Engasga-se a mamar | De Mãe para Mãe

Engasga-se a mamar

Responda
8 mensagens
Caty14 -
Offline
Desde 03 Jan 2017

Olá a todas.
A minha bebé faz 27 dias hoje. Tirando um acne neonatal chato é saudável.
No entanto, tem-se engasgado muito nas mamadas. Adoro amamentar mas estou quase a desistir porque lhe dou sempre a medo. Durante o dia em para aí metade das mamadas la se engasga uma vez, sento-a ela tosse e resolve, às vezes dou-lhe umas palmadinhas nas costas, talvez resolvesse sozinha mas cada vez que acontece morro um bocado com o susto. Já come quase vertical (e o meu braço a morrer), e mantém algumas vezes. Na maternidade diziam que era normal por ser muito bebé mas já vai fazer 1 mês.
Qualquer ajuda ou conselho é bem-vinda. O meu medo mesmo é que ela um dia não resolva o engasgo, nem quero pensar numa situação destas.
Obrigada.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Sei que é normal e ainda continua a ser muito bebé (o tempo que esteve na barriga sem fazer esforço nenhum para comer ainda é imensamente superior ao que tem cá fora, tem de fazer essa perspectiva) mas não lhe sei dizer até que ponto se engasga demasiado ou o normal. Apenas queria dizer-lhe que não deixe de dar de mamar por essa razão, com o biberão irá acontecer exatamente o mesmo.

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

É normal o bebé engasga-se com o leite. Ainda está a aprender a engolir e gerir o fluxo de leite.
Não é razão para deixar de dar de mamar. No biberão o fluxo de leite é menos controlado e ainda se pode engasgar mais.
Mas se se engasga muito, já experimentaste dar de mamar deitada/reclinada com o bebé de barriga para baixo, tipo aquela posição logo à nascença, e que aconselham para quem faz cesariana? Não sei se me estou a fazer entender.
Assim o bebé tem alguma ajuda da gravidade para controlar o fluxo de leite

Caty14 -
Offline
Desde 03 Jan 2017

Sim sim, de noite até posso mas de dia não é fácil deitar-me com ela.. só se fôssemos para a cama, não é impossível mas não era ideal andar a ir para a cama dar de mamar a cada 2/3 h..
amanhã tenho pediatra, vamos ver o que diz. Também tenho de lá ir porque está com a cara uma desgraça do suposto medrar que até faz impressão. Depois digo o que ele diz. Obrigada. 😚

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

Pois, não é a coisa mais pratica. Mas também vais ver que daqui a uns tempinhos ela já controla isso melhor.
Pode ser que o pediatra também tenha alguma sugestão.
A cara é chato. O meu também teve um bocado, mas depois passou.
Vai dando noticias 🌸

Pipokinh@ -
Offline
Desde 24 Jun 2017

Eu ia muito deitar-me com o meu filhote. Acabei por comprar uma almofada de amamentação e achei que foi um ótimo investimento. Principalmente para as minhas costas...

Sobre Pipokinh@

Em treinos desde 2011; Gravidez espontânea em 2011-AR 7s
3 IIU MAC 2015
1 Fiv na Cemeare 2016 - negativo
Diagnóstico genético maridão- translocação equilibrada
IVI
TEC (-); Fiv na IVI - beta + - AR 9s; TEC (-); Fiv na IVI - beta + - vem aí o príncipe; TEC (+) vem aí a princesa

Caty14 -
Offline
Desde 03 Jan 2017

Bem tenho conseguido controlar melhor. Apesar que hoje saiu pelo nariz ao levantar para arrotar. Ela é sôfrega e não ajuda nada.
Pediatra não valorizou por não ser algo constante. Disse para ir gerindo com a postura mais vertical e tirar mamilo quando vir que ela não está a fazer pausa e já vai engasgar.
Para a cara disse para por nutraisdin nutratopic 2x/dia, vamos ver.
Pior foi que ele achou-a “molinha” e pediu-lhe uma ecografia na cabecinha, disse que acha que está tudo bem mas que está a ser cuidadoso .. ela realmente não é bebé de grandes espalhafatos e chora baixo ou até só geme. Enfim coração apertado.
Obrigada a todas meninas.

Teresa.A -
Offline
Desde 28 Nov 2019

Ainda bem que está a conseguir gerir melhor. Mais uns tempos e deixa de ser um problema.
Esse creme para a cara é muito bom. Eu uso no meu filhote por causa do eczema. Mando é vir de Espanha, que na farmácia é uma fortuna 😜
Isso de ser molinha também vais ver que não é nada. O meu por essa idade era bem mole. Só comia e dormia, nem para comer chorava. Agora é uma pulga elétrica. Tenho que andar sempre a correr atrás dele 😅
Vai tudo correr bem 🍀