"Estas gorda!" como reagir ? | De Mãe para Mãe

"Estas gorda!" como reagir ?

Responda
17 mensagens
Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

Ola.

Tudo bem , estamos gravidas, ganhamos uns kg ( eu 13kg , estou com 63 ) , estamos no fim da gravidez (para mim esta a ser muito angustiante pensar que vou parir pra la das 40) . Mas sera que cada pessoa que nos vê tem mesmo essa necessidade de dizer "estas gorda" ou " estas mesmo com cara de gràvida (risos)" ?? Ninguem pensa no nosso estado de espirito , auto-estim, idem ? Se as pessoas soubessem o quanto me fazem sentir mal . Eu que odeio a gravidez em si , o ganho de peso , inchaço. Eu sei que estou mais gorda e quero ter o meu filho o quanto antes para começar uma dieta de choque , eu sei . E mesmo nécessario estes comentarios ?!? Como reagir ?

Marlene Pires A... -
Offline
Desde 23 Set 2016

Bom eu engordei 17 kg, e nunca comentaram nada disso. Em todo o caso sempre podes perguntar: alguma vez viste uma grávida magra?

Ariel Ab

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Ai as boas maneiras... parece que durante a gravidez e nos primeiros tempos de maternidade tudo pode ser dito.
Se não for por estar "gorda" é porque está "magra".
Eu cheguei aos 80 kg e levava na cabeça porque estava "magra" (até diziam que eu passava fome). Como sou alta e larga parece que tenho menos, estava bem para a minha altura. E tive bebés "pequeninos", com 4 kg e 3.5 kg.
Não se chateie com isso. Arranjam sempre que dizer.
Cuide de si, se estiver realmente gorda trata disso daqui a uns meses. Já a má educação... essa não tem cura.
Felicidades!!

moon_star -
Offline
Desde 10 Jul 2008

Olá.
Penso que a solução seja responder alguma coisa como a menina em cima sugeriu e tentar ignorar/esquecer.
Conheço quem o diga não para criticar ou ofender, mas quase para "valorizar". É certo que já é uma pessoa já com alguma idade e vive com a velha ideia de "gordura é formosura". Portanto quando diz "ah, estás gorda" é no sentido de "estás bem, estás boa". Claro que atualmente o conceito de estar bem já mudou bastante e a maioria das pessoas não gosta de estar gorda nem desse tipo de comentários. Mas fazer o quê? Impedir a senhora que o diga? É difícil. A solução é ignorar.
Dei o exemplo porque nem sempre é no sentido crítico que as pessoas o dizem. Por isso não está assim tão gorda e mesmo que estivesse, desde que se sentisse bem consigo própria, ninguem tem nada que se meter. Além disso, não é agora que vai fazer dieta. Concentre-se na gravidez e no bebé e quando achar que está na altura certa, então faz a sua dieta (se assim o entender) e volta a ser o que era antes Sorriso

Sobre moon_star

Abril 2017- queremos ser pais
Outubro 2017- início de treinos
Novembro 2018- encaminhamento consultas de infertilidade
Março 2019- 1ªconsulta de infert.
Maio 2019- 2ªconsulta de infert.: baixa mobilidade de espermatozóides. Encaminhamento FIV.
Dezembro 2019- 1º atraso em 30 ciclos. Será?

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Mas existem mesmo pessoas que dizem "estás gorda", assim, com todas as letras?
Se a Andro come de forma saudável e não tem qualquer peso na consciência quanto àquilo que come, é ignorar. 13kg, dependendo da fisionomia e metabolismo de cada uma, é um valor completamente aceitável.
E não precisa estar já a pensar em dietas drásticas. Na sua grande maioria as "dietas" são contraproducentes com estilos de vida saudáveis e equilibrados (especialmente se for amamentar).

