Embrião mosaico | De Mãe para Mãe

Embrião mosaico

Responda
21 mensagens
AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

Boa noite, procurei mensagens e tópicos sobre embriões mosaico, mas não encontrei nada.
Alguém teve? Decudiram implantar?
Recomendam algum/a médico/a de genética?
Obrigada Piscar o olho

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

Olá eu já fui “ um embriao mosaico” -trissomia 21 em mosaico assintomatica.
Tive um cancro raro em 2011.E tenho uma % alta de ter problemas de saude.Cancro, Leucemia, alzheimer, parkinson..
Sò descobri que era portadora quanto tentei ter um filho e passei o gene nas duas gravidezes 😔
Convém falar com um medico geneticista para saber exacetamente as alteraçoes presentes no embriao.
Por vezes os problemas de saude de um embriao mosaico quando a criança nascer podem ser desastrosos 😢

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

MarinaVaz escreveu:
Olá eu já fui “ um embriao mosaico” -trissomia 21 em mosaico assintomatica.
Tive um cancro raro em 2011.E tenho uma % alta de ter problemas de saude.Cancro, Leucemia, alzheimer, parkinson..
Sò descobri que era portadora quanto tentei ter um filho e passei o gene nas duas gravidezes 😔
Convém falar com um medico geneticista para saber exacetamente as alteraçoes presentes no embriao.
Por vezes os problemas de saude de um embriao mosaico quando a criança nascer podem ser desastrosos 😢

Obrigada pela resposta e testemunho! Descobriu com a análise de cariótipo? Espero que esteja bem.

O embrião não tem o cromossoma 4 (monossomia) e está classificado como implantável por ser algo que provavelmente desaparece com a normal evolução após implantação e porque não existe nenhuma anomalia grave conhecida associada ao cromossoma 4.

A primeira geneticista com que falámos disse que o próprio corpo rejeita os embriões que não são para prosseguir, daí um embrião mosaico ter uma taxa mais baixa de implantação e mais alta de aborto.

Vamos fazer consulta de segunda opinião, mas nunca vi ninguém aqui mencionar nada sobre isto. E como há tantos casos diferentes fiquei a pensar que seria algo raro... a geneticista disse que tinha já implantado 100 embriões mosaicos e todos eles tiveram amniocentese normal. Ainda não investiguei a taxa de certeza da amniocentese para deteção de problemas, sinceramente.

O que menciona sobre a possibilidade de os efeitos serem desastrosos é o que mais me preocupa e me assusta. O resto a pessoa que passa por tudo isto já sabe e aceita como um risco do processo (não implantar ou abortar).

Obrigada pela resposta!!! E que tudo lhe corra bem.

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

Eu nunca apresentei ter trissomia 21.
Sim o geneticista passou-me o cariotipo e deu alteraçoes para trissomia. Repetiram 3x o cariotipo e quantas mais celulas fossem analisar mais celulas alteradas encontravam.
Normalmente embrioes alterados correm o risco de nao implantarem.Nao foi o meu caso.Duas gravidezes naturais dois embrioes com trissomia e não tive qualquer ameaça de aborto.Decidi interromper.
Nunca vou trazer um filho ao mundo para ele sofrer, porque infelizmente nòs nao somos imortais e um dia eles ficam sozinhos neste mundo que já é tao dificil para uma pessoa “normal”. Por incrivel que pareça fiz tec de um embriao euploide e que simplesmente tive um aborto espontaneo á 1 semana.
Esta vida é tao injusta 😪

Convem perguntar ao geneticista todos os “perigos” de Transferir um embrião mosaico.
Pode simplesmente ter um bebe “saudavel” como eu fui. “SOU”
Contudo á genes que desencadeiam varias doenças e aí está o perigo.

