Endometriose | De Mãe para Mãe

Endometriose

Responda
30 mensagens
LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Olá, estou completamente perdida. Após as 4 transferências negativas (3 no privado e 1 no hospital público) saí da clínica e regressei ao hospital público. Nos 2 locais está sempre tudo bem aquando das transferências... Endométrio e embrião e segundo eles tenho tudo para engravidar. Passo seguinte, sugerido pelos 2 médicos efetuar análises as trombofilias. Questionei ambos se não será a endometriose a causa da não implantação e segundo eles não é, a endometriose é mínima. Não convencida procurei especialistas em endometriose, o Dr. Helder Ferreira só consegui vaga em Novembro, então decidi marcar no Dr. Miguel Brito em Viseu, sugeriu fazer RM pélvica, fiz e demonstrou endometrioma de 2.5cm no ovário esquerdo + implante endometrico na superfície + espessamento no saco vaginal + líquido no saco douglas. Hoje o médico sugeriu cirurgia, retirar as trompas que apesar de não estarem aparentemente obstruídas e com líquido são um caminho da endometriose, limpar os focos e esvaziar o endometrioma. Não sei o k pensar, ficar sem trompas é perder a esperança de uma gravidez natural. Por outro lado, tenho protocolo longo de FIV no hospital público em outubro... Depois, ainda me falou na probabilidade de cancro no ovário derivado as estimulações e ao endometrioma.... Saí sem saber em quem eu acreditar.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

sjsms -
Offline
Desde 23 Jun 2013

Olá LAMF..

Antes de mais queria esclarecer que cada caso clínico é um caso clínico..No entanto posso contar-te a minha experiência.. Tenho endometriose grau 3 ..tive um endometrioma num ovário que acabaria por rebentar dias antes de uma cirurgia prevista para o tirar (reconstituíram-me o ovário)..na cirurgia descobriram que tinha "aderências " a cobrir outros órgãos.. tinha aderências entre as trompas, ovários, enfim... uma trapalhada... Antes da cirurgia, vários especialistas disseram que eu devia retirar tudo pois era uma doença e, ia-me trazer problemas.. O meu médico decidiu "limpar" as aderências e reconstruir o ovário pois na sua sabedoria (graças a deus) entendia que não havia a necessidade de retirar o que fosse a uma miúda de 19 anos. Acautelou-me que a doença era crónica e que a proabiliade de engravidar naturalmente era baixissíma.. Os anos passaram e ia vigiando..fui operada novamente e limparam uma vez mais... (quase já não tenho ovário esquerdo..nas ecografias ainda demoram um pouco a encontrá-lo porque é muito pequenino).. Casei e tentei engravidar,...entre tratamentos (exaustivos ) e um escrutínio à minha vida pessoal e emocional não deu em nada...Desisti ..até que engravidei naturalmente uma vez....correu tudo bem... e a seguir engravidei outra vez...
Ou seja: nada é linear... Procure opiniões e saiba se manter os ovários e etc é prejudicial á sua saúde e se não for, não desista... Se por acaso decidir retirar: há sempre outras soluções..
Seja como for: não desista nunca do sonho de ser mãe e não o viva sozinha pois é sombrio vivê-lo sem ajuda.. Sei que é um momento e uma fase muito pessoal, muito própria de cada pessoa e frustrante mas temos que ter ajuda!!!
Alguma coisa que precise diga!!!

Recordo que isto é o meu testemunho e deverá aconselhar-se junto de pessoal médico da sua confiança!
Beijinhos e muita força!!

RH -
Offline
Desde 29 Abr 2013

Se fosse a si, esperava pela consulta com dr. Hélder...foi ele que me operou e é do melhor que há em endometriose...

Sobre RH

Treinos desde 2014
14 de abril de 2015 encaminhamento para consultas de infertilidade CHMA
1ª consulta 18 de Agosto -2ª 28 de Janeiro
Outubro 2018 cirurgia endometriose profunda hospital da Luz e desobstrução das trompas- fev 2023 aborto espontâneo

RH -
Offline
Desde 29 Abr 2013

Se fosse a si, esperava pela consulta com dr. Hélder...foi ele que me operou e é do melhor que há em endometriose...

Sobre RH

Treinos desde 2014
14 de abril de 2015 encaminhamento para consultas de infertilidade CHMA
1ª consulta 18 de Agosto -2ª 28 de Janeiro
Outubro 2018 cirurgia endometriose profunda hospital da Luz e desobstrução das trompas- fev 2023 aborto espontâneo

