Escolher não amamentar | De Mãe para Mãe

Escolher não amamentar

Responda
70 mensagens
mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Alguém que tenha escolhido não amamentar?
Na maternidade tentam obrigar?
Como é que secaram o leite? Com comprimidos?

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá
O que me explicaram foi se não quer amamentar tem logo que dizer que não quer .. se não eles vão insistir na amamentação..
Já falou com o seu médico?ele pode explicar melhor
Tudo de bom

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Ana Ruca -
Offline
Desde 28 Ago 2017

Ninguém obriga,só que os benefícios são tantos que os profissionais saúde tentam que o façamos nem que seja nos primeiros dias..mas a opção é sempre da mãe

Catarina Sousa ... -
Offline
Desde 28 Abr 2017

Olá mamã, mas porque nao querer amamentar? Tem medo de alguma coisa, sempre ouvi dizer que é tão bonito e bom. Mas cada pessoa tem direito a sua escolha e sem ser julgado fale com a sua médica ela deve saber melhor que ninguém o que fazer. Boa sorte e uma hora pequenina

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

O leite seca se com comprimidos, sim, mas se a mama não for estimulada também seca naturalmente. Deves tomar a opção com que te sintas melhor. Boa sorte

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá,
Assim que a minha filha nasceu passado pouco tempo deram-me um bico de silicone e meteram-na na mama. Depois no internamento, os enfermeiros iam aos quartos perguntar se tinha mamado e a que horas tinha sido a última mamada, se tivesse passado por exemplo 3h e mesmo que a bebé estivesse a dormir era para acordar, eram super rigorosos com a amamentação, de manhã tipo 7h estava eu e a bebé a dormir que nem umas santas e lá estavam eles a perguntar Sorriso eu ainda amamento a minha filha em exclusivo e livre demanda, não só pelos benefícios mas porque acho mais cómodo e fácil para mim, não me imagino a esterilizar e preparar biberões durante a noite quando tenho a maminha mesmo a jeito e sem sair da cama, assim que ela dá sinais de fome sento-me na cama, tiro-a do berço e já está, mas respeito as opções das outras pessoas.

AnaSFerreira -
Offline
Desde 01 Ago 2017

A escolha é tua. Ninguém te vai obrigar a nada. Estive uma gravidez em que fui me preparando para amamentar e quando a minha minha filha nasceu, nem colostro tinha. O teu bebé vai ser alimentado, seja a LM ou LA vai correr tudo bem. É muito bonito para quem corre tudo bem com a amamentação mas nem sempre resulta com todas as mães. O LM é melhor? Óbvio, mas o LA existe por algum motivo. Beijinhos e felicidades

Carina_mamãdoV -
Offline
Desde 31 Out 2017

Quando dei entrada no hospital para o parto ao me perguntarem os dados para preencher a ficha questionaram me se eu pretendia ou não amamentar. Eu disse que sim mas tendo em conta a pergunta creio que eles estão preparados para quem dizer que não e darão algum comprimido para secar o leite.

sonia R B -
Offline
Desde 06 Out 2017

Eu senti que a minha filha tinha o direito de mamar o melhor leite para ela mamou LM em exclusivo até aos seis meses e meio acho que devia ao menos tentar amamentar é difícil no início estar sempre a corrigir a pega mas vale a pena.
Para mim a parte mais difícil da amamentação foi aos seis sete meses porque a bebé mordia me ora nessa altura podia perfeitamente deixar de lhe dar a mama mas fui lhe dizendo que não se morde e ela com o tempo compreendeu e hoje ainda amamento e pretendo continuar até aos dois anos.
A decisão é sua se não quer não quer ninguém a vai obrigar.