Eu poderei não ser um bom exemplo, mas engravidei com 57,5kg, acho que engordei entre 13 e 15kg (já não me lembro porque não dei grande importância) numa gestação de 40 semanas com um bebé de 3,5kg. Não sei se era para não me melindrarem, mas toda a gente me dizia que só tinha barriga (menos uma pessoa que até previa que eu ia engordar 30kg). Posso dizer que no final do primeiro mês pós-parto quase que não tinha peso da gravidez e com a amamentação fui perdendo cada vez mais. Hoje, 8 meses depois de ter deixado de amamentar, tenho cerca de 50kg. Como bem (o que é diferente de comer muito ou pouco) e não sei o que fazer para aumentar de peso. Provavelmente está a fazer-me falta o exercício físico que fazia antes. Resumindo: acho que durante a gravidez o meu metabolismo ficou mais lento e que neste momento o meu metabolismo voltou ao que era, mas tenho menos massa muscular.

Eu sei que durante a gravidez há coisas que ganham demasiada importância, mas faça um esforço para ignorar.

Mãedesegunda -
Offline
Desde 24 Maio 2017

Tens de ter um bom filtro e ultrapassar isto...
As pessoas falam, falam, estás gorda, se estivesses magra chamavam-te desnaturada porque não estavas alimentar bem ... bla bla bla...
Deixa as pessoas falar, é o que fazes melhor e pensa que daqui a nada tens o teu bebé e voltas ao teu peso normal...

Joca3080 -
Offline
Desde 20 Nov 2017

Olá mamã, tem de ter paciência e ignorar. Não ligue, o importante é que esteja bem Sorriso

Noa6 -
Offline
Desde 15 Maio 2017

Olá mamã! Quando engravidei pesava 59kg. Tenho 34 semanas e já engordei 16kgs. Faço exercício físico e sinto me muito bem! Ainda consigo movimentar com facilidade e não me sinto nada gorda! Tenhk tido uma gravidez santa: nada de enjoos, azia, dores nas costas...
Se me preocupo com o peso? Claro que sim! Mas neste momento preocupa me mais o bem estar e saúde do meu bebê. E depois de ele nascer preocupar me ei com o meu peso.
Quando me dizem que estou gorda, eu simplesmente respondo: eu não estou gorda, estou grávida, e muito diferente!
Tudo de bom!

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Não ligue aos comentários. Comigo acontecia o contrário. Engordei sempre muito pouco na gravidez e nunca fiz barrigas grandes e, se havia pessoas que elogiavam a boa forma física, também havia muito quem criticasse e assumisse que eu não comia e estava a prejudicar o bebé. Sinceramente, esses comentários entravam-me por um ouvido e saiam pelo outro. Eu tinha consciência que tinha uma alimentação saudável (não como muito, mas como o suficiente e tenho uma alimentação bastante equilibrada) e que estava tudo bem com o bebé porque os exames o mostravam, por isso nunca me deixei afectar por comentários estúpidos e ignorantes. E acho que a Andro devia fazer mesmo. 13kg nem sequer é um número muito assustador... penso que esteja dentro da média. Quando o bebé nascer logo pensa em emagrecer, se for caso disso. Mas acho que não vale a pena pensar logo numa dieta de choque. Eu, felizmente, nunca tive dificuldade em recuperar o corpo pré-gravidez, muito pelo contrário, agora a luta tem sido engordar e nunca fiz qualquer dieta. Isso agora dependerá do seu metabolismo e estilo de vida. Mas mesmo que não aconteça naturalmente para si, se tem força de vontade para isso, vai ver que rapidamente consegue voltar ao peso que deseja (até porque não se esqueça que parte desses 13kg, vai perder logo nos primeiros dias).