AtrasDeUmSonho -
Offline
Desde 29 Jan 2007

Minha querida LAMF a minha historia acho que já deves ter lido por aqui mas vou deixar-te para teres mais um exemplo: a minha primeira cirurgia foi em 2008 com 26 anos, uma laparoscopia que devido a imensa extensao da endometriose teve de ser convertida em laparotomia. Nessa cirurgia foi-me removido o ovario direito e a trompa direita uma parte do intestino e uma parte do útero que já nao conseguiram salvar, tinha um endometrioma de 10 cm agarrado ao ovário (do tamanho de um ovo) e tinha outro endometrioma agarrado ao outro ovário mas de 2 cm esse conseguiram remover e fiquei então apenas com o ovário e trompa esquerdos.
Na altura nao pretendia engravidar logo mas a medica disse que eu iria conseguir engravidar naturalmente pois tinha-me deixado limpa de endometriose.
Em 2015 resolvi deixar de tomar a pílula para tentar engravidar naturalmente o que não aconteceu, e em 2017 as minhas dores tinham escalado de uma forma grotesca e eu percebi que algo não estava bem. Depois de fazer uma RM detectaram que tinha uma endometrioma enorme agarrado ao ovário e que tinha hidrossalpinge (liquido na trompa) causada pela endometriose. Na altura ja andava em tratamentos e a medica disse que poderia não conseguir salvar o meu ovário, fiquei sem chão pensei que era o fim e que nao ia poder ter filhos. Foi a primeira vez que ouvi falar em ovodoação. Mas eu ainda não estava preparada para esse passo, queria tentar com os meus, as medicas estavam confiantes na minha AMH de 6,9 e por isso eu tinha de tentar!
Sugeri a medica fazer de imediato uma estimulação para ficar com o máximo de embriões congelados e a seguir fazer a cirurgia para remover a endometriose e a trompa (drenaram o endometrioma dentro do ovário) só depois fiz TEC dos embriões. Dessa 1º FIV (antes da cirurgia) resultaram 4 embriões AA que transferi aos pares posteriormente a cirurgia. Ambas as transferências foram negativas.
Seguiu-se uma 2ª FIV/ICSI da qual resultaram 10 embriões AA (a resposta foi melhor depois da cirurgia), transferi 1 par que resultou em gravidez de 1 embrião que resultou num aborto (sem batimentos as 11 semanas, o coraçãozinho parou de bater as 8 semanas e 4 dias).
Depois fiz mais 2 TECS ambas aos pares (os outros 2 embriões acabaram por não ter qualidade para transferir) nessas 2 TECS negativo.
O aborto afectou muito a endometriose que voltou em força, tenho novamente endometrioma enorme no ovário mais 2 endometriomas e 3 cm e adenomiose.
Fiz a 3 FIV/ICSI da qual resultaram 5 embriões AA transferi 2 e outros acabaram por morrer, dessa transferência mais um negativo.
Da minha experiência concluo que a endometriose afecta qualidade dos meus óvulos e que por isso para mim, de nada vale continuar a sofrer fisicamente e emocionalmente pelos meus óvulos. A medica concordou que se não consegui até agora com os meus, que não pode dizer que é impossível mas, que é muito difícil que vá conseguir.
Tendo em conta isso e que estou a lutar contra a minha endometriose que é galopante e que piora imenso a cada estimulação, e tendo em conta que luto contra o tempo, que vejo a minha idade a passar... Senti que tinha chegado o momento de passar a ovodoação, tenho lido muitos testemunhos de meninas com a nossa doença que conseguiram a primeira com ovodoação e por isso eu cansei desta luta injusta desigual.
Sempre tive decidido que esta seria a minha ultima opção e tenho a consciência tranquila de que tentei tudo, fiz uma petição para aumento de idade e de nº de tratamentos no SNS, falei até com pessoas que fizeram nossa voz junto da DGS e da Assembleia Parlamentar e do Ministério da Saúde para alterarem esta limite na lei e nos ajudarem a ser pais.
Mas tanto emocionalmente como fisicamente cheguei ao meu limite, e esta doença alem de me querer roubar o sonho de ser mae roubou-me qualidade de vida e eu tenho de voltar a encontrar-me a mim própria e a ser aquela "miúda" cheia de energia e de sorriso fácil ao invés desta pessoa triste, cansada de viver em dor permanente, entupida de medicamentos analgésicos e sem brilho, emocionalmente despedaçada...
Por isso decidi que tenho de lutar por mim pela pessoa que eu era antes disto, pelos meus outros sonhos e investir na minha relação que tem sido tão deixada para segundo plano e no meu Futuro.
Estou na recta final e a dar o meu tudo por tudo com toda a minha Energia e toda a minha Força e Positivismo, se vai desta? não sei.... mas vou com toda a certeza olhar para trás cheia de orgulho de ter tentado tudo pelo meu Sonho e vou agarrar a minha vida de volta e ser Feliz com o que tiver e da maneira que puder.
O meu conselho tira as tuas duvidas todas com os médicos que tiveres ao teu dispor, inclusive os do teu centro de PMA que são vários e que lidam com casos como os nossos diariamente.
Conta-lhes a tua historia e poe todas as opções em cima da mesa e ve o que te sugerem.
Desejo do fundo coração que te sintas absolutamente segura e tranquila com as tuas decisões e que como eu olhes sempre para trás com Orgulho e Serenidade <3
Já tens motivos para te Orgulhares Muito! Nem toda a gente tem esta Força que nós temos para lutar sem medo de nada nem de dores nem de exames contra o nosso corpo!
Somos Fortes! e Vamos vencer isto! Tenho a Certeza!
Estou sempre aqui para ti! <3

Muita Sorte Guerreira! <3

3 cirurgias = 1 ovário
1FIV 05/2018 2AA (-)
2FIV 11/2018 2AA (-) / TEC 2AA 03/2019 (+ 1) N/Evoluiu 8sem🖤 / TEC 2AA 12/2019 (-)
3FIV 06/2020 17 AA (-)
Doação de embriões 06/21 (-) 9/21 (-) 11/21(+!!!) Beta 158

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Obrigada meninas e atrasdeumsonho és uma mulher guerreira caso contrário não terias está longa caminhada. Vou ter de avançar no público com as opções que eles me dão, de nada poderei fazer no privado não tenho posses economicas para seguir cirurgia e tratamento no privado. Mas, irei a consulta com o Dr. Helder em Novembro, nessa altura nas minhas contas estarei a iniciar a estimulação no público. Tbm acho que não poderei perder esta oportunidade no público, tenho de confiar neles. Comparada com atrasdeumsonho a minha endometriose é muito menos invasiva neste momento, os focos são pequenos, mas estão lá é certo.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