Espero que lhe corra tudo pelo melhor 🍀🙏

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

Esta frase: Nunca vou trazer um filho ao mundo para ele sofrer, porque infelizmente nòs nao somos imortais e um dia eles ficam sozinhos neste mundo que já é tao dificil para uma pessoa “normal”.

É exactamente o que pensamos. Daí estarmos em procura de respostas. Muito obrigada e espero que venha a conseguir ultrapassar esses obstáculos e ser mãe. Sim, a vida não é justa mesmo.... é por isso que dizemos sempre "boa sorte". É tudo uma questão de sorte e não justiça...! Coragem! E boa sorte!! ❤

Ateixeira -
Offline
Desde 19 Fev 2011

Olá,

Eu não sei se é a mesma coisa ou não.
Fiz FIV em Março de 2021 nos Lusíadas no qual resultou uma gravidez, nem queria acreditar que tinha sido á primeira. A gravidez decorreu normal e sem problemas até às 22 semanas. Na eco morfológica foi descoberta agenesia do corpo caloso. Tive que fazer amniocentese e os resultados só os tive após interromper a gravidez as 24 semanas. No caso da nossa filhota ela tinha 5 cromossomas em mosaico o que havia 100% de probabilidade de ela ter algum problema neurológico. Fisicamente era perfeitinha. Pense bem, porque até ao final da gravidez vai ocorrendo a divisão celular e nunca se sabe se pode vir a ter mais ou não. No nosso caso n foi nada transmitido por nós, pois este problema ocorreu após a célula 1, segundo o que nós explicaram na consulta de genética. Se pensar em implantar , não pense e viva a gravidez caso contrário vai ficar sempre com medo. Veja com os médicos se há possibilidade de mais tarde na divisão celular se há possibilidade de ocorrer mais situações. Pq uma coisa é não sabermos e não haver problema no início outra coisa é já ter algo. Beijinhos e força...

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

A minha mãe teve uma gravidez natural normal todas as minhas ecos na altura feitas em França nunca apresentaram qualquer alteração porque apesar do azar de ter trissomia tenho uma % muito mais alta de celulas normais daí ter uma trissomia assintomatica.No meu caso tambem foi apòs a 1 celula ou seja não foi genetico foi um “acidente celular” que desencadiou a divisão de mais celulas anormais.O meu caso é muito raro.Quem tem trissomia tem trissomia por inteiro.Até foi complicado fazer o estudo do cariotipo pois os medicos não acreditavam na probabilidade de eu ter trissomia.Apesar do azar tive sorte.. nunca apresentei fisicamente nem neurologicamente sinais de atraso no desenvolvimento.O facto é que elas existem e o fato de estar sujeita a mais doenças é alto.
Quero com isto dizer que durante a gravidez há uma divisão celular constante de celulas ( normais e normais).Convem um geneticista analisar muito bem a possiblidade dos perigos ou não a partir desse cromossoma 4.
E geneticamente posso ter a sorte de passar ou nao o meu gene.Fiz dois tratamentos ICSI com DGPI resultaram em 2 embriões ( euploides ) infelizmente um nao aguentou sem descongelado e no outro tive um aborto expontaneo.
Felizmente apesar de ter AMH baixa consegui engravidar naturalmente mas as gravidezes resultaram eu embrioes euploides.
Infelizmente não tenho mais coragem para tentar naturalmente.
E agora voltei ao inicio da lista para DGPI mais 20 meses de espera 😔😔😔

Isto é tudo tão dificil e depois ainda temos de nos sujeitar as estas listas de espera.

Então quem está em falencia ovarica esta espera mata de dia para dia.É um sufoco enorme viver assim.

Desculpem o testamento, mas ando revoltada, triste com tudo o que se tem passado nestes ultimos 4 anos, ninguem é de ferro. 😔😒

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

Corrigo-*infelizmente as gravidezes naturais resultaram em embriões aneuploides

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

Ateixeira tambem decidí interromper as14 semanas de ambas, depois do resultado da biopsia 😔 nem consigo imaginar o desespero de ter de passar por isso ás 20’s semanas.

