Endometriose | De Mãe para Mãe

Endometriose

Responda
11 mensagens
Peqesmeralda -
Offline
Desde 27 Jul 2009

Sei que é uma doença que não tem cura. Estou a espera para ser operada pelo dr Helder Ferreira, na consulta ele disse que a doenca estava no espaço que fica entre a bexiga e o utero em fase muito inicial (apesar de eu sentir muito os sintomas principalmente na bexiga e mesmo fora da menstruação).
Quando lhe perguntei se após a operação qual era a percentagem da doença voltar, garantiu me que raramente volta depois de vem retirado e um bom acompanhamento medico, fiquei com esperanças de ficar bem nem que seja uns anos. Mas depois ao pesquisar não encontrei ninguém que tenha ficado mesmo bem, alguem por aqui ficou bem durante quanto tempo? E as dores melhoraram? A mim mesmo fora da menstruação é horrível...

Amor de mãe ❤

acfv -
Offline
Desde 29 Ago 2018

Depois da laparoscopia en Fevereiro de 2018, as minhas dores melhoraram MUITO mesmo. Quase não me medico!
Infelizmente, após quase um ano já me apareceu um novo endometrioma no ovario esquerdo, mas cada caso é um caso!
Vai tudo correr bem!!

Sobre acfv

Endometriose + Adenomiose Difusa
23/02/2018 - Laparoscopia
11/07/2018 - (+) (GN); 25/08/2018 AR às 8 semanas
25/10/2018 - (+) (GN) - Gravidez Quimica
11/03/2019 - Tiroidectomia total
15/07/19 Coito Programado (+)

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Eu tinha endometriose silenciosa, sem sintomas muito visíveis (com excepção das dores), que só descobri nas consultas de infertilidade... e quando descobri estava avançadíssima, muito espalhada.
Depois da videolaparoscopia (em que me "limparam" tudo) tive alguns quistos pequenos pontuais, mas nada comparado, nunca mais.

patruixia -
Offline
Desde 05 Jul 2011

Olá está doença é realmente uma peste... Alastra de repente e nem damos por ela muitas vezes. Pelo que percebi ela voltar vai voltar, mas dependendo dos casos tem de se operar. Qd os órgãos estão comprometidos, para não haver problemas ainda maiores. No meu caso o mais afectado era intestino e ovários. E não tive outra escolha... Na bexiga também me parece algo delicado e que temos de respeitar, não quer andar com o saco atrás de si... O dr Hélder é conhecido pelo seu excelente trabalho por isso confie nele e depois tente optar por um estilo de vida mais preventivo. Alimentação desporto. Se tiver interesse procure no Facebook ou Instagram o grupo o meu útero, onde se fala de endometriose. Boa sorte

AtrasDeUmSonho -
Offline
Desde 29 Jan 2007

Em 2008 fui operada e tiraram me um ovário e uma trompa é um pouco de intestino, tinha endometriose severa no ovário no canal rectoseptovaginal e já no intestino e fiquei limpa e sem dores até 2017 que voltou em força.
Fui novamente operada em agosto do ano passado mas já tenho dores de novo.

Como vez cada caso é um caso.
Estou a experimentar alimentação apropriada e acupuntura mas ainda estou fase inicial.

Desejo te muita sorte

Beijinhos

3 cirurgias = 1 ovário
1FIV 05/2018 2AA (-)
2FIV 11/2018 2AA (-) / TEC 2AA 03/2019 (+ 1) N/Evoluiu 8sem🖤 / TEC 2AA 12/2019 (-)
3FIV 06/2020 17 AA (-)
Doação de embriões 06/21 (-) 9/21 (-) 11/21(+!!!) Beta 158

Peqesmeralda -
Offline
Desde 27 Jul 2009

Quando falam da alimentação. O que sugerem que se tire além dos fritos e doces....obrigada pelos testemunhos

Amor de mãe ❤

Peqesmeralda -
Offline
Desde 27 Jul 2009

Os meus sintomas sao diferentes, maior parte de voces só têm as dores na menstruação. A mim sem ter menstruação eu sinto sempre o desconforto, tem alturas que até está melhor e piorava ainda mais na menstruação. Aliás eu sinto mesmo que tenho algo na minha vagina como se fosse uma ferida... alias o dr Helder também disse que até pode ser que os sintomas não sejam só da doença. Tenho sempre sangramento após as relações sexuais e muutas vezes doi me. E interfere muita com a bexiga porque se estiver com vontade de urinar começa a doer e se não vou logo tenho perdas de urina...na consulta que fui ao Dr em novembro ele marcou a operação para 5 de Janeiro, mas liguei para o hospital e disseram que era impossivel, mandaram- me aguardar, demora assim tanto tempo? Ja vi no site da médis e não tem lá ainda a pré autorização...

Amor de mãe ❤

MicaelaSousa -
Offline
Desde 08 Fev 2023

Olá, após ser vista pelo dr António Lopes no hospital da luz na Arrábida o mesmo indicou que teria de fazer cirurgia porque tenho Endometriose no septo reto-vaginal e já se encontra avançada . Por não ter condições financeiras para o fazer pelo particular falei com a minha ginecologista que estou a ser seguida pelo SNS que me indicou que no hospital de gaia não existe médicos especializados para essa operação e que a mesma é uma operação bastante delicada…pediu para tomar umas injeções que simulam à menopausa e pílula continua em vez de fazer a cirurgia 🤷‍♀️. Resumindo, tenho apenas 25 anos e o sonho de ser mãe e estas injeções causam me receio para o futuro…
Alguém sabe onde ou em que hospital é possível fazer este tipo de cirurgia pelo SNS?
Estou completamente desvairada sem saber o que fazer 🤷‍♀️
Agradeço imenso a quem me poder ajudar

Sara Gilberto -
Offline
Desde 29 Mar 2022

Olá Micaela, infelizmente acho que não te consigo ajudar pois não sou do Norte...
Mas o que posso dizer é que em Lisboa, sei que na Maternidade Alfredo da Costa (SNS) fazem a cirurgia, e penso que no Hosp. Sta. Maria também.
No meu caso, tive recentemente uma consulta de Endometriose na Maternidade e como tenho indicação cirúrgica, fui logo encaminhada para a cirurgia - infelizmente com tempos de espera aproximados de 6 meses.
Como quero "resolver" isto o mais rápido possível e tenho condições para isso, vou optar pelo privado e vou ser operada já no próximo mês.
Espero que alguma menina da tua zona te consiga ajudar!
Boa sorte Sorriso

Endometriose profunda & Adenomiose
Nov/22 - Criopreservação ovócita (MAC)

Ju_P4 -
Offline
Desde 14 Jan 2023

Olá! Eu fui operada em 2020 no HSJoao pela Dra Margarida Martingo que é especialista neste tipo de cirurgia. Correu tudo bem. No meu caso agora tenho uns pequenos endometiomas outra vez porque fiz tratamentos para engravidar após a cirurgia e as estimulações hormonais fazem progredir a endometriose 🤷 Espero ter ajudado. Podes pedir a médica do centro de saúde para te encaminhar para lá e penso que da para encaminhar directamente para um médico específico. Beijinhos

Sobre Ju_P4

Juliana Pinto

Micloida -
Offline
Desde 14 Fev 2023

Boa noite, foi diagnosticada com endometriose profunda, recomendaram me o dr Hélder Ferreira, contudo só consegui consulta daqui a meio ano! Alguém aconselha outro médico bom no norte?