Família de acolhimento | De Mãe para Mãe

Família de acolhimento

Responda
6 mensagens
Raquel_Moreira -
Offline
Desde 12 Nov 2009

Olá a todas

Tenho imenso interesse em ser família de acolhimento de uma criança institucionalizada mas tenho imensa dúvidas, alguém me pode iludidas sob este assunto? Contar-me como funciona? O que é preciso?

Eu tenho 25 anos e o meu marido 31, temos 2 filhos de 4 e 7 anos e gostávamos de ter outro filho biológico mas a minha vontade maior era dar um lar a uma criança que necessite de um lar de verdade. Neste momento moramos num T2 mas mais cedo mais tarde vamos mudar de casa por uma maior.

Como adotar é muito difícil pensei nas famílias de acolhimento

Obrigada a todas desde ja

O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho

Suzy4 -
Offline
Desde 04 Set 2009

Não te posso ajudar, mas quero dar-te os parabéns ao pela vontade de apoiar uma criança que precise.

Sobre Suzy4

A tentar desde Maio de 2010. Eu: 36 - Ele: 34.
Diagnóstico em Setembro de 2011: obstrução tubar bilateral.
1.º FIV em Março de 2012 - S/ embriões.
1.ª ICSI em Julho de 2012 - Negativo
2.ª ICSI em Novembro de 2012 - POSITIVO!!!! Sorriso 14/12/2012

Sara 2003 -
Offline
Desde 18 Mar 2014

Ola, eu não sei como podes fazer,logo não te posso ajudar, apenas passei para te dizer que é de louvar que penses assim, é uma atitude mt bonita. Espero que consigas concretizar tds os teus sonhos e planos, e de certeza vais fazer tda a diferença na vida de uma criança que infelizmente não teve sorte. Um bem-haja a pessoas como tu Palmas!
Bjinho.

Sobre Sara 2003

01.10.2002-positivo 🙏 20.06.2003- Daniel 💙
31.01.2014-positivo🙏 10.03.2014- aborto retido 😔
29.01.2015-positivo🙏 18.09.2015- Diana 🎀
09.03.2020-positivo🙏 20.03.2020- gravidez ectopica na cicatriz da cesariana 😔

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Olha eu à uns tempos atrás informei-me, não para familia de acolhimento, mas sim para apadrinhar uma criança (estar com ela nas férias, datas especiais e fins de semana) e teria que abrir um processo na segurança social em que nos é avaliado o nosso perfil psicologico, financeiro e social, era tanto coisa que não cheguei a seguir em frente se bem que continuamos com a ideia em mente.

o unico senão era que tb tinhamos que conviver com a familia directa da criança e isso não me agrada muito...

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

CFA -
Offline
Desde 24 Maio 2011

Olá! Antes de mais dou-te os parabéns pela vontade que demonstras em ajudar alguem. Não sei ao certo mas acho que tens que te inscrever na Segurança social. É dado um apoio financeiro mensalmente para ajudar. Tens que ter noção de uma coisa... ser familia de acolhimento não é o mesmo que adotar nem substitui a adoção. Tens que estar preparada emocionalmente para quando chegar o dia em que a criança tem que ir embora... Ela não fica definitivamente em vossa casa. Bjo e que corra tudo bem***

Sobre CFA

♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40♥(+3)
♥♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥♥35♥♥♥♥40(+3)

Desde 13 Set 2012

Olá Raquel...

para começar, quero dar-lhe os parabéns pela coragem que parece ter. 2 filhos e ainda vontade para um 3º, mais o sonho de pretender dar um lar a uma criança que dele precisa, é algo digno de registo, ainda para mais nos dias de hoje.

Em termos legais, não sei grandes detalhes, a não ser que, para começar, se deve dirigir à segurança social ou à santa Casa da Misericórdia para lhes dar a conhecer a sua vontade. Decerto que daí para a frente dar-lhe-ão as orientações necessárias.

Agora, já parou para pensar no que significa ser "família de acolhimento"? Sabe, mais difícil do que adotar uma criança, é ter várias e, no fundo, não ter nenhuma. Já pensou na carga emocional que poderá significar ter uma criança a partilhar da sua vida e do seu lar, a vincular-se com os seus filhos, a criar laços emocionais que, para a maioria das crianças institucionalizadas, é um luxo a que poucas sentiram o sabor?

Do ponto de vista de uma criança institucionalizada, ser colocada num ambiente de uma família de acolheimento é o mesmo que ser abandonada duas vezes porque, quando de lá sair, seja de volta à instituição ou para outra família, a verdade é que, aqueles com quem partilhou emoções e momentos, voltaram a abandoná-la. Concretizando, imagine que lhe entregam uma criança de uns 4 anos. vive consigo até que alguém decida que está na hora de sair para outra família enquanto têm para si outra criança reservada... o que ela faz com os laços que criou consigo, com o seu marido e com os seus filhos? E para si? Está preparada para perder um "filho" atrás do outro?

Uma criança que não sabe o que é viver no meio de uma família a sério, que jamais sentiu o conforto de alguém a aconchegar-lhe os cobertores, que nunca experimentou a alegria de ter um quarto decorado com os seus bonecos preferidos, quando finalmente pensa que a sua sorte chegou, quando começa a confiar (as crianças institucionalizadas em geral desconfiam dos adultos), quando começa a sentir-se ligada emocionalmente com a família de acolhimento, é quando de lá é retirada e, mais uma vez, sente o abandono a dominar-lhe as emoções.

De tudo o que existe em Portugal relativamente ás crianças institucionalizadas, considero que a ideia das famílias de acolhimento reune todo o egoismo e incompetência de alguns cérebros que, sentadinhos nas suas cadeiras estofadas dos seus escritórios, creem ter altos níveis de produtividade enquanto decidem vidas de crianças que nunca viram e que, menos ainda, lhes observaram o sofrimento.

Foi uma idea luminosa de seres pensantes que, em vez de se concentrarem em descomplicar o sistema de adoção, resolveram complicá-lo ainda mais, ao fazerem exigência que, se não fossem dramáticas seriam de certeza cómicas.

Pense bem e tome a melhor decisão...

Espero ter ajudado

SMSantos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?