É tão dificil viver e ter de saber lidar com estas perdas 💔

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Marina não ponderas OD?

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

ala -
Offline
Desde 29 Jan 2011

Há cerca de 5 meses iniciamos os tratamentos de (in)fertilidade. O namorido não ejaculava e, por esse motivo, nunca iria engravidar naturalmente. Pensavamos nós que o problemas era "só" este. Fizemos ambos análises e, no caso dele, um cariotipo onde se percebeu que tinha uma trissomia em moisaico. Ao lermos o relatório, percebemos que a probabilidade de aborto ou de mal formação do bebé seria bastante possível. Foi a uma consulta de genética, onde lhe disseram que tendo ele apenas 4% das células "com este defeito", não haveria implicações na sua vida (aliás nunca apresentou qualquer condicionante física ou cognitiva) mas que se repercutia na fertilidade. Tomamos a decisão de adotar um embrião. Embora as minhas análises estivesses com valores normais e a médica achasse que era uma tonteira não tentar com os meus óvulos, tendo eu quase 38 anos, e sem me garantirem a 100% que os óvulos estariam bons, achamos que a melhor opção seria a adoção de um embrião. Soubemos as características do embrião: AA e mãe de 23 anos, e decidimos avançar. Fiz a transferência, resultou à primeira e estou grávida de 7 semanas. Não tem a nossa informação genética. Contudo, nós achamos que ser pai ou mãe vai muito para além do fator genético. Este filho é meu, quero que a gravidez corra normalmente e que nasça saudável, como é o desejo de qualquer mãe. O nosso percurso na infertilidade (se esta gravidez correr bem) foi de pouco tempo, sem grande desgaste emocional ou financeiro. Nem imagino o que sente alguém que passa por tratamentos anos a fio.
Escrevi este comentário só para dar força e para dizer que há outras possibilidades de se conseguir uma gravidez e alcançar o sonho de ser mãe.

ala -
Offline
Desde 29 Jan 2011

Marina, depois de escrever o comentário, cliquei no seu perfil e percebi que já tentou ovodoação. Assim sendo, o meu comentário acaba por não ter tanto sentido. Há-de conseguir o seu bebé. Força.

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

ala escreveu:
Há cerca de 5 meses iniciamos os tratamentos de (in)fertilidade. O namorido não ejaculava e, por esse motivo, nunca iria engravidar naturalmente. Pensavamos nós que o problemas era "só" este. Fizemos ambos análises e, no caso dele, um cariotipo onde se percebeu que tinha uma trissomia em moisaico. Ao lermos o relatório, percebemos que a probabilidade de aborto ou de mal formação do bebé seria bastante possível. Foi a uma consulta de genética, onde lhe disseram que tendo ele apenas 4% das células "com este defeito", não haveria implicações na sua vida (aliás nunca apresentou qualquer condicionante física ou cognitiva) mas que se repercutia na fertilidade. Tomamos a decisão de adotar um embrião. Embora as minhas análises estivesses com valores normais e a médica achasse que era uma tonteira não tentar com os meus óvulos, tendo eu quase 38 anos, e sem me garantirem a 100% que os óvulos estariam bons, achamos que a melhor opção seria a adoção de um embrião. Soubemos as características do embrião: AA e mãe de 23 anos, e decidimos avançar. Fiz a transferência, resultou à primeira e estou grávida de 7 semanas. Não tem a nossa informação genética. Contudo, nós achamos que ser pai ou mãe vai muito para além do fator genético. Este filho é meu, quero que a gravidez corra normalmente e que nasça saudável, como é o desejo de qualquer mãe. O nosso percurso na infertilidade (se esta gravidez correr bem) foi de pouco tempo, sem grande desgaste emocional ou financeiro. Nem imagino o que sente alguém que passa por tratamentos anos a fio.
Escrevi este comentário só para dar força e para dizer que há outras possibilidades de se conseguir uma gravidez e alcançar o sonho de ser mãe.