Ana Svensson -
Online
Desde 23 Abr 2017

Eu sequei o leite com comprimidos. Depois da minha muito curta, mas péssima, experiência a amamentar a mais velha, confesso que com os outros nem quis tentar. É tudo muito bonito quando é... para mim foi horrível.
A decisão é sua, ninguém a pode obrigar a nada. Eu senti muita pressão, na maternidade, para amamentar a mais velha. Com os outros, em que a decisão já estava tomada desde o início da gravidez, foi tudo muito pacífico. Só me perguntaram se tinha mesmo a certeza que não queria tentar e não voltaram a tocar no assunto.

lilifaria -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Eu não consegui dar de mamar ás gémeas e sequei com comprimido.

MartaSofia83 -
Offline
Desde 11 Set 2017

Porquê que não quer dar de mamar? Se não tem nenhum problema de saúde que impeça devia pelo menos tentar. O LM é o melhor alimento que podemos dar aos nossos bebés enquanto são pequeninos e está provado que os bebés alimentados a LM nos primeiros meses ficam menos vezes doentes e têm menos alergias.

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

A mim perguntaram nas aulas de preparação se queria amamentar. E assim que a tive, o enfermeiro também perguntou. Não a obrigam a nada. Mas vá-se preparando para alguns olhares reprovadores.
Mas nem sempre é difícil. Eu nunca tive grandes expectativas. Se fosse, era, se não fosse, havia de ser alimentada de outra forma. Mas correu bem e muito naturalmente. Deixei aos 8,5 meses porque era difícil conciliar com o trabalho. Além disso, também não me via a amamentar numa criança já muito grande. Era incapaz de o fazer até aos 2 anos.
Boa sorte!

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Obrigada mamãs Beijinho
Não vim aqui perguntar se devo ou não amamentar.
Em princípio não o farei porque não quero. Ninguém tem nada que ver com os meus motivos.
Ainda bem que é um processo simples Sorriso
As mamãs que não amamentaram sentiram olhares reprovadores e críticas?
Parece que ninguém entende esta opção Triste
Até engravidar não fazia ideia que havia tantas fundamentalistas da amamentação.
Sentiram mesmo diferenças na saúde dos vossos bebés comparando com outros filhos, sobrinhos ou filhos de amigos amamentados?
Não quero prejudicar a bebé mas não me vejo a dar de mamar Preocupado

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

mylittleprincess escreveu:
Obrigada mamãs
Não vim aqui perguntar se devo ou não amamentar.
Em princípio não o farei porque não quero. Ninguém tem nada que ver com os meus motivos.
Ainda bem que é um processo simples
As mamãs que não amamentaram sentiram olhares reprovadores e críticas?
Parece que ninguém entende esta opção
Até engravidar não fazia ideia que havia tantas fundamentalistas da amamentação.
Sentiram mesmo diferenças na saúde dos vossos bebés comparando com outros filhos, sobrinhos ou filhos de amigos amamentados?
Não quero prejudicar a bebé mas não me vejo a dar de mamar

Eu amamentei ambos os meus filhos, mas o mais velho bebia tanto suplemento que duvido que mamasse grande coisa. O mais novo nunca bebeu leite artificial e é uma criança infinitamente mais frágil do que o irmão - já vai nas 8 tomas de antibiótico (com 18 meses), ao passo que o mais velho (com 5 anos e meio) tomou apenas uma vez.

Dos meus 2 filhos e 3 sobrinhos, 2 beberam exclusivamente leite artificial, 2 exclusivamente leite materno e um misto. Os mais robustos são, de longe, o meu filho mais velho (misto) e um dos meus sobrinhos que bebeu só leite artificial. O meu mais novo, como já disse, que nunca provou um biberão na vida, é uma autêntica flor de estufa. O meu marido diz, aliás, que já ficou mais tempo com ele em casa, de baixa, do que com os outros 2 filhos que tem (o meu filho mais velho e um enteado com 17 anos que só bebeu leite artificial).

Eu não discuto os resultados dos estudos que indicam as vantagens do leite materno, só que os estudos fazem-se em populações alargadas e o estado de saúde de cada pessoa em concreto depende de tantas variáveis (incluindo a sorte) que é simplesmente falso tentar encontrar correspondências diretas entre o tipo de alimentação em bebé e o estado de saúde de uma criança. Eles serão saudáveis se tiverem de ser e não vale a pena dramatizar se porventura não pudermos/conseguirmos oferecer a solução teoricamente ideal (que pode ser péssima no nosso caso concreto).

