Especialistas em lidar com avós [M/F] - precisam-se! | De Mãe para Mãe

Especialistas em lidar com avós [M/F] - precisam-se!

Responda
38 mensagens
MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Olá a todas(os)!

Já aqui postei um tópico sobre as pérolas dos avós para nos rirmos um bocadinho, pois achei que a melhor estratégia para lidar com a imensidão de conselhos que nos são dados sem pedirmos seria mesmo rir.

Mas agora já começo a ficar preocupada com algumas atitudes e a pensar se é o prenúncio de conflitos familiares originados pela vinda de um novo membro da família - algo que deveria ser a maior alegria para todos.

Os meus sogros decidiram não vir cá a casa ontem para ver a neta. Estranhámos porque todos os domingos eles costumam ir visitar o avô do meu marido e, de caminho, passam pela nossa casa para verem a bebé. É sempre uma alegria quando a veem. Chegaram a vir algumas vezes sem avisar, durante a semana, só porque estavam cheios de saudades. Mas ontem, tudo foi diferente. Quando o dia chegou ao fim estranhámos não terem aparecido. O meu marido ligou para a mãe, que o atendeu com voz de poucos amigos. Perguntou-lhe se já estavam em casa e ela respondeu que sim. Perguntou também se tinham ido visitar o avô e ela também confirmou. Depois, a minha sogra só perguntou se estava tudo bem com a menina. O meu marido respondeu afirmativamente, ao que ela disse "pronto, era só para saber!".

Não tive grande oportunidade de conversar sobre isto com o meu marido porque ele não deu hipóteses, mas percebi que ficou triste e pensativo durante algumas horas. Disse apenas que a mãe deve estar a contar que tenha de ser convidada para vir cá a casa e como isso não sucedeu, decidiu não vir.

O que a mim me parece é que o mal estar da avó será comigo porque:
- não peço para vir cá para casa ajudar-me a cuidar da neta (por opção, tenho ficado sozinha com a minha filha, e não tenho recorrido à ajuda dos meus pais nem da minha sogra, para ter espaço para cuidar dela à minha maneira e não explodir com as sugestões/ordens/supervisões constantes);

- não aceitei que ela ficasse a tomar conta da neta quando esteve internada na pediatria para eu vir descansar para casa, apesar de a minha sogra se fartar de insistir para eu o fazer (acho natural eu querer estar ao lado da minha filha, sobretudo durante o seu internamento);

- não permiti que mais ninguém para além dos pais pegassem na minha filha ao colo enquanto esteve internada com bronquiolite (pareceu-me mais cauteloso limitar o contacto próximo com outras pessoas, mas nunca impedi que a vissem);

- deixei de mandar roupa para ela passar (dá-me jeito ter a roupa cá em casa e não ter de esperar que o meu marido a vá buscar a casa da mãe. O meu marido acha que ela poderá ter levado a mal. Na verdade, dava-me jeito ter quem me passasse a roupa, mas comecei por mandar a roupa a pedido do meu marido, que dizia que a mãe se queria sentir útil);

- outras coisas que talvez não me tenha apercebido.

Apesar de apreciar bastante o meu espaço e preferir ficar sozinha em casa a cuidar da minha filha, nunca impedi a visita de ninguém e permito que todos lhe peguem ao colo e brinquem com ela.

Este suposto afastamento dos avós já vos aconteceu?

Quero que a minha filha tenha contacto com eles, mas não me parece que tenhamos de ser nós a ir atrás deles a pedir por favor para virem ver a neta.

Bem sei que os meus sogros também devem estar aborrecidos com outras coisas, mas passarem por nossa casa ontem e não virem ver a neta... O que ganharam com isso?

E estranho o meu sogro ainda alinhar nisto.

Agradeço, desde já, as opiniões/ ajudas/ trocas de experiência.

Beijinhos,

MVH

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

olá querida... vou te dar a minha opinião mais sincera possivel..
tu ainda estás na fase mãe leoa! e ainda vais estar durnate algum tempo... se leres o teu texto perceberás que os teus sogros se calhar estão a fazer o que tu queres e a respeitar o teu espaço... se calhar se fosse comigo depois desse afastamento todo que criaste em relaçao a tua sogra, tambem esperaria por um convite! e tu??? como farias se fosse contigo? se te mostrasses util e nunca aceitassem??? não estou a criticar atenção.. estou so a mostrar te o outro lado... beijocas

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Ah,

E outra coisa que me preocupa. O meu sogro faz anos esta sexta-feira.

Sugeri ao meu marido que convidasse os pais para fazer a festa cá em casa, para estarmos todos juntos. Isto porque não quero sair à noite com a minha filha. Desde que teve a bronquiolite que tenho estado a resguardá-la mais.

O meu marido não achou muita piada à sugestão e respondeu-me que os pais não vão querer sair de casa deles.

Ora bolas! Eu compreendo que não queiram sair do seu conforto, mas tem de ser a minha filha a sair do conforto dela, ainda por cima de noite?

O meu marido já está preocupado com o que a mãe vai dizer. E eu já começo a pensar que vamos ter conflitos, mas estou consciente que tenho de colocar os interesses da minha filha em primeiro lugar. (Já basta no dia de Natal termos "obrigado" a nossa filha a estar em contacto com uma prima que estava constipada porque receávamos melindrar toda a família se nos viessemos embora naquele dia de festa. O resultado foi que a nossa filha se constipou e desenvolveu uma bronquiolite).

Bem, gostava mesmo de ouvir a opinião de especialistas.

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Olá kerida desde já os meus parabens pela tua princesa!!!
Olha de acordo c o k escreveste eu vou ser sincera....n vejo nada de mal na tua atitude...
És mãe, keres ter o teu espaço, keres ter a tua independencia em conjunto c a tua menina...e o facto da tua sogra te ter ajudado nalgumas situações, isso n significa k tu kerias a presença constante, as opiniões, conselhos e comentário da tua sogra...
Qt ao facto da tua menina ter sido internada e tu kereres ficar junto dela, eu compreendo mto bem...ÉS MÃE...
Infelizmente o meu filho tb já teve imensos internamentos por causa das bronquiolites...e eu NUNCA o deixei sozinho no internamento.... inclusivamente nem permitia visitas, pois ele já estava fragilisado o suficiente...e eu tava desejose de o trazer p casa o mais rápido possivel... Isso fez de mim má mãe? Não! Isso vez de mim mãe galinha/coruja? Sem dúvida k sim...mas eu sou assim, e é assim k me sinto bem....
Por isso minha kerida, continua.... e n ligues às birras da tua sogra...pois nesta altura do compeonato, ela ja n tem idade p fazer birras.... Terás tempo suficiente p levar c as birras da tua princesa....
Olha já sou profissional em chatices c a familia do meu marido.... Mas sou mãe e n me dispo desde meu papel, por nada na vida!!!
Bjinhos e boa sorte

