Dúvidas sobre a ama | De Mãe para Mãe

Dúvidas sobre a ama

Responda
5 mensagens
Maria FRA -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olá mamãs!
A minha menina começou a ir para a ama no dia 15/11 (6a feira). A ama é mãe de uma amiga minha, e pelo que conversamos sempre lhe disse que a minha filha precisava de atenção e era difícil para dormir (coisas de bebés). Ela descansou-me a dizer que os bebés são assim, e que de vez em quando tinha lá o netinho de 2 anos em casa, o que até achei bom para que a bebé tivesse convívio com outras crianças.
No primeiro dia, ela disse maravilhas da minha filha, dormir, comeu e não chorou. No segundo dia disse que ela não comeu a sopa toda (tudo bem) e que dormiu as sestinhas normais.
No terceiro dia esteve lá o neto dela, e ela assim que deixei a minha filha disse que ia fazer a experiência, e eu sinceramente não percebi o que queria dizer com aquilo. À tarde quando a fui buscar, disse que a minha filha até se portou bem mas que chorou uns 15 minutos e que não estava bem em lado nenhum. Disse que poderia ser dores (sempre sofrer com gases) ou até não ter dormido tudo o que devia (porque ela me disse que ela dormiu pouco de manhã, e depois só tinha adormecido antes 15 minutos de eu lá chegar. Eu até perguntei inocente se o neto dela estava lá todos os dias e ela disse "Sim, até tenho que ver se me adapto aos dois, gosto muito da menina mas se não der tens que ver alguma coisa".
Ontem, assim que entro na porta de casa dela, ela diz-me "Ela está insuportável!" Fiquei estúpida ao olhar para ela, sem pensar... Começou a dizer que a menina não comeu a sopa nem a fruta (nunca me fez tal) teve que lhe dar leite, dormiu pouco, que o neto chorava quando ela chorava, que foi o pior dia dela!! No momento de virmos embora disse em tom de riso para a menina "Se não te portares bem vais para a rua!"
Assim que chegamos a casa dei a papa (comeu super bem) e esteve bem disposta o resto do dia...
Quero salientar que apenas a deixei das 10:30 até às 16h, não mais que isso!
Não dormi a noite toda a pensar o que fazer, e ontem falei bastante com o pai e por ele a menina já não ia mais... Também não gostou da atitude!! Não consigo ter já um sítio para a deixar, mas talvez me consiga orientar!!
A minha filha parece gostar dela, porque até se atira para o colo dela e ri-se bastante, mas achei que estes últimos dias foramum "recado" para me dizer que me orientasse que não ia conseguir tomar conta dela!! A minha bebé, como tantos outros, tem muita vida e é claro que se tem que ter paciência com os bebés, não é?!
O que vos parece?! O que faziam?!
No caso de não ir mais, que valor pagavam à ama? Ficou acordado €150, e levei sempre toda a alimentação e coisinhas de higiene!

Desculpem o testamento, mas tenho um aperto no meu peito...

Kiss, Kiss 😘

Janis_ -
Offline
Desde 11 Mar 2016

Olá,
eu não me sentiria nada confortável em deixá-la nessas condições. Com 5 meses é normalíssimo que necessitem de muita atenção e existam dias que por algum motivo não estão tão bem dispostos, nesses dias só nos resta pacientemente reconfortá-los e dar-lhes o mimo e atenção que necessitam. Pelo discurso da ama, não vejo que a postura dela seja de compreensão e calma pelas necessidades da bebé e ainda por cima lança o pânico com esses pré avisos que "se continuar assim, não está para isso", como se pudesse descartar-se das responsabilidades a que se comprometeu a qualquer momento. Eu não me sentiria nada satisfeita com essas piadas do "Se não te portares bem vais para a rua!" e procuraria outro lugar, no que respeita ao pagamento logo veria, se ficar lá um mês inteiro pagava--lhe o mês se forem apenas 15 dias falava com ela e tentava acordar o pagamento pela metade, parece-me que é o justo.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

Acho que está claro que a senhora quer só tomar conta do neto e se calhar está só à espera de completar os dias para o valor acordado para lhe dizer isso… Se fosse a si não levava mais, dividia o valor acordado pelo número de dias que ela ia ficar e pagava o referente aos dias que ficou, e claro trazia as coisas que tinha levado embora… Com certeza encontrará uma solução para a situação.

Mama_Xana -
Offline
Desde 15 Maio 2012

Pois a mim também me parece que a senhora só terá disponibilidade para o neto.
Outra criança destabiliza a rotina deles e ela revela que não tem capacidade para ter os dois.
Eu procuraria outra solução, até porque assim não vai ter tranquilidade para a deixar. Também pode ter uma conversa honesta com ela e perguntar se ela consegue ter os dois ou se a aconselha a procurar outra solução.
Relativamente ao pagamento à senhora ou dividiria o valor mensal por 22 dias e multiplicaria este valor pelo numero de dias que ela ficou com a sua filha, creio ser um valor justo.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

essa ama, eu quase arrisco a minha mão, que é ilegal. Portanto não pode fazer exigências. Assim como ela não tem escrúpulos em deixá~la pendurada de um dia para o outro, não se sinta com obrigações contratuais.