Ensinar linguagem gestual para ajudar a comunicar | De Mãe para Mãe

Ensinar linguagem gestual para ajudar a comunicar

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Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Olá,
A minha miúda ainda não fala nada a não ser “ya” e “dá” e a língua dos “Sims”.
Estou a considerar ensiná-la a expressar-se por gestos, de forma a facilitar-lhe a comunicação.
Alguém aqui que tenha ensinado linguagem gestual a bebé ou crianças pequenas que me possa dar algumas dicas, ou partilhar a sua experiência?

Twin_mummy -
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Desde 06 Jun 2011

O desenvolver da linguagem depende essencialmente de 2 factores: o estímulo e a necessidade. Ao ensinar lingua gestual tira-lhe a necessidade de se exprimir por palavras, atrasando ainda mais o processo.

Embora todos os bebés sejam diferentes e por isso será possivel ela estar um pouco mais atrasada a esse nível recomendo que fale com o pediatra e mesmo com um terapeuta da fala de forma a despistarem outras causas que não apenas o ritmo da criança. Já fez por ex o despiste de surdez?

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Discordo com o que dizes. Não há evidência de que exprimir-se por gestos atrase a expressão oral.
Eu não estou preocupada, por enquanto, por ela ainda não falar, porque sei que cada criança tem o seu ritmo e em muitos casos dá-se uma explosão na fala de um dia para o outro. Até lá, acho vantajoso que ela possa comunicar as suas necessidades ou emoções de outra forma.

Videl86 -
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Desde 18 Jul 2014

Eu acho ótima ideia! Até cogitei fazer o mesmo com o meu filho, depois acabei por desistir porque eu própria não conheço língua gestual portuguesa. A linguagem não depende apenas dos dois fatores referidos, depende também da maneira como o cérebro organiza a informação, do feitio da criança, pré-disposição, etc. Tal como há bebés que começam a andar aos 12 meses (e até antes) e outros aos 18, e não é por terem mais ou menos estímulo/necessidade!
Eu sempre achei que se o meu filho tivesse aprendido língua gestual poderia ter começado a comunicar-se comigo muito mais cedo, porque o bloqueio dele parecia-me ser especificamente a nível da linguagem falada, e não da comunicação ou sequer formação de conceitos. E mais tarde a tua filha será bilingue (ou plurilingue já que vocês não vivem em Portugal) o que é sempre uma vantagem!
Ah, o meu filho disse as primeiras palavras com 22 meses, começou a falar com frases simples com 2 anos e 8 meses, atualmente com 3 anos e meio fala tudo e a nível da linguagem já não tem qualquer atraso (ele foi recentemente avaliado por uma terapeuta da fala) e inclusivamente é capaz de produzir fonemas que muitas crianças só adquirem aos 5/6 anos.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Skillerific -
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Desde 20 Out 2015

A Alice tem 2 anos e também ainda não se focou na parte da linguagem verbal. Embora sem uma aprendizagem consciente, exprime-se muitas vezes por gestos e sons (e faz-se entender muito bem). Segundo a pediatra, ter este método de comunicação impede que ela se esforce por falar.
Também acho que influencia muito o feitiozinho dela. Nunca repete nada daquilo que dizemos. No mês passado, depois de brincar num parque com um menino inglês e da mãe deste despedir-se com um "bye bye", passa a dizer "bye bye" cada vez que se despede... Vá-se lá entender o que a levou a repetir aquilo e o porquê de não repetir outras palavras que nós dizemos...

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Estudos recentes vieram mostrar que, ao contrário do que se acredita, aprender linguagem gestual ajuda a criança a falar mais cedo.
Para além de todas as inúmeras vantagens, a capacidade de se expremir por gestos, quando ainda não o consegue faze4 por palavras, diminui as birras geradas por frustrações, e tornam os “terrible two” menos terible.
Videl, não é necessário ensinar a linguagem toda. O essencial são as palavras mais comuns e uteis e uma ou outra frase. Por exemplo, não tem de gesticular “eu tenho sede”, basta apenas o gesto a indicar que tem sede, ou está cansado, ou está triste, etc.
O importante é a criança poder exprimir o que precisa ou sente.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Skillerific escreveu:
A Alice tem 2 anos e também ainda não se focou na parte da linguagem verbal. Embora sem uma aprendizagem consciente, exprime-se muitas vezes por gestos e sons (e faz-se entender muito bem). Segundo a pediatra, ter este método de comunicação impede que ela se esforce por falar.
Também acho que influencia muito o feitiozinho dela. Nunca repete nada daquilo que dizemos. No mês passado, depois de brincar num parque com um menino inglês e da mãe deste despedir-se com um "bye bye", passa a dizer "bye bye" cada vez que se despede... Vá-se lá entender o que a levou a repetir aquilo e o porquê de não repetir outras palavras que nós dizemos...

