Educadoras | De Mãe para Mãe

Educadoras

Responda
21 mensagens
beatrizamora -
Offline
Desde 09 Set 2013

Olá mamãs,

gostava de saber o que vocês gostam mais numa educadora de infância e o que não gostam mesmo nada, que atitudes gostam que tenha que os vossos filhos, que atitudes não gostaram.

sobretudo o que acham que uma educadora tem que tem de especial.

o que acham interessante que se tenha passado na creche dos vossos filhos, por exemplo uma actividade, uma prenda do dia da mãe, etc.

laruzinha -
Offline
Desde 15 Maio 2013
I Love DMPM

Bem beatriz,

eu sou educadora e para mim é um bocado suspeito responder a esta questão eheheh O meu filho mais velho está na minha sala (o que é um pouco dificil) e o mais novo vai seguir com a madrinha do mais velho, o que me deixa super descansa lol

MAs vou-me colar, e realmente gostava que todas as mamãs respondessem, porque gosto de ser uma boa profissional e quero aprender sempre mais e corrigir os meus erros.

Beijinhos

Sobre laruzinha

Clara - mamã de dois rapazes lindos!
http://demaeparamae.pt/forum/meu-conto-natal

*-* afilhada da LuciaRibeiro!
*-* madrinha da JoanaLolita! e madrinha da Istlar! Estou aqui a aguardar os vossos bebés! =)

Rita498 -
Offline
Desde 21 Jul 2013

Bem o meu filho tem 5 anos e desde os 3 que nao ia a escola...ele e uma crianca um pouco complicado chego ao ponto e chorar por nao saber o que fazer com ele..tenho desejado muito que a escoa comece mas parece que estou com azar a escola so deve abrir amanha ao depois . Mas o que eu gosto de uma educadora que sejam simpaticas connosco pais e claro com os filhos ... Que tenham sempre um pouco do seu tempo para falarmos nem que seja 5 minutos a sos sobre os nossos filhos ... Que amostre carinhos pelos miúdos que saiba ensinar .... Nao gosto de ver educadores que so de olhar para elas desejamos que nao sejam educadoras dos nossos filhos, ate podem ser boas pessoas mas do dia de apresentação e estar com uma cara de ma. Odeio educadoras que estao ali so por estar , que nao tem paciência para os miúdos entendo que sao muitos mas ja se sabe para o que vão ....

Eu confesso quando o meu filho ando com 3 anos na creche tinha uma educadora que tratava as criancas como filhos e eu adorava , tinha uma paciência para os pais sempre disponível , as criancas que tinham mais problemas de se socializar ela ia para o recreio com eles e tentava que eles brinca sem entre sim . O meu filho como adorou a educadora nao a largava , chegaram a perguntar se era filho dela.
Este ano ja conheci a educadora e pareceu me simpática vamos ver, o meu filho tambem nao e fácil estou um pouco receosa como vai correr

smca1977 -
Offline
Desde 26 Fev 2010

Bom dia. A minha resposta é valida para a educadores mas também para as auxiliares.
O que gosto: que sejam preocupadas e atentas com a minha filha; gosto de sentir que ela é unica e não apenas mais uma da sala (isso sente-se ao dizer por ex. que ela dormiu mal de noite, ou que comeu tarde, para elas saberem como agir com ela durante o dia); gosto que sejam pessoas activas e alegres (que cantem, que façam graças com as crianças, trabalhinhos, que haja animação na sala o dia todo); gosto quando a vou buscar de ter 2 minutos de atenção só para mim, para saber como foi o dia dela, se comeu, se dormiu; gosto, quando chego para a ir buscar, de a ver arranjada,vestida lavada e penteada; gosto de as ver dar umas beijocas nos bebés, deixa-me confiante que estão bem entregues; gosto de a ver o colo delas, quase tão bem (às vezes melhor comportada) como se estivésse ao meu colo; gosto que ela pergunte pela educadora e auxiliáres durante o fim de semana ou férias;
O que não gosto: basicamente o contrário do que disse em cima.
E não me estou a lembrar de mais nada assim de repente.