Patricia Sofia ... -
Offline
Desde 08 Jan 2012

Realmente é uma situação chata.
Principalmente porque nos queremos sempre sentir bem com todos, e criar uma harmonia familiar.
Acho que o teu marido devia falar com a tua sogra sobre os motivos em concretos da situação. Só depois conseguia resolver. Porque até pode ser outra coisa qualquer.
Claro que os mais velhos têm tendendias acumulativas dos amuos, e depois e uma chatice para resolver.
Concordo que agora é a vez da tua bebecas fazer birras, as outras pessoas têm de crescer nesse aspeto.
Não acho que tenhas feito nada de mal, do que falas. Mas também compreendo que a tua sogra possa se ter sentido posta de parte. A roupa da minha bebe sou eu que passo, mas também mando o resto da roupa para a minha sogra. A da bebé passo eu, não so porque prefiro nao ter de esperar que o marido a vá buscar, mas porque não anda tanto de mão em mão.
Tenta arranjar alguma coisa para fazeres a tua sogra sentir-se util. às vezes também temos de ceder um pouco pela harmonia familiar. :s

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

o grande problema disto tudo e deste gerir de relações é que nós quando somos pais, queremos ser pais e eles avós! querem sentir se uteis, fazer parte de tudo! e ou aceitamos isso e cedemos muitas vezes, ou então temos de viver com alguns contratempos, que é o que te está a acontecer, tens de viver com a birra da sogra! eu felizmente nao tenho esse problema mas porque tanto os meus pais como sogros estão muito envolvidos na nossa vida e todos nos respeitamos! sabemos falar quando algo não agrada! e mais importante é eles não se esquecerem que ainda teem filhos, não deixaram de ser pais para serem avós! eu na tua situação, não conseguiria andar bem até me sentra com a minha sogra e falar! já fiz isso tantas vezes! e expliquei muitas vezes como me sentia, e ela como se sentia e tudo se resolve!

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Lilicoy -
Offline
Desde 17 Set 2012

Pois, eu entendo o seu lado...

Mas perceba que para os avós ver e nao tocar é muito pouco.
Se voce nao quer que avó tome conta da neta, nem quer que ela lhe passe a ferro, ela deve estar a sentir-se empurrada para longe da neta.

Voce diz que "mas nao impeço que lhe venham ver"- mas isso para eles é muito pouco ou seja, mal era se eles nao pudessem ver a miúda, percebe?! Os avós adoram paparicar a neta, ir leva-la ao supermercado, leva-la a comer um gelado, ir comprar-lhe um doce e um brinquedo e parece que voce nao os deixa fazer isso.

Eu fico fula quando os meus pais nao têm regras com a neta (deixam ela comer doces a torto e a direito; nao poem ela a dormir a horas certas, etc), mas deixo eles levarem a miuda a sair, pois ela adora e eles tambem....ainda hoje meu pai passou aqui so pa dar um beijinho nela e nao imagina o berreiro que ela fez quando ele foi embora.

Nao sei que idade tem a sua menina, mas pode ser que um dia chegue o tempo em que ela vai lhe desarrumar a casa toda, entra na fase das birras que nao lhe obedece a nada,ou sisma que nao quer comer isto e aquilo, sisma que nao vai qerer dormir as sestas, vai gritar tanto ate ficar afonica e voce vai desejar que alguem leve a menina a dar um passeio so para voce ter um tempinho para si...

As vezes vou ao centro da cidade cortar o cabelo ou fazer umas compritas rapidas e meus avos ficam com as 2 netas em casa. Se eu as levasse comigo (e as levo as vezes) nao fazia metade das voltas (pois correm, berram,qerem isto e aquilo, etc)

Deixe os avos serem mais participativos e pense naquilo que lhe disse...eu antes na 1º filha, odiava que a levassem de mim, odiava que lhe pegasse, agora ela ja tem 2,5 anos, tenho outra com 3 meses e quando eles qerem leva-la a passear eu deixo, (so peço que me tragam a horas certas e que nao lhe deem muitos doces) pois crianlas nessa idade adoram os avos e acredite, dormir poiuco e mal, ter a casa desarrumada constantemente, roupas para passar e comida para fazer, quando temos um tempo para nós, é muito bom!

Sobre Lilicoy

Saco Impermeável Fraldas: 7.50--4 Discos Amamnt.Reutilizáveis: 7.50--Cinta Gravida nº40: 10 euros--4 fraldas reutilizáveis BumGenius S - 6 euros cada

Lilicoy -
Offline
Desde 17 Set 2012

MVH é a Lilicoy outra vez...

so pa dizer que eu revejo-me em sim (e outras mamas hao-de concordar se se lembrarem dos meus topicos) que eu tambem andei em conflitos com familia ate no Natal e fim-de-ano pois nao quis quebrar rotinas da minha filha e odiei ter que mudar os interesses dela por causa de familia que cá estava d eférias...nem imagina o stress que eu andei..ate postei topicos aqui, tão fula que estava.

Mas deixe os seus sogros mais tempo com a neta. Peça que cuidem dela enquanto voce dá uma volta na cidade.

Eu acho que os seus sogros estão sentidos com isso e nao deve ser pouco se ate deixaram de ir á sua casa pa ver a neta, devem estar magoados e nao é pouco.

Diga mais vezes que precisa que fiquem com a neta pa ir á pedicure ou compras...eles nem vao qerer saber quanto tempo vai demorar...e aça isso já antes que chegue o tempo que voce realmente precisar...e aí eles vao dizer "antes nao deixava nem chegar perto, agora que tá mal da vida, pede..."

Sobre Lilicoy

Saco Impermeável Fraldas: 7.50--4 Discos Amamnt.Reutilizáveis: 7.50--Cinta Gravida nº40: 10 euros--4 fraldas reutilizáveis BumGenius S - 6 euros cada

margarida_13 -
Offline
Desde 02 Jun 2011

Muito sinceramente acho que cada um tem o seu lugar, e não se deve misturar. Tu tens a tua casa, tratas das tuas coisas. A tua sogra tem a casa dela trata das dela. Sempre que há essas "trocas" de favores, acaba por dar mau resultado.
Quanto ao aniversário, acho que eles é que tem que combinar. E sim, que seja na casa deles.
E sinceramente também não acho que essa "obrigatoriedade" de todos os domingos irem ver a neta seja muito vantajoso. Torna-se uma obrigação e quando por algum motivo eles não podem, não querem (sim, querem ver a neta, mas por vezes estão cansados, sem paciência ou simplesmente querem estar descansados na casa deles) levam a mal ou pensam que algo se passa, percebes?
Não sei se é o caso, mas é a minha opinião.
Vive a tua vida com a tua família (marido e filha) e quando calha encontram-se com os avós, sem ser todos os fins-de-semana. Piscar o olho

https://www.facebook.com/setecenouras/
Coisinhas giras para os nossos pequenos (aventais, malinhas, etc!)