Sllopes -
Offline
Desde 02 Ago 2020

Olá LAMF,
O meu problema nada tem a ver com o teu. Aliás eu nem sei qual é o meu problema. Tal como tu sinto-me perdida. Pelo que vejo andamos as duas a tentar uma gravidez mais ao menos desde a mesma altura. Como ja referi fiz 3fivs la em Coimbra, apenas com um embrião para transferir em cada fiv, na primeira engravidei e perdi, na segunda gravidez bioquima e nesta última negativo. Antes de fazer a ultima fiv fiz um estudo as trombofilias, onde vieram varias mutações. Ja me disseram que nao engravidava por causa de uma doenca autoimune que ha mais de dez anos esta controlada, ja me disseram que nao era disso. Disseram-me nos huc que os ovulos ou espermatezoides nao eram de boa qualidade porque apenas conseguia um embriao para transferir tambem la e a mesma pessoa disse-me que era normal so haver um ou dois embrioes para transferir. Ja me disseram que o problema era das trombofilias e la tambem ja me disseram que nao era pois apenas tive um aborto. Nao sei se é igual nas outras clínicas e centros mas la vejo que nao consenso nem em relacao ao diagnostico nem aos tratamentos a fazer. Contei o numero ds injeções que levei nesta ultjma fiv foram 39. Recentemente fui ao meu ginecologista que ja me acompanhava antes de tentar engravar disse-me que para ele é difícil dizer a uma pessoa com 35 anos para desistir de ser mae aconselhou-me a fazer apenas mais um tratamento e no privado e senao der disse-me para parar.
Nao posso dizer que fui mal tratada nos huc mas nos somos números e no final estou como no primeiro tratamento o colo vazio e sem perceber porque nao consigo ser mae. A diferença está aqui, estou mais esgotada fisicamente e psicologicamente, tenho menos dinheiro e a esperança é menor. O meu ginecologista disse-me que o conhecimento geral que os médicos tem acerca da gravidez é muito pouco...tambem me disse que os tratamentos sao muito dificeis e que para mim tudo ainda tem sido mais dificil pois njncz fico com embrioes congelados...estamos a ponderar ir apenas uma vez ao prof. Alberto Barros e cask nao resulte vou parar...LAMF estou contigo, infelizmente somos muitas...um beijinho e muita força...

Sllopes -
Offline
Desde 02 Ago 2020

Olá LAMF,
O meu problema nada tem a ver com o teu. Aliás eu nem sei qual é o meu problema. Tal como tu sinto-me perdida. Pelo que vejo andamos as duas a tentar uma gravidez mais ao menos desde a mesma altura. Como ja referi fiz 3fivs la em Coimbra, apenas com um embrião para transferir em cada fiv, na primeira engravidei e perdi, na segunda gravidez bioquima e nesta última negativo. Antes de fazer a ultima fiv fiz um estudo as trombofilias, onde vieram varias mutações. Ja me disseram que nao engravidava por causa de uma doenca autoimune que ha mais de dez anos esta controlada, ja me disseram que nao era disso. Disseram-me nos huc que os ovulos ou espermatezoides nao eram de boa qualidade porque apenas conseguia um embriao para transferir tambem la e a mesma pessoa disse-me que era normal so haver um ou dois embrioes para transferir. Ja me disseram que o problema era das trombofilias e la tambem ja me disseram que nao era pois apenas tive um aborto. Nao sei se é igual nas outras clínicas e centros mas la vejo que nao consenso nem em relacao ao diagnostico nem aos tratamentos a fazer. Contei o numero ds injeções que levei nesta ultjma fiv foram 39. Recentemente fui ao meu ginecologista que ja me acompanhava antes de tentar engravar disse-me que para ele é difícil dizer a uma pessoa com 35 anos para desistir de ser mae aconselhou-me a fazer apenas mais um tratamento e no privado e senao der disse-me para parar.
Nao posso dizer que fui mal tratada nos huc mas nos somos números e no final estou como no primeiro tratamento o colo vazio e sem perceber porque nao consigo ser mae. A diferença está aqui, estou mais esgotada fisicamente e psicologicamente, tenho menos dinheiro e a esperança é menor. O meu ginecologista disse-me que o conhecimento geral que os médicos tem acerca da gravidez é muito pouco...tambem me disse que os tratamentos sao muito dificeis e que para mim tudo ainda tem sido mais dificil pois njncz fico com embrioes congelados...estamos a ponderar ir apenas uma vez ao prof. Alberto Barros e cask nao resulte vou parar...LAMF estou contigo, infelizmente somos muitas...um beijinho e muita força...

Sllopes -
Offline
Desde 02 Ago 2020

Olá LAMF,
O meu problema nada tem a ver com o teu. Aliás eu nem sei qual é o meu problema. Tal como tu sinto-me perdida. Pelo que vejo andamos as duas a tentar uma gravidez mais ao menos desde a mesma altura. Como ja referi fiz 3fivs la em Coimbra, apenas com um embrião para transferir em cada fiv, na primeira engravidei e perdi, na segunda gravidez bioquima e nesta última negativo. Antes de fazer a ultima fiv fiz um estudo as trombofilias, onde vieram varias mutações. Ja me disseram que nao engravidava por causa de uma doenca autoimune que ha mais de dez anos esta controlada, ja me disseram que nao era disso. Disseram-me nos huc que os ovulos ou espermatezoides nao eram de boa qualidade porque apenas conseguia um embriao para transferir tambem la e a mesma pessoa disse-me que era normal so haver um ou dois embrioes para transferir. Ja me disseram que o problema era das trombofilias e la tambem ja me disseram que nao era pois apenas tive um aborto. Nao sei se é igual nas outras clínicas e centros mas la vejo que nao consenso nem em relacao ao diagnostico nem aos tratamentos a fazer. Contei o numero ds injeções que levei nesta ultjma fiv foram 39. Recentemente fui ao meu ginecologista que ja me acompanhava antes de tentar engravar disse-me que para ele é difícil dizer a uma pessoa com 35 anos para desistir de ser mae aconselhou-me a fazer apenas mais um tratamento e no privado e senao der disse-me para parar.
Nao posso dizer que fui mal tratada nos huc mas nos somos números e no final estou como no primeiro tratamento o colo vazio e sem perceber porque nao consigo ser mae. A diferença está aqui, estou mais esgotada fisicamente e psicologicamente, tenho menos dinheiro e a esperança é menor. O meu ginecologista disse-me que o conhecimento geral que os médicos tem acerca da gravidez é muito pouco...tambem me disse que os tratamentos sao muito dificeis e que para mim tudo ainda tem sido mais dificil pois njncz fico com embrioes congelados...estamos a ponderar ir apenas uma vez ao prof. Alberto Barros e cask nao resulte vou parar...LAMF estou contigo, infelizmente somos muitas...um beijinho e muita força...