Ana Leandro -
Offline
Desde 02 Dez 2009

Olha, existem profissões que tem que ter dom, a educadora de infancia pra mim além de estudar para ser educadora como qualquer outra profissão, tem que gostar de criança, não adianta querer ser e não gostar de estar com criança. As crianças não são fáceis, portanto a educadora tem que ter paciência, responsabilidade, dedicação, dar atenção aos pais e acima de tudo gostar das crianças. A educadora e os pais trabalham juntos para o desenvolvimento dos nossos filhos.. Eu já vi educadora aos gritos com uma criança, achei aquilo fora do normal, para mim aquela pessoa nunca poderia ser educadora, mas enfim se fosse com o meu filho sei lá o que eu faria.

Ana Laura

Dina Macedo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Ola!
Uma educadora tem que ser uma pessoa Simpática e disponível para ouvir os pais e os receber, infelizmente eu quando deixo o meu filho na creche não esta nenhuma educadora da sala dele a receber, acho horrível, porque ninguém me sabe dizer nada, depois a tarde quando o pai o vai buscar e tudo a pressa já não esta la a pessoa que lhe deu o almoço então não sabem nada...
Tem que haver o passa palavra, os pais gostam de saber o dia dos seus pequenos se dormiu se comeu bem, se não fez birras.
No berçário adorei uma auxiliar e dizia tudo o que o meu filho fazia era simpática, dava-lhe mimos, brincava com eles e cantava para eles.
Há dias que as crianças não estão tão bem dispostas e é bom saber que tem colinho e tem um miminho mesmo não sendo o da mãe/pai mas de uma figura que esta presente algumas horas com eles. E saber falar é muito importante também.

beatrizamora -
Offline
Desde 09 Set 2013

Obrigada pelas respostas. Encheu-me o coração ouvir o que gostam de uma educadora porque me deu mais força para continuar o meu curso, vou começar o primeiro ano de Educação Básica amanhã Sorriso
Vou esforçar-me muito para ser tudo isso que as mamãs gostam numa educadora Apaixonado adoro crianças o que já é uma grande mais valia, aliás se não gostasse não tinha sido este o curso que teria escolhido!
Foi também por isso que me inscrevi neste forum para poder tirar as minhas dúvidas com as mamãs Sorriso

Ana Leandro -
Offline
Desde 02 Dez 2009

Pois, se gosta de crianças, para mim já é um grande salto para ser feliz na profissão que escolheu. Boa sorte! Sorriso

Ana Laura

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

A minha filha está no colégio desde os 18 meses.

O que mais gosto numa educadora?

Chegar de manhã e ver a minha filha a correr para os braços dela e dar-lhe um abraço e um beijinho.
Ouvir a educadora a dizer-lhe estás tão cheirosa Matilde, dar.lhe um carinho especial quando está mais sensível, estar atenta a tudo o que ela possa ter (exemplifico a minha filha tem muitas alergias foi a propria educadora que tratou o ano passado de lhe trocar colchao almofada e afins) além disto... que lhe chame a atenção quando se porta mal, que a castigue se for necessário e que puxe por ela para que vá para a primária com boas bases!

Resumindo que seja a mãe dela no tempo que lá passa.

Posso dizer que a educadora da minha filha tem tudo isto.

