dúvidas, dúvidas e mais dúvidas | De Mãe para Mãe

dúvidas, dúvidas e mais dúvidas

Responda
11 mensagens
saralves -
Offline
Desde 27 Jun 2013

Olá a todas, sou nova por aqui e gostaria de colocar algumas questões, no sentido de obter algum conselho/ opinião. Tenho 26 anos e peso cerca de 55 kg ( não sei se é relevante).
Descobri na semana passa, que estava grávida =D e segundo o Hcg que a minha médica me mandou fazer , aponta que estou cerca de 6 a 8 semanas.
Como é a minha primeira experiência, não sei bem o que é normal ou não.
Além dos enjoos e das dores pélvicas que vão e voltam e que considero que seja normal, tenho dores de rins ( que também são esporádicas)e um " caroço" na axila esquerda que inclusive sinto ma dor leve. Já pensei que fosse por ter o peito inchado, devido à gravidez, mas como ainda não consegui ter consulta com a minha médica ( ia ter hoje mas devido à greve vai ser adiada não sei para quando).
Hoje estou com diarreia, neste momento estou melhor,de qualquer forma gostaria de saber se poderá ser prejudicial para o meu bebé?
Já agora, é normal estando de pouco tempo de gestação cansar-me tanto a andar ou a subir escadas? Chego a ficar mesmo ofegante, ao subir as minhas escadas de casa.
Também já tive a ler, o que posso ou não comer, mas as informações da Internet ás vezes são contraditórias, fiquei com duvida relativamente ao chás e queijos, posso beber chá de camomila e cidreira sem problema? ( no inverno chegava a beber 1,5 de chás variados) e queijo posso comer os fatiados, só não posso comer queijo fresco nem requeijão certo?

Muito grata pela vossa atenção.
Votos de um bom dia
beijinhos
Sara

meninavanessa -
Offline
Desde 20 Jan 2014

Olá linda!
Muitos parabéns pela gravidez :) :)
Enjoos e dores pélvicas são normais, dores nos rins também tenho, a diarreia não é prejudicial (tenho desde o inicio da gravidez), em relação ao cansaço é normal :) há muitas mamãs que se cansam no inicio da gravidez, eu só me comecei a cansar agora por volta do 5º mês mas depende de organismo para organismo :) está muita coisa a acontecer agora no teu corpo, tenta descansar!
O caroço não te posso ajudar porque não tenho experiência própria mas acho que realmente sim é melhor falares com um médico sobre isso o mais rápido possível, mas tem calma, não entres em paranóia :)
Tudo o que disseste eu como, sei que ainda não deves ter feito análises mas se fores imune à toxosplamose podes comer de tudo, claro que de uma forma saudável, eu não sou imune, e por isso não como:
*Carne mal passada
*Marisco
*Saladas fora de casa

De resto, como de tudo!
Beijinhos **

teixeirinha -
Offline
Desde 14 Nov 2011

Olá Sara! Antes de mais, parabéns pela gravidez :)
Em relação aos sintomas: os enjoos é normal e o facto de ficares cansada mais facilmente também. As dores pélvicas se não forem significativas e se não forem permanentes, julgo que também não será motivo de preocupação. Em relação à diarreia é que acho que não seja muito normal e nesse caso, aconselhava-te mesmo a consultares o médico, assim como em relação ao caroço que dizes ter no peito. Pode não ser nada de especial, mas pelo menos és vista por um profissional.
Em relação à alimentação, se não fores imune à toxoplasmose deves realmente ter alguns cuidados... Vais ouvir muitas opiniões diferentes sp que perguntares a pessoas diferentes.
Não deves comer queijos frescos, lavar mt bem a fruta e os legumes. Não comer comida crua (carne mal passada, sushi, ovos, enchidos, mariscos...). Quanto aos chás, tanto quanto sei, não deves beber chá preto nem verde, ou outro que contenha cafeína. Cidreira acho que podes tomar sem problema... mas de menta e camomila dizem que é abortivo!