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Sllopes o sentimento é mútuo. Fazes bem ir a clínica Alberto Barros gostei do atendimento, no entanto por vezes me senti mais uma pessoa/número, sentimento este nas últimas 2 últimas transferências. A clínica tem muitos casais e a consulta era sempre a despachar pois já estava atrasada. Não sei se já era eu que andava triste e a necessitar de atenção, certo que no início não tive este sentimento.
Nos HUC é isso que sinto, mais um número. Triste me sentir assim, sou profissional de saúde e reflito várias vezes neste assunto a falta de tempo não justifica certas atitudes. Mas talvez a culpa esteja em parte em mim que ando desanimada e a necessitar que alguém me compreenda. Havemos de conseguir 😘

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Sllopes temos idades idênticas, tenho 34anos

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

AppleCinnamon -
Offline
Desde 28 Fev 2019

Lamf não sei que te diga, passei apenas para te deixar um beijinho de força e dizer que fez em janeiro um ano que me disseram que dificilmente engravidaria mesmo com tratamento e olha está aqui ao lado o meu milagre. Aconteça o que acontecer não percas a esperança pois improváveis acontecem Sorriso
Quanto ao que fazer acho que ir a essa consulta e ter outra opinião vai ser bom.
Que o teu milagre venha logo 🤞🍀🙏

Atrasdeumsonho sempre que te leio a minha admiração por ti aumenta. Tu, a raiz e outras meninas vivem no meu coração mesmo sem vos conhecer. Mal posso esperar pelo dia que veja o vosso contador e que toda a luta traga o tão merecido final feliz. Acredito tanto que com a ovodoacao vais conseguir 😍 beijinho

Diagnóstico de Infertilidade - +/- 2014
Diagnóstico de adenomiose e endometriose - 2019
FIV/ICSI - Junho 2019 sem transferência
TEC - Outubro 2019 - beta 564 🙏🤞🍀

_cpcd_ -
Offline
Desde 22 Nov 2018

Olá LAMF

Acho que a minha experiência muito recente te pode ajudar.
Aquando dos exames todos para a minha primeira fiv em julho (negativa), a histerosalpingografia revelou que tinha uma trompa totalmente obstruída e a outra parcialmente. Fiquei logo eleita no HSM para laparoscopia de investigação e possível desobstrução das trompas que devido ao COVID acabou por ser adiada para a passada quarta feira. Enquanto isso fui sendo acompanhada nos Lusíadas para Fiv que na punção para colheita dos óvulos, acabou por revelar que tinha endometriose no ovário direito e que deveria ser investigado. Na ecografia de controlo pós fiv foram-me igualmente descobertos dois focos (pequenos) de adenomiose.
Entretanto, por feliz coincidência de agendas entre hospitais contactaram-me para fazer a laparascopia.
Informei a equipa que me acompanha destes novos desenvolvimentos e o meu panorama alterou-se entre fazer uma salpingoplastia (desobstrução das trompas) e remoção de focos de endometriose ou salpingectomia (retirada das trompas) e de novo remoção dos focos de endometriose.
Por não querer que me fossem retiradas as trompas, já no bloco operatório falei com a médica que me ia operar ( Dra Ana Aguiar) e fiz questão de a informar directamente do meu diagnóstico recente de endometriose e da minha vontade de não remoção das trompas.
A laparoscopia acabou por ser o que desejava: desobstruíram as trompas e retiraram diversos focos de endometriose no útero e nas trompas. Portanto, na teoria estou limpinha.
Fala com o teu médico acerca da alternativa de desobstrução/ reconstrução das trompas e remoção de endometriose. Não faças nada que te deixe desconfortável.

Eu agora aqui estou no meu terceiro dia pós operatório esperando que este seja mais um passo para um final feliz.
Se quiseres mais detalhes podemos falar por mensagem.
Um beijinho.

Sobre _cpcd_

AR 11/2018 às 8 semanas
12/2019 Diagnóstico de infertilidade Casal AMH 0,43 + Trompas obstruídas + Fragmentação Espermática ADN >54%
Jul 2020 - FIV (-)
Ago 2020 - Laparoscopia
Jan 2021 - FIV (3 blastos B ) - 1 Transferido POSITIVO! BetaHCG: 562! 🤰❤️

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Obrigada _cpcd_ o que eu não quero é ficar sem as trompas mesmo, se elas tivessem obstruídas os com líquido poderia por essa hipótese, mas na verdade os exames não revelam isso, o médico disse que no só na laparoscopia é que teem a certeza se estão ou não obstruídas. Que as trompas são o caminho da endometriose tornando o ambiente inflamatório e logo não tenho a implantação dos embriões. No entanto não tenho adenomiose.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

Sllopes -
Offline
Desde 02 Ago 2020

LAMF escreveu:
Sllopes temos idades idênticas, tenho 34anos

Eu disse 35 mas ja tenho 36 feitos recentemente ate me esqueço

AtrasDeUmSonho -
Offline
Desde 29 Jan 2007

LAMF escreveu:
Obrigada meninas e atrasdeumsonho és uma mulher guerreira caso contrário não terias está longa caminhada. Vou ter de avançar no público com as opções que eles me dão, de nada poderei fazer no privado não tenho posses economicas para seguir cirurgia e tratamento no privado. Mas, irei a consulta com o Dr. Helder em Novembro, nessa altura nas minhas contas estarei a iniciar a estimulação no público. Tbm acho que não poderei perder esta oportunidade no público, tenho de confiar neles. Comparada com atrasdeumsonho a minha endometriose é muito menos invasiva neste momento, os focos são pequenos, mas estão lá é certo.