Beijinhos,

daisy_flipp -
Offline
Desde 23 Jan 2010

a minha filha entrou no ano passado para a creche e eu adorava a educadora. era sempre muito meiga, tinha sempre tempo para os pais (mas a deitar um olho nos miudos), sabia tudo sobre cada um deles, notava-se que tinha orgulho no trabalho que fazia (mostrava-nos sempre a decoraçao da sala com os trabalhinhos que iam fazendo, etc) e era mt humana, falava sobre a familia dela tb e sentia-se sempre que ela compreendia a vida real. graças a ela a minha filha teve uma otima primeira experiencia na creche e aprendeu mt e desenvolveu varias competencias e ainda hj a considero uma amiga.
este ano é outra educadora e infelizmente nao gosto mesmo nada dela. acho-a uma pessoa mt preguiçosa, que nao procura soluções criativas para os problemas, que nao se interessa mt pela informaçao de bastidores dos miudos, nem adapta as coisas a cada criança e sobretudo acho que devia pensar sempre mt antes de abrir a boca porque diz coisas que as crianças interpretam de forma literal e que têm impacto mt grande na cabeça delas (a minha filha no outro dia disse que se comer muito fica com a barriga gorda e disse que as amigas sao feias - a educadora leva-as para a frente de um espelho kd elas choram para verem a cara que estao a fazer). odiei isso, assim como outras pequenas coisas que têm acontecido em menos de um mes, estou a fazer um grande esforço para nao passar isso para a minha filha, mas ate ja me deu vontade de mudar de creche, só me consola é que para o ano ela muda de educadora e tudo se resolverá...

Bem-vinda, filhota!!!
É um alívio ter-te nos braços sã e salva. Apetece-me gritar: MISSÃO CUMPRIDA (mas depois acordava-te, né?) hehehe

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

Para mim uma boa educadora é uma educadora de coração.
Que não usa as crianças para as pedagogias que aprendeu mas que, ao contrário, usa as pedagogias para chegar às crianças.
É compreensiva, meiga, risonha e firme.
Tem de sentir prazer no seu trabalho, caso contrário vai ficar frustrada e passar isso às crianças, que vão pensar que a culpa é delas.
Eu tb não ficaria satisfeita com uma educadora como a mamã acima descreveu, que põe as meninas a chorar ao espelho e lhes chama Feias... muito mau... (chorar é próprio do ser humano e saudável e ainda para mais no mês de Setembro.... todas as educadoras deveriam estar bem preparadas para lidar com os choros de Setembro... depois dos choros tem de vir o conforto, se em vez disso vem um "nome" como FEIA não é nada bom)
Espero que siga os seus sonhos e que seja uma excelente educadora Espertalhão

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

beatrizamora -
Offline
Desde 09 Set 2013

Obrigada pelas vossas respostas Sorriso derreti-me a ler !
Já vi que presam muito a relação criança com educadora e educadora com as mamãs ou papás! E é mesmo muito importante para a criança se sentir confiante!

beijinhos**

P.Isabel -
Offline
Desde 24 Jun 2013

Devo dizer que é a primeira vez que participo aqui no fórum, e isto porque a minha filha entrou este ano para o jardim de infância e não estou muito satisfeita como mãe com os procedimentos que têm lá na escola. Como por exemplo a educadora nota-se muito que dá muita atenção a um certo grupo de meninos ou meninas que independentemente da hora ou do dia desde que estejam esses meninos ou porque são mais conflituosos ou estão constantemente a chorar a verdade é que as outras crianças acabam por estar por sua conta e risco ou seja um grupo de para ai umas 5 crianças acabam por sugar as atenções de tal maneira que os outros ficam desamparados e isto nota-se muito. Não é justo para as restantes crianças.
Sinceramente não sei se deveria falar com a educadora e expor o meu ponto de vista ou se com isto posso estar a prejudicar depois a minha filha pela maneira como a educadora possa passar a encara- la... Outra coisa que aconteceu e também não sei se é normal é o seguinte existe um dia do brinquedo no fim do dia o brinquedo vem danificado ou até mesmo vai uma boneca com vestido o vestido desaparece e não sabem justificar, simplesmente não aparece........ se uma sala tem 8 metros quadrados como desaparece uma coisa? E são todo um conjunto de situações que me estão a fazer chegar a um limite........
Opiniões de alguém que já passou por estas situações? É normal?

laruzinha -
Offline
Desde 15 Maio 2013
I Love DMPM

Começa tudo mal com o seguinte, nenhuma sala pode ter apenas 8m quadrados. As especificações são 1m a 1,5m quadrados de espaço LIVRE por cada criança.

Em segundo lugar, eu como educadora, acho que devia sim falar com a colega. Por vezes nem nos apercebemos de uma situação, e se ninguém nos disser nada ela continuará a persistir. E não deve ter medo pela sua filhota, uma boa educadora não coloca nos filhos os "problemas" que possa ter eventualmente com os pais.