O mundo está cheio de fundamentalistas da amamentação, sim, incluindo as que fazem juízos de valor e oferecem "ajuda" sem ninguém lhes ter pedido, numa óbvia tentativa de semear dúvidas e alimentar sentimentos de culpa. Ainda bem que estás consciente disso, já é mais de meio caminho andado para as(os) mandares passear e seres o tipo de mãe que queres ser e não o que os outros acham que devia vir no catálogo. Boa sorte

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Concordo. Em quem me rodeia não vejo grandes diferenças nas crianças. Entre as minhas 4 sobrinhas e a minha filha, 3 mamaram pouco tempo, a minha filha e uma delas foram até aos 8,5 e 9. De facto, essa foi a que teve menos doenças. Mas a minha filha é a que tem tido mais!
Eu só mamei um mês e fui hiper saudável.
Acredito que o leite materno seja o melhor, mas vai muito da própria criança.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Sim, de facto existe as fundamentalistas da amamentação e as egoístas que não dão aos filhos o melhor leite só porque não se vêem a dar de mamar. Com essa atitude acho sinceramente que está a tomar a decisão certa, amamentar não é facil.
Felicidades!

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Se já decidiu não amamentar não tem de se preocupar com olhares reprovadores ou criticas. É uma decisão sua e tem de ser respeitada. E na maternidade, se forem bons profissionais, irão tratá-la de igual forma.
Eu nunca escolhi não amamentar, mas o meu objectivo foi amamentar em exclusivo apenas os 3 primeiros meses. No primeiro filho consegui e neste último não. O que lhe posso dizer é que o melhor que podemos dar aos nossos filhos é o nosso bem estar emocional, e se não se sente preparada para amamentar não o faça. Mas não se preocupe com críticas.
Boa sorte e uma hora pequenina

Ana Svensson -
Online
Desde 23 Abr 2017

Concordo com a Kelly. Eu não amamentei nenhum dos meus filhos e, em 6 anos como mãe, só dei uma vez antibiótico (à minha filha mais velha) e conto pelos dedos de uma mão as vezes que algum deles esteve doente (o Tomás nunca esteve). Eu própria, que também não fui amamentada, é raríssimo ficar doente. Curiosamente, entre os meus sobrinhos, a filha mais nova da minha cunhada (fundamentalista da amamentação), que mamou até tardíssimo (3/4 anos), anda sempre doente (otites e amigdalites umas atrás das outras) e é alérgica a imensas coisas.
Não quero com isto desvalorizar as vantagens da amamentação (que existem) ou insinuar que o LA é melhor que o LM, mas há tantos factores (genéticos, ambientais, sorte…) que interferem na saúde dos nossos filhos que é errado afirmar, de forma genérica, que um bebé amamentado é mais saudável do que um que apenas beba LA.
Quanto ao resto, embora tenha noção que isso acontece (pelo que já tenho lido por aqui), no dia-a-dia, nunca senti grandes críticas ou olhares reprovadores. Noto na minha cunhada algum sentimento de superioridade disfarçado de conselhos bem intencionados quando, por algum motivo, se fala nesse assunto. Fora isso e os dias que passei na maternidade quando nasceu a mais velha, nunca senti qualquer pressão para amamentar, mas também não é propriamente um assunto que eu ande para aí a discutir, até porque sempre estive muito bem resolvida com a minha decisão.
Acho que deve fazer aquilo com que se sente melhor e ignorar comentários inconvenientes de quem não tem nada a ver com a sua vida. Não querer amamentar não faz de si pior mãe, nem faz de si egoísta. Não deixe que lhe digam o contrário.

