Engravidar com SOP depois dos 30 | De Mãe para Mãe

Engravidar com SOP depois dos 30

Responda
8 mensagens
papoila83 -
Offline
Desde 18 Abr 2012

Boa Tarde a Todas!!!

Tenho 29 anos e SOP diagnosticado desde os 15 anos.
Na última consulta de reotina com a minha Gine., ela disse-me que eu não preciso de me preocupar, quando a questinei com a interferência desta doença, conjugada com a idade, numa possível tentativa de engravidar.
Segundo ela, a SOP não é nada de especial, visto que existem indutores capazes de solucionar este handicap do nosso corpo. No entanto, eu não acredito nisto. Vejo aqui tantos testemunhos de mulheres com o mesmo problema que passam anos a tentar...
Começo a ficar mesmo preocupada. Não vir a ser mãe, não é algo consebível na minha cabeça, mas com a atual situação do país, e principalmente a minha, não posso mesmo pensar nisso.
Gostaria que vocês, que já passaram por uma gravidez com SOP, ou que estão a passar, partilhassem a vossa experiência e opinião.
É de facto muito arriscado esperar para depois dos 30?

Obrigada pela atenção

Beijinhos e Boa Sorte para todas!!!

Carina02 -
Offline
Desde 08 Maio 2011

OI. Fui mãe aos 31 e também tenho SOP. Engravidei 8 meses depois de ter deixado a pílula e sem tratamentos! Quando engravidei já estava há 3 meses sem período. E conheço mais casos. Portanto, confia na tua médica e descontrai, pois é perfeitamente possível. Se for preciso fazeres algum tratamento também não é o fim do mundo.

Boa sorte!

analydia -
Offline
Desde 11 Maio 2012

Então cá vai o relato de uma pré mamã (eu) que tem SOP:

No ano passado, por esta altura, estava a fazer uma dietazinha, porque andava há algum tempo a abusar das refeições rápidas, por trabalhar tanto e não perder tempo a pensar em mim.

As coisas correram muito bem. Entre 4 de novembro e 16 de Janeiro as coisas correram tão bem que perdi 9kg.
Ja andava a pensar engravidar, porque já tinha 30 anos, ouvia muitas histórias e, tal como tu, começava a ter minhoquinhas na cabeça.
Não costumo ser superticiosa mas, na passagem de ano, comi uma uva passa a pensar no assunto Espertalhão

Entretanto falei com a médica que me acompanhava na perda de peso e tratamos dos exames prénatais.
Comecei o ácido fólico em Janeiro e abuli a pílula no fim de fevereiro.
Tive 6 ou 7 ciclos menstruais, quase sem tempo para "treinos", por questões de saúde de um familiar próximo.
No início ficava muito triste. Parecia que as oportunidades de cada mês fugiam como areia por entre os dedos...

No primeiro mês em que me desliguei do assunto, porque optei por outra prioridade minha, e pensei: "quem esteve até agora, também espera mais um mês", tive um resultado positivo no dia 25 de outubro, quase no meu aniversário. Rica prenda! <:P

Nunca imaginei que fosse desta...
A realidade é que a minha ovulação ocorreu uma semana mais tarde do que o esperado. Andei eu tanto tempo a fazer contas para quê? Careta

Nunca tomei nenhum tipo de medicação, a não ser o ácido fólico.
Até agora tem corrido tudo bem. Já estou a sair do 1º trimestre, sem nenhum problema, nem sequer enjoei! Se não fosse fome e sono que sinto, e a barriguinha que apareceu bem cedo, nem dizia que estava grávida!

Espero que tenhas a mesma sorte que eu. Penso que o primeiro passo para conseguir algo é desejá-lo muito, do fundinho do coração! E isso tu já tens...

Espero ter te animado com o meu testemunho. E peço desculpa por ter escrito tanto Corado sou tão tagarela a escrever, como a falar

gomests1 -
Offline
Desde 17 Out 2006

Posso ser um bom exempolo para ti... SOP tb era uma preocupação para mim! Tinha panico de nao conseguir engravidar... e o que te posso dizer? Pensei em engravidar e no primeiro mes fiquei gravida, tomei apenas Dufine (um indutor de ovulação) porque os meus ciclos eram irregulares! Hoje tenho uma princesa com tres anos e sabes que mais? Desde que nasceu a minha princesa os meus ciclos ficaram certinhos! Boa sorte!!! E relax! ; )

Sobre gomests1

Ja nasceu a nossa princesa!!
Beijinho Alexandra Vale... A "nossa" madrinha do amor...

