entrada para a escola - muito angustiada, opiniões | De Mãe para Mãe

entrada para a escola - muito angustiada, opiniões

Responda
6 mensagens
Leonoreta88 -
Offline
Desde 15 Jan 2017

Olá Mamãs. O meu filho entrou agora para a escola com 3 anos. Na semana passada só foi 3 dias porque ficou doente mas no geral até correu bem. Chorou no segundo dia mas voltava contente. Fizemos adaptação e volta sempre depois da sesta pelas 14h00. Esta semana corria tudo muito bem, entra bem e volta feliz da vida. Mas ontem começou a ficar ansioso quando se fala da escola, e quando percebeu que ia hoje depois de dizer que não queria e que já acabou chorou e disse que queria a mão da educadora.
Custa-me muito deixá-lo nesta ansiedade....
Acham normal? Quanto tempo até passar? O que fazer?

Leonoreta888

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

É normalíssimo, passou a novidade e agora percebe que é para ir todos os dias. Pode demorar dias ou semanas a adaptação, mas ao fim de um mês no máximo já estará tudo bem, não se preocupe (embora possa continuar a dizer que não quer ir ou a chorar na altura da separação). Não mostre ansiedade, fale da escola com entusiasmo, como uma coisa boa.

MisaL -
Online
Desde 17 Abr 2019

É mais do que normal, estranho é o oposto.
Em primeiro pense para si em todas as coisas boas que ele vai viver, nas razões que a levaram a colocá-lo lá, no porquê que escolheu aquela escola, etc. Está segura do que pensa? Agora transmita-lhe isso. Diga-lhe o quanto se vai divertir, os amigos que vai ter, as canções que vai aprender, a educadora meiguinha que tem...
Em pouco tempo eles melhoram, mas também depende da criança. A minha filha tem 1 colega que anda lá há 5 anos e não deve ter havido dia que não chorasse na despedida, mas depois fica bem e é feliz com os amigos.
O meu pequeno esteve pouco mais de um mês e adorava depois veio a pandemia e ficou 6 meses em casa. Agora no regresso tem choramingando sempre, entrou dia 1 e ainda hoje chorou para ficar. Não é um berreiro, mas não vai todo contente como acontece quando foi pela 1a vez.

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

Com a minha foi igual, os primeiros dias de novidade correram bem, e depois passou à negação. Eu diria que os primeiros dois meses são os piores (agora com a covid pode ser diferente, pois podem haver interrupções). Depois habituam-se mais. O primeiro ano foi, para a minha filha, todo um ano de adaptação.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

normalíssimo.

Ana Svensson -
Online
Desde 23 Abr 2017

Acho muito normal e é provável que ainda vá continuar assim por alguns dias/semanas, mas depois habitua-se.
A minha filha do meio ainda hoje, com 5 anos, chora nos primeiros dias depois das férias. O mais novo entrou há duas semanas e, até agora, tem choramingado todos os dias quando o deixo no colégio, mas depois fica bem o tempo todo e volta animado.
Não há muito que possa fazer. Não se mostre preocupada, fale de forma positiva sobre a escola e dê tempo ao tempo.