Estou cansada. Farta. | De Mãe para Mãe

Estou cansada. Farta.

Responda
13 mensagens
Desde 20 Jun 2019

Olá meninas.
Preciso de desabafar e da vossa opinião.
Tenho uma relação muito má com a minha sogra.
Ela não gosta de mim e também não me dá abertura para a conhecer nem de me dar a conhecer.
Mal fala com o meu namorado também. Nunca nos ligou a perguntar como estamos.
Estamos a 300 km de distância e se a vi duas duas ou três vezes, foi muito.
O problema é que todas as discussões que tenho com o meu namorado, é por causa da família dele.
Não concordo com as coisas que lhe fazem e acabamos por discutir porque sinto que ele arranja sempre desculpa para as atitudes deles.
Estamos a 300 km de distância. Raramente os vejo ou vamos lá.
Mas agora, o meu namorado vai ter que ir lá, e diz que não me quer levar porque a mãe está a passar uma má fase e que não convém ir.
E já me acusou de o afastar da família. E que nunca mais podia tocar no nome da mãe.
Não seu como lidar com esta situação. Estou a tentar engravidar e isto, ainda me deixa mais insegura.
O que fariam?

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Se moram assim longe, que coisas é que eles fazem ao seu namorado que a chateiam?

Desde 20 Jun 2019

DianaES escreveu:
Se moram assim longe, que coisas é que eles fazem ao seu namorado que a chateiam?

Olá! Por exemplo, nunca nos ligam. Nunca perguntam como estamos. A não ser, claro, que precisem de dinheiro. Aí, já temos chamadas todos os dias...

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Eu cá acho que se moram assim tão longe e raramente os vê porque se chateia?
Porque não lhe ligam a saber se esta tudo bem?
Acho que isso não é razão para se chatear tanto.
Se o seu namorado não quer que vá não vá deixe o ir só a ele.
Porque discute com o seu namorado por causa da família dele?
Tem que perceber que é mãe dele por pior que seja não deve tentar afasta los nem coloca lo contra ela.
Deve sim tentar manter uma boa relação, uma relação cordial.
Isso de ela não gostar de si sem a conhecer não pode ser bem assim.
Como sabe que ela não gosta de si? Deu lhe motivos? É que se estão assim tão pouco tempo juntos não vejo como a mulher possa não gostar de si, parece me também que você não gosta muito dela.
Se quer engravidar está é mais uma razão para tentar ter uma boa relação com os sogros.
É o melhor para todos. As vezes custa mas poupa nos a muitas chatices.

Eloise18 -
Offline
Desde 06 Dez 2019

Olá, eu acho que é contraproducente entrar numa "luta" com o seu namorado por causa da mãe dele. Mãe é mãe então mesmo que não se dê bem com ela acho que no mínimo deve ter respeito e isso passa por não impedir o seu namorado de ter contacto com a família se ele assim quiser. Não percebi foi a ultima parte: o seu namorado quer visitar a mãe e você quer ir com ele? Já que a relação com a sua sogra é assim tão fria ir lá não seria mais uma dor de cabeça para si? Na minha opinião, se a sua sogra está a passar uma fase má e o seu namorado como filho quer ir apoiá - la qual é o problema? Não percebo de onde vem essa insegurança mas aconselho a não se meter nos assuntos entre mãe e filho para a sua própria sanidade mental e do seu namorado.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Érica Amaral Fonseca escreveu:

DianaES escreveu:Se moram assim longe, que coisas é que eles fazem ao seu namorado que a chateiam?

Olá! Por exemplo, nunca nos ligam. Nunca perguntam como estamos. A não ser, claro, que precisem de dinheiro. Aí, já temos chamadas todos os dias...


Pois... Olhe, independentemente de tudo acho que há uma verdade mais ou menos universal, nós próprios podemos falar mal da nossa família, mas não gostamos de ouvir os outros falar... Mesmo que tenham razão. Então na minha opinião, exclua-se desse tema. Se o rapaz se lamentar escute e tal, mas não comente... Porque gera discussões. E com certeza ele também percebe que só lhe ligam quando precisam, há de lhe dar o click sem que tenha que o alertar... Quanto à sogra, se mora assim longe não precisa de conhecer melhor, nem de que ela goste de si... A convivência é mínima, encare mais como benefício que propriamente algo negativo.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Nestes casos tenho uma opinião simples, mesmo que não concorde com o que fazem, a família é dele. Ouça-o se precisar, mas não "se meta". Não sei porque razões discutem, mas por pior que seja a família ninguém gosta que digam mal. Ele que gira a família dele como entender.
E se ela não goste de si, também não é obrigada, basta serem educadas e já está. Não precisam de ser amigas, nem de se adorarem, basta que se respeitem.
Queria ir com ele? Tem interesse em ir para a casa da sogra?
Se também não queria ir, aproveite para tirar umas férias a sós, descanse, encontre-se com algumas amigas, vá a uma esplanada, divirta-se.