Eu andei tempos a tentar ensinar a Piolhita a bater palmas, sem sucesso. Fomos de férias, a minha madrasta começa a bater palmas e a cantarolar “palminhas, palminhas”... e foi quanto bastou para a cachopa bater as palmas 🤪

Twin_mummy -
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Desde 06 Jun 2011

Sansa escreveu:
Discordo com o que dizes. Não há evidência de que exprimir-se por gestos atrase a expressão oral.
Eu não estou preocupada, por enquanto, por ela ainda não falar, porque sei que cada criança tem o seu ritmo e em muitos casos dá-se uma explosão na fala de um dia para o outro. Até lá, acho vantajoso que ela possa comunicar as suas necessidades ou emoções de outra forma.

Caso se baseie em algum estudo recomendo que veja a parte estatística desse mesmo estudo, nomeadamente tamanho, dimensão e características da amostra, população de referência, potenciais variáveis parasitas e seu controle, desvio e erro padrão, etc. E claro...siga o seu coração. Pessoalmente, baseado na minha formação e na minha experiência pessoal e profissional, eu não usaria a lingua gestual como substituição da lingua oral, mas isso sou eu Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
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Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Twin_mummy escreveu:

Sansa escreveu:Discordo com o que dizes. Não há evidência de que exprimir-se por gestos atrase a expressão oral.
Eu não estou preocupada, por enquanto, por ela ainda não falar, porque sei que cada criança tem o seu ritmo e em muitos casos dá-se uma explosão na fala de um dia para o outro. Até lá, acho vantajoso que ela possa comunicar as suas necessidades ou emoções de outra forma.

Caso se baseie em algum estudo recomendo que veja a parte estatística desse mesmo estudo, nomeadamente tamanho, dimensão e características da amostra, população de referência, potenciais variáveis parasitas e seu controle, desvio e erro padrão, etc. E claro...siga o seu coração. Pessoalmente, baseado na minha formação e na minha experiência pessoal e profissional, eu não usaria a lingua gestual como substituição da lingua oral, mas isso sou eu


http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf

Ana Svensson -
Offline
Desde 23 Abr 2017

Concordo que cada criança tem o seu tempo para atingir certos marcos de desenvolvimento e que um atraso face à média não é necessariamente indicativo de algum problema, pelo que não vale a pena andarmos a fazer comparações. Ainda assim, não acho que isso deva ser desvalorizado e confesso que estaria preocupada se algum dos meus filhos não falasse aos 17 meses. Aliás, eu chego ao cúmulo de já começar a ficar ligeiramente preocupada por o meu filho de 10 meses e meio ainda não dizer nenhuma palavra, apesar de saber que isso é perfeitamente normal e que crianças expostas a várias línguas (que é o caso) até tendem a falar mais tarde. Mas, lá está, não consigo evitar comparar com as irmãs.
Quanto ao resto, eu sinceramente não ensinava linguagem gestual porque, apesar de o estímulo e a necessidade não serem os únicos factores a influenciar o desenvolvimento da fala, não podemos negar que são importantes. Não é por acaso que muitas crianças melhoram drasticamente a fala quando entram para a escola. A minha filha mais velha, ainda antes dos 2 anos já tinha imenso vocabulário, mas em qualquer das línguas, nunca dizia a última sílaba das palavras. Só perto dos 3 anos (na altura em que entrou para o colégio) é que, num espaço de dias, começou a dizer tudo correctamente, precisamente porque, pela primeira vez na vida, sentiu necessidade de falar correctamente para se fazer entender. Não sou especialista no tema, nem nunca fiz grandes pesquisas porque as miúdas falaram ambas relativamente cedo (num timing normal, diria eu) , mas acredito que arranjar outras formas de comunicar possa, de facto, atrasar o desenvolvimento da fala, na medida em que ao minimizar a necessidade da mesma, acaba por retirar o estímulo que têm para aprender a falar. E, se é apenas para comunicar as necessidades básicas do dia a dia, não vejo necessidade de ensinar uma linguagem em particular. Com 17 meses, eles conseguem perfeitamente fazer-se entender, através de gestos, apontando, levando-nos até ao que querem,... mesmo que ainda não falem.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

“Using Sign Language, What The Research Means:

This means that teaching baby sign language with your child will help him develop his language skills and it will not prevent him from speaking. When a child uses sign language, they are able to develop their language system even before they are able to speak. This actually gives them a head start on communicating until their mouth and speech system can catch up. This means that typical children as young as 9 months can begin communicating and learning language, a whole three months before children who must rely on their ability to speak to communicate (typically begins at 12 months).