Espero ter ajudado! Felicidades! :)

Sandra

anter -
Offline
Desde 09 Jun 2012

faz hoje 10 semanas que estou grávida.
Graças a Deus não tenho enjoos nem vomito!
Sinto-me muito cansada a subir escadas e moro num 3º andar sem elevador... Senti e ainda sinto as moinhas na barriga e dor na zona dos rins, no peito nem se fala... sono, também muito...
Descobri que estava grávida porque fiquei cheia de fome... e comia comia comia... fiz o teste e deu positivo. Fui à consulta nesta segunda feira, e dizem-me que no primeiro trimestre deveria engordar 3kg... UAU em 10 semanas já engordei 3kg... peso neste momento 54kg. Deram-me uma lista com o que devo e não devo comer, bem como as quantidades... até o meu marido quando leu disse: "Bom... pelo que te tenho visto a comer, vais passar muita fominha!!!" o pior, é que é mesmo. e a sensação parva de quando vou comer qualquer coisa e me lembro que na lista diz que não posso comer... fico com sentimento de culpa! mas acho que esta fase depois passa :) do chá já ouvi dizer que não se deve beber de canela porque é abortivo. Deve comer-se tudo o que vem da terra bem lavado e não comer queijo fresco, mas do outro como. Também dizem que não se deve comer fumados, como fiambres e afins... olha uma das coisas que mais gosto me dá em comer é fiambre de perú LOL enfim... acho que devemos ter regras e não exagerar, mas não nos devemos privar do que nos sabe bem!

meninavanessa -
Offline
Desde 20 Jan 2014

ps. Algumas coisinhas que gostava que me tivessem dito e ninguém me disse :p

*Bebe muita água
*Começa JÁ a aplicar creme 2x ao dia, eu estava de 2 meses e já tinha uma carrada de estrias para dar e vender!
*Não bebas bebidas com gás

sacanita77 -
Offline
Desde 19 Fev 2014

Olá! Fui buscar os meus apontamentos :P Deves evitar alguns tipos de queijo, como os queijos moles, só se forem pasteurizados, ovos mal passados, alimentos curados, como presunto, chouric,o, suplementos com vitamin A, marisco, amendoins, comida com terra, pates, carne mal passada, figado(tem vit A, peixe espada, sushi, limitar a ingestao certos peixes, atum fresco, salmao, sardinhas (oily fish, nao comer mais 2 porc,oes/semana, atum lata até 140g peso escorrido/semana, leite nao pasteurizado e cafeína (nao ingerir mais de 200 mg/dia (1 chavena café instantaneo tem cerca 100 mg, café filtro 140 mg, chá preto, verde,... (nao sao infusoes como camomila ou cidreira 75 mg, 1 lata coca cola 40 mg, bebida energetica 80 mg, 50 g chocolate preto 50 mg, chocolate leite 25 mg.
Nada como comer em casa ;)
Bebe muita água!!

Espero ter ajudado. Beijinhos a todas.

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Antes de mais parabéns pela gravidez.
Em termos de comida e sintomas as outras mamãs já deram umas dicas, por isso vou-me centrar no "caroço".

Na gravidez apareceu-me um nódulo pequenino na axila direita e continua cá, não me dói, nem incomoda, a não ser que o aperte muito. A médica dizia que era acumulação de gordura, mas numa ecografia viu-se que era uma extensão de uma glândula mamária, que se desenvolveu na gravidez e agora na amamentação. Espero que passe qdo deixar de amamentar.

Não te preocupes, mostra à médica que ela "resolve". :)

Relativamente ao cansaço é muito comum. Eu, que trabalho ao computador sem grandes esforços físicos, chegava a casa de rastos, extremamente cansada. É típico do 1º trimestre. Depois melhora, mas volta a piorar no último trimestre. :p

Uma boa gravidez! Tudo de bom!

Vanessamf -
Offline
Desde 24 Set 2013

Ola. Os teus sintomas parecem todos normais. Eu enjoei tanto que perdi muito peso nos primeiros 2 meses, quase que nao comia e quando comia vomitava. De vez em quando chupava um rebucado e ajudava.
EM relacao ao que nao deves comer, os lacticinios so pasteurizados, nada de peixe ou carnes cruas, marisco so bem cozido, de peeferencia congelado e preparado em casa, nada de efusoes nem chas com canela, a minha medica aconselhou me a evitar os produtos de charcutaria ja que as maquinas podem conter bacterias, evitar bebidas com gas, ovos so bem cozinhados.

Bebe pelo menos 2litros de agua por dia, creme hidratante pelo menos a noite, se pretendes amamentar apartir dos 5 meses creme nos mamilos para ajudar a preparar a pele....

Sobre Vanessamf

*** Afilhada da Katyegonçalo ***

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Olá, eu também tnha 26 anos quando engravidei e também pesava 55kg!
Os primeiros 3 meses foram estafantes, andava sempre cansada, assim que chegava a casa do trabalho ia fazer uma sesta, e tudo era um grande esforço, cheguei a apanhar o elevador para subir um andar!