MartaSofia83 -
Offline
Desde 11 Set 2017

Para contrariar um bocadinho o que outras mamãs disseram, o meu bebecas ainda mama e só esteve duas vezes doentinho e o bebé de uma amiga minha que tem só mais duas semanas que o meu e não mamou porque ela não queria ficar com as mamas descaídas tem apanhado muitas viroses. Como disse a fmmartins é egoísta sim não dar de mamar só porque não se imagina a dar de mamar. Devia pelo menos tentar pela sua bebé e se não conseguisse passava a LA com a consciência tranquila. Não se imagina a dar de mamar porquê? Tem medo que doa ou é por questões estéticas?

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

MartaSofia83 escreveu:
Para contrariar um bocadinho o que outras mamãs disseram, o meu bebecas ainda mama e só esteve duas vezes doentinho e o bebé de uma amiga minha que tem só mais duas semanas que o meu e não mamou porque ela não queria ficar com as mamas descaídas tem apanhado muitas viroses. Como disse a fmmartins é egoísta sim não dar de mamar só porque não se imagina a dar de mamar. Devia pelo menos tentar pela sua bebé e se não conseguisse passava a LA com a consciência tranquila. Não se imagina a dar de mamar porquê? Tem medo que doa ou é por questões estéticas?

Não vale a pena tentar levantar polémica por um assunto que não nos diz qualquer respeito. Ninguém tem nada a ver com isso, é uma decisão que apenas diz respeito à littleprincess, independentemente do motivo.
Em relação ao mais doente/saudável seria mais uma das eternos debates sem fim.

lilifaria -
Offline
Desde 28 Jan 2018

Eu só dei de mamar ao mais novo e não noto diferenças de saúde por causa do leitinho. Uma das minhas gémeas quase não fica doente a outra é muito mais dada a viroses e o pequenito anda no meio das duas logo não foi o leite que fez a diferença. Já é deles assim!
Não ligues a estes comentários mais maldosos mas prepara te para ouvires alguns!

Ana Ruca -
Offline
Desde 28 Ago 2017

O leite materno possui os anticorpos da mãe,não há leite adaptado que substitua isso..são benefícios para a vida e não só a curto prazo..eu tentaria nem que fosse o primeiro mês,se houver possibilidade óbvio

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

O sistema imunitário de cada um é único, portanto não é válido comparar o sitema imunitário de um irmão amamentado com o outro de um irmão não amamentado, a não ser que sejam gémeos! Quando os estudos indicam que o LM fortalece o sistema imunitário, não quer dizer que as crianças amamentadas são mais saudáveis do que as outras, quer dizer que o seu sistema imunitário é mais saudável/forte do que seria com LA. Um bebé amamentado que fica doente muitas vezes, possivelmente ficaria doente muito mais se fosse alimentado com LA. Um bebé com alergias que só consome LM, teria mais alergias ou mais graves se não fosse o LM. É neste sentido. O meu filho foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses e continuou a mamar (muito!) até aos 2 anos e 8 meses (não bebia outro leite). É hiper saudável, sempre foi, a primeira vez que ficou doente tinha 16 meses e foi só uma febre de 38 durante um ou dois dias. Nunca ficou arrasado com nada! Há uns meses tivemos 2 vírus seguidos que vieram parar aqui em casa e nos deixaram a todas de rastos...menos a ele! Ironicamente foi ele que trouxe esses vírus da creche. A minha filha também amamentada em exclusivo...já esteve doente n vezes. Agora está muito melhor, até aos 3 meses vocês não têm noção da quantidade de vezes que fui para as urgências com ela, muitas dessas vezes por precaução porque ela era muito pequena mas mesmo assim, que filme, até internada já esteve às 5 semanas. O que eu penso é que se não fosse amamentada ainda ficaria doente mais vezes (desde os 3 meses não voltou a ficar doente, só uma ligeira febre há uns dias mas já passou).
De qualquer forma, ninguém tem o direito de julgar ninguém, vocês não fazem ideia porque é que a mãe do tópico não se vê a amamentar, pode haver milhares de motivos e vocês não têm nada a ver com isso. O bebé tem o direito de ser alimentado, e de certeza que será. O resto é escolha da mãe, se vocês não gostam façam diferente com os vossos e parem de julgar os outros à velocidade da luz.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá
Pois ..eu amamento a minha não exclusivo .. mas digo foi muito difícil o início para mim mesmo a minha filha passava horas agarrada á mama às vezes 4 horas .. tudo melhorou quando inseri o L.A ..
Apartir daí a minha vida melhorou ..e tem andado assim..continuo a dar mama e tenho leite mas dou L.A .. a minha filha só teve uma vez febre e foi por causa das vacinas.. quando corre bem corre
. Acho que a pessoa tem todo o direito em escolher.. eu sempre disse que ia dar maminha mas quando a minha filha nasceu o cenário foi outro!