Sempre aprendi que a conversar tudo se resolve.
Este é o meu conselho.

Sobre laruzinha

Clara - mamã de dois rapazes lindos!
http://demaeparamae.pt/forum/meu-conto-natal

*-* afilhada da LuciaRibeiro!
*-* madrinha da JoanaLolita! e madrinha da Istlar! Estou aqui a aguardar os vossos bebés! =)

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Para mim essas situações não são de todo normais.

É normal alguns meninos na fase após o fim das férias chorar no regresso à escolinha! No entanto isso não faz com que se justifique deixar um grupo de crianças ao Deus dará...até porque todas pagam o mesmo ou não? Todas querem os filhos bem tratados ou não?

Não pode NEM DEVE haver diferenças e as educadores têm de ter a capacidade de gerirem a sala e dividirem-se entre todos.

Não é justo...na minha opinião!

Na sala da minha filha também há o dia do brinquedo e nunca aconteceu perderem algo ou chegar a casa danificado, mas se acontecesse tenho a certeza a que a minha menina me tratava logo de informar o que se passou.

E eu tratarei de conversar com a educador ou auxiliar pois claro.

Não sei a idade da tua menina, mas pesno que terá 5, não?
Pergunta-lhe o que se passa na sala, quem estraga e porquê?

Mamã eu sou mãe LEOA e digo muitas vezes a mim podem calcar-me à minha filha nunca.

Na salinha dos dois anos teve várias situações que me desagradaram entre elas vir toda despenteada.
Claro que me impus! Falei com a educadora e com a coordenadora pedagógica.

Compreendo uma coisa que dizes, será que não sé vingam na menina?
Posso dizer-te que aquando das situações da sala do 2 anos da minha filha, a educadora em questão tentou armar-se em parva com a miuda...mas foi uma vez, porque no dia seguinte estava eu e o pai com reunião marcada para a pormos em sentido.
Garanto-te que afinou no momento.!

Mas era tão boa que no ano seguinte foi-se...

Com isto digo.te coração de mãe sabe...se não está satisfeita ou tranquila fala com elas e se vires que a atitude em relação à tua filha muda..impõe-te.

Qualquer coisa que possa ajudar estás à vontade.

Um beijinho

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

a LURAZINHA é uma educadora como devem ser!!!

Crianças à frente.

laruzinha -
Offline
Desde 15 Maio 2013
I Love DMPM

severina escreveu:
a LURAZINHA é uma educadora como devem ser!!!

Crianças à frente.

Obrigada Severina, mas eu AMO a minha profissão! E os meus meninos para mim são tudo. Se há pais que me agradam menos? Há! Mas não é com eles que eu tenho de trabalhar, por isso...

pergunta aos meus meninos as saudades que tem da Clara?! Começam já a gritar e a perguntar quando volto. E olha que todas as semanas lá vou visitá-los e mostrar o bebé que eles tanto adoram!

Sobre laruzinha

Clara - mamã de dois rapazes lindos!
http://demaeparamae.pt/forum/meu-conto-natal

*-* afilhada da LuciaRibeiro!
*-* madrinha da JoanaLolita! e madrinha da Istlar! Estou aqui a aguardar os vossos bebés! =)

severina -
Offline
Desde 26 Nov 2007

Eu não me importo nada que a educadora da minha filha goste mais da mãe do "Joaquim" do que de mim...quero lá saber!!!

Quero é que ela goste do "Joaquim" e da Matilde da mesma forma.

Isto é que é amor à profissão e isto é que é ser bom profissional...porque para se trablhar com crianças deve-se gostar muito delas, é o que penso.

E tu mamã...pareces-me ser assim.