Shiva_232 -
Offline
Desde 19 Abr 2010

Acho que tens toda a razão, és a mãe!

A avó só tem que respeitar.

O meu filho não vai passear com ninguém a não ser comigo, com o pai ou com os meus pais (porque ele os adora). Não confio na minha sogra, portanto não lhe vou confiar o meu filho, até porque ele não gosta dela.

A minha sogra é do género da tua, porque eu nunca lhe pedi conselhos nem nada. Vê lá que ela ofereceu uma viagem ao filho na altura em que o nosso bebé estava previsto nascer só para ter desculpa para vir cá para casa ajudar-me!

Estava todos os dias enfiada em nossa casa, sem avisar sequer!

À conta disto tudo, ficou quase um ano sem ver o neto. Eu depois quis dar-lhe uma oportunidade e deixei-a tomar conta dele durante duas semanas, mas ele parece que sente e não gosta dela.

Primeiro que tudo estamos nós e os nossos filhos, os outros que se lixem!

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Lilicoy escreveu:
Pois, eu entendo o seu lado...

Mas perceba que para os avós ver e nao tocar é muito pouco.
Se voce nao quer que avó tome conta da neta, nem quer que ela lhe passe a ferro, ela deve estar a sentir-se empurrada para longe da neta.

Voce diz que "mas nao impeço que lhe venham ver"- mas isso para eles é muito pouco ou seja, mal era se eles nao pudessem ver a miúda, percebe?! Os avós adoram paparicar a neta, ir leva-la ao supermercado, leva-la a comer um gelado, ir comprar-lhe um doce e um brinquedo e parece que voce nao os deixa fazer isso.

A minha bebé tem 3 meses. Não dá para fazer grandes passeios com os avós nesta altura.
Quando me referi que não impedi os avós de a verem foi quando esteve internada, com uma bronquiolite (tinha as defesas em baixo), mas restringi o colo apenas a mim e ao pai. Pareceu-me desapropriado permitir que ela andasse de colo em colo, toda a gente a respirar para cima dela, toda a gente a dar-lhe beijinhos.

Quando não está doente, permito que toda a gente lhe pegue e brinque com ela, e lhe dê beijinhos. Muitas vezes até sou eu a perguntar se não querem pegar porque também gosto de ver a satisfação dos outros em relação à minha filha.

E sim, tenho intenções que ela, quando for mais crescida, vá passar o dia com os avós, porque isso é importante para o seu desenvolvimento, mas de acordo com as regras dos pais.

filipa sebastiao -
Offline
Desde 20 Out 2012

é dificil lidar com os outros e sobretudo com os avós. Apesar de ser um assunto sério, achei muita graça, porque o que escreveste é precisamente o que se passa comigo. sinto-me uma "cadela raivosa" incompreendida, pelo menos, agora percebo que é normal. A minha sogra é impecável super prestável e mãe de 3 filhos. o meu bebé tem 4 meses e é o primeiro neto. Ela está contentíssima e sempre sonhou com o maravilhoso mundo das avós, mas apareceu-lhe um pesadelo: a minha atitude com ela. Não aceito opiniões, ainda por cima, cada familiar diz uma coisa e cada um acha que tem razão. Quero fazer as coisas à MINHA MANEIRA, não gosto quando vejo o meu bebé a chorar e a passar de colo em colo para o acalmarem, quando poderiam passa-lo logo para mim e ele acalmava-se na hora (bem, às vezes nem espero e vou logo tirá-lo dos braços dos familiares).
Acho que a nossa atitude é normal, esperava é que os familiares que já foram pais me compreendessem, mas ficam a olhar-me e devem pensar que sou egoísta, e na verdade estou a ser. Quero aproveitar todos os momentos que estou com o meu bebé.
Mas, tenho andado a reflectir sobre as minhas atitudes e estou a tentar controlar-me. Não devo limitar o meu filho apenas ao amor dos pais. Acho que devemos relaxar (é bom para nós, para os maridos e para os filho) e permitir que o nosso bebé receba o amor e o carinho da familia, especialmente dos avós. Devemos mostrar os nossos pontos de vista, afinal somos os pais e temos a nossa forma de educar, mas devemos tentar colocarmo-nos mais do ponto de vista dos outros. Eles também gostam muito do nosso filho e não querem que nada de mal lhe aconteça.
Espero que o meu exemplo te tenha ajudado a reflectir, pelo menos eu estou a fazê-lo e vou tentar colocar os meus conselhos em prática.
Boa sorte!

Filipa Sebastião

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Já pedimos algumas vezes à minha sogra para ela vir cá a casa tomar conta da neta porque eu precisava sair. Por isso, não tenho a noção de estar a afastar a avó da nossa casa. Apenas não sinto necessidade de ter os avós cá todos os dias para ajudar, porque para mim seria mais desajudar e pôr-me nervosa com tantos comentários.

Mas quando a minha filha esteve internada não quis sair de perto dela. Penso que qualquer mãe entende isso. Não entendi eu a insistência da minha sogra para que eu saísse do hospital e a deixasse com ela. A minha sogra já teve o filho internado (com 30 anos de idade) e não arredou pé dele nem um segundo. Não será compreensível que eu não quisesse deixar a minha filha sem a mãe e o sem o pai com 2 meses de idade?