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

micaela lourenco -
Offline
Desde 31 Dez 2015

Olá
Pois ..eu amamento a minha não exclusivo .. mas digo foi muito difícil o início para mim mesmo a minha filha passava horas agarrada á mama às vezes 4 horas .. tudo melhorou quando inseri o L.A ..
Apartir daí a minha vida melhorou ..e tem andado assim..continuo a dar mama e tenho leite mas dou L.A .. a minha filha só teve uma vez febre e foi por causa das vacinas.. quando corre bem corre
. Acho que a pessoa tem todo o direito em escolher.. eu sempre disse que ia dar maminha mas quando a minha filha nasceu o cenário foi outro!

1°iiu 8/3/2017
20/3/2017 POSITIVO
1º eco+consulta 13 Abril
próxima eco 19/8/2017

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Videl86 escreveu:
O sistema imunitário de cada um é único, portanto não é válido comparar o sitema imunitário de um irmão amamentado com o outro de um irmão não amamentado, a não ser que sejam gémeos! Quando os estudos indicam que o LM fortalece o sistema imunitário, não quer dizer que as crianças amamentadas são mais saudáveis do que as outras, quer dizer que o seu sistema imunitário é mais saudável/forte do que seria com LA. Um bebé amamentado que fica doente muitas vezes, possivelmente ficaria doente muito mais se fosse alimentado com LA. Um bebé com alergias que só consome LM, teria mais alergias ou mais graves se não fosse o LM. É neste sentido. O meu filho foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses e continuou a mamar (muito!) até aos 2 anos e 8 meses (não bebia outro leite). É hiper saudável, sempre foi, a primeira vez que ficou doente tinha 16 meses e foi só uma febre de 38 durante um ou dois dias. Nunca ficou arrasado com nada! Há uns meses tivemos 2 vírus seguidos que vieram parar aqui em casa e nos deixaram a todas de rastos...menos a ele! Ironicamente foi ele que trouxe esses vírus da creche. A minha filha também amamentada em exclusivo...já esteve doente n vezes. Agora está muito melhor, até aos 3 meses vocês não têm noção da quantidade de vezes que fui para as urgências com ela, muitas dessas vezes por precaução porque ela era muito pequena mas mesmo assim, que filme, até internada já esteve às 5 semanas. O que eu penso é que se não fosse amamentada ainda ficaria doente mais vezes (desde os 3 meses não voltou a ficar doente, só uma ligeira febre há uns dias mas já passou).
De qualquer forma, ninguém tem o direito de julgar ninguém, vocês não fazem ideia porque é que a mãe do tópico não se vê a amamentar, pode haver milhares de motivos e vocês não têm nada a ver com isso. O bebé tem o direito de ser alimentado, e de certeza que será. O resto é escolha da mãe, se vocês não gostam façam diferente com os vossos e parem de julgar os outros à velocidade da luz.