Estamos Juntas minha querida!
<3
Se Deus quiser vai chegar a nossa vez! <3

3 cirurgias = 1 ovário
1FIV 05/2018 2AA (-)
2FIV 11/2018 2AA (-) / TEC 2AA 03/2019 (+ 1) N/Evoluiu 8sem🖤 / TEC 2AA 12/2019 (-)
3FIV 06/2020 17 AA (-)
Doação de embriões 06/21 (-) 9/21 (-) 11/21(+!!!) Beta 158

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Olá LAMF Sorriso
Como estás? Espero que estejas bem!
Eu cá ando com o meu milagre espontaneo com 20 semaninhas na minha barriga e ja a chegar ao cinturao negro de Karaté!
Porque milagre? Porque sempre me foi dito que devido às repercussões da minha endometriose e das várias cirurgias (3!) a que fui submetida e punções para esvaziar endometriomas (3 também!) e dentro deste cenário super hostil, seria altamente improvável engravidar naturalmente.

Improvável e não impossível porque eu e a minha médica cirurgiã (Dra. Filipa Osório), na segunda cirurgia onde fui retirar a trompa esquerda que estava completamente inflamada e destruida, tentamos por tudo preservar a trompa direita que não mostrava sinais de estar doente. Opinião contrária da minha médica de fertilidade da altura que era apologista de tirar as 2 exatamente pela mesma razão que o teu médico mencionou "um caminho para a endometriose".
Certo ... mas se não fosse a decisão ponderada da minha querida cirurgiã, hoje não tinha o Francisco na minha barriga.
E eu na altura tinha imenso liquido inflamatorio no utero que descia por essa trompa esquerda porque o meu lado esquerdo coitadinho ... mas a verdade é que nunca afetou o direito.
Fiz uma terceira cirurgia de urgencia para retirar o ovário esquerdo devido a um endometrioma já com 8 cm. Vê lá tu que na ecografia anterior à cirurgia, o poço de liquido inflamatorio ali à volta era tão grande que o Dr. Alberto Relvas (especialista em ecografias à endometriose) confundiu com uma segunda hidrossalpinge na trompa que me restava e além de recomendar a remoção do ovário esquerdo, recomendou a remoção da trompa que me restava também.
Erradamente porque o liquido permaneceu à volta do ovário esquerdo e nunca foi para o lado direito e por isso nunca afetou nem o ovário nem a trompa direita.
E mais ... antes desta cirurgia para remoção do ovário, fiz 3 aspirações ao endometrioma (género punção folicular sem anestesia!!!!!!!) porque a médica de fertilidade não queria que perdesse o ovário. Mas a aspiração nunca foi cura, foi tratamento temporário. O endometrioma se o saco permanece, enche sempre de novo!!! E lá ia eu ... aspirar o sangue over and over again até que com a cirurgia resolveu finalmente as minhas dores (durante este periodo fiz 2 FIVs negativas).
Na 3ª FIV já sem ovário, engravidei da minha filha.
Mas estavamos a falar d eum endometrioma de 8cm. Normalmente só quando atingem 4cm no minimo é que a cirurgia é recomendada. Com 2,5 cm ... não sei. Aspirar pela minha experiência não traz beneficios nenhuns (varias transfers negativas), mas removendo a bolsa vais perder bastante tecido ovárico.
Remover as trompas estando elas saudaveis, acho uma perfeita estupidez ! Ainda por cima estás sem sinais de adenomiose, o que por si só indica que nada afetou o utero. Não deixes!!!!
Já fizeste alguma histeroscopia?
Acho que sim, que devias fazer uma laparoscopia para limpar aderencias, focos, liquidos inflamatorios e dar uma revisada geral mas mais do que isso, pela descrição da tua RM não há justificação.
Há quem diga que esta cirurgia deveria ser feita pós-punção e pré-transferência, mas acho que isso é para quem corre risco de perder tecido ovárico.
Se ficar escrito que não vais perder ovário ou que vais perder muito pouco, deverias fazer sim antes da punção.
E claro acima de tudo muito importante, fazer esta cirurgia com alguém muito especializado na matéria. Não conheço o Dr. Miguel mas o Dr. Hélder pelo que leio é um dos melhores.
Poderia continuar a contar minha história com esta maldita doença porque efetivamente é bastante grande e se precisares de mais algum testemunho é só perguntar!
É sempre uma grande incognita o que devemos fazer a seguir e em quem confiar mas fá-lo sempre junto dos melhores especialistas e que não te queiram "roubar" a possibilidade de gerares um dia um filho naturalmente e que sejam ponderados e racionais nas suas decisões.
Se tivesse do teu lado diria que é só conversa esta coisa do engravidar naturalmente, mas na posição em que me encontro LAMF ... já acredito em tudo e reforço essa afirmação.
"Tudo parece impossível até que seja feito" - Nelson Mandela.

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

Mikas_G -
Offline
Desde 06 Out 2015

Quanto à possibilidade de cancro nos ovários, é sempre uma possibilidade mesmo quem não está a fazer tratamentos mas muito remota. Além disso podes sempre ir controlando os níveis de CA125 no sangue que são parametros que analisam o cancro do ovário.
Isso é uma hipótese muito remota, como quem entra numa cirurgia também tem sempre a hipótese de morrer na mesa de operações!!!
Aguarda pela consulta com o Dr. Hélder ou tenta vir a Lisboa a um dos especialistas de cá. Faz isso!