daisy_flipp -
Offline
Desde 23 Jan 2010

olá! a minha relaçao com a minha sogra mudou do dia para a noite a partir do momento em k engravidei. ela é boa pessoa, mt generosa, nao faz nada com má intenção, mas tem mta tendencia para atropelar os outros pk gosta de sentir que todos precisam dela e pk acha que tem sempre razao. ela ficou de tal forma obceccada com a minha filha que mtas xs se descai e refere-se a ela como filha ou diz coisas do genero "anda dar um beijinho à mãe" (vez de avó) ou "nao mexas nisso que é do teu pai" (em vez de avô). se fosse só isso, eu ate acharia k de facto era só pequenos deslizes, mas ha mto mais coisas k ela faz k na minha opiniao sao sinais de uma relaçao pouco saudável. ela compra imensas coisas para a neta mas só para serem usadas pela neta em casa dela, tipo roupa e ganchos de cabelo, que dp tira antes de a minha filha ir para nossa casa. todas as xs k deixo a minha filha em casa dos meus sogros e mando o saco de bebé com várias coisas incluindo roupa volta para trás tudo por usar pk usaram as coisas k têm lá na casa deles. acho essas coisas estranhas. dp há outras coisas que sao simplesmente faltas de respeito pela forma como eu e o filho dela queremos educar a nossa filha: leva-a a sitios k nós não achamos bem ela ir, dá-lhe comidas que não queremos que ela coma (ela é gordinha e apesar de nao lhe impormos dieta pk ainda é mt pequenina pelo menos temos algum cuidado em evitar coisas k engordem mt), poe a ver tv quando sabe que nós nao queremos k ela veja ainda, etc etc etc. tudo isto irrita-me profundamente e causa-me mt stress, completamente desnecessario visto que nao é assim que as coisas deviam ser.
apesar de tudo, tento ser justa e nao deixar que isso afete o tempo que a minha filha passa com os avós, nem mostrar preferencias k ela esteja mais com os meus pais do que com os meus sogros. kd eu e o meu marido queremos ir namorar ao cinema por exemplo, uma vez deixamos com os meus pais, na vez seguinte com os meus sogros.
acho que é importante a minha filha crescer com os avós e reconheço k mtas xs preciso da minha sogra pk ela nao trabalha e a minha mae ainda trabalha, entao kd a creche está fechada ou a miuda está doente, é a minha sogra que fica com ela. e nao tenho lata para só ser boa nora nessas alturas, nem seria certo meter o meu marido contra a mae.
nao é facil, às xs é mesmo preciso fazer das tripas coração pk ela faz-me cada uma que eu ate fico doida, mas tento sempre lembrar-me que nao é com má intenção e k devo dizer-lhe o k me incomodou de forma educada,, claro, pk se nao disser ela nao saberá e poderá fazer o mesmo erro outra vez.
por isso, a minha opinniao é k deves mentalizar-te que é normal haver dissabores nesta fase em k as regras ainda estao a ser traçadas. os avós querem ajudar, mas nem sempre se lembram que nós tb temos o direito de ser pais à nossa maneira. nao acho k seja mt adulto essa atitude de amuar e de ficar afastado sem dizer, pk a falar é k a gente se entende. portanto, fala com eles para tentar esclarecer tudo. ou entao, melhor ainda, pede ao teu marido para falar, é mais facil se for ele e assim ele verá k tu tens vontade que as coisas se resolvam.
mas nao cedas nas coisas que achas mesmo importante. escolhe as batalhas. podes fechar os olhos a algumas coisas, mas deixar bem claro que há outras k têm mesmo de respeitar k seja à tua maneira (à tua e do teu marido, claro).
e se fosse a ti aproveitava todas as ajudas que te puderem dar, com a roupa, etc., pk eu cá bem dou graças por ter ajuda, caso contrario nao aguentava. é mt dificil conciliar o trablaho, os filhos, a casa, o marido, e ainda ter algum tempo para nós, para estar com uma amiga, etc. às xs dou por mim durante imenso tempo a tomar banho pk é a unica altura em k sinto que ninguem me vai chatear hehehehe
beijinhos e força!

Bem-vinda, filhota!!!
É um alívio ter-te nos braços sã e salva. Apetece-me gritar: MISSÃO CUMPRIDA (mas depois acordava-te, né?) hehehe

Liliana Nunes -
Offline
Desde 22 Abr 2008

Jovem, sou expert em dramas familiares:

http://demaeparamae.pt/forum/mais-mesmo-2

Não dês importância, quando estiveres com eles diz-lhes diretamente que podem ir ver a neta quando quiserem. Possivelmente foi alguém que lhes andou a meter minhocas na cabeça. Já pensaste nisso?

O meu bebézinho nasceu de 38 sem. com 4,215Kg e 52cm.

O meu 2º bebézinho já vem a caminho!

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

MVH escreveu:
Já pedimos algumas vezes à minha sogra para ela vir cá a casa tomar conta da neta porque eu precisava sair. Por isso, não tenho a noção de estar a afastar a avó da nossa casa. Apenas não sinto necessidade de ter os avós cá todos os dias para ajudar, porque para mim seria mais desajudar e pôr-me nervosa com tantos comentários.

Mas quando a minha filha esteve internada não quis sair de perto dela. Penso que qualquer mãe entende isso. Não entendi eu a insistência da minha sogra para que eu saísse do hospital e a deixasse com ela. A minha sogra já teve o filho internado (com 30 anos de idade) e não arredou pé dele nem um segundo. Não será compreensível que eu não quisesse deixar a minha filha sem a mãe e o sem o pai com 2 meses de idade?

linda ninguem te critica por quereres ficar com a tua filhota no hospital, claro que isso é o mais normal! mas tb é normal ela ofrecer se para ires descansar, ou comer, ou tomar um duche! é normal! agora o que eu acho é que deves sentar te e ser sincera cm a tua sogra, ate pq ela nao te disse nda, apenas nao foi a tua casa, a tua inseguranca é que ja ta a falar que ela ta assim ctg por isto e aquilo! acho que te deves sentar e dizer.. olhe eu sou assim e protego a menina pois é pequena e quero ser eu a tomar as decisoes, nao leve a mal, nao fique zangada mas tudo isto é nvo para mim e quero fazer td bem! pronto! partir dai, se ela fizer birra ja é problema dela! agora se voces criam um buraco sem comunicaçao entre voces... assim é que não!!! agora se me disseres que não gostas da tua sogra ou ela de ti... ai a conversa tb é outra! mas a mim o que me parece é que te importas com ela por isso toca a conversar! Piscar o olho beijocas

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Lilicoy -
Offline
Desde 17 Set 2012

MVH, pois é, as vezes os avos velhotes perdem o tino das coisas.

Eu dei a minha opniao com base somente nquilo que li que presumo que seja 1 gota no meio de tanta coisa que aconteça.

Os avos, quando tem netos, reveem a maternidade outra vez e fazem tolices como essa, esperar que voce saísse do hospital para casa, para a avó ficar lá...ou entao estar sempre a visitar constantemente...

Bom, contudo é dificil eu julgar e dar uma opiniao com base num pequeno fato somente. Vai aplicando os conselhos k aqui aparecem que acha que se aplicam no seu caso..Mas deixem eles participarem mais...e explique o por que dde certos limites e eles tem que entender..(veja os meus topicos do Natal e fim de ano e vai ver se eu nao sou parecida consigo....)

Sobre Lilicoy

Saco Impermeável Fraldas: 7.50--4 Discos Amamnt.Reutilizáveis: 7.50--Cinta Gravida nº40: 10 euros--4 fraldas reutilizáveis BumGenius S - 6 euros cada

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

MVH escreveu:
Ah,

E outra coisa que me preocupa. O meu sogro faz anos esta sexta-feira.

Sugeri ao meu marido que convidasse os pais para fazer a festa cá em casa, para estarmos todos juntos. Isto porque não quero sair à noite com a minha filha. Desde que teve a bronquiolite que tenho estado a resguardá-la mais.

O meu marido não achou muita piada à sugestão e respondeu-me que os pais não vão querer sair de casa deles.

Ora bolas! Eu compreendo que não queiram sair do seu conforto, mas tem de ser a minha filha a sair do conforto dela, ainda por cima de noite?