Concordo plenamente Sorriso

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Os meus filhos foram amamentados em exclusivo até aos 5 meses e 20 dias e, até aos 6 meses e 7 dias e, em regime de complementaridade (deixaram por eles) aos 23 e 25 meses respectivamente. A minha filha tinha um sopro cardíaco congénito (já de nascimento) e, só me tomou antibiótico com 3 anos e quase 5 meses. O meu filho não tem outras patologias e tomou o primeiro antibiótico com meses mas, acredito que tenha sido por a irmã ter trazido os vírus da creche. No entanto, estar a lm ou la não quer dizer que as crianças sejam mais ou menos saudáveis - isso depende das crianças também.
No caso da minha mais velha, a própria cardiologista disse que achava que o lm e ela ser uma menina grande contribuía para a saúde dela. Mas, mais uma vez, depende das crianças. Ambos os meus filhos são saudáveis e, se o lm tiver contribuído tanto melhor.
Mas, todos temos direito às nossas opções.

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
A minha colega de quarto, ambas segundo filhote, via-se claramente que não pretendia amamentar. As enfermeiras diziam-lhe para colocar o bebé na mama mas ela não forçava muito. Lá vinha com a conversa que o bebé não mamava (e bla bla bla) e pedia LA. As enfermeira respeitavam a mãe e traziam o LA. Na alta pediu a referência do leite para continuar a dar ao bebé. Nunca vi que fosse mal tratada por evitar amamentar (era o que faltava!!).
Já eu penava com as "dores tortas" (contrações do útero que doiam bem) e temia que o bebé não estivesse a mamar bem. Pedia ajuda às enfermeiras, davam-me benuron e ajudavam na pega (era mto preguiçoso). Chegaram a medir a glicémia ao bebé para confirmar que bebia o colostro.
Penei com as dores tortas mas saí da maternidade com o útero contraído (sem barriga), ao fim de uns dias estava "normal", o meu bebé fazia imensos cocós (nem se queixou com cólicas), eu perdi imenso peso e só tive o regresso da menstruação 11 meses depois do parto (sem tomar nada). Já estive dias longe do bebé e mantive a amamentação com leite congelado. O bebé fez reação qdo introduzi a papa látea (nem quero imaginar caso fosse LA).
Parte má: tive uma mastite mazita, tenho de levar a bomba caso não possa amamentar (+1dia).
Quanto às doenças... o LM é bom mas não é milagreiro, basta entrar para a creche para testar a imunidade do bebé.
Ah... o início da amamentação, para mim, foi bastante duplamente complicado (eles são preguiçosos), mas é com orgulho que digo que ultrapassei tudo e todos. Sorriso
Quanto ao não querer amamentar... é um não assunto. Ninguém tem nada a ver com isso. Desde que seja feliz com essa decisão, tudo bem.

jkel -
Offline
Desde 29 Abr 2012

Na minha opinião, qualquer que seja a decisão tomada em relação à amamentação, é obrigatório que seja respeitada, quer pelos profissionais quer pelas pessoas que a rodeiam.
No entanto, e falando sobretudo das pessoas que a rodeiam, é melhor preparar-se e saber exigir esse respeito, porque infelizmente há muitas pessoas que perdem a noção no que toca às decisões da mãe.
Eu sou a favor da amamentação, reconheço os seus benefícios, mas felizmente tenho discernimento suficiente para não me deixar levar por fundamentalismos.
A amamentação da minha filha mais velha foi até aos 5 meses, mas admito que foi um processo muito penoso. Nunca senti que a amamentação fosse um momento bonito, porque passei por dores horríveis, sangramentos e mastites. Por outro lado, havia sempre quem me pressionasse a continuar mesmo sabendo o quanto estava a sofrer. Aguentei até ao momento que achei que o devia fazer. A partir daí parei e de consciencia tranquila.
Para esta filha que vem a caminho, farei o mesmo. Tentarei amamentar enquanto achar que é possível, e sobretudo enquanto me sentir capaz. Se vai ser muito tempo, pouco tempo ou tempo nenhum, logo se verá Sorriso
Ao contrário do que algumas extremistas dizem, não serei menos mãe por isso!

mylittleprincess -
Offline
Desde 03 Abr 2018

Obrigada mamãs!
Fico mais descansado por ver tantos casos em que os bebés não foram amamentados e são muito saudáveis Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?