Outra questão que te queria por, esse protocolo longo é aquele com zoladex durante meses antes da estimulação ou o decapeptyl ao 21º dia do ciclo anterior?
Já vi muitas meninas que devido à endometriose o médico opta pela indução de menopausa e pelo que vejo não traz beneficios nenhuns, nunca vi um positivo sair desse protocolo.
Deve existir mas não os conheço! Sou totalmente contra esse protocolo!
Já o outro ... na verdade comigo nunca funcionou, o que funcionou e gerou bons embriões foi sempre protocolo curto mesmo com endometriose de grau IV e adenomiose.
Não existem estudos cientificos suficientes que comprovem a eficacia da utilização de protocolo longo em pacientes com endometriose. E na verdade, quando fiz protocolos curtos (em 2 FIVs) nunca tive repercussões na minha endo, já no longo com decapeptyl no tempo de 2 FIVs fui oerada 2 vezes!!

Sobre Mikas_G

Endometriose IV - 3 Laparoscopias
1a FIV/ICSI 4/2016 (-) / 2a FIV 6/2016(-) / 3a FIV 12/2016 (+) Sorriso
2º Filho/a: 1ª TEC 1/2019 (cancel.) / 2ª TEC 3/2019 (-) / 3ª TEC 10/2019 (-)
4ª FIV 11/2019 (3 transf. cancel.) / 1ª TEC 02/20 (-) / 2ª TEC 03/20 (-)
❤️ 04/20 gravidez espontânea ❤️

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Mikas muito muito obrigada. Vou seguir os teus conselhos e o teu exemplo dá-me esperança.
O protocolo longo é esse... O primeiro que fiz foi com decapetly este ainda não tive acesso ao protocolo, sei que terá diferenças na terapêutica. Na minha experiência com protocolo longo consegui apenas 1 embriões bl2-2-2. No protocolo curto com doses altas 300u consegui os 3 embriões, 5AB, 4AB e 3AB, do pouco que sei melhores embriões no que respeita a qualidade. No entanto, começo a questionar se não terão hormonas a mais? Não sei coloco tudo em causa. Vou aguardar... Recebi as análises das trombofilias, apenas falta 1, como esperado está tudo bem.
Mikas mts parabéns e aproveita 🤪

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

BelaVieira -
Offline
Desde 03 Mar 2019

Olá Sorriso
A endometriose tem essa mania de nos deixar confusas, e com medo de tudo. Vou te dar algumas opiniões, com base no que já passei, e dos muitos materiais que já li na tentativa de perceber esta doença que temos.

Também tenho endometriose, e já tive endometriomas, e não sou da opinião que devemos tirar nada só para prevenir.

Na minha última cirurgia tiveram de me tirar uma trompa, mas explicaram-me que foi uma verdadeira necessidade, ela estava torcida e tinha um quisto de 7cm. Se a mantivesse, iria gerar líquidos inflamatórios que iriam prejudicar o útero e as tentativas de engravidar. Percentualmente, seria alguma coisa tipo 4% de hipotese. No entanto, salientaram várias vezes que foi uma necessidade e só por isso tiraram, nunca o fariam de outra forma.
Acho que preservar a nossa fertilidade, e ter um médico que procura fazer isso mesmo, é o mais importante, quando estamos a tentar engravidar.

Estás a tentar naturalmente, enquanto esperas pelos tratamentos? Já ponderaste a pílula contínua até lá? Eu sei que parece um passo atrás, e que parece que nos tira ainda mais possibilidades, mas foi isso mesmo que tive de fazer em Maio (e também senti isso), e acho que é uma óptima tentativa para diminuir o teu endometrioma.
Já tive vários, um deles de 5cm, que desapareceram completamente apenas com a pílula contínua, na altura fiz a cerazette. Fala com o teu médico e vê se isso é possível para ti.
Se ele for mesmo ao interior do ovário e drenar o endometrioma, é muito mais provável que danifique folículos e que diminua a tua contagem ovárica. Isso vai dificultar muito mais as tentativas, do que parares durante uns meses.

Eu sou seguida por uma especialista de endometriose em que confio intrinsecamente, e agora por um especialista de fertilidade que também é óptimo, e estou te a transmitir exatamente o que estes dois médicos me transmitiram em situações parecidas. Confio neles o meu maior desejo e sonho, e por isso queria partilhar esta opinião contigo também.

Boa sorte! Vai correr bem Sorriso

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

BelaVieira escreveu:
Olá
A endometriose tem essa mania de nos deixar confusas, e com medo de tudo. Vou te dar algumas opiniões, com base no que já passei, e dos muitos materiais que já li na tentativa de perceber esta doença que temos.
Também tenho endometriose, e já tive endometriomas, e não sou da opinião que devemos tirar nada só para prevenir.
Na minha última cirurgia tiveram de me tirar uma trompa, mas explicaram-me que foi uma verdadeira necessidade, ela estava torcida e tinha um quisto de 7cm. Se a mantivesse, iria gerar líquidos inflamatórios que iriam prejudicar o útero e as tentativas de engravidar. Percentualmente, seria alguma coisa tipo 4% de hipotese. No entanto, salientaram várias vezes que foi uma necessidade e só por isso tiraram, nunca o fariam de outra forma.
Acho que preservar a nossa fertilidade, e ter um médico que procura fazer isso mesmo, é o mais importante, quando estamos a tentar engravidar.
Estás a tentar naturalmente, enquanto esperas pelos tratamentos? Já ponderaste a pílula contínua até lá? Eu sei que parece um passo atrás, e que parece que nos tira ainda mais possibilidades, mas foi isso mesmo que tive de fazer em Maio (e também senti isso), e acho que é uma óptima tentativa para diminuir o teu endometrioma.
Já tive vários, um deles de 5cm, que desapareceram completamente apenas com a pílula contínua, na altura fiz a cerazette. Fala com o teu médico e vê se isso é possível para ti.
Se ele for mesmo ao interior do ovário e drenar o endometrioma, é muito mais provável que danifique folículos e que diminua a tua contagem ovárica. Isso vai dificultar muito mais as tentativas, do que parares durante uns meses.
Eu sou seguida por uma especialista de endometriose em que confio intrinsecamente, e agora por um especialista de fertilidade que também é óptimo, e estou te a transmitir exatamente o que estes dois médicos me transmitiram em situações parecidas. Confio neles o meu maior desejo e sonho, e por isso queria partilhar esta opinião contigo também.
Boa sorte! Vai correr bem

