Dúvidas gerais | De Mãe para Mãe

Dúvidas gerais

Responda
5 mensagens
Karine Maciel -
Offline
Desde 30 Abr 2022

Olá, boa noite. Tudo bem?

A meses tenho lido sobre adoção e falado com pessoas. Ainda não fui a Ss me inscrever, mas logo irei.
Tenho um desejo grande de amar uma crianca, ser mãe, ajudá-la, dar carinho, sem preceitos ou categorias. Se pudesse traria todas para casa.

Mas pronto, ao fim de muitas conversas, tenho escutado dizerem que o custo de uma adoção (nesse caso judicial), no final do processo de passagem da responsabilidade, e de 30m euros.
Alguém aqui pode me dizer ?

Se for , deduzi que tb seja Por issoque andam aí tantas crianças para serem adoptadas.

Noutro tema- após todo o processo inicial dos cursos e validações…. não tendo preferência por idade, géneros e etc, ocorrem tb de forma querendo conhecer e se conectar com alguma criança e poder então a partir daí começar um progresso, ou somente como uma espécie de lista na qual procuram exatamente as características que quero como se fosse um objeto?

Obrigada e desculpem.

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Não sei o valor, mas é impossível ser isso.
Não entendi a dúvida na seleção, se pode estar com algumas crianças e ver com qual tem afinidade?

Mag_M -
Offline
Desde 13 Jul 2018

Olá Karine.
Deduzo que se refira a adopção em Portugal. Nesse caso, é gratuita, tirando o eventual valor de alguns documentos credenciados necessários.
Em relação às adopção internacional, essa sim, tem custos, dependendo do país, e pode requerer advogado ou estadia no país em causa por algum tempo.
Depois de todo o processo validado, e ser dada apta como candidata, começa o período de espera (que depende de n factores). É na fase de avaliação que indica as características da criança que sente ser um bom match para si (numa lista de características, doenças, etc). Não conhece crianças nesse momento.
Qd encontrarem o seu match então contactam para saber se aceita (lê um dossier da criança, antes de a conhecer). Se sim, dá-se o encontro, inicia o período de conhecimento (não cheguei ainda aí, não sei bem como é, alguém depois vem ajudar), e começam os seis meses de acompanhamento.

Nexita1982 -
Offline
Desde 27 Abr 2011

Olá ☺️ Esse valor de facto consta da minuta enviada ao Tribunal a pedir a adoção da criança findo o período de pré adoção mas não é cobrado , as nossas Técnicas avisaram nos logo para não nos assustarmos com esse valor 😉
Quanto ao processo a Mag explicou tudo bem ... Quanto a fase pós contato de uma possível criança é marcado um dia para conhecermos o processo e após a leitura do mesmo temos um período de reflexão de cerca de dois dias antes de aceitarmos a criança... No nosso caso lemos segunda e aceitamos terça mas as nossas Técnicas quando ligamos disseram logo que se tinham apercebido que seria esse o desfecho 🥰🥰 Qualquer dúvida disponham ☺️

Tita Babada do Eduardo (15/2/2010) Espertalhão
Afilhada Orgulhosa da Agcor85 Espertalhão

Karine Maciel -
Offline
Desde 30 Abr 2022

Boa noite meninas,
Achei que recebíamos m notificação das respostas no email, por isso demorei.
Pronto, a questão dobrávamo-nos estava a me assustar de facto.
Escolher uma criança pelas características, sem antes conhecê-las e interagir, parece-me um mercado. Deveríamos na minha concepção, socializar com elas antes, e depois sim, se der alguma afinidade, elas virem passar um tempo conosco. Mas pronto, independente disso, eu vou concorrer na mesma, já tenho minha sessão A marcada, só para outubro.

Esperamos que corra tudo bem!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?