Ensino pré-escolar em IPSS/Escola pública | De Mãe para Mãe

Ensino pré-escolar em IPSS/Escola pública

Responda
5 mensagens
angeleye1980 -
Offline
Desde 24 Mar 2008

Boa Tarde,

Em Fevereiro deste ano inscrevi o meu filho numa IPSS da minha área de residência, onde me solicitaram o pagamento mensal de 294,00€. Na altura informaram-me que ficaria em lista de espera, mas que muito provavelmente o meu filho não teria vaga, uma vez que já estavam demasiadas crianças à frente. Na sequência dessa informação, decidimos, eu e o meu marido, colocar o meu filho aos cuidados de uma ama, já que dia 19 deste mês volto à minha actividade profissional.
Esta manhã fui contactada pela directora da IPSS a informar que o meu filho afinal terá uma vaga para Setembro... a minha pergunta é a seguinte: sendo que para já tenho quem cuide dele até aos 3 anos, é possível manter a inscrição até essa altura, ou seja, até ao ano lectivo de 2018/2019, tendo em conta que já estará em vigor o ensino pré escolar aos 3 anos para todas as crianças? Ou posso matriculá-lo em qualquer escola pública? E podem exigir o pagamento à mesma na IPSS?

Obrigada pela vossa ajuda.

sonia1954 -
Offline
Desde 13 Out 2011

Boa tarde mamã, apesar de não ter entendido muito bem a sua duvida, vou tentar explicar, todas as crianças com 3 anos feitos até 31 de Dezembro têm acesso ao pré-escolar publico, desde que a escola tenha vaga.
No caso da IPSS se aceitar a vaga para o seu filho, tem de mensalmente pagar esse valor, mesmo que o menino não frequente a escola.
As inscrições na escola publica por norma são feitas a partir de Abril, as listas saem até Julho e se o menino tiver vaga e ficar inscrito só terá de pagar a refeição, pois o ensino publico, mesmo pré escolar é gratuito.
Penso ter respondido à suas duvidas.

sandrali -
Offline
Desde 17 Jul 2011

Boa tarde, acho que devias aproveitar a essa vaga se realmente á chamaram, porque nem sempre entram com os três anos, só entram mesmo com 5 anos que eles tem que ter vaga obrigatóriamente. E aos 3 pode ter,se não tiver muitos meninos com 4 a 5 anos.
Por isso acho que vale a pena, e tirar da ama, até porque na escola eles desenvolvem melhor do que numa ama.
Boa sorte

Sobre sandrali

Sandra lima

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Até aos 3 anos a ama é uma excelente solução, se for uma boa ama. Desenvolve tanto ou mais que na creche, o que interessa é ter muito afeto e estímulos adequados.
A IPSs não vai garantiravaga, mas aos 3 anos há mais opções, tanto no particular como no público. No seu lugar nao me preocupava já com isso, a não ser que na sua zona haja uma carência grave de vagas no pre escolar.

matata23 -
Offline
Desde 28 Ago 2011

3/7/2015, 13:02928 PARTILHAS
A partir do ano letivo 2016/ 2017 as crianças de 4 anos passam a ter um lugar garantido no ensino pré-escolar público. Até agora, só aos 5 anos se conseguia uma vaga certa.
Ou seja, vaga garantida para crianças com 3 anos ainda não se verifica.

O problema das amas é quando ficam doentes, quem as substitui?

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?