As for children with speech and language delays, using sign language will allow them to begin communicating before they are able to speak as well. For some children, this is the push they need to begin speaking. This is often true for children with autism. Once these children learn the power of communication (through the use of signs), they often are more motivated to communicate through speech since they now realize what will happen when they communicate.”
Retirado de https://www.speechandlanguagekids.com/using-sign-language/

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Ana Svensson escreveu:
Concordo que cada criança tem o seu tempo para atingir certos marcos de desenvolvimento e que um atraso face à média não é necessariamente indicativo de algum problema, pelo que não vale a pena andarmos a fazer comparações. Ainda assim, não acho que isso deva ser desvalorizado e confesso que estaria preocupada se algum dos meus filhos não falasse aos 17 meses. Aliás, eu chego ao cúmulo de já começar a ficar ligeiramente preocupada por o meu filho de 10 meses e meio ainda não dizer nenhuma palavra, apesar de saber que isso é perfeitamente normal e que crianças expostas a várias línguas (que é o caso) até tendem a falar mais tarde. Mas, lá está, não consigo evitar comparar com as irmãs.
Quanto ao resto, eu sinceramente não ensinava linguagem gestual porque, apesar de o estímulo e a necessidade não serem os únicos factores a influenciar o desenvolvimento da fala, não podemos negar que são importantes. Não é por acaso que muitas crianças melhoram drasticamente a fala quando entram para a escola. A minha filha mais velha, ainda antes dos 2 anos já tinha imenso vocabulário, mas em qualquer das línguas, nunca dizia a última sílaba das palavras. Só perto dos 3 anos (na altura em que entrou para o colégio) é que, num espaço de dias, começou a dizer tudo correctamente, precisamente porque, pela primeira vez na vida, sentiu necessidade de falar correctamente para se fazer entender. Não sou especialista no tema, nem nunca fiz grandes pesquisas porque as miúdas falaram ambas relativamente cedo (num timing normal, diria eu) , mas acredito que arranjar outras formas de comunicar possa, de facto, atrasar o desenvolvimento da fala, na medida em que ao minimizar a necessidade da mesma, acaba por retirar o estímulo que têm para aprender a falar. E, se é apenas para comunicar as necessidades básicas do dia a dia, não vejo necessidade de ensinar uma linguagem em particular. Com 17 meses, eles conseguem perfeitamente fazer-se entender, através de gestos, apontando, levando-nos até ao que querem,... mesmo que ainda não falem.

Mas Ana, eu não pretendo ensinar-lhe “toda” a linguagem gestual. Apenas quero ensiná-la a usar mais alguns gestos do que já usa.
Acabaste o teu comentário a explicar que as crianças se conseguem fazer entender através de gestos... ora lá está!
Eu quero ensiná-la os gestos que eu considero essenciais, como beber para indicar que tem sede; dormir; para indicar que tem sono; comer para indicar que tem fome, e etc. Não vou ensiná-la palavras que não sejam necessárias ao nosso dia a dia.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Ela fala, à maneira dela. Não estou preocupada porque ela palra imenso e dá diferentes entoações ao seu discurso. E embora não reproduza as palavras, entende-as.

Ana Svensson -
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Desde 23 Abr 2017

O facto de ela entender bem as palavras, apesar de não as dizer, é realmente um bom indicador e algo que também me tranquilizaria um pouco, mas eu sou excessivamente preocupada com estas coisas do desenvolvimento deles.
Tenho uma amiga que anda agora a ignorar os gestos do filho de 2 anos para o "obrigar" a falar. Pessoalamente, acho que não conseguiria fazer isso aos meus filhos. Por outro lado, também não ensinaria mais gestos para não incentivar este tipo de comunicação em detrimento da fala, mas não acho dramático que o faça (quando li que queria ensinar linguagem gestual, fiquei com a ideia que seria mais do que isso).

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Ana Svensson escreveu:
O facto de ela entender bem as palavras, apesar de não as dizer, é realmente um bom indicador e algo que também me tranquilizaria um pouco, mas eu sou excessivamente preocupada com estas coisas do desenvolvimento deles.
Tenho uma amiga que anda agora a ignorar os gestos do filho de 2 anos para o "obrigar" a falar. Pessoalamente, acho que não conseguiria fazer isso aos meus filhos. Por outro lado, também não ensinaria mais gestos para não incentivar este tipo de comunicação em detrimento da fala, mas não acho dramático que o faça (quando li que queria ensinar linguagem gestual, fiquei com a ideia que seria mais do que isso).

Ela entende ordens como fecha a porta, abre a porta, põe isto no lixo, vai buscar as sandálias, etc. É super desenrascada e curiosa. Imita imensas coisas que fazemos.
Está mais interessada em desenvolver a parte física e motora. Ainda hoje comeu um iogurte inteiro sozinha. Tem uma óptima coordenação motora.
Não considero que 17 meses represente um verdadeiro atraso na linguagem, de tudo aquilo que estudei e do que entretanto já li, e por essa razão não estou preocupada.

