dores nos dias que estive no hospital. Andava era tipo velhota, meio dobrada com medo de me endireitar🤣. A barriga levou muito mais tempo a desinchar (e ainda não voltou ao que era, talvez nem volte mas não está nada fora do normal e isso nem me procupa), do que quando foi o parto normal e a zona ainda está dolorida quando toco e quando me obrigo a caber nas calças de antes de engravidar que ainda me estão apertadas 🤣 mas recomendo a toda a gente cesariana programada e para mim antes destas duas experiências era categórica em relação ao parto normal e nem queria ouvir falar em cesariana. Não quero mais filhos, mas se tivesse mais algum era de cesariana programada de certeza!!!

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Eu sou testemunha do mesmo que a autora do tópico, acrescentando que mesmo depois da cesariana nunca tive qualquer dor, fiz um levante sem nem uma tontura e nunca me custou caminhar, levantar… mesmo apenas 12 horas após a cesariana. Mas friso que é mesmo uma lotaria e depende muito de pessoa para pessoa…

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Três comentarios:
1) fez bem em seguir aquilo que a deixava mais confortavel e confiante apesar de todas as opinoes laterais. So você sabe realmente de si (mais o seu marido)
2) fez bem em partilhar para que outras mães com duvidas se possam inspirar
3) mais uma confirmação de que cada corpo é um corpo. nada é linear nem igual para todas.

Tudo isto, imagino que a deixa motivada, por isso aproveite bem o seu bebé! Sorriso

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Apenas acrescento uma nota ao comentário anterior:
4) não se foque só no exterior. A barriga lisa, a cicatriz invisível. O útero deixou de estar intacto e tem o processo de cicatrização em curso que terá de ser vigiado para sempre. Há riscos acrescidos de aderências e outras situações que não devem ser menosprezadas.

De qualquer modo, ainda bem que teve uma experiência feliz. A aventura começa agora, o parto é só o prelúdio 😉

MariaRNeves -
Offline
Desde 11 Mar 2019

JoanaM88 escreveu:
Olá Flor
Se andou a ver tópicos mais antigos, deve ter lido um que escrevi também neste contexto.
Em 2014 engravidei e era seguida por uma médica na CUF, por volta do 4 mês quando lhe falei na questão da cesariana por opção respondeu me que não era uma opção minha, não era porque eu queria e que ela não funcionava assim.. Vim aqui ao fórum desabafar e entre muitas respostas lá apareciam as críticas duras e puras, umas aplaudiam o discurso da médica outras apontavam me o dedo como se me conhecessem ou se tivessem alguma coisa a ver com o meu parto.
Obviamente que foi a última vez que tive consulta com essa médica e mudei de imediato para aquele, que segundo feedbacks de várias mães, era o melhor ob na CUF, o prof. Doutor Jorge Lima.
Marquei consulta com o professor e expliquei lhe logo que a minha intenção era ter a bebé por cesariana, não queria de modo algum parto vaginal. Esse momento foi decisivo. O Dr. Simplesmente compreendeu a minha posição e disse me muito calmamente que era uma decisão minha, e perguntou me quais os motivos por não querer o parto vaginal, quais os meus maiores medos. Estivemos a falar um bom bocado sobre isso, mas sem nunca me pressionar. Conclusão, combinámos que em situação de ter que fazer episiotomia ou de eu não estar confortável nessa altura que faríamos então cesariana. Posso dizer que as palavras do dr. Jorge deixaram me tão tranquila que acabei por ter parto vaginal e correu tudo bem, embora a recuperação tenha sido puxada.
Esta 2a feira vou ter o meu segundo bebé e obviamente com o mesmo médico e novamente parto vaginal, pelo menos estou a contar com isso.
Fico feliz por ler o seu feedback da recuperação da cesariana, pois nunca se sabe o que me pode esperar na 2a feira.
Tudo de bom.

Revejo me no seu tópico . Também fui seguida sempre no privado e tinha em mente o parto por cesariana. Felizmente tive um medico maravilhoso que me acalmou e que disse que eu tenho uma estrutura óssea óptima e que eu poderia experimentar e parto normal , caso não tivesse confortável passaríamos então para a cesariana. O meu parto foi normal correu lindamente , pensei que fosse pior do que aquilo que realmente é, já que a epidural é milagrosa e eu não senti rigorosamente nada , tirando algumas contrações ,e se voltar a ter um filho será novamente assim . O que eu acho é que a opinião dos médicos é muito importante pelo menos para mim foi e ainda bem que segui a opinião dele , mas acho que uma mulher é livre de ter o parto que quiser . Conheço pessoas que tiveram uma recuperação óptima em cesariana e outras nem por isso tal como com o parto normal . Eu por exemplo os meus pontos sararam rápido e uma amiga minha que teve bebé uns dias depois de mim sofreu horrores com os pontos . Mas isso depende de mulher para mulher , um parto envolve sempre sofrimento seja normal ou não .

JoanaS22 -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Obrigado por este topico! Acho que fez bem em escolher aquilo que a deixa mais tranquila e confortavel. Tive os meus filhos (gemeos) no publico, cesariana de urgencia. Nao penso ter parto normal numa proxima gravidez, e acho que essa deve ser uma escolha minha desde que nao haja nenhum problema. A minha recuperaçao tb nao foi nada de mais, doeu mas nada que nao fosse suportavel, espero numa proxima cesariana tb ter uma recuperaçao assim. Pode me dizer se tinha algum seguro e qual? Queria escolher um para qd engravidar ir para o privado. Obrigada e beijinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?