Obrigada pelo comentário, tão válido e positivo.
Nós temos a OD como opção e por isso já li imensa coisa sobre isso. Não é verdade que o bebé não vai ter a sua informação genética! Leia sobre epigenética e as trocas (a nível genético) que ocorrem durante a gravidez. É o útero onde se forma o bebé que o alimenta e nutre e o adn da mãe que liga ou desliga os interruptores do adn doado. Será um bebé único e que apenas poderia ser gerado por si devido à gestação. É muito lindo!

Querendo, este livro fala sobre isso mesmo: https://www.amazon.com/Epigenetics-DNA-Pregnant-Mother-Conceived/dp/1548....

Que tudo lhe corra bem e muitos PARABÉNS pela gravidez! ❤

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

MarinaVaz escreveu:
A minha mãe teve uma gravidez natural normal todas as minhas ecos na altura feitas em França nunca apresentaram qualquer alteração porque apesar do azar de ter trissomia tenho uma % muito mais alta de celulas normais daí ter uma trissomia assintomatica.No meu caso tambem foi apòs a 1 celula ou seja não foi genetico foi um “acidente celular” que desencadiou a divisão de mais celulas anormais.O meu caso é muito raro.Quem tem trissomia tem trissomia por inteiro.Até foi complicado fazer o estudo do cariotipo pois os medicos não acreditavam na probabilidade de eu ter trissomia.Apesar do azar tive sorte.. nunca apresentei fisicamente nem neurologicamente sinais de atraso no desenvolvimento.O facto é que elas existem e o fato de estar sujeita a mais doenças é alto.
Quero com isto dizer que durante a gravidez há uma divisão celular constante de celulas ( normais e normais).Convem um geneticista analisar muito bem a possiblidade dos perigos ou não a partir desse cromossoma 4.
E geneticamente posso ter a sorte de passar ou nao o meu gene.Fiz dois tratamentos ICSI com DGPI resultaram em 2 embriões ( euploides ) infelizmente um nao aguentou sem descongelado e no outro tive um aborto expontaneo.
Felizmente apesar de ter AMH baixa consegui engravidar naturalmente mas as gravidezes resultaram eu embrioes euploides.
Infelizmente não tenho mais coragem para tentar naturalmente.
E agora voltei ao inicio da lista para DGPI mais 20 meses de espera 😔😔😔
Isto é tudo tão dificil e depois ainda temos de nos sujeitar as estas listas de espera.
Então quem está em falencia ovarica esta espera mata de dia para dia.É um sufoco enorme viver assim.
Desculpem o testamento, mas ando revoltada, triste com tudo o que se tem passado nestes ultimos 4 anos, ninguem é de ferro. 😔😒

A infertilidade afecta tudo na vida, de uma forma silenciosa e muito matreira. Sentimos culpa de tudo, pensamos em dinheiro e tratamentos o tempo todo recebemos más notícias todos os dias e o tempo a passar e as coisas a não acontecer é muito difícil. Se puder, terapia com um psicólogo pode ajudar muito. E, para bem da saúde mental, também terá de chegar um dia em que decidimos parar. Porque por mais destrutivo que seja sequer pensar que podemos não vir a ser mães, pior será destruirmo-nos no processo. Acho que só quem passa por isto é que realmente sabe o que custa.

E depois fazer escolhas difíceis todos os dias é esgotante. Nós vamos fazer as consultas de genética e tentar perceber melhor os riscos, mas a nossa inclinação natural é para não arriscar. E acho que nestas coisas é melhor seguir o nosso instinto.

E como diziam, uma coisa é a pessoa não fazer ideia de nada e acontecer. Outra é já sabermos à partida que o risco está lá. Psicologicamente é muito pesado e a responsabilidade de ter um filho que poderá vir sofrer a vida toda deixa-nos mudos.