Videl86 -
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Desde 18 Jul 2014

As pessoas têm de parar de achar que as crianças não falam por preguiça. É mais fácil falar do que fazer gestos, ou apontar, ou seja o que for que causa equívocos, atrasos, etc. Se uma criança conseguir falar para indicar alguma coisa, ela vai escolher falar!
Ana, os meninos tendencialmente falam mais tarde. O "esperado" é uma palavra aos 12 meses. Seis palavras aos 18 meses. Lá está, o meu filho não cumpriu, de todo, isto. E de nada me valeu desesperar (e claro que uma pessoa preocupa-se), ele não falou mais cedo por isso. Foram anos de angústia e agora vejo que foi uma angústia em vão. Mas o meu filho é uma caixinha de surpresas porque inclusivamente foi acompanhado por uma equipa multidisciplinar quando eu vi que ele estava a ficar para trás em algumas coisas (devido à questão da fala mas também devido à motricidade fina que deixa muito a desejar) e os próprios especialistas não conseguiam explicar a evolução que ele teve em 3 meses (nos últimos 3 meses). Aliás, toda a gente reparou, desde o pediatra, aos familiares, passando pela senhora da farmácia, o senhor da padaria, as educadoras e auxiliares, etc. Toda a gente me perguntava o que tinha acontecido que nem parecia a mesma criança. Há crianças que são assim, caixinhas de surpresas. O meu filho passou do extremo de em fevereiro/março deste ano ainda não se exprimir bem e ainda não conseguir manter conversas lógicas, para atualmente não só ser capaz de o fazer corretamente e com boa pronúncia, como também identifica 80% das letras do alfabeto (ninguém lhe ensinou), tanto conta e identifica quantidades em português como inglês e nomeia quase todas as cores em português (incluíndo designações de claro e escuro "isto é azul claro") e as principais em inglês...e também não sei de onde tirou o inglês porque até me pode apanhar a falar, mas nunca lhe ensinei ativamente, muito menos cores e números Sorriso em março estavam todos muito preocupados com ele...agora ninguém está preocupado, muito pelo contrário, até discutem o caso dele como um caso super curioso. Partilho isto não só pelo orgulho que tenho nele (lol claro) mas também porque sei a angústia que senti nos últimos anos e talvez isto ajude outras pessoas.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Twin_mummy -
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Desde 06 Jun 2011

Sansa escreveu:
href="http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf">http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf

Tal como referi nestas coisas convém procurar pela parte cientifica do estudo. Se reparar a autora (e ela propria não fez nenhum estudo) cita 2 artigos em que se baseia. O primeiro é inexistente quando se segue o link, o segundo remete para um outro estudo feito em 1998 em duas turmas de alunos italianos que frequentavam a mesma escola. Apesar de não haver referência a quaisquer características da amostra, variávies, ou ao tratamento estatistico dos dados eu dificilmente generalizaria um estudo efectuado há 20 anos atrás num grupo de (digamos 24+24) miúdos italianos para a população geral portuguesa. O próprio titulo desse estudo de Caprici revela que nem eles próprios generalizam: Teaching Sign Language to Hearing Children as a POSSIBLE Factor in Cognitive Enhancement.

Em caso de dúvida eu recorreria a um terapeuta da fala. Mas compreendo que siga o seu coração. No fundo aqui apenas poderemos recolher opiniões (umas a favor, outras contrárias à nossa) mas a decisão, em ultima instância, será sempre da mamã. Se acha sinceramente que é o melhor e quer experimentar então nada do que aqui se possa dizer noutro sentido fará diferença.

Quanto a aprender a Lingua Gestual Portuguesa contacte a Associação Portuguesa de Surdos que eles com certeza conseguem encaminhá-la. O nível básico não é difícil de atingir. Boa sorte! Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
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Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Twin_mummy escreveu:

Sansa escreveu:href="http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf">http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf

Tal como referi nestas coisas convém procurar pela parte cientifica do estudo. Se reparar a autora (e ela propria não fez nenhum estudo) cita 2 artigos em que se baseia. O primeiro é inexistente quando se segue o link, o segundo remete para um outro estudo feito em 1998 em duas turmas de alunos italianos que frequentavam a mesma escola. Apesar de não haver referência a quaisquer características da amostra, variávies, ou ao tratamento estatistico dos dados eu dificilmente generalizaria um estudo efectuado há 20 anos atrás num grupo de (digamos 24+24) miúdos italianos para a população geral portuguesa. O próprio titulo desse estudo de Caprici revela que nem eles próprios generalizam: Teaching Sign Language to Hearing Children as a POSSIBLE Factor in Cognitive Enhancement.
Em caso de dúvida eu recorreria a um terapeuta da fala. Mas compreendo que siga o seu coração. No fundo aqui apenas poderemos recolher opiniões (umas a favor, outras contrárias à nossa) mas a decisão, em ultima instância, será sempre da mamã. Se acha sinceramente que é o melhor e quer experimentar então nada do que aqui se possa dizer noutro sentido fará diferença.
Quanto a aprender a Lingua Gestual Portuguesa contacte a Associação Portuguesa de Surdos que eles com certeza conseguem encaminhá-la. O nível básico não é difícil de atingir. Boa sorte!