O meu marido já está preocupado com o que a mãe vai dizer. E eu já começo a pensar que vamos ter conflitos, mas estou consciente que tenho de colocar os interesses da minha filha em primeiro lugar. (Já basta no dia de Natal termos "obrigado" a nossa filha a estar em contacto com uma prima que estava constipada porque receávamos melindrar toda a família se nos viessemos embora naquele dia de festa. O resultado foi que a nossa filha se constipou e desenvolveu uma bronquiolite).

Bem, gostava mesmo de ouvir a opinião de especialistas.

Kerida qt ao aniversário do teu sogro...sou da opinião de k ele é k deve escolher onde ker fazer a festinha!
Até pk é o aniversário do teu sogro e não o teu, o do teu marido e da tua filha!!!
Se o problema é o facto de teres receio k a tua princesa tenha uma recaída, então podes sempre optar por pedir às pessoas k estão presentes, k n peguem/beijem na menina! Penso k compreenderão k ela teve internada há pouco tempo e k n convém k adoeça novamente!
Podes sempre perguntar se eles se importam de k seja um almoço, em vez de jantar, visto k à noite o tempo arrefece mto mais, e assim a tua menina n sofre tanto c as alterações bruscas de temperatura.
Tenta ver c os teus sogros e marido, as melhores opções p o aniversário do teu sogro!
Bjinhos

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

margarida_13 escreveu:
Muito sinceramente acho que cada um tem o seu lugar, e não se deve misturar. Tu tens a tua casa, tratas das tuas coisas. A tua sogra tem a casa dela trata das dela. Sempre que há essas "trocas" de favores, acaba por dar mau resultado.
Quanto ao aniversário, acho que eles é que tem que combinar. E sim, que seja na casa deles.
E sinceramente também não acho que essa "obrigatoriedade" de todos os domingos irem ver a neta seja muito vantajoso. Torna-se uma obrigação e quando por algum motivo eles não podem, não querem (sim, querem ver a neta, mas por vezes estão cansados, sem paciência ou simplesmente querem estar descansados na casa deles) levam a mal ou pensam que algo se passa, percebes?
Não sei se é o caso, mas é a minha opinião.
Vive a tua vida com a tua família (marido e filha) e quando calha encontram-se com os avós, sem ser todos os fins-de-semana. Piscar o olho

Concordo plenamente c tudo o k disseste, LOLOL
Como se costuma dizer "Cada macaco no seu galho", LOLOL

BRDSR -
Offline
Desde 16 Nov 2008

Isto de sogros é mesmo muito complicado... E tu nem vives com eles. Imagina a viver...
Eu vivo e tem sido dificil digirir algumas coisas, pois a minha sogra opina e mete-se em tudo. Agradeço ter comprado a maior parte do enxoval, de fazer a mantinha, casaquinhos e sapatinhos. Mas mete-se por demais e imagino quando o Gonçalo nascer... Triste A bater-me á porta a meio da noite, só porque o menino chora! E agora que estou de repouso por pouco liquido amniotico, já contou a toda a gente e chega a dizer que se passou o mesmo com ela Preocupado Ela faz questão de enaltecer as suas qualidades e doenças Preocupado
Eu entendo que queira ajudar e ser participativa, mas as pessoas tem de ter noção de espaço e convivio... Não?
Sabes? ás vezes temos de engolir alguns sapos! E para acabar com esse afastamento dos teus sogros, liga tu á tua sogra e convida-a para o jantar de aniversário. Diz que gostavas de passar esse dia com eles, mas como a menina está a recuperar se não se importavam de ser lá em casa. Ás vezes estas pequenas palavras e gestos mudam a atitude das pessoas. Experimenta e depois conta como correu Piscar o olho

Sobre BRDSR

Noivas de Aveiro: http://onossocasamento.pt/forum/noivinhas-aveiro

DUM = 17/05/2012 Sorriso Dia + = 26/6/2012 Sorriso DPP = 20/02/2013 Sorriso
As 1ª coisas do Gonçalo: http://demaeparamae.pt/forum/1-coisas-goncalo
O meu Parto: http://demaeparamae.pt/forum/meu-parto-92

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Talvez não me esteja a explicar bem.

A minha preocupação não é como impedir os avós de verem a neta. Gosto que eles a vejam (quer os meus pais, quer os meus sogros). Já a levámos algumas vezes a casa do bisavô para ele também a ver. E tenho recebido bem todas as visitas de familiares e amigos que por cá aparecem sem avisar (só sabemos da sua vinda quando ouvimos a campaínha a tocar), o que nem sempre é muito oportuno.

Gosto que a minha filha tenha contacto com todos, sobretudo com os avós, porque é importante para o seu desenvolvimento. Sempre recebemos bem os avós (penso eu!) quando eles vieram cá a casa. Se a visita coincidia com a hora do biberão, eram as avós que lhe davam por sugestão minha. Não sinto necessidade de pedir ajuda para cuidar dela, nestes meses em que estou em casa, porque quero cuidar dela de acordo com a vontade dos PAIS e não dos avós.

A minha sogra tem de estar sempre a falar e a dizer a sua opinião. Além disso, está sempre a perguntar "Não faz assim? Não faz assado?", ainda acrescenta "Eu com o meu filho fazia assim. A Maria das couves faz assado". Se estou a cuidar da minha filha, não se limita a observar, tem de fazer comentários e pôr a mão. Isto enche-me a paciência, sobretudo porque eu não digo nada!

Se não aceito os favores ou as suas opiniões, ela fica amuada (é mesmo esse o termo) e depois em casa chora porque "nunca ninguém ouve o que ela diz".

Só gostaria de compreender porque os avós agora aparentemente acham que precisam de convite para virem cá a casa, quando sempre os recebemos bem e permitimos que estivessem à vontade com a neta. É por não lhes pedir ajuda diária?

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

mamagemelar][quote=MVH escreveu:

linda ninguem te critica por quereres ficar com a tua filhota no hospital, claro que isso é o mais normal! mas tb é normal ela ofrecer se para ires descansar, ou comer, ou tomar um duche! é normal! agora o que eu acho é que deves sentar te e ser sincera cm a tua sogra, ate pq ela nao te disse nda, apenas nao foi a tua casa, a tua inseguranca é que ja ta a falar que ela ta assim ctg por isto e aquilo! acho que te deves sentar e dizer.. olhe eu sou assim e protego a menina pois é pequena e quero ser eu a tomar as decisoes, nao leve a mal, nao fique zangada mas tudo isto é nvo para mim e quero fazer td bem! pronto! partir dai, se ela fizer birra ja é problema dela! agora se voces criam um buraco sem comunicaçao entre voces... assim é que não!!! agora se me disseres que não gostas da tua sogra ou ela de ti... ai a conversa tb é outra! mas a mim o que me parece é que te importas com ela por isso toca a conversar! Piscar o olho beijocas

Não me parece que seja o caso de não gostarmos uma da outra, mas simplesmente cada uma querer que a sua maneira impere. A minha sogra sempre geriu a sua casa, o marido e o filho à sua vontade. Ela é que sabe tudo. Nunca fiz nenhum comentário ou crítica sobre a sua gestão, nem sobre a educação que deu ao filho. Ah, e também me ofereci várias vezes para a ajudar quando achei que seria necessário, mas ela sempre recusou, pois prefere fazer tudo à sua maneira. Compreendo e respeito.