No segundo trimestre andei cheia de energia, e depois no ultimo voltei a ficar cansada, mas já porque tinha um barrigão, e já andava com contrações.

Se ainda não fez análises é melhor evitar tudo o que as mães disseram, caso não seja imune à toxoplasmose, quanto aos queijos não é só queijo fresco, é tudo o que não seja pasteurizado, no meu caso eram os meus preferidos: Brie, Camembert, Roquefort... peixe e carne crua, ou seja, nada de sushi (que para mim também foi um martírio), charcutaria, saladas bem lavadas, etc..
Se for imune, deve mesmo assim afastar-se dos peixes crus, devido à listeriose (penso que é isso).

Dizem para se evitar cafeína, portanto coca cola, café e chá. Mas infusões de camomila e cidreira pode beber à vontade. (eu cá bebia umas coca colas aqui e ali).
Em breve vai começar a ir muito à casa de banho fazer xixi por isso vai precisar de se hidratar muito.

Uma mamã em cima disse e com razão que deve começar desde já a pôr creme, na barriga, coxas e seios.

Só por curiosidade, não sei se é o seu caso ou não, mas eu sempre tive dificuldades em engordar, e andei sempre à volta dos 50, 55kg. Com a gravidez engordei 12kg, depois do parto perdi logo 7kg, e agora ando à volta dos 58, 60!

Só tive enjoos durante 3 semanas, nunca vomitei, mas fiquei sem suportar certos cheiros, como o do café, do tabaco e de certos perfumes, até ao final da gravidez.

Finalmente, quanto ao nódulo, é sempre melhor ir analisar!

saralves -
Offline
Desde 27 Jun 2013

Muito muito obrigada a todas! :) Sinto que saiu uma tonelada de preocupações das costas, muito obrigada, sinto-me muito mais descansada agora =)=)
Já tinha feito o exame à toxoplamose, na altura que estava a pensar em engravidar e não sou imune.
Tenho uma gata, que nunca saiu à rua, mas segundo li só não posso limpar a caixa de areia dela (tarefa que está agora incumbida ao meu marido, olha que chato hehe).
Tenho sempre fome e sede, tenho optado para comer entre as refeições por frutas, iogurtes bolachas ou pão, ás vezes é difícil poder variar mais porque tenho fome quase de hora a hora. Enjoei o café, quiches e pizzas, e ainda bem, e por norma já não sou muito apreciadora de bebidas com gás, só mesmo agua com gás quando estou indisposta, de resto prefiro sempre compal de frutas e água =)
O caroço dói-me quando toco ou quando algo roça lá, como a alça da mala,amanhã vou ligar à medica para saber como é da consulta e falo-lhe logo disto, depois digo-vos qualquer coisa.

Os vossos conselhos foram muito valiosos, especialmente do creme. Alguma sugestão? ou qualquer creme anti estrias serve? para o mamilo creme gordo? E por fim meias de descanso é aconselhável? Já tenho uma variz e alguns derrames pequenos, e não sei se as meias de descanso ou elásticas se ajudavam a não desenvolver mais do que já está .

Um beijo e um abraço de agradecimento a todas.

taple -
Offline
Desde 28 Nov 2013

O creme anti-estrias podes utilizar qualquer um indicado para a gravidez.
Se a tua pele é seca ou com tendência a estrias convêm ser um creme mais gorduroso como o barral com óleo de amêndoas. Se for uma pele normal pode ser outro menos gorduroso. Eu uso o Velastisa da ISDIN porque adoro mas é um bocado caro. Se fores esquisita com os perfumes dos cremes (como eu) pede amostras para experimentar antes.
Dica: utiliza no final do banho um óleo de duche tipo johnson e enxagua ligeiramente, vais ver que o creme vai render para muito mais tempo :)
Podes colocar o creme anti-estrias que comprares nos seios mas nunca nos mamilos, só em redor. Só se deve colocar creme nos mamilos na fase final da gravidez, caso seja necessário. Isto porque a massagem diária dos mamilos pode desencadear contrações.
Tal como tu, tenho tendência a desenvolver derrames e, como os tinha "tirado" a laser antes de engravidar, comecei logo a utilizar meias de descanso pela coxa compressão 140 e foi o melhor que fiz. Já passei as 37 semanas e nem um derrame :) o médico também me aconselhou a utilizar.
Boa gravidez e felicidades!!

Sobre taple

27.07.2014 e 06.09.2016 - os dias mais felizes da minha vida <3 <3