Twinmummy, há aqui vários aspectos que não percebeu ou então não se deu ao trabalho de ler os comentários.
1- não quero ensinar linguagem gestual, quero ensinar alguns gestos que podem ser úteis para a minha filha me comunicar o que quer ou sente.
2- não interessa se é linguagem gestual portuguesa, inglesa, holandesa, francesa. Até pode ser uma linguagem só minha e dela, desde que ela se consiga exprimir.
3- não resido em Portugal, não vejo sentido em contactar a Associação Portuguesa de Surdos.
4- eu tenho formação numa área, que me dá a competência necessária para avaliar se este “atraso” na fala é motivo para preocupação ou não. Já determinei que, por enquanto, não é, devidos às muitas outras skills that my daughter is mastering neste momento.
5- o facto do estudo ter 20 anos, não o torna necessariamente menos válido. Há coisas que eram tão verdadeiras hoje como o eram há 50 anos atrás.
6- já agora tenho curiosidade de saber em que se apoia para afirmar que a aprendizagem de linguagem por gestos, dificulta ou atrasa, a expressão oral.
7- não é um caso de dúvida, logo não vou consultar nenhum terapeuta da fala, numa idade tão precoce, sem ter nenhum sinal de alarme. Consultarei um terapeuta da fala no futuro, se se verificar necessário.
8- sim, é mesmo isso que quero experimentar, tal como o tópico o indica. Não vim aqui para ser demovida de o fazer, mas sim trocar ideias e aprender dicas com quem já o fez. Todas as opiniões são bem vindas, porque promovem a discussão sobre o assunto e sempre se aprende algo de novo. Mas a decisão está tomada. Eu acredito que é benéfico e que não tem qualquer impacto negativo no desenvolvimento da linguagem oral.
9- o facto de poder comunicar as necessidades e emoções, reduz a frustração e reduz as birras. Tive acesso a testemunhos de algumas mães em primeira mão.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Tdeixo este link para um site português http://www.babysigns.pt/beneficios/linguagem-gestual-bebes-ouvintes-sera...
É bastante esclarecedor

SK. -
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Desde 14 Ago 2012

Sansa, na creche do meu miúdo ensinam linguagem gestual Sorriso É uma das componentes que segundo as educadoras facilita imenso o processo de comunicação e torna as crianças menos frustradas. E pela experiência delas até acelera o desenvolvimento da linguagem oral.

Não te sei dar dicas pois ainda não cheguei a essa fase mas sei que dos 8 aos 12 meses ensinam palavras chave como "mais", "não quero mais", "água", "comida", "por favor" e "obrigado". A partir daqui começam a explorar mais vocabulário. Em Portugal não existe grande informação sobre o assunto mas em inglês tens vários sites com flashcards dos gestos base e na idade da tua é algo que ajuda à associação. Até agora só encontrei cartões com gestos americanos, acho que alguns portugueses são diferentes mas isso vale o que vale. Também podes criar tu os vossos gestos mas não convém esqueceres-te do gesto que inventaste Careta O que as educadoras me disseram foi que basta fazer o gesto sempre que se diz a palavra e repetir muitas, muitas vezes. As crianças acabam por associar aquela palavra/acção ao gesto e começam a imitar. Acho que é um processo longo mas com muitos benefícios. Como a tua menina já tem mais de um ano se calhar é mais rápido. Com o meu já faço o gesto da comida (na creche também ainda só fazem este) embora ele ainda não ligue nenhuma... quer é o prato à frente, o resto não importa Espertalhão

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Sansa escreveu:

Twin_mummy escreveu:
Sansa escreveu:href="http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf">http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf

Tal como referi nestas coisas convém procurar pela parte cientifica do estudo. Se reparar a autora (e ela propria não fez nenhum estudo) cita 2 artigos em que se baseia. O primeiro é inexistente quando se segue o link, o segundo remete para um outro estudo feito em 1998 em duas turmas de alunos italianos que frequentavam a mesma escola. Apesar de não haver referência a quaisquer características da amostra, variávies, ou ao tratamento estatistico dos dados eu dificilmente generalizaria um estudo efectuado há 20 anos atrás num grupo de (digamos 24+24) miúdos italianos para a população geral portuguesa. O próprio titulo desse estudo de Caprici revela que nem eles próprios generalizam: Teaching Sign Language to Hearing Children as a POSSIBLE Factor in Cognitive Enhancement.
Em caso de dúvida eu recorreria a um terapeuta da fala. Mas compreendo que siga o seu coração. No fundo aqui apenas poderemos recolher opiniões (umas a favor, outras contrárias à nossa) mas a decisão, em ultima instância, será sempre da mamã. Se acha sinceramente que é o melhor e quer experimentar então nada do que aqui se possa dizer noutro sentido fará diferença.
Quanto a aprender a Lingua Gestual Portuguesa contacte a Associação Portuguesa de Surdos que eles com certeza conseguem encaminhá-la. O nível básico não é difícil de atingir. Boa sorte!