Mas tal como respeito o seu espaço e a respeito como mãe, também gostava de ter o mesmo tratamento. Não fico ofendida quando não aceita a minha ajuda, mas sinto que se ofende quando não aceitamos a ajuda dela.

Seria tudo muito bonito ter alguém na família disposto sempre a ajudar. Mas o que sucede é que nem tudo é perfeito, pois a minha sogra não sabe ajudar sem fazer comentários e gosta de recordar o filho de alguns favores que faz. Isto ainda me dá menos vontade de aceitar a ajuda para não me aborrecer.

É o que o meu marido diz, a ajuda da mãe é imposta. Temos de aceitar porque se não ela fica amuada, mesmo que expliquemos porque não necessitamos da ajuda...

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

MVH][quote=mamagemelar escreveu:
MVH escreveu:

linda ninguem te critica por quereres ficar com a tua filhota no hospital, claro que isso é o mais normal! mas tb é normal ela ofrecer se para ires descansar, ou comer, ou tomar um duche! é normal! agora o que eu acho é que deves sentar te e ser sincera cm a tua sogra, ate pq ela nao te disse nda, apenas nao foi a tua casa, a tua inseguranca é que ja ta a falar que ela ta assim ctg por isto e aquilo! acho que te deves sentar e dizer.. olhe eu sou assim e protego a menina pois é pequena e quero ser eu a tomar as decisoes, nao leve a mal, nao fique zangada mas tudo isto é nvo para mim e quero fazer td bem! pronto! partir dai, se ela fizer birra ja é problema dela! agora se voces criam um buraco sem comunicaçao entre voces... assim é que não!!! agora se me disseres que não gostas da tua sogra ou ela de ti... ai a conversa tb é outra! mas a mim o que me parece é que te importas com ela por isso toca a conversar! Piscar o olho beijocas

Não me parece que seja o caso de não gostarmos uma da outra, mas simplesmente cada uma querer que a sua maneira impere. A minha sogra sempre geriu a sua casa, o marido e o filho à sua vontade. Ela é que sabe tudo. Nunca fiz nenhum comentário ou crítica sobre a sua gestão, nem sobre a educação que deu ao filho. Ah, e também me ofereci várias vezes para a ajudar quando achei que seria necessário, mas ela sempre recusou, pois prefere fazer tudo à sua maneira. Compreendo e respeito.

Mas tal como respeito o seu espaço e a respeito como mãe, também gostava de ter o mesmo tratamento. Não fico ofendida quando não aceita a minha ajuda, mas sinto que se ofende quando não aceitamos a ajuda dela.

Seria tudo muito bonito ter alguém na família disposto sempre a ajudar. Mas o que sucede é que nem tudo é perfeito, pois a minha sogra não sabe ajudar sem fazer comentários e gosta de recordar o filho de alguns favores que faz. Isto ainda me dá menos vontade de aceitar a ajuda para não me aborrecer.

É o que o meu marido diz, a ajuda da mãe é imposta. Temos de aceitar porque se não ela fica amuada, mesmo que expliquemos porque não necessitamos da ajuda...

eu percebo te! e sabes que mais?? se a tua sogra le se o que escreveste agora talvez mudasse a atitude! elas teem aquela ideia que no tempo delas é que era, e que elas é que sabem... mas vais mesmo de ter de te chegar a frente e explicar lhe! ou entao o teu marido! se lhe disseres o que me disseste agora, ela vai entender;)

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Dream_mum escreveu:
MVH escreveu:
Ah,

E outra coisa que me preocupa. O meu sogro faz anos esta sexta-feira.

Sugeri ao meu marido que convidasse os pais para fazer a festa cá em casa, para estarmos todos juntos. Isto porque não quero sair à noite com a minha filha. Desde que teve a bronquiolite que tenho estado a resguardá-la mais.

O meu marido não achou muita piada à sugestão e respondeu-me que os pais não vão querer sair de casa deles.

Ora bolas! Eu compreendo que não queiram sair do seu conforto, mas tem de ser a minha filha a sair do conforto dela, ainda por cima de noite?

O meu marido já está preocupado com o que a mãe vai dizer. E eu já começo a pensar que vamos ter conflitos, mas estou consciente que tenho de colocar os interesses da minha filha em primeiro lugar. (Já basta no dia de Natal termos "obrigado" a nossa filha a estar em contacto com uma prima que estava constipada porque receávamos melindrar toda a família se nos viessemos embora naquele dia de festa. O resultado foi que a nossa filha se constipou e desenvolveu uma bronquiolite).

Bem, gostava mesmo de ouvir a opinião de especialistas.

Kerida qt ao aniversário do teu sogro...sou da opinião de k ele é k deve escolher onde ker fazer a festinha!
Até pk é o aniversário do teu sogro e não o teu, o do teu marido e da tua filha!!!
Se o problema é o facto de teres receio k a tua princesa tenha uma recaída, então podes sempre optar por pedir às pessoas k estão presentes, k n peguem/beijem na menina! Penso k compreenderão k ela teve internada há pouco tempo e k n convém k adoeça novamente!
Podes sempre perguntar se eles se importam de k seja um almoço, em vez de jantar, visto k à noite o tempo arrefece mto mais, e assim a tua menina n sofre tanto c as alterações bruscas de temperatura.
Tenta ver c os teus sogros e marido, as melhores opções p o aniversário do teu sogro!
Bjinhos

Tens razão quanto à escolha do local onde o meu sogro vai fazer a festa, porque o aniversariante é ele. Apenas sugeri que fosse cá em casa para estarmos todos juntos. Mas se não puder ser, vai o filho e nós ficamos cá. Também pensei no almoço no dia seguinte, mas acho que a casa dos meus sogros mais desconfortável que a nossa (é muito húmida e mesmo com aquecimento por todo o lado, sentimo-nos menos confortáveis).

