A falta de leite (hipogalactia) - por Carlos González | De Mãe para Mãe

A falta de leite (hipogalactia) - por Carlos González

Responda
5 mensagens
Desde 02 Jul 2009

Todas as mulheres têm leite? claro que naum! Existem mulheres que nao têm insulina, que nao enxergam, que nao podem caminhar, como naum existe mulheres sem leite?

a glândula mamária é um órgao mais, pode sofrer doenças, o mesmo que o coracao ou que os rins, pode funcionar mal ou deixar de funcionar.

O que nao pode ser ñe que existam tatnas mulejres sem leite como pensam. Poucas maes deixam de dar o peito porque querem. A maioria o faz "porque o leite foi embora" "porque o bebê ficava com fome" "porque meu lñeite nao era bom", Nao é possível que a metade ou o terço de mulheres nao tenham leite, nao é possível qye seys peitos naum funcionem. Se fosse verdadeiro, estaríamos antee a mais terrível epidemia que a humanidade viveu.

A hipogalactia -escassez de leite- deveria ser uma doença tao rara como qualquer outra, digamos como a diabetes ou a hipertensao. Bem visto, devería ser muito mais rara. Por uma parte, a selecao natural naum atúa contra a hipertensao. uma mulher hipertensa pode ter tantos filhos vivos como uma mulher com a tensao normal. Ao contrário, a selecao natural é implacável com a hipogalactia: se a mae que nao tem leite, seus filhos morrem, salvo que sejam adotados e amamentados por outra fêmea- o que é enormemente raro na natureza- Apenas faz um século que os bebÊs começarom a sobreviver sem o leite materno.

Por outra parte, diabetes pode tener qualquer um: uma menina, um anciao, uma mulher com grave deformacoes genéticas. Mas nenhuma delas pode ter hipolactia. Para saber se vc nao tem leite, primeiro vc necessita de um bebê. Uma mulher com idade fértil (em teoria ente uns 12 a 55 anos, mas quase sempre entre 18 e 40, a melhor idade da vida) suficientemente saduável de corpoe de mente para ficar grávida e dar a luz...Estamos falando de mulheres com uma escelente saúde. E é muito azar que justamente o peito nao lhes funcione. Pode ocorrer, é certo, mas é muito raro.. Tanto que há de descartar primeiro todas as demais possibilidades.

O problema é que a nossa sociedade nao confia na lactancia. Chegamos a pensar que o norma é nao ter leite e que se alguma tem, é só por a mais extraordinária das coincidências, Quando vc pergunta a uma grávida quanto tempo pensa em dar o peito, raramente responde algo concreto, “três meses” o “año y meio”. Muitas vezes dizem: “enquanto possa” “ enquanto tenha leite” nao acreditam que dependa delas, que possa tomar a decisao e levá-la à prática, acreditam que sao um brinquedo do destino. Quando minha esposa dava o peito, suas amigas naum lhe perguntavam: “como vc consegue?” “Me explica como se faz”, ·”eu também quero dar o peito a minha filha”. Ao contrário: “que sorte vc tem! Vc tem leite!” Oxalá eu tivesse tido leite também.

A insegurança é tao grande que, pase o que pase, a mae costuma pensar que nao tem leite. Se o peito está vazio é “porque naum tem leite”, mas se está “cheio é porque o bebê nao mama” e provavelmente com razao, porque o “leite deve ser mal”. Se o bebê pede o peito com muita frequencia, é porque “está passando fome”, mas se dorme muito é que “como nao sae nada”...Se engorda pouco é que “necessita de uma mamadeira”, mas se engorda muito “nao terá bastante com o peito”. Os peitos pequenos “nao servem”, mas os grandes, também naum. Se a mae foi criada com mamadeira, “ é que em minha família nao temos leite”, mas se a avó ou a bisavó amamentaron a sete filhos: “oxajá eu tivesse leite como minha avó, que depois de dar o peito aos seus sete filhos, adotou uma órfao durante a guerra e lhe deu também.” mas, claro, as “mulheres nao temos leite”. Em conclusao, nao existe nenhuma circustância que faça exclamar às maes: Tenho muito leite.