Continua... Apaixonado

laruzinha -
Offline
Desde 15 Maio 2013
I Love DMPM

Obrigada! Corado Corado

Sobre laruzinha

Clara - mamã de dois rapazes lindos!
http://demaeparamae.pt/forum/meu-conto-natal

*-* afilhada da LuciaRibeiro!
*-* madrinha da JoanaLolita! e madrinha da Istlar! Estou aqui a aguardar os vossos bebés! =)

P.Isabel -
Offline
Desde 24 Jun 2013

Desde já obrigada pelas vossas respostas e opiniões...É sempre bom ouvir a opinião de alguém que tem experiência no assunto ou que já passou por alguma situação idêntica...
Vou realmente optar por falar com a educadora pela manhã quando a for levar... entretanto se não for oportuno terei de deixar para o dia que têm reservado para falarem com os pais.
A minha filhota tem 3 anos e realmente tem uma educadora e duas auxiliares e está numa sala com 25 crianças, compreendo que não seja fácil são muitas crianças... mas são a estas pessoas que nos confiamos a "vida" dos nossos filhos pelo que tem de nos transmitir alguma tranquilidade.
Não quero que a educadora goste ou desgoste de mim, realmente o que quero é que dê atenção aquelas crianças que na ausência dos pais é da sua responsabilidade e que saiba justificar o que se passa durante o dia.
No caso do brinquedo da minha filha ainda coloquei a questão, e o vestido? quando me responde quando olhamos e já na parte da tarde já não tinha vestido.... eu simplesmente fiquei parva e sem palavras não consegui dizer nada... a minha filhota não é que não se consiga explicar mas só diz que o amiguinho tirou o vestido... Não é fácil...
Outra situação foi logo no inicio do ano letivo ao fim da tarde fui busca-la e notei que estava a cochear pé esquerdo mas fiz o "inquérito" do costume comeu? Dormiu? Esteve bem? ao que responderam SIM TUDO BEM ... Entretanto ao chegar a casa vejo que ela não estava a andar bem e perguntei-lhe o que aconteceu lá diz ela que foi tal pessoa X ou Y que na realidade não importa quem fez... fui á urgência e la teve ela de estar de repouso 5 dias sem andar e a fazer brufen.
O problema foi... no outro dia fui falar com a educadora e disse que ela ia ficar 5 dias em casa expliquei as razões e disse que ela tinha chegado a casa a coxear do pé que praticamente não conseguia andar e ao que ela me responde que não viram nem ela cair nem ninguém a empurrar e pior que não se tinham apercebido que ela estava a coxear quando eu na realidade logo que cheguei lá vi logo...afinal o que é isto... ?
E são todo este acumular de situações que me fazem realmente decidir e vou falar com a educadora e só quero que não me leve a mal pois não tenho nada contra ela mas o amor pela minha filha fala mais alto e em vez de ser a minha filha a chorar muitas vezes sou eu que a vou por e venho com o coração bem apertado para casa muitas vezes sai uma lagrima ou outra em pensar que o dia não passa para a ir buscar ou se ela está realmente bem... Nunca ninguém disse que ser mais é fácil ... mas é que não é mesmo nada fácil.

laruzinha -
Offline
Desde 15 Maio 2013
I Love DMPM

Olá P.Isabel,

acho que faz lindamente em falar com a colega e esclarecer todas as suas dúvidas e receios.

O que eu não suporto e não tolero é que me digam que não viram, não se aperceberam e não deram por isso. Quando me ausento da sala, seja porque motivo for, e ao regressar reparo que algo se sucedeu têm de me saber explicar o que aconteceu, como e com quem! Não é assim!
Na minha sala faço a "vistoria" aos meus meninos. Estão sujos, vamos trocar de roupa! Despenteados, passa para cá o gel, elásticos e escova e toca a pentear toda a gente! Eu façoquestão de arrumar todos os brinquedos que trazem de casa,para não haver trocas ou afins.

Qualquer coisa estamos todas aqui para a ajudar e escutar!

Beijinhos

Sobre laruzinha

Clara - mamã de dois rapazes lindos!
http://demaeparamae.pt/forum/meu-conto-natal

*-* afilhada da LuciaRibeiro!
*-* madrinha da JoanaLolita! e madrinha da Istlar! Estou aqui a aguardar os vossos bebés! =)

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?