O meu marido ainda não falou com a mãe, não sabemos o que ela vai dizer, mas já estamos a adivinhar frases menos boas...

tyrrel -
Offline
Desde 31 Ago 2011

Olá MVH,

Pois olha, o meu menino ( 9,5 meses) está durante a semana ao cuidado da minha sogra, e por várias vezes me arrependi de não o ter colocado no infantário.
Claro que o trata muitissimo bem, mas tudo quanto eu diga, faz questão de me contrariar...
Do tipo, eu digo que só vou calçar sapatos ao menino quando ele andar e ela por sua vez está sempre a dizer que o menino precisa de uns sapatinhos porque parece mal andar a passear no carrinho de meias... enfim, a sra. vive mais de aparências do que outras coisas...Quando foi para lá ( aos 5 meses) pedi-lhe 3 coisas:
1.º não o adormecer ao colo ( porque eu após muitas lágrimas de ambos já o tinha desabituado)
2.º não lhe dar alimento nenhum a não ser o que eu mando ( pk eu mando a sopa feita e a fruta para cada dia), claro que tinha que lhe dar a provar coisas antes de mim, e só vim a saber pk se descaiu...
3.º não andar sempre com ele ao colo, até pk ele já estava habituado a brincar sózinho... claro que quando eu chego a meio da tarde anda sempre ao colo e depois em casa não me permite fazer nada , pk só quer colo...

Enfim, como podes ver os teus problemas.... são comuns a concerteza muitas de nós...

Para terminar, o meu marido toma sempre partido da mãe e nunca fica do meu lado... e muitas discussões temos tido graças ás queixinhas dela....

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Bom, não li os outros testemunhos, em relação a mim, começando pelos meus pais, nunca houve chatices, cada um está na sua casa, cada um trata das suas coisas e cada um ajuda o outro qd a ajuda é pedida.
Nunca houve problemas nem em pedir ajuda qd necessário nem em dar. Em relação aos meus sogros foi diferente, talvez por o meu marido ter casado aos 36 anos e ela ter sido sp a mulher que trata dele até mt tarde, embora ele nunca quisesse essa ajuda, já era um homem, enfim.
Nós, em namorados, cada um tinha a sua casa, pusemos as casas à venda e a que se vendesse primeiro o outro iria viver para lá em comunhão geral de bens(melhor que fazer novas escrituras).
Qd me mudei para lá ela queria ir para lá limpar a casa Choque! se tinha uma toalha minha na mesa ela perguntava-lhe onde estava a toalha que ela lhe tinha dado... apontava cada coisinha que estava mal lá em casa... fiquei mt aborrecida com a atitude dela... como não fui habituada assim, custou-me ter de estar sp a dizer que não era preciso, mas mm assim um dia ela pegou e foi à corda apanhou-me a roupa (cuecas e td) e eu fiquei um pc chocada c esse abuso, pq eu qd vou a casa dela não me vou pendurar na corda a apanhar-lhe as cuecas (a não ser que ela me pedisse ou a conhecesse há tempo suficiente para essas confianças), mas enfim, entendo que a intenção fosse boa mas q cai mal cai.
Queria cuidar ela da neta, e a família dela ficou toda aborrecida cmg pq eu saí do trabalho e estou eu com a minha filha em casa (na família deles as noras vão todas trabalhar e elas é que tratam dos netos, onde constantemente se auto-elogiam em relação às noras, dizem mesmo coisas assim: ah, a mãe disse isto mas a bebé prefere a avó e a mãe fica com ciúmes, e dps fartam-se de rir todas gloriosas, uma das irmãs teve a lata de me dizer um dia assim: vê la se tens filhos que a minha irmã precisa de se ocupar, onde as noras são apenas as mães dos netos, ou como eu costumo dizer, parideiras de netos para elas.)
Por isso decidi que a minha filha ficava cmg, saí do trab.
De inicio tb queriam a torto e a direito mandar, mandavam bitaites sobre tudo, enfim... uma grande dose de paciência. Posso dizer que as intrigas das irmãs foram tantas, que eu cheguei ao ponto de dizer que não ia mais a casa deles, ia só o meu marido e a bebé. Foi aí que devem ter caído neles. O meu marido tb falou c eles. Resultado, passaram a ser respeitadores, perguntam antes de decidirem as coisas, agora digo mesmo, estão 5*, somos todos amigos, todos ajudamos a menina no seu crescimento, todos os 5 avós (4avós e 1 bisavó) empenhados no melhor para ela sem "estragar" o ambiente cá da casa.
Tudo para dizer que sim, foi mt difícil, eles não aceitavam as minhas regras de início mas agora aceitam plenamente, vêem a menina bem criadinha, inteligente, amada e feliz e todos estamos felizes uns c os outros. Ao Sábado vamos almoçar à minha mãe, ao Domingo à mãe dele, o meu pai vem a minha casa durante a semana, tudo bem combinadinho, tudo mt respeitoso.
Custou mas acabaram por entender que têm de respeitar os pais e que os pais não são uns idiotas, ela dizia que já tinha criado 2 e que sabia, pois, mas ela criou os dela como de direito, não foi a sogra dela que lhos criou, além de que a educação à 40 anos atrás não tem absolutamente nada a ver... só como ex, ela ia trab e eles ficavam sozinhos todo o dia com 9 anos, inclusive a cozinhar ao fogão e iam p escola sozinhos. Dantes era aceitável (imagino q fosse, p mim nunca seria) agora era inadmissível.
Conclusão: Sim, chatices muitas, mas c sinceridade e paciência tudo se resolveu a bem e agora temos uma relação óptima, não podia ser melhor, somos amigos de coração e desejamos o bem uns aos outros.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

Patricia Sofia ... -
Offline
Desde 08 Jan 2012

Lá está, devias perguntar isso diretamente aos teus sogros.
A minha sobrinha nasceu faz hoje 1 mês. E a minha mãe é tal e qual. Deve ser das mentalidade antiquadas. Eles faziam assim e não compreendem que as coisas evoluem. "a menina tem as mãos frias, está cheia de frio"; "dormir é para o lado, nao é de barriga para cima". Portanto, o que é bem feito é o que faziam...
Concordo com o que uma mamã diz: os avós não deixam de ser pais para serem avós. Eles já tiveram a vez deles, agora é a nossa! Eu compreendo que sejas assim, porque acho que também vou ser uma mãe leoa (já sou uma tia leoa!) X)

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

MVH escreveu:
Dream_mum escreveu:
MVH escreveu:
Ah,

E outra coisa que me preocupa. O meu sogro faz anos esta sexta-feira.

Sugeri ao meu marido que convidasse os pais para fazer a festa cá em casa, para estarmos todos juntos. Isto porque não quero sair à noite com a minha filha. Desde que teve a bronquiolite que tenho estado a resguardá-la mais.

O meu marido não achou muita piada à sugestão e respondeu-me que os pais não vão querer sair de casa deles.

Ora bolas! Eu compreendo que não queiram sair do seu conforto, mas tem de ser a minha filha a sair do conforto dela, ainda por cima de noite?