Twinmummy, há aqui vários aspectos que não percebeu ou então não se deu ao trabalho de ler os comentários.
1- não quero ensinar linguagem gestual, quero ensinar alguns gestos que podem ser úteis para a minha filha me comunicar o que quer ou sente.
2- não interessa se é linguagem gestual portuguesa, inglesa, holandesa, francesa. Até pode ser uma linguagem só minha e dela, desde que ela se consiga exprimir.
3- não resido em Portugal, não vejo sentido em contactar a Associação Portuguesa de Surdos.
4- eu tenho formação numa área, que me dá a competência necessária para avaliar se este “atraso” na fala é motivo para preocupação ou não. Já determinei que, por enquanto, não é, devidos às muitas outras skills that my daughter is mastering neste momento.
5- o facto do estudo ter 20 anos, não o torna necessariamente menos válido. Há coisas que eram tão verdadeiras hoje como o eram há 50 anos atrás.
6- já agora tenho curiosidade de saber em que se apoia para afirmar que a aprendizagem de linguagem por gestos, dificulta ou atrasa, a expressão oral.
7- não é um caso de dúvida, logo não vou consultar nenhum terapeuta da fala, numa idade tão precoce, sem ter nenhum sinal de alarme. Consultarei um terapeuta da fala no futuro, se se verificar necessário.
8- sim, é mesmo isso que quero experimentar, tal como o tópico o indica. Não vim aqui para ser demovida de o fazer, mas sim trocar ideias e aprender dicas com quem já o fez. Todas as opiniões são bem vindas, porque promovem a discussão sobre o assunto e sempre se aprende algo de novo. Mas a decisão está tomada. Eu acredito que é benéfico e que não tem qualquer impacto negativo no desenvolvimento da linguagem oral.
9- o facto de poder comunicar as necessidades e emoções, reduz a frustração e reduz as birras. Tive acesso a testemunhos de algumas mães em primeira mão.

Sim, compreendo bem o estudo e sei interpretá-lo daí manter a minha opinião. Tb compreendi que tenciona ensinar alguns conceitos básicos e não um nivel mais avançado de lingua gestual. Só n compreendi q n morava em Portugal, mas de certeza q onde mora deverá haver cursos semelhantes p q possa aprender esses conceitos e depois ensinar a sua filha (ou caso já saiba tb n será entao necessário). Ainda bem q tem a formação necessária p avaliar as skills mastered pela sua filha e seguir entao em frente sem ajuda profissional. Boa sorte.

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
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RitadeCastro -
Offline
Desde 24 Abr 2012

Boa tarde,

Vi este tópico e não pude deixar de comentar.
Sou filha de pais surdos e mesmo antes de saber expressar-me verbalmente já o fazia através de gestos, por ver que os meus pais o faziam...
Sei de casos de bebés na mesma situação, que com 6 meses eram capazes de exprimir por gestos que tinham fome ou sede.
Tenciono passar alguns gestos à minha filha, para me facilitar o dia-a-dia com ela e para que ela no futuro se consiga comunicar com os meus pais e com outras pessoas que tenham este tipo de deficiência.
Se garante que o facto de ela falar não se trata de nenhum atraso de aprendizagem (que não tem porque ser, uma vez que cada bebé e criança, são diferentes e cada um tem o seu tempo para aprender a falar, a andar, etc...) acho que vai ajudar se lhe ensinar alguns gestos simples e associar às palavras e talvez a torne mais recetiva a isso e quem sabe no futuro ela não queira aprender língua gestual da mesma forma que se aprende inglês. Sorriso

Beijinhos para as duas Sorriso

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Twin_mummy escreveu:
Quanto a aprender a Lingua Gestual Portuguesa contacte a Associação Portuguesa de Surdos que eles com certeza conseguem encaminhá-la. O nível básico não é difícil de atingir. Boa sorte!

Só para esclarecer que a linguagem gestual para bebés não é igual à língua gestual. A linguagem para bebés tem gestos próprios e serve apenas para ensinar palavras básicas, não frases completas. Acho que quando as pessoas referem que o ensino de linguagem gestual a bebés atrasa o desenvolvimento da fala estão a confundir estas duas coisas. O que se pretende é apenas facilitar a comunicação entre adulto-criança, eliminando algumas frustrações, não é ensinar todo um sistema linguístico em substituição da fala.

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Começo por dizer que não sei nada sobre o assunto e como mãe de uma miúda muito faladora nunca senti necessidade de pesquisar sobre o tema. No entanto achei o tópico muito interessante e fiquei curiosa em relação a uma coisa. E atenção, não é uma crítica, é mesmo uma dúvida genuína.
Imaginando que se quer ensinar uma criança a expressar que tem fome, o que é que torna mais fácil aprender um gesto em vez de uma palavra? Ou melhor, por que razão se acha que será mais fácil para a criança fazer o gesto em vez de verbalizar? Não poderá acontecer exatamente a mesma coisa que acontece com as palavras, ou seja, a criança simplesmente não cooperar e não reproduzir o gesto ensinado?

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

RitadeCastro -
Offline
Desde 24 Abr 2012

Liaddan escreveu:
Começo por dizer que não sei nada sobre o assunto e como mãe de uma miúda muito faladora nunca senti necessidade de pesquisar sobre o tema. No entanto achei o tópico muito interessante e fiquei curiosa em relação a uma coisa. E atenção, não é uma crítica, é mesmo uma dúvida genuína.
Imaginando que se quer ensinar uma criança a expressar que tem fome, o que é que torna mais fácil aprender um gesto em vez de uma palavra? Ou melhor, por que razão se acha que será mais fácil para a criança fazer o gesto em vez de verbalizar? Não poderá acontecer exatamente a mesma coisa que acontece com as palavras, ou seja, a criança simplesmente não cooperar e não reproduzir o gesto ensinado?

