Escola e ATL | De Mãe para Mãe

Escola e ATL

Responda
8 mensagens
MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Boa noite a todas.

Precisava de uma opinião. A minha filha desde dos 5 meses que frequenta uma IPSS (porque na altura não havia outra hipótese...).
Ao início foi um pouco complicado porque em termos financeiros, é um bocadinho puxado. No entanto, é uma escola que nunca me falhou em nada e além disso, garante-me um horário que a escola pública não garante (eu preciso sempre de deixar a minha filha na escola no máximo às 7h30 e só consigo ir buscá la por volta das 18h...).
Agora, uma vez que ela já tem 3 anos chegou a altura de decidir se a mantenho nesta escola ou não, tenho tentado pesar os prós e contras...
Se eu a quiser manter nesta instituição ela terá de ir obrigatoriamente para outra localidade, a 2 km daqui (pois aqui onde moro não há pré escola através desta escola), e as educadoras que a acompanharam desde bebé não irão com ela (acho um ponto negativo), nem garantem que os colegas dela fiquem na mesma "turma", além do valor da mensalidade... por outro lado, esta escola "nunca" tem férias. Estou sempre descansada.

Por outro lado, tenho uma escola pública ao pé de casa (só tenho de atravessar a estrada), que vai desde da pré até ao 4 ano. Mas como é pública, assusta me um bocado a quantidade de "férias" que tem...
Sei que existe o ATL para colmatar isso, mas preocupa me que atividades são feitas lá... Tenho ideia que os miúdos lá não aprendem grande coisa e só estão lá a encher chouriços para passar o tempo (desculpem me se não for isso, mas é a ideia que tenho...até pode nem ser)
E preocupa me mais a fase das férias de verão, que vai implicar que ela lá esteja quase 12h diárias durante todo o tempo que a escola estiver fechada.

Deem-me as vossas opiniões por favor.
Obrigada

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olá.
O ATL é da própria escola ou é privado? Por aqui existem alguns e pelo que sei de amigos e conhecidos que têm lá os filhos têm imensas atividades. Nas férias de verão, por exemplo, têm sempre um período do dia dedicado ao estudo(os que já estão na escola) e depois vão variando :piscinas, praias fluviais, parques infantis. E mesmo dentro das instalações têm imensas coisas para fazer. Os miúdos adoram. Agora não sei é o valor das mensalidades, se compensa em relação a continuar a pagar a IPSS...

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

O público é muito"chato" por causa dos horários e férias, sim. O meu andou na IPSS até aos nove anos. Almoçava lá e tudo. iam buscar e pôr. E no verão ia à praia com o ATL da IPSS. E o horário é alargado.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

No pré-escolar não é ATL, é CAF (componente de apoio à família) e funciona de modo um bocado diferente do ATL. Normalmente é gerido pela Câmara e o preço é muito em conta (depende do escalão, mas mesmo no escalão máximo são valores baixos) e costuma funcionar bem, mas só mesmo vendo caso a caso. O meu conselho é que tente visitar a escola ou, se não permitirem, contacte a Câmara para saber informações.

Joana vieira de... -
Offline
Desde 05 Fev 2014

Ola. O meu filho anda num centro de estudos privado. Durante o periodo escolar, vao busca lo a escola chega la lancha faz os trabalhos de casa quando acabar as professoras dao lhe mais trabalhos para casa até eu chegar. Nas férias letivas, há dias marcados para estudar, outros dias fazem trabalhos manuais e podem sair para fazerem visitas de estudo. Nas férias de verão no último dia util de junho vao para o parque aquático de Amarante em julho fazem praia e varias visitas de estudo tudo de transportes públicos.

Ana Maria Costa1 -
Offline
Desde 01 Fev 2019

Há que começar a modificar a ideia que se tem das escolas públicas, é verdade que muitas já têm um horário alargado através da componente de apoio à família, promovido pelas associações de pais ou pelas autarquias, o mesmo para as férias escolares, os atl devem ser isso mesmo, sobretudo atividades menos dirigidas, em que a criança possa desenvolver a criatividade e imaginação, gastar as energias, aprender a estar e a conviver já que vai partilhar o espaço com crianças de outras idades e turmas e nas férias participar de atividades diferentes e até "fora de portas" que alargam os seus horizontes, brincar!!!. Portanto o "aprender" deverá ser no sentido da educação não formal. Terá um período de tempo dedicado aos trabalhos de casa mas fazerem como conta uma mãe, que depois dos trabalhos as professoras do centro de estudos ainda lhes passam mais, é contraproducente para não dizer absurdo, e isso sim, encher choriuços, que infelizmente agrada a alguns pais...mas lá está é um centro de estudos não um CATL (centro de atividades de tempos livres). Sou profissional da área. Ah em muitas escolas há atividades em que podem inscrever os filhos, ginástica, música,etc.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Um bocadinho off topic, mas uma aluna minha (estudante de Educação Básica) contava que uma mãe exigia que o filho estivesse sempre a fazer fichas desde a hora a que saía da escola (às 16.00) até à hora em que o ia buscar (19.00) e quando chegava queria ver o trabalho feito. Se fosse pouco (segundo os critérios dela), fazia um pé de vento, pelo que a minha aluna não tinha grande hipótese de aliviar o menino daquela escravatura. Infelizmente, há muito disso por aí. Pais, convençam-se que uma criança, depois da escola, precisam é de brincar, de fazer desporto, de aprender algo que lhes dê prazer (música, artes plásticas, teatro, etc). E as AEC (que foram criadas com esta lógica) em geral têm qualidade, mas como é na escola...os pais desvalorizam e preferem pagar um centro de estudos.
De qualquer modo, no pré-escolar as crianças nem sequer saem do espaço do infantário, é mesmo uma continuidade das rotinas diárias, só que sem a presença da educadora e sem atividades letivas (mas a maioria das funcionárias têm imensa experiência e competências).
Respondendo diretamente à MaedeMVC, o único problema pode ser mesmo o fecho para férias (pergunte na câmara como fazem) mas com a escola mesmo em frente a casa e o dinheiro poupado até pode arranjar uma estudante que faça esse período (se fosse na minha zona recomendava as minhas filhas Sorriso )

MaedeMVC -
Offline
Desde 22 Ago 2014

Muito obrigada pelas respostas. Deu para me ilucidar e para esclarecer muitas dúvidas.
E além disso consegui ver outros pontos de vista que ainda não tinha visto..

Sobre MaedeMVC

Princesa M com 2770 gr 46 cm
Princesa C com 3360 gr e 47 cm