Tânia Gomes

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Ola..eu tb tenho SOP, diagnosticado desde os meus 19 anos, no entanto desde mto cedo k sofria de irregularidades menstruais, excesso de pêlos (sintomas de SOP).
Qd quiz engravidar tomei dufine (indutor de ovulação), no entanto estes comprimidos n funcionam cmg!
Passei p as consultas de infertilidade, pk a minha GO era da opinião k especialistas nesta area, são pessoas mais eficientes p tratar este tipo de problemas!
Tomei injecções p induzir a ovulação e consegui engravidar!
Actualmente ando novamente em treinos, voltei a consultar a minha medica de infertilidade...no entanto, tive k suspender os tratamentos este mês, pk fiz umas analises e foi detectado hipertiroidismo!
No dia 2 de janeiro, farei novamente analises p saber os valores da minha tiroide e depois consoante os resultados, logo se vê como serão os tratamentos de infertilidade!
Eu passei a defender k "SOP n é sinonimo de infertilidade, apenas é uma pedra no nosso sapato k dificulta um pouco mais, a concretização dos nossos sonhos...mas n é impeditivo de engravidar".
Ahhhh é verdade, qd engravidei do meu filho tinha 27 a caminho de 28 anos... actualmente tenho 30...por isso veremos como corre!
Bjinhos

papoila83 -
Offline
Desde 18 Abr 2012

Obrigada pelas respostas!!! Sorriso

Espero que comigo também seja assim. E a ser, terá mesmo que ser com a ajuda de indutores de ovulação, uma vez que eu não menstruo de todo, quando paro a pílula, nem no mês imediatamente a seguir.
Mas vou seguir o vosso conselho, e vou descontrair... ou tentar Sorriso

Beijinhos

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Olá Piscar o olho Sou mais uma, com 30 anos (faço 31 em Abril) a pensar tentar engravidar pela primeirissima vez em 2013... e tb tenho SOP! Os meus únicos sintomas são a irregularidade mestrual e os quistos que aparecem na eco qd nao tomo pilula. Soube que tinha SOP qd, aos 25 anos, pela primeira vez, o meu periodo deixou de vir durante mais de 2 meses. Até aí ele vinha sempre, mais dia menos dia. Não tenho excesso de peso (tb não sou anoretica! lol, mas tenho um peso normal para altura), nem tenho aquele sintoma do aparecimento de pelos. Por isso nunca tinha desconfiado! Qd me disseram que tenho SOP fiquei em pânico... desatei a pesquisar coisas na net e fiquei com medo de nunca conseguir engravidar. Por mais que médicos digam que posso engravidar, e que a dificuldade para o conseguir só saberei qd tentar, tenho esse medp de estimação. Sou tão péssimista que me convenci que vai ser muito dificil.
Este ano eu e meu marido achamos que é altura de começar a tentar a sério... eu vou fazer 21 e ele 34, e está na altura... apesar da maldita crise. Queremos constituir a nossa familia. Já nos temos um ao outro... mas começa a faltar um complemento muito importante...
Tenho o mesmo medo que tu! Tenho medo de deixar a pilula e do maldito red deixar de aparecer... enfim...
Espero que corra td bem. E ctg tb Sorriso anima-me os testemunhos de outras mulheres com SOP que conseguiram ser mãmãs Sorriso

papoila83 -
Offline
Desde 18 Abr 2012

Sim Nicas, a mim também me deixa reconfortada ler estes testemunhos. Assim como também me proporciona algum conforto (no sentido de sentir que alguem me entende), testemunhos como o teu, que estás a sentir neste momento o mesmo que eu.
A minha vontade era começar já a tentar, até porque o meu relógio biológico já despertou há algum tempo...mas ter um filho é a maior decisão e de maior responsabilidade da nossa vida, e nesta altura é assustador.
Esta situação atual do nosso país também não ajuda a taxa de natalidade. E principalmente os casais com problemas de fertilidade acabam por ser muito afetados, uma vez que o tempo é um grande inimigo.
Espero que 2013 também me traga as condições necessárias para iniciar a GRANDE AVENTURA Sorriso

Beijinhos e BOM ANO de 2013... com muitos bebés Sorriso