Ola... não lhe sei responder de forma cientifica mas sei que no meu caso foi por imitação. Torna-se mais fácil imitar um gesto do que um palavra.

Sapgs -
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Desde 09 Jan 2016

Sansa existem workshops de babysigns pelo que percebi é isso que anda a procura.
http://www.babysigns.pt

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

SK. escreveu:
Sansa, na creche do meu miúdo ensinam linguagem gestual É uma das componentes que segundo as educadoras facilita imenso o processo de comunicação e torna as crianças menos frustradas. E pela experiência delas até acelera o desenvolvimento da linguagem oral.
Não te sei dar dicas pois ainda não cheguei a essa fase mas sei que dos 8 aos 12 meses ensinam palavras chave como "mais", "não quero mais", "água", "comida", "por favor" e "obrigado". A partir daqui começam a explorar mais vocabulário. Em Portugal não existe grande informação sobre o assunto mas em inglês tens vários sites com flashcards dos gestos base e na idade da tua é algo que ajuda à associação. Até agora só encontrei cartões com gestos americanos, acho que alguns portugueses são diferentes mas isso vale o que vale. Também podes criar tu os vossos gestos mas não convém esqueceres-te do gesto que inventaste O que as educadoras me disseram foi que basta fazer o gesto sempre que se diz a palavra e repetir muitas, muitas vezes. As crianças acabam por associar aquela palavra/acção ao gesto e começam a imitar. Acho que é um processo longo mas com muitos benefícios. Como a tua menina já tem mais de um ano se calhar é mais rápido. Com o meu já faço o gesto da comida (na creche também ainda só fazem este) embora ele ainda não ligue nenhuma... quer é o prato à frente, o resto não importa

Olha que fixe 😁
Pois é exactamente isso que eu pretendo, ensinar algumas palavras.
Ainda bem que fazem isso na escolinha do teu pequenote.
Depois de pesquisar melhor, encontrei um site português, até te deixo o link para um dos artigos http://www.babysigns.pt/baby-signs/11-beneficios-pais-profissionais-ador...
Em inglês encontrei um site super útil com videos a ensinar os gestos. Basta clicar na palavra que se quer ensinar. É este https://www.babysignlanguage.com/dictionary/?v=796834e7a283
Ainda vou decidir se imprimo flashcards ou fico-me pelos vídeos Sorriso

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Twin_mummy escreveu:

Sansa escreveu:
Twin_mummy escreveu:
Sansa escreveu:href="http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf">http://www.earlyliteracylearning.org/cellreviews/cellreviews_v4_n4.pdf

Tal como referi nestas coisas convém procurar pela parte cientifica do estudo. Se reparar a autora (e ela propria não fez nenhum estudo) cita 2 artigos em que se baseia. O primeiro é inexistente quando se segue o link, o segundo remete para um outro estudo feito em 1998 em duas turmas de alunos italianos que frequentavam a mesma escola. Apesar de não haver referência a quaisquer características da amostra, variávies, ou ao tratamento estatistico dos dados eu dificilmente generalizaria um estudo efectuado há 20 anos atrás num grupo de (digamos 24+24) miúdos italianos para a população geral portuguesa. O próprio titulo desse estudo de Caprici revela que nem eles próprios generalizam: Teaching Sign Language to Hearing Children as a POSSIBLE Factor in Cognitive Enhancement.
Em caso de dúvida eu recorreria a um terapeuta da fala. Mas compreendo que siga o seu coração. No fundo aqui apenas poderemos recolher opiniões (umas a favor, outras contrárias à nossa) mas a decisão, em ultima instância, será sempre da mamã. Se acha sinceramente que é o melhor e quer experimentar então nada do que aqui se possa dizer noutro sentido fará diferença.
Quanto a aprender a Lingua Gestual Portuguesa contacte a Associação Portuguesa de Surdos que eles com certeza conseguem encaminhá-la. O nível básico não é difícil de atingir. Boa sorte!

Twinmummy, há aqui vários aspectos que não percebeu ou então não se deu ao trabalho de ler os comentários.
1- não quero ensinar linguagem gestual, quero ensinar alguns gestos que podem ser úteis para a minha filha me comunicar o que quer ou sente.
2- não interessa se é linguagem gestual portuguesa, inglesa, holandesa, francesa. Até pode ser uma linguagem só minha e dela, desde que ela se consiga exprimir.
3- não resido em Portugal, não vejo sentido em contactar a Associação Portuguesa de Surdos.
4- eu tenho formação numa área, que me dá a competência necessária para avaliar se este “atraso” na fala é motivo para preocupação ou não. Já determinei que, por enquanto, não é, devidos às muitas outras skills that my daughter is mastering neste momento.
5- o facto do estudo ter 20 anos, não o torna necessariamente menos válido. Há coisas que eram tão verdadeiras hoje como o eram há 50 anos atrás.
6- já agora tenho curiosidade de saber em que se apoia para afirmar que a aprendizagem de linguagem por gestos, dificulta ou atrasa, a expressão oral.
7- não é um caso de dúvida, logo não vou consultar nenhum terapeuta da fala, numa idade tão precoce, sem ter nenhum sinal de alarme. Consultarei um terapeuta da fala no futuro, se se verificar necessário.
8- sim, é mesmo isso que quero experimentar, tal como o tópico o indica. Não vim aqui para ser demovida de o fazer, mas sim trocar ideias e aprender dicas com quem já o fez. Todas as opiniões são bem vindas, porque promovem a discussão sobre o assunto e sempre se aprende algo de novo. Mas a decisão está tomada. Eu acredito que é benéfico e que não tem qualquer impacto negativo no desenvolvimento da linguagem oral.
9- o facto de poder comunicar as necessidades e emoções, reduz a frustração e reduz as birras. Tive acesso a testemunhos de algumas mães em primeira mão.