Belavieira obrigada. Os médicos que me seguem não sugeriram tomar a pílula, no público dizem que a endometriose que tenho é mínima. Eu é que decidi recorrer a um especialista de endometriose e escolhi este pelos testemunhos que fui lendo e era o que tinha vaga mais próximo, a única solução que me deu foi a cirurgia, questionei acerca de medicação e não me deu saída. Não gostei daatitude. Obrigada 😘 e mta força para esta caminhada

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

ourbiggestdream -
Offline
Desde 22 Nov 2016

Olá LAMF. Revejo-me em alguns detalhes da tua história. Comecei nos tratamentos com diagnóstico infertilidade inexplicada. Conseguia alguns ovulos, sempre blastocistos mas nunca com qualidade para congelar (fui seguida no AB). Fiz primeira Fiv, transferi 2 blastos e nao engravidei. Fiz segunda fiv e tive gravidez bioquimica...Das estimulacoes apareceu um endometrioma...antes nao havia suspeita de endometriose. Fiz pilula continua (visanne - aconselho vivamente). Endometrioma diminuiu, voltei a fiv com protocolo longo e tive apenas um embriao (nunca tinha acontecido, pior resultado de sempre). Entretanto tentei no hospital Guimarães, bons embrioes, nada de gravidez. Dr. Cristiano foi sempre conta eventual laparoscopia e remoção do endometrioma pela minha baixa reserva ovarica. Confesso que a dada altura pus em causa o que me dizia e fui fazer consulta com dr. Antonio Alves do hospital arrabida (julgo que foi uma especie de mentor do dr. Helder Ferreira). Fiz RM para ver extensao da doenca. Nada de especial, teve duvidas mas aconselhou cirurgia. Dr. Criatiano foi contra esta opiniao. Nao fiz cirurgia. Nos intervalos dos tratamentos fiz sempre visanne. Não contente, fui à Ivi ter segunda opiniao. Dr. Sérgio Soares aconselhou ovodocao dado o meu historico de insucessos mas ainda nao estavamos preparados para esse passo. Receitou DHEA antes de fazermos nova fiv. Tomei durante 4 meses e fiz nova fiv no AB (nao achamos que na ivi tinham proposto algo mt diferente a nao ser o DHEA. Confesso que nunca disse ao Dr. Cristiano que tomei😊 fiz ainda aspirina, heparina e corticoide após a transferência. Transferi ao quarto dia e nao ao quinto, como das ultimas vezes e o meu bebé já vai fazer 2 anos!!! O que pode ter feito resultar? Nunca vou saber...muita força, que tenhas o tei final feliz, vai acontecer !!! Um beijinho

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Obrigado, lendo o que escreveste muito se identifica. Porque transferis-te ao 4 dia foram eles que preposeram ou fizeste o teste ao endométrio? Mta parabéns 😘

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

ourbiggestdream escreveu:
Olá LAMF. Revejo-me em alguns detalhes da tua história. Comecei nos tratamentos com diagnóstico infertilidade inexplicada. Conseguia alguns ovulos, sempre blastocistos mas nunca com qualidade para congelar (fui seguida no AB). Fiz primeira Fiv, transferi 2 blastos e nao engravidei. Fiz segunda fiv e tive gravidez bioquimica...Das estimulacoes apareceu um endometrioma...antes nao havia suspeita de endometriose. Fiz pilula continua (visanne - aconselho vivamente). Endometrioma diminuiu, voltei a fiv com protocolo longo e tive apenas um embriao (nunca tinha acontecido, pior resultado de sempre). Entretanto tentei no hospital Guimarães, bons embrioes, nada de gravidez. Dr. Cristiano foi sempre conta eventual laparoscopia e remoção do endometrioma pela minha baixa reserva ovarica. Confesso que a dada altura pus em causa o que me dizia e fui fazer consulta com dr. Antonio Alves do hospital arrabida (julgo que foi uma especie de mentor do dr. Helder Ferreira). Fiz RM para ver extensao da doenca. Nada de especial, teve duvidas mas aconselhou cirurgia. Dr. Criatiano foi contra esta opiniao. Nao fiz cirurgia. Nos intervalos dos tratamentos fiz sempre visanne. Não contente, fui à Ivi ter segunda opiniao. Dr. Sérgio Soares aconselhou ovodocao dado o meu historico de insucessos mas ainda nao estavamos preparados para esse passo. Receitou DHEA antes de fazermos nova fiv. Tomei durante 4 meses e fiz nova fiv no AB (nao achamos que na ivi tinham proposto algo mt diferente a nao ser o DHEA. Confesso que nunca disse ao Dr. Cristiano que tomei😊 fiz ainda aspirina, heparina e corticoide após a transferência. Transferi ao quarto dia e nao ao quinto, como das ultimas vezes e o meu bebé já vai fazer 2 anos!!! O que pode ter feito resultar? Nunca vou saber...muita força, que tenhas o tei final feliz, vai acontecer !!! Um beijinho

