Espectro autismo | De Mãe para Mãe

Espectro autismo

Responda
4 mensagens
mariavh -
Offline
Desde 16 Ago 2017

Boa tarde mamãs tenho um filho com espectro autismo, onde a parte social está mais afetada, menos com os pais e manos , tem dias que gerir certas situações fico mais afetada emocionalmente , eu sou muito sensível e custa-me ver o meu filho isolado, tenho crises de choro,ansiedade por vezes, gostaria de saber se alguma mamã com algum filhote com espectro autismo tem algum acompanhamento psicológico e se achou importante neste processo .

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Não passei por isso, mas parece-me perfeitamente legítimo sentir-se emocionalmente exausta e acredito que ter apoio psicológico a possa ajudar bastante. Não se isole e tente ter também alguns momentos só para si. Força!

BiancaS -
Offline
Desde 02 Set 2011

Olá Maria! Também não passei por essa situação, mas concordo com a guialmi. Acho perfeitamente normal que se sinta emocionalmente afectada e ansiosa pela situação e por não saber ao certo qual o desenvolvimento futuro da situação, ainda para mais se o diagnóstico tiver sido feito há pouco tempo. Acho que seria uma óptima opção ter acompanhamento psicológico, talvez para lhe dar ferramentas para lidar melhor consigo própria e com os seus receios e preocupações.
Muita força é o que lhe desejo!

Joana Pereira5 -
Offline
Desde 21 Out 2019

Olá.
Tenho um menino com TEA, fechou diagnóstico com capacidade >95%.
A parte afectada é a social, e felizmente a melhor coisa que fiz foi colocá-lo numa pré-escola de ensino regular e público, porque foi quando aprendeu melhor a gerir as emoções e a ser funcional entre pares... Aliado a terapia teve resultados incríveis.
Agora com quase 8 anos passa despercebido, mas em situações novas às vezes é um bocadinho complicado mas enfim, há que tirar da zona de conforto para que melhore e se torne cada dia mais independente e sociável.
Quanto a mim, fiz e faço consultas de psicologia com um profissional da equipa que o acompanha que faz apenas e só acompanhamento e consultas aos familiares dos utentes e ajudou imenso, e continua a ajudar nos dias menos bons.
O que aconselho é procurar um psicólogo que vai ajudar imenso...

S, meu mundo azul. 2012

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?