ESTIMULAÇÕES FIV DIMINUI RESERVA OVÁRICA? | De Mãe para Mãe

ESTIMULAÇÕES FIV DIMINUI RESERVA OVÁRICA?

Responda
3 mensagens
coquinha -
Offline
Desde 13 Maio 2019

Olá
Esta pergunta já foi colocada várias vezes neste forum, mas nunca tive uma resposta cabal.
Alguém já teve uma resposta médica?
Eu li algures que não porque só estimula os que temos naquele ciclo, ou seja, não vai buscar os óvulos à reserva...por assim dizer

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Não sei se percebi a tua pergunta.

Vai buscar óvulos à reserva sim.

As dadoras, ao doarem, estão a diminuir a sua reserva ovárica.

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

Wind Of Hope -
Offline
Desde 24 Set 2018

Julgo que a questão é se a estimulação com as gonadotrofinas reduz a reserva ovárica mais do que a redução que já existe normalmente todos os meses no ciclos a mulher.
Pelo que li não. O FSH apenas atua nas fases da foliculogenese mais avançadas, ou seja, apenas depois de já ter sido “selecionada” a pool de foliculos em desenvolvimento.
Assim, num ciclo ovulatório normal da mulher apenas se destacará um foliculo dominante (às vezes e excepcionalmente mais) e os outros todos que constituíam a pool degeneram. Contudo, se houver estimulação com doses significativas de FSH mais foliculos daquela pool podem-se desenvolver (o que se pretende na FIV).

http://www.fspog.com/fotos/editor2/cap_03.pdf
“Durante a vida reprodutiva há permanentemente folículos a entrar em crescimento (cerca de 15 por dia aos 20 anos e apenas um número muito reduzido aos 40 anos). Um folículo destinado a evoluir até à ovulação inicia o seu crescimento 85 dias antes de atingir a maturação completa, não sendo ainda completamente conhecido o mecanismo desta iniciação que é independente das gonadotrofinas. A FSH exerce apenas uma influência permissiva após o início da maturação folicular.
(...) Apesar de as células dos pequenos folículos pré-antrais responderem ao estímulo da FSH, esta hormona não é necessária para as fases iniciais de proliferação e crescimento folicular”.