O meu marido já está preocupado com o que a mãe vai dizer. E eu já começo a pensar que vamos ter conflitos, mas estou consciente que tenho de colocar os interesses da minha filha em primeiro lugar. (Já basta no dia de Natal termos "obrigado" a nossa filha a estar em contacto com uma prima que estava constipada porque receávamos melindrar toda a família se nos viessemos embora naquele dia de festa. O resultado foi que a nossa filha se constipou e desenvolveu uma bronquiolite).

Bem, gostava mesmo de ouvir a opinião de especialistas.

Kerida qt ao aniversário do teu sogro...sou da opinião de k ele é k deve escolher onde ker fazer a festinha!
Até pk é o aniversário do teu sogro e não o teu, o do teu marido e da tua filha!!!
Se o problema é o facto de teres receio k a tua princesa tenha uma recaída, então podes sempre optar por pedir às pessoas k estão presentes, k n peguem/beijem na menina! Penso k compreenderão k ela teve internada há pouco tempo e k n convém k adoeça novamente!
Podes sempre perguntar se eles se importam de k seja um almoço, em vez de jantar, visto k à noite o tempo arrefece mto mais, e assim a tua menina n sofre tanto c as alterações bruscas de temperatura.
Tenta ver c os teus sogros e marido, as melhores opções p o aniversário do teu sogro!
Bjinhos

Tens razão quanto à escolha do local onde o meu sogro vai fazer a festa, porque o aniversariante é ele. Apenas sugeri que fosse cá em casa para estarmos todos juntos. Mas se não puder ser, vai o filho e nós ficamos cá. Também pensei no almoço no dia seguinte, mas acho que a casa dos meus sogros mais desconfortável que a nossa (é muito húmida e mesmo com aquecimento por todo o lado, sentimo-nos menos confortáveis).

O meu marido ainda não falou com a mãe, não sabemos o que ela vai dizer, mas já estamos a adivinhar frases menos boas...

acredito kerida, k possam vir comentário menos agradáveis... É complicado qd as pessoas kerem impor-se e n respeitam as opiniões alheias... Pelo k percebi, a tua sogra, sempre mandou na casa dela e nunca ninuem ousou contrariá-la (nem marido, nem filho), e o k acontece é k ela agora tá a perceber k está a perder o protagonismo, visto tu já seres mãe e tb tu kereses fazer o teu papel!!!!
C tudo isto, kero-te dizer k compreendo perfeitamente o k sentes...pois tb eu senti e sinto tudo isso na pele... Apenas posso-te dizer..tenta conversar c o teu marido (esclarece-o dos teus pontos de vista e dos teus desagrados... diz-lhe k keres ter uma conversa c a mae dele, p esclarecer as coisas) e depois marca uma conversa c a tua sogra...e tenta perceber os pontos de vista dela...e mostra-lhe os teus pontos de vista tb!!!
pode ser k se conversarem, consigam alguma tranquilidade....
Eu posso-te dizer k tentei isso imensas vezes...e nem assim consegui paz c a minha sogra, cunhada e irmã da minha sogra! Mas n deixo de dar o beneficio da dúvida e dou-lhes oportunidade de virem cá a casa.... tenho pena k akelas cabeças ocas n entendam as coisas e prefiram afastar-se!!!!
Enfim...desejo-te boa sorte...
Bjinhos

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Quando a minha filha nasceu quase que hibernei com ela em casa... acredita que tive muitas razões para isso... não deixava ninguém pegar sem lavar as mãos, respirar para cima dela deva-me cabo dos nervos... enfim um filme que já devem estar a imaginar! Fase "mãe leoa" depois da cria ter tido problemas. A questão é que por vezes não pensamos que um dia vamos ser avós também!!! A atitude delas pode não ser a melhor mas é a melhor que sabem!
Não devemos recusar nem afastar e sim conversar sempre! E há que ter muito cuidado porque é fácil ferir os sentimentos. Ela tb foi mãe Piscar o olho
Força aí! Sei que com uma boa conversa tudo se arranja!
Quando eu era pequena era os meus pais que íam visitar os meus avós e não o contrário Piscar o olho pensa nisto!
Beijocas***

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Bisqui escreveu:
Quando a minha filha nasceu quase que hibernei com ela em casa... acredita que tive muitas razões para isso... não deixava ninguém pegar sem lavar as mãos, respirar para cima dela deva-me cabo dos nervos... enfim um filme que já devem estar a imaginar! Fase "mãe leoa" depois da cria ter tido problemas. A questão é que por vezes não pensamos que um dia vamos ser avós também!!! A atitude delas pode não ser a melhor mas é a melhor que sabem!
Não devemos recusar nem afastar e sim conversar sempre! E há que ter muito cuidado porque é fácil ferir os sentimentos. Ela tb foi mãe Piscar o olho
Força aí! Sei que com uma boa conversa tudo se arranja!
Quando eu era pequena era os meus pais que íam visitar os meus avós e não o contrário Piscar o olho pensa nisto!
Beijocas***

A minha filha também já foi visitar os avós, de ambos os lados, o bisavô, os primos e amigos. Não hibernámos por completo. Mas no início deste mês ela esteve 5 dias internada no hospital para curar uma bronquiolite. Desde aí que tenho sentido mais necessidade de a resguardar. Só tenho saído com ela para consultas e vacinas. Estou "presa" em casa por não querer sequer ir dar um passeio com ela (o tempo não tem ajudado). Sinto-me contente por não ter se constipado outra vez e não quero mesmo nada arriscar.

Penso, na minha cabeça dura, que esta vontade de a proteger é completamente compreensível e que se os avós se preocupam tanto com ela não irão opor-se a que ela não vá lá a casa no dia de anos do avô. Afinal de contas, eles criticaram-nos tanto por a termos deixado constipar desta vez (a minha sogra foi para o hospital e quis discutir comigo).

MVH -
Offline
Desde 13 Abr 2012

Várias mamãs sugeriram o diálogo com a sogra. É o que eu mais anseio! Gosto muito de poder desabafar com outras pessoas, mas sei que não poderão resolver os meus problemas.

Só que... nas costas dos outros vemos as nossas... A minha sogra por vezes comenta as suas mágoas em relação às atitudes da irmã, dos sobrinhos, das vizinhas, ... Procuro também fazê-la ver o outro ponto de vista e que talvez as pessoas não tenham agido com a intenção que ela diz. Não adianta! A sua opinião é que prevalece e só ela está certa, para além de se vitimizar um pouco.

Portanto, eu receio bem que quando começar a falar e pedir-lhe para compreender e respeitar o meu espaço, ela não vá compreender e que isso sirva para criar mais conflitos. Mas a verdade é que assim também não consigo sentir-me bem, a guardar tudo.

Falar com o marido também não é solução. Já tivemos N discussões e ele diz-me que isto é um problema meu, que não sente nada que a mãe se está a intrometer no nosso espaço. A verdade é que parece que eles adoram discutir de cada vez que a mãe critica as nossas decisões em relação à nossa filha.