A imensa maioria das vezes, quando a mae acredita que nao tem leite, na realidade nao existe nenhum problema. Estadísticamente, é mais provável ganhar a lotería que ter hipogalactia. Nem os peitos murchos, nem o bebê que se desperta pela noite, nem um aumento de peso que alguém comentou que é pouco mas na realidade é normal, nem que nao aguanta três horas, indicam falta de leite. Para crer que exista um problema com o leite, tem que ter três critérios:

1.O bebê engorda de verdade, de verdade, muito pouco.

2.Depois de tentar ordenhar leite durante vários dias, com uma bom técnica e várias vezes ao dia, a mae nao consegue ordenhar leite.

3.Ao dar complemento, o bebê engorda mais que antes.

Se o bebê engorda normalmente, é que está tomando suficiente leite, e ponto. Se o bebê nao engorda, mas a mae ordenha leite, e o bebê nao o toma, é possível que o bebê esteja doente, mas nao há hipogalactia.

GONZÁLEZ, C. (2009). Comer, Amar, Mamar. Madrid: Temasdehoy, p.369-371.

Hipogactia verdadeira (ter pouco ou nenhum leite)

Apesar das constantes queixas das mães a respeito da quantidade de leite que produzem, a hipogalactia (baixa ou nenhuma produção) é uma situação que afeta raras mulheres.

Os problemas que podem gerar essa verdadeiramente baixa ou nenhuma produção de leite são os seguintes:

1) Hipotiroidismo

O tratamento adequado resolve o problema.

2) Retenção de placenta

Com a expulsão da placenta, a produção se normaliza.

3) Agenesia do tecido mamário

Rara atrofia das mamas. Não impede a amamentação, mas a produção é baixa.

4) Cirurgia de redução mamária

Há mães que conseguem amamentar, outras não, outras conseguem com complementação.

5) Síndrome de Sheehan

Necrose da hipófise. A mulher não produz leite.

6) Déficit congênito de prolactina

Ausência do hormônio produtor de leite. Doença raríssima.

7) Desnutrição grave

O estado de desnutrição pode levar à diminuição da produção de leite.

Fonte: GONZÁLEZ, Carlos. Un regalo para toda la vida – Guía de la lactancia materna. Madrid: Temas de Hoy, 2006.

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

É isso mesmo!Temos de confiar no nosso corpo.Quando o Rodrigo era bebezinho raramente aguentava 3 horas entre mamadas...la vinham as opinioes "ja deves ter pouco leite" ou "ja nao é suficiente".
Entrava a 100 saía a 200!Dei só maminha até aos 4 meses,quando iniciou os solidos e nessa altura já pesava uns maravilhosos 8 Kg!! Piscar o olho
Por isso,viva o leitinho das mamãs! Espertalhão

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Tess -
Offline
Desde 06 Maio 2010

Comigo aconteceu o mesmo, uma amiga insisia que os bebés que choram durante a noite é porque têm fome, um disparate, a minha filha chorava porque tinha cólicas. Depois, houve uma altura em que a menina mamava de hora em hora, lá vieram os comentários de que o meu leite já não era suficiente, como começou a aumentar menos o peso o meu marido comprou uma lata de leite e eu, sem saber o que fazer, lá dei o suplemento, que retirei mais tarde, pois eu tinha muito leite, até tive 2 mastites. Amamentei até aos 7 meses e meio da minha filha, durante 2 dias tentei dar mama e não saia leite até que desisti. Ana, ao ler um tópico teu acerca da importância da levedura de cerveja para a produção de leite pensei em começar a tomar mas já não fui a tempo. Gostava tanto de amamentar, eram bons momentos entre nós as 2, fiquei muito triste quando deixei totalmente de amamentar a minha filhota Triste .

riska -
Offline
Desde 24 Fev 2007

Aconselho-vos a ler o livre besame mucho do Dr. Carlos Gonzalez. é muito bom.

Desde 02 Jul 2009

tbm aconselho a tdas vcs!!!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?