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Eu acho que tem de fazer um esforço para filtrar. Como alguém disse, sobretudo da parte de pessoas mais velhas, estar gorda é estar bem, é sinal que o bebé vai nascer grande. Nunca ouviu, a propósito de uma criança "está mesmo boa, está gordinha/reconchuda"? Tendo em conta a fome que muitos dos idosos de hoje passaram na infância e juventude, estar gorda é um elogio. É desagradável, não cai bem, mas desvalorize. Os comentários realmente maldosos são mais subtis...
Além disso, se engordou 13kg está dentro do que é indicado para uma mulher que não tivesse excesso de peso à partida (o que é o seu caso).

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Eu mal engravidei, a avó do marido saiu-se com a pérola: ai tu agora vai ser ficar muito gorda, porque já és gorda antes de engravidar, eu da minha gravidez engordei 30kg! 🙄 escusado será dizer que nem respondi, o marido ainda disse que agora os tempos são outros é que há coturnos cuidados. Verdade seja dita da última vez que me pesei, às 16s4d, tinha engordado 2.8kg. Vai-me tudo para a barriga, eu já sou larga de anca e as calças são o mesmo número que vestia. No primeiro trimestre ainda enjoei e mal comia, agora como normalmente, como comia antes de engravidar, não sinto mais fome e talvez por isso não engorde, só tenho mesmo uma barriga enorme para as quase 19 semanas. Não sei se vou engordar muito mais ou não, já devo ter engordado desde a última vez que me pesei, mas não me importa muito. Desde que não tenha diabetes nem problemas de saúde eu e a bebé, o peso logo vai. Mal engravidei perdi 3kg porque perdi apetite e ficava enfartada com duas colheres de comida, peso menos agora aos quase 5 meses do que antes de engravidar, com todos os esforços para perder peso, seguida pela nutricionista e ginásio todos os dias, agora como o que me apetece e só faço ginásio muito leve o máximo 2 ou 3 vezes por semana e estou menos pesada. Resumindo, depende de mulher para mulher e o que os outros dizem a mim entra-me a 100 e sai a 1000. Um primo do marido também me disse que eu tinha a cara gorda 🙄 e não tenho de todo, antes pelo contrário, sempre tive a cara magra e com mais 2.8kg em cim duvido que se note na cara, mas ele sentiu necessidade de dizer que eu estava mais gorda, ente chamar-me prenha e parideira (e o gajo é médico), enfim há gente para tudo, se lhe disserem essas coisas diga: chama-se gravidez.

Adridri -
Offline
Desde 27 Out 2016

Que comentários tão deselegantes! Dizer a uma grávida que está gorda a mim parece inveja. Pq mesmo que estivesse para que dizer?? E 13 kg não é muito peso
Eu engordei 10 kg e o bebé nasceu perto das 37 semanas.
Tb ouvi muito estás com cara de grávida, cara inchada.
E no dia a,seguir ao parto a minha sogra perguntou me que barriga era aquela? Desculpe? 1 dia depois? Tem do ne .
O certo é que ao final de 1 mês eu já não tinha barriga e só me faltam 2,5kg p perder. E não fiz dieta alguma. Como bem para ter leite o suficiente. A amamentação queima tudo.

Sei que é difícil, mas tenta ignorar. Como disse, só pode ser inveja de que o diz.
Beijinhos e tudo a correr bem

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Eu como nao importo o que as pesdoas pensam e dizem eu não ligava a nada disso ..

Ja tas quase no final para ligares a essas cenas não vale a pena .. só se complica dando importância..

Olha eu sempre fui magra e engordei 22kg .. por isso tou muito grande ..

A sério as pessoas só sabem comentar ..