O teu endometrioma era de que tamanho. No que respeita a reserva ovárica tenho HAM de 1,7 considerada normal, mas a contagem de folículos anstrais é baixa, daí não responder as estimulações assim tão bem necessitando de doses elevadas. 😘

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

ourbiggestdream -
Offline
Desde 22 Nov 2016

O endometrioma chegou a 5cm, mas com a pilula vinha para 1-2cm. A minha reserva era de 0.8, bem mais baixa do que a tua. A transferência ao 4 dia foi decisão do Dr. C- sem muita explicacao sobre o porque-nunca fiz o ERA. Confio muito no Dr. C. Como escrevi, nao tive um percurso facil, duvidei e por isso ainda fui à Ivi - mas tenho quase a certeza de que se tivesse sido operada, perderia a pouca reserva que tinha. Ele foimeu obstetra durante a gravidez e ainda é meu ginecologista. Qq duvida diz. Beijinho

MariaDPK -
Offline
Desde 06 Jul 2020

Olá LAMF querida, como estás?
Tens novidades sobre eventuais tratamentos e os protocolos q vais fazer?
Beijinhos ***

Sobre MariaDPK

A tentar desde 2015
Endometriose IV, adenomiose -> cirurgia -> baixa reserva (AMH:0,3)
Dufine+duphaston // Letrozol
#1 FIV Maio 2019 - Ciclo canc (sem folic)
#2 ICSI Set 2019 - 2 D3 - (+) - gravidez bioq
#3 ICSI Jun 2020 - 2 D5 - 1ºbeta 239.6 Apaixonado

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

MariaDPK escreveu:
Olá LAMF querida, como estás?
Tens novidades sobre eventuais tratamentos e os protocolos q vais fazer?
Beijinhos ***

Olá, não tenho. Tentei marcar consulta com a médica no público em junho, só consegui teleconsulta. Expliquei a médica que tinha recorrido ao privado, já não me vê a mais de um ano, só me pediu as análises as trombofilias e decidimos adiar um mês o tratamento e que o protocolo que tenho marcado do ano passado era longo e que ia manter.... Fiquei na mesma. Neste momento sinto medo de avançar com novo tratamento, mas terá de ser.

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

MariaDPK -
Offline
Desde 06 Jul 2020

O protocolo longo do ano passado foi feito no publico? Então ela quer manter o mesmo protocolo para esta próxima tb?
Leva ctg o protocolo e a informação toda q fizeste na AB. Se eu me lembro bem, os melhores resultados foram com o protocolo da AB, certo? Assim talvez ela tente ajustar os protocolos na nova tentativa.
Qual a razão do teu medo? Sei q é fácil dizer para não ficar com medo por isso q não vou dizer isso. Ainda por cima, eu te entendo tanto! Mas acredita q vai acontecer minha querida! Apaixonado

Sobre MariaDPK

A tentar desde 2015
Endometriose IV, adenomiose -> cirurgia -> baixa reserva (AMH:0,3)
Dufine+duphaston // Letrozol
#1 FIV Maio 2019 - Ciclo canc (sem folic)
#2 ICSI Set 2019 - 2 D3 - (+) - gravidez bioq
#3 ICSI Jun 2020 - 2 D5 - 1ºbeta 239.6 Apaixonado

LAMF -
Offline
Desde 07 Abr 2018

Olá, sim foi. O que ela me disse é que iria mudar a medicação do protocolo longo. Está será a 4 FIV/ICSI e se tiver embriões será a 5 transferência... Daí o medo de lidar com mais um negativo. Para além disso sinto-me mais um número naquele PMA, certo que a médicos atenciosos mas há outras que não. Passei por momentos difíceis lá quer psicológicos quer físicos após punção, daí o meu medo. Consciente que tenho de avançar e esquecer o passado. 😘

Sobre LAMF

Início treinos 2016
Eu endometriose profunda, ele astenospermia
2017-2018 - 2 IIU's (-), FIV (0 embriões),
2019- 2021 - ICSI maio TEF (-), ICSI out TEF (-), TEC fev (-) e junh (-), ICSI out 1 embrião, TEC maio (-)
2022- ICSI fev e out sem embriões D5
2023 - doação de ovocitos

Ursoleta -
Offline
Desde 29 Set 2020

Apesar de a publicação já não ser muito recente, decidi vir dar o meu feedback numa tentativa de te tranquilizar:
Tenho endometriose grau IV, tinha um endometrioma de quase 5 cm e ambas as trompas obstruídas, para além de uma lesão retrovaginal.

Fui operada o ano passado pelo Dr. Hélder. Ele garantiu que a prioridade dele é manter a fertilidade e que os resultados de AMH das doentes dele não costumavam baixar após a cirurgia (embora tenha dito que não podia dar garantias absolutas nem fazer promessas, naturalmente). Tinha uma AMH de 2,1 antes da cirurgia. Após a cirurgia repeti a análise, no mesmo laboratório, e o valor era o mesmo. Mais de um ano depois, e mesmo após estimulação para FIV (apesar de ter ficado com as trompas desobstruídas também temos factor masculino, mas isso já é outra conversa), não há qualquer sinal de recidiva.

A mensagem que te quero passar é: uma cirurgia de endometriose não significa necessariamente diminuição da reserva ovarica. Eu andei a sofrer imenso com isso antes da cirurgia e, tal como ele tinha dito, não se verificou. Confia no Dr Hélder e no que ele te disser (até pode achar que não tens indicação cirúrgica). Ele é super diferenciado, há anos e anos que se dedica a este tipo de casos, inclusivamente dá aulas sobre este assunto em universidades europeias e é muito sensato.

Boa sorte e muita serenidade para ti. Um grande beijinho e força para todas nós

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?