Passo a passo nesta caminhada. E todas as opções são válidas, cada pessoa é o seu melhor juiz!

Espero que tudo lhe corra bem! ❤

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

Ateixeira escreveu:
Olá,
Eu não sei se é a mesma coisa ou não.
Fiz FIV em Março de 2021 nos Lusíadas no qual resultou uma gravidez, nem queria acreditar que tinha sido á primeira. A gravidez decorreu normal e sem problemas até às 22 semanas. Na eco morfológica foi descoberta agenesia do corpo caloso. Tive que fazer amniocentese e os resultados só os tive após interromper a gravidez as 24 semanas. No caso da nossa filhota ela tinha 5 cromossomas em mosaico o que havia 100% de probabilidade de ela ter algum problema neurológico. Fisicamente era perfeitinha. Pense bem, porque até ao final da gravidez vai ocorrendo a divisão celular e nunca se sabe se pode vir a ter mais ou não. No nosso caso n foi nada transmitido por nós, pois este problema ocorreu após a célula 1, segundo o que nós explicaram na consulta de genética. Se pensar em implantar , não pense e viva a gravidez caso contrário vai ficar sempre com medo. Veja com os médicos se há possibilidade de mais tarde na divisão celular se há possibilidade de ocorrer mais situações. Pq uma coisa é não sabermos e não haver problema no início outra coisa é já ter algo. Beijinhos e força...

Obrigada pelo testemunho e muita força para viver com essa experiência ❤

Sim, pode ser um caso semelhante ao do nosso embrião, nós sabemos antes porque fizemos a análise genética, senão seria implantado e se fosse adiante a gravidez e o embrião não recuperasse em termos de desenvolver o cromossoma em falta, seria só detectado em amniocentese. Eu sempre terei de fazer amniocentese, pelo que aí será detectado algo que na análise genética não seja.

A coisa mais importante, como refere, é que já sabemos alguma coisa. Não é algo que não tenhamos qualquer conhecimento e depois aconteça. Enfim, teremos de ouvir os médicos e decidir em consciência. Difícil quando se está nesta luta e as opções vão reduzindo, mas temos de manter algum nível de racionalidade e saber o que estamos dispostos ou não a arriscar.

A vida é dura. Muito obrigada e muita força! ❤

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Vou reformular… Marina não ponderas OD numa IVI?

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

MarinaVaz -
Offline
Desde 12 Out 2018

Olá meninas… neste momentos não quero pensar em mais tratamento de fertilidade, pelo menos durante 1 ano.Se houvesse possiblidade tento no publico.Contudo isto tambem vamos €€€ porque não sei se terei coragem para voltar ao publico.
Estou cansada desgastada… acho que estou mais convencida para a ovodoação.Sei que o embriao vai ser perfeitinho sem “os meus defeitos”.Eu já em 2020 fiz 2 tec de dois embrioes para ambos 1 nao implantou e na 2da vez tive gravidez bioquimica.
Já me disseram que OD na IVI Vigo temos mais ovulos.Porque aqui em Portugal as clinica fazem de uma colheita ( dadora) dividem o os ovulos para duas pacientes.
Mas agora nao quero pensar em mais nada!
Preciso de paz para recuperar disto tudo.Colocar esta cabeçinha no lugar.
Eu já faço acompanhamento psicologico desde 2018. E tambem psiquiatrico.
Mas até desta consultas ando cansada.
Porque este desgosto não depende dos outros sò depende de nos para recuperarmos.