Não ligues .. depois vais ao sitio ..
Beijinhos

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

paxi -
Offline
Desde 26 Fev 2015

olá. É mesmo isso, ignorar...apesar de eu ter engordado 22 kg diziam-me que estava muito bem, que era só barriga. O que é certo é que os gémeos nasceram e ainda tenho uma bolinha no abdomen. No outro dia disseram-me: - Eh lá...estás mais gordinha (já perdi 12 kg), a minha mulher nunca voltou ao mesmo depois da gravidez.
Só me apeteceu rir...mas disse: - Claro que estou...tive os gémeos há menos de 1 mês, é natural que o corpo ainda não tenha ido completamente ao lugar... E pronto, a conversa não avançou mais.
Há pessoas sem a mínima noção do ridículo, mas eu só penso que mesmo que não volte a vestir uma ou outra calça.. tenho o melhor do mundo comigo, pensando assim adoro cada kg que ainda tenho a mais, o resto que se lixe 😉

Sobre paxi

Desde jan/fev.2014
Acompanhamento Lusíadas desde abril 2015; 1a IIU - maio.2016 (-); 2a IIU - Outubro. 2016 (-); 3a IIU - nov 2016 (-); FIV - fev.2017 (+) teste positivo (4.3.17) 1o beta 689 (6.3.17) 2o beta 1779 (8.3.17) 1a eco 20 março- são Gémeos
http://enquantoesperamos.blogs.sapo.pt/

NadiaCardoso -
Offline
Desde 08 Maio 2017

Vai haver sempre comentários, uns bons outros menos bons.
E deixar andar e não ligar. Agora é por causa da nossa gravidez e as mudanças no nosso corpo, no futuro irá ser pelos nossos bebes. Acho que nesta fase da gravidez aprendemos muita coisa, mas também acho importante aprender a criar um filtro para este tipo de situações. Se nós sentimos bem com o peso que ganhamos (que é perfeitamente natural), com os nossos bebes na barriguita estar tudo bem, acho que devemos tentar que o resto nos passe ao lado. E difícil quando as hormonas andam todas aos saltos, e não ajudam, mas não custa tentar. Por isso, não ligue! Entra a 100 sai a 200!! Sorriso Beijinho grande

Nádia Catarino

Sofy_Al -
Offline
Desde 17 Nov 2014

Mama sou uma magrelas por natureza 😅😅 da minha primeira gravidez engordei cerca de 8kg talvez da 2• ha 2 anos tinha 45kg engordei cerca de 27 kg 😀 passado 8 meses ja tinha perdido quase tudo que ja estava nos 50kg agora nesta gravidez comecei com 48 kg ja vou nos 80kg ou seja 32 kg a mais 😂😂😂 tenho 1.60 cm sou baixita e sinceramente aquilo que menos me interessa é o que os outros dizem "ah tas tao gorda" "so podem ser gemeos" fora outros comentarios fantasticos a resposta é simples "sim tou grande gorda enorme mas como do meu frigorifico nao do vosso " 😅😅😅😆 simples mama se nao tiver problemas de saude aos quais o peso prejudique coma e engorde se é o que lhe sabe bem quando tiver o bebe logo se preocupa com as dietas e o exercicio por agora desfrute muito q é o q interessa 😙

anafbns -
Offline
Desde 22 Maio 2017

Também me dizem q estou gorda e tenho cara de grávida. Também já respondi que "não estou gorda, estou grávida, é diferente", já sorri e respondi "eu sei, adoro, a minha barriga é a mais linda do mundo" (porque é mesmo isso que sinto!! Acho q vou ter saudades dela!), mas tambem me incomodam por vezes esse tipo de comentários. Acredito que muitas vezes não são ditos com maldade, pelo contrário, por isso qnd me sinto incomodada agora é entrar a 100 e sair a 200 como tambem já foi dito. Acho q à medida q a gravidez avança vamos aprendendo muitas coisas, entre elas a ignorar os bitaites alheios e comentários. Não me vou alongar mais, porque as mamãs que aqui falaram já disseram tudo, era só mesmo para dizer que estás sozinha! Tambem levo com esses números e tento lidar da forma mais harmoniosa: o sorriso e o orgulho na nossa barriga desarma logo esses comentarios! As pessoas ficam a olhar e não sabem mais q dizer heheheh! Espertalhão