Fala | De Mãe para Mãe

Fala

Responda
8 mensagens
Desde 19 Set 2017

Bom dia mamãs Sorriso eu já tinha criado um tópico semelhante há uns valentes meses atrás mas de novo volto com este tema que me preocupa. O meu filho completou agora 2 aninhos este mês e vejo-o tão atrasado em relação à fala que começo a ficar preocupada. A única palavra que começou a dizer há cerca de 3/4 meses foi mamã e não diz mais nada, palra imenso mas palavras nada com excepção de mamã. Todas as crianças que conheço da idade dele e até mais novas já têm um vocabulário mais alargado. Será normal? Alguém que passa ou tenha passado pela mesma situação? Obrigada desde já e um ótimo dia.

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

A minha filha faz hoje 3 anos. Há um ano dizia mamã, papá, os sons dos animais e pouco mais. No entanto se lhe perguntasse onde estava determinado objecto sabia apontá-lo.
Um mês após ter completado os 2 anos começou a sentir algum interesse em repetir algumas palavras que dizíamos (mas não podíamos forçar). Hoje, com 3 anos, farta-se de cantar e de falar (é uma grande tagarela e às vezes deixa-me a cabeça em água) e até diz as palavras sem abreviaturas (por exemplo, diz "está" e não "tá"). Noto que de semana para semana diz mais palavras de forma correcta.
Ouvimos imensos comentários sobre ela não falar. Sinceramente, nunca nos preocupámos pois sentíamos que estava tudo bem, mas se o seu caso é diferente pode pedir ao pediatra para o referenciar para alguns despistes.

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Bom dia mamã,
O meu filho com 2 anos também não falava, dizia apenas "água" e um "não" muito esporádico. Quando lhe perguntávamos alguma coisa não dizia, fazia um sorriso tímido, comprometido, como se quisesse responder mas tivesse vergonha. O pediatra sempre desconsiderou, dizendo que seria certamente ele que ainda não se tinha interessado pela fala, no entanto a médica de família considerou que por despiste devia ser melhor analisado em uma consulta de desenvolvimento. A consulta correu bem e vai agora fazer testes visuais e auditivos, mas no caso dele e atendendo à evolução parece-me que o pediatra tinha mesmo razão, ele ainda não se tinha focado na fala e quando lhe deu o click passamos do 8 para os 80.

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Para além da capacidade de falar, convém analisar outros factores de comunicação, por exemplo as expressões faciais, sorriso e consequente demonstração de sentido de humor, apontar para um objecto/animal quando lhe perguntam onde está esse determinado objecto/animal. No caso do meu filho ele sempre fez muita comunicação não verbal, o que de certa forma nos deixava mais tranquilos pois eram sinais que nos indicavam que mesmo não falando ele estava a aprender e a desenvolver o raciocínio. A médica do desenvolvimento disse-nos que muitas crianças se acomodam ao facto de não se terem que esforçar para obterem o que querem e a verdade é que no nosso caso, ele está com os avós durante o dia e claro, facilmente tem as suas necessidades cumpridas sem ter que sair da sua zona de conforto.

RoxyGirl -
Offline
Desde 27 Jan 2016

A minha também foi assim, feita parva, influenciada por terceiros, porque até lá não me tinha preocupado, perguntei ao pediatra se era motivo de alarme. A resposta dele foi: a sua filha fala, nós é que não percebemos o que ela diz😀
A verdade é que começou a falar correctamente há cerca de 1/2 meses, ou seja, já depois dos 2 anos e meio. Agora tenho uma miúda que fala tudo correctamente 😄

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

A minha filha também palra imenso desde sempre, mas só depois dos 2 é que começou a ampliar o vocabulário, todos os dias diz palavras novas, e mesmo assim só fala quando quer.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá! Acho que é uma questão de perguntares a um pediatra para te tranquilizar ou ver se é sinal de alerta... a mim parece-me que as crianças têm ritmos às vezes muito diferentes e a minha filha por exemplo fala bastante com 2 anos mas tem colegas na escola que pouco falam com a mesma idade... também acho que pode lá ter as suas palavras nós é que não entendemos... acho que deves estimular claro... palavras fáceis mas talvez ele não tenha a necessidade de se fazer entender dessa forma, tenha outras formas... Também te digo que a nível de fala foi assim tipo um pulo, de um dia para o outro começou a dizer palavras novas e desenvolveu imenso, pode ser que o teu em breve dê esse pulo.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

O meu com 2 anos dizia 4 palavras... Dois meses depois, fazia frases completas e sai-se até com expressões difíceis! Compreende tudo e faz-se entender bem. Foi completamente surreal, mesmo do 8 pro 80!!!