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Olá, acho que acima já disseram o essencial sobre "meter-se" nos assuntos familiares. Queria só acrescentar que se estão a tentar engravidar, acho importante tentar ter uma boa relação com os sogros. Percebo que seja muito chato que pareça que só vos ligam por interesse, mas porque não experimenta a Erica ligar? Vá telefonando de vez em quando, mostre interesse e talvez assim eles comecem a retribuir. Se engravidar imagino que queira que os filhos tenham uma boa relação com os avós. Não sei, é só uma ideia. Boa sorte.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Ahhh e esqueci de referir, mas quanto a engravidar... Não me parece que se deva preocupar, há imensa gente que não tinha discussões por causa da sogra até aos filhos nascerem... Portanto não será por aí.

Sandrine91 -
Offline
Desde 09 Fev 2017

Quando a relaçao de um casal esta tremida qualquer interferencia mina ainda mais a estabilidade....e muitas vezes tendemos a procurar justificações para o que nos desagrada fora de nós. Esse namorado até pode ter razão quando nao quer que va com ele à mae mas, a agir assim esta a colocar um poder imenso nas maos da familia de origem. Voces la sabem o porquê mas, nao sendo eu psicóloga, talvez fosse benéfico pensarem bem se querem engravidar já...é que da impressão que algo nao esta bem.

PatiLavado85 -
Offline
Desde 29 Set 2017

Olá Érica,

Percebo perfeitamente o que quer dizer, realmente não é nada fácil ver a família de quem nos amamos "faze-lo de gato e sapato", há famílias muito complicadas, não me dou mal com a minha sogra, mas com o passar dos anos apercebi-me que ela só gosta/se importa/se interessa mesmo pelos filhos e netos (de quem lhe é de sangue), até o marido ela coloca de parte daquele mundo só deles. Já até comentei isso com o marido da minha cunhada, e ele concordou comigo que realmente se sentia posto de parte, e com ele é pior pois eles têm filhos.
Também vivo a uns 250 klm da família do meu marido, mas eles costumam vir passar o fim-de-semana a nossa casa de vês em quando (principalmente no verão, pois vivemos no Algarve) a minha "técnica" é na frente da família sou surda e muda (quando consigo porque por vezes lá me sai uma ou outra verdade), e depois quando estamos os dois sozinhos, falando na boa, com calma, faço vê-lo que as coisas não são bem assim.
Mas é muito complicado porque mesmo que ele saiba que a mãe não está correta, que não tem razão, ele nunca NUNCA a contraria porque tem medo de a magoar, nem mesmo se pode colocar no lado do pai ou dar razão ao pai, pois a mãe fica magoada, enfim.
Estou a 14 anos com ele (7 namoro, 7 casamento), já sei que há coisas que não vão mudar, eu é que me vou adaptanto a elas, porque gosto dele.
Mas não está sozinha neste mundo de famílias complicadas!!

A tentar de 2016.
3 tentativas de coito programado sem sucesso, na IVI.
Inscrição para FIV feita a 01/07/2019 no CIRMA.
1º IIU no CIRMA Janeiro de 2020, Negativo.
FIV re-agendada para Agosto 2020.
Gravidez espontânea em Maio 2020.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Mas também lhe ligam a si? Se lhe ligam, responda, se for para ele, deixe-o. Ele que faça o que entender e se essa situação mexe com as vossas finanças...então é melhor organizarem-se doutra maneira. Arranjar uma forma que ele disponha do dinheiro dele para o que entender e se for para dar à família, que seja.

Érica Amaral Fonseca escreveu:

DianaES escreveu:Se moram assim longe, que coisas é que eles fazem ao seu namorado que a chateiam?

Olá! Por exemplo, nunca nos ligam. Nunca perguntam como estamos. A não ser, claro, que precisem de dinheiro. Aí, já temos chamadas todos os dias...

Desde 26 Out 2019

Boa tarde.
A família do seu namorado pode não ser uma família facil de lidar e até só comunicarem quando precisam de alguma coisa da parte de outros familiares.
Ninguém é obrigado a gostaria de ninguém ,apenas devemos manter pelo menos o mínimo de respeito para com os outros. Compreendo que não seja fácil ver os familiares do seu namorado a lembrarem-se dele, basicamente só quando precisam.
Na vida ,temos que por vezes ver em que" guerras nos metemos "e esta é uma delas ,para quê discutir com o namorado ,por causa da família dele, que ainda por cima até estão longe e raramente se encontram?!
No seu lugar ,falaria com o namorado e dizia-lhe que apartir de agora não me iria intrometer mais nesses assuntos , mas que se quisesse desabafar ou pedir um opinião que estaria do seu lado para o apoiar e ouvi-lo .
Se ele quer ir sozinho ter com a mãe , então deixe-o ir, deia-lhe esse espaço.
Tudo de bom para si e se quiser desabafar pode mandar-me mensagem privada .