Um grande beijinho

SUSANAN77 -
Offline
Desde 20 Ago 2020

MarinaVaz escreveu:
Olá meninas… neste momentos não quero pensar em mais tratamento de fertilidade, pelo menos durante 1 ano.Se houvesse possiblidade tento no publico.Contudo isto tambem vamos €€€ porque não sei se terei coragem para voltar ao publico.
Estou cansada desgastada… acho que estou mais convencida para a ovodoação.Sei que o embriao vai ser perfeitinho sem “os meus defeitos”.Eu já em 2020 fiz 2 tec de dois embrioes para ambos 1 nao implantou e na 2da vez tive gravidez bioquimica.
Já me disseram que OD na IVI Vigo temos mais ovulos.Porque aqui em Portugal as clinica fazem de uma colheita ( dadora) dividem o os ovulos para duas pacientes.
Mas agora nao quero pensar em mais nada!
Preciso de paz para recuperar disto tudo.Colocar esta cabeçinha no lugar.
Eu já faço acompanhamento psicologico desde 2018. E tambem psiquiatrico.
Mas até desta consultas ando cansada.
Porque este desgosto não depende dos outros sò depende de nos para recuperarmos.
Um grande beijinho

Olá Marina
Estou em Vigo e só tive três embriões, por OD, por isso não é literal. Expressei o meu desagrado, mas o que é que se vai fazer? Por isso, penso que é uma questão de sorte, em Portugal tive 6 embriões, transferi três e tenho 3 congelados, que não querem usar porque não sabem se a dadora é compatível e como já fiz 5 tentativas sem um positivo, dão-me essa justificação.

Mylittlefairytale -
Offline
Desde 18 Maio 2016

Meninas apenas passo para deixar um beijinho muito grande a todas. A infertilidade é uma jornada muito complicada... também conheço bem os meandros de dgpis e ovodoação. Felizmente o meu percurso já teve um final feliz, após 2 tratamentos com dgpi, só na 5º tec com ovodoação consegui a minha princesa. Na 2ª tec com ovodoação ainda tive "direito" a um aborto retido. Na semana passada fiz a tec do último embrião que resultou da minha doação (tive 7 embriões, o que ótimo), para tentar dar um irmão á minha filha. Passamos por tanto, achamos que estamos preparadas para tudo, eu sou tão agradecida pela minha filha que nem fazia muita questão de ter mais filhos, mas depois voltamos as estas andanças e percebemos que a infertilidade acompanhará sempre a nossa vida.
Espero que todas consigam o final feliz!
Beijinho

AliceJ -
Offline
Desde 16 Jun 2021

Mylittlefairytale escreveu:
Meninas apenas passo para deixar um beijinho muito grande a todas. A infertilidade é uma jornada muito complicada... também conheço bem os meandros de dgpis e ovodoação. Felizmente o meu percurso já teve um final feliz, após 2 tratamentos com dgpi, só na 5º tec com ovodoação consegui a minha princesa. Na 2ª tec com ovodoação ainda tive "direito" a um aborto retido. Na semana passada fiz a tec do último embrião que resultou da minha doação (tive 7 embriões, o que ótimo), para tentar dar um irmão á minha filha. Passamos por tanto, achamos que estamos preparadas para tudo, eu sou tão agradecida pela minha filha que nem fazia muita questão de ter mais filhos, mas depois voltamos as estas andanças e percebemos que a infertilidade acompanhará sempre a nossa vida.
Espero que todas consigam o final feliz!
Beijinho

PARABÉNS pela sua menina e espero que a segunda TEC também venha a resultar.

É verdade que este problema nos acompanha sempre... tão difícil. Mas só podemos seguir em frente o melhor que podemos. Obrigada pelas suas palavras ❤

Ateixeira -
Offline
Desde 19 Fev 2011

MarinaVaz escreveu:
Ateixeira tambem decidí interromper as14 semanas de ambas, depois do resultado da biopsia 😔 nem consigo imaginar o desespero de ter de passar por isso ás 20’s semanas.
É tão dificil viver e ter de saber lidar com estas perdas 💔

è sempre muito difícil psicologicamente e fisicamente... às 24 semanas já tens que fazer um parto... É igual quando vamos ter um filho, o grave é que não o trazemos...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?