Sim, compreendo bem o estudo e sei interpretá-lo daí manter a minha opinião. Tb compreendi que tenciona ensinar alguns conceitos básicos e não um nivel mais avançado de lingua gestual. Só n compreendi q n morava em Portugal, mas de certeza q onde mora deverá haver cursos semelhantes p q possa aprender esses conceitos e depois ensinar a sua filha (ou caso já saiba tb n será entao necessário). Ainda bem q tem a formação necessária p avaliar as skills mastered pela sua filha e seguir entao em frente sem ajuda profissional. Boa sorte.


Já agora
“4. Isto não atrasa a fala?

Não. Muito pelo contrário. As especialistas Dra. Linda Acredolo e Dra. Susan Goodwyn, tiveram a preocupação de fazer uma investigação científica, em conjunto com a Universidade de Califórnia e com o Instituto Nacional de saúde americano, com 140 famílias e os resultados foram espetaculares.

Os bebés não só não atrasavam a fala, como, na verdade, falavam mais cedo, tinham um vocabulário mais rico, formavam frases mais cedo, em conjunto com outros tantos benefícios como redução de birras e frustrações” retirado de http://www.babysigns.pt/baby-signs/perguntas-frequentes-fantastico-progr...
No mesmo website podes ler que está a ser realizado um estudo cá em Portugal.
E uma vez que estamos a partilhar conhecimentos, gostaria então que me fornecesses uma fonte onde baseias a tua opinião de que ensinar gestos ao bebé/criança atrasa o desenvolvimento da linguagem oral.

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

RitadeCastro escreveu:
Boa tarde,
Vi este tópico e não pude deixar de comentar.
Sou filha de pais surdos e mesmo antes de saber expressar-me verbalmente já o fazia através de gestos, por ver que os meus pais o faziam...
Sei de casos de bebés na mesma situação, que com 6 meses eram capazes de exprimir por gestos que tinham fome ou sede.
Tenciono passar alguns gestos à minha filha, para me facilitar o dia-a-dia com ela e para que ela no futuro se consiga comunicar com os meus pais e com outras pessoas que tenham este tipo de deficiência.
Se garante que o facto de ela falar não se trata de nenhum atraso de aprendizagem (que não tem porque ser, uma vez que cada bebé e criança, são diferentes e cada um tem o seu tempo para aprender a falar, a andar, etc...) acho que vai ajudar se lhe ensinar alguns gestos simples e associar às palavras e talvez a torne mais recetiva a isso e quem sabe no futuro ela não queira aprender língua gestual da mesma forma que se aprende inglês.
Beijinhos para as duas

Olá Sorriso
Que bom que partilhaste a tua história.
A minha filha, até ver, não tem nenhum problema na linguagem, está é a demorar para “arrancar” :p
Ela palreia imenso, e é bastante comunicativa, mas eu não percebo o palrar dela Triste
Gostava mesmo que ela tivesse uma forma de me dar a saber as necessidades básicas e algumas emoções, e uma vez que não o consegue fazer por palavras, pode fazê-lo por gestos.
E sim, gostaria muito que ela mais tarde aprendesse mesmo língua gestual.
Mas neste caso, a linguagem gestual para crianças visa apenas ajudá-los até eles conseguirem verbalizar a palavra. Apartir do momento em que já consiga falar deixa-se de usar o gesto. Por isso, é possível que não se recorde disto mais tarde Triste

Sansa -
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Desde 18 Jan 2018

Sapgs escreveu:
Sansa existem workshops de babysigns pelo que percebi é isso que anda a procura.http://www.babysigns.pt

Sim, já tinha descoberto o website, mas não têm cursos pela net. E como não vivo em Portugal, torna-se difícil assistir aos workshops.

Ansha -
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Desde 13 Abr 2016

Sansa, e ela não aponta para o q quer?
Por exemplo, o Vasco Tb não fala mts palavras mas começou a apontar para a água e para o armário da comida ( levava-nos lá, puxando-nos pela mão) e assim sabíamos o q ele queria.
Ag já diz água , e ba ( bolacha) q já sei q é qd está com fome.
Tudo isto para dizer q no nosso caso, essa linguagem gestual acabou por acontecer naturalmente.

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