Endometriose profunda + histerectomia + FIV ??? | De Mãe para Mãe

Endometriose profunda + histerectomia + FIV ???

Responda
4 mensagens
maria pat -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Olá a todas,
tenho indicação para histerectomia total aos 40 anos - tenho 38. Tenho nova FIV programada e não sei se valerá muito a pena ou quais as implicações para a minha saúde.
Queria saber de histórias de endometriose profunda (sem indicação para cirurgia, pois iria retirar demasiado tecido uterino para viabilizar gravidez) + adenomiose + endometriomas que realizaram FIV..
Obrigada. Bjs

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Olá Maria Pat Sorriso
Não tenho indicação para histerectomia mas já fui operada 2 vezes devido à endometriose profunda, muitas aderências, retirada de uma trompa e também já fiz uma punção a um endometrioma e também tenho adenomiose.

A minha história já é bem longa como vês, também já passei por uma FIV sem sucesso (a qualidade dos óvulos com a nossa doença fica péssima infelizmente) e estou neste momento a meio da segunda FIV na esperança que seja desta. Mas a nossa reserva ovárica também fica comprometida bem como a qualidade dos nossos óvulos. Qual a tua AMH sabes?

E acima de tudo explica me porque que foste indicada para uma solução tão radical como uma histerectomia? Se vais tirar assim tanto tecido uterino é porque tens uma adenomiose muito grave é isso? Porque tenho ideia que endometriose profunda não compromete o útero. Eu tinha muita - tumor no septo reto vaginal e sacos de douglas e afins - mas no útero só um pouco de adenomiose.

Estás a ser seguida por quem? Explica um pouco mais da tua história para podermos trocar ideias Sorriso

Beijinhos

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

Xanata -
Offline
Desde 28 Nov 2015

olá Maria, não te consigo ajudar quanto a tua duvida, mas quero te desejar sorte na caminhada e que tudo te corra pelo melhor e que essa Fiv que tens agendada te traga o teu sonho.

bjinhos e boa sorte

Sobre Xanata

A tentar ser Mãe desde 2005 ,Diagnostico Infertilidade Inexplicável.
3 tratamentos de coito programado, 3 Fertilizações "in Vitro"e uma 1 TEC. Foi na 3ª Fiv que consegui o meu Positivo ( 256.70 ) 10 Anos depois
Obrigada Deus Sorriso it's a girl Sorriso

maria pat -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Obrigada Xanata. Para ti tb - toda a sorte com a tua Lara - que estás prestes a conhecer!
Mikas - a minha história é longa...
a minha adenomiose é grande - a endometriose tb - dentro, fora do útero... tb no saco de douglas - muito profunda - já deverá estar a afetar intestino...
foi o dr antónio alves - mas esta informação é toda recente - o diagnóstico de endo foi feito há pouco mais de um mês e nestes espaço o pior dos prognósticos - histerectomia!
a minha AMH é de 1,6
fiz 2 FIVs - a 1.ª negativ - a 2.ª embrião que parou do D4 para D5
tenho infertildade secundária - 1 filho com 8 anos
desde há 6 anos - 1 AR, 2 AE