Dúvidas de amamentação | De Mãe para Mãe

Dúvidas de amamentação

Responda
13 mensagens
sharum -
Offline
Desde 21 Maio 2018

Olá meninas! Há muitooo tempo que não público nada aqui! Faltam 2 semaninhas para a minha Luna nascer, estou constantemente com contrações durante 1h todos os dias! Ansiosa que ela venha ❤️

Bom, a minha dúvida aqui é: a partida vou ter leite para poder dar mama a bebe, mas tenho receio que não consiga fazê-lo porque o bico dos meus mamilos não é muito saído para fora, e como ao longo da gravidez o mamilo em si ficou bastante maior ainda menos para fora ficou!
Comprei no entanto aqueles bicos de silicone para prevenir!
Será que ela vai conseguir pegar não tendo o mamilo para fora? Estou preocupada!
Beijinhos

Patriciaa83 -
Offline
Desde 20 Jun 2017

Ola Sahrum,

Antes de mais quero desejar que tudo corra bem! Depois queria dizer que deve evitar o uso dos bicos de silicone.
Veja no youtube bastantes vídeos sobre amamentação e como fazer uma boa pega. Mesmo com mamilos pouco salientes (mamilo raso ou invertido) é possível conseguir. Aliás, o bebé vai ajudar a formar o bico.
Que tudo corra bem!

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
os meus mamilos também eram rasos e tive bebés preguiçosos para "ajudar". Os primeiros tempos foram complicados, mas ultrapassou-se.
Não recomendo o uso de bicos de silicone.
Pesquise na net, há dicas interessantes. Uma delas é o uso de uma seringa para formar o bico. Eu usava a bomba para tornar o mamilo mais fácil e apelativo ao bebé.
Felicidades!

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Olá Sharum!

A menos que tenha verdadeiramente mamilos invertidos, não haverá problema nenhum. O bico é formado também com a sucção do bebé. Infelizmente uma boa parte dos profissionais de saúde recomenda logo bicos de silicone só porque sim e isso pode comprometer a amamentação.
Para estar bem preparada, o meu conselho é que pesquise muito sobre amamentação (adira ao grupo dá.me maminha no Facebook, por exemplo) e lembre-se sempre que:
1) Não existe leite fraco
2) Toda a mãe produz leite para o seu bebé (são muito raros os casos em que não há produção de leite)
3) O colostro é suficiente para o estômago do bebé. Não precisa de suplementos Nos primeiros dias de vida a mãe terá apenas colostro, a subida do leite só acontece 2 ou 3 dias depois do parto
4) Amamentar NÃO dói. Se sentir dor, então é porque a pega não está a ser bem feita (mesmo que tenha 3 enfermeiras a olhar e a dizerem que a pega está perfeita, se doer e se causar feridas, é porque a pega tem de ser corrigida ou têm de se investigadas outras causas como freio curto, por exemplo)
5) A amamentação deve ser em livre demanda, ou seja, sempre que o bebé pedir. Esqueça a história de mamar de 3 em 3 horas.
6) A produção de leite é estimulada pela sucção do bebé.
7) A mama é mais do que alimento, é conforto, segurança, aconchego, indutor do sono
8) Um bebé chora por mil e uma razões. Fome é apenas uma delas.

Espero que corra tudo bem. Uma hora pequenina1

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

A Liaddan e as outras mamas já disseram tudo, mas reforco o mesmo. O bebé nao mama no mamilo, tem de pegar na auréola. Pelo que nao há problema de nao ter grandes bicos nos mamilos. Bicos de silicone sao para evitar. Nao estimulam tanto a mama como o bebé directamente na mama e além disso sao uma chatice para usar. A mim impingiram-me essa coisa assim que ela nasceu e estavam sempre a cair, a sair de sítio e irritavam-me tanto! Também nao tenho bicos e ela nunca teve problemas com a pega.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Também concordo com o que foi dito antes e reforço, vai tudo depender do bebé. Há bebés mais trapalhões que não havendo um bico bem saliente podem ter dificuldade a fazer a pega (eu tive esse problema) há outros a quem isso não atrapalha nada. Só na altura saberá.

Ki2017 -
Offline
Desde 01 Ago 2017

Olá mamãs, aproveitando o tópico podem pf explicar porque não aconselham bicos de silicone?

geraldesfatima -
Offline
Desde 04 Maio 2017

Olá boa tarde
Antes demais, parabéns pela tua menina!

Vou apenas dar a minha opinião, basada exclusivamente na minha experiência.
O meu filho, desde que nasceu, logo nos primeiros dias no hospital, e apesar todos os esforços das enfermeiras, nunca pegou bem na mama. OU melhor, era sempre uma incógnita, tanto pegava e mamava bem, como pura e simplesmente não pegava. Já no hospital comecei a ter esses problemas, já no hospital comecei a ficar confusa porque cada enfermeira que vinha dava dicas diferentes e a verdade é que nem com elas a posicionar bem o bebé ele pegava. Ou melhor, pegava às vezes e outras não.
Tive alta e fui para casa assim. Pois bem, a primeira noite foi um autêntico pesadelo porque dei-lhe mama por volta das 21 horas e depois pura e simplesmente não mamou mais durante toda a noite. Fiquei em stress, porque um recém nascido de dias supostamente não pode estar assim tanto tempo sem alimento. Resultado, fui para as urgências com ele na tentativa de saber o que fazer. Fiquei na pediatria esse dia e essa noite seguinte para que ele "aprendesse a mamar" (palavras da pediatra).
Durante todo o dia continuou a pegar e a não pegar, sempre um stress quando chegava a hora da mama. Até que, já de madrugada uma enfermeira, perante a situação de ele não pegar na mama, veio com o bico de silicone. Pois bem, foi quase automático, começou logo a mamar e a partir daí nunca mais tive qualquer problema. Amamentei até ao ano de idade, e até aos 6 meses em exclusivo.
Tudo isto apenas para dizer que, baseada exclusivamente na minha experiência, a amamentação é maravilhosa mas, por vezes, é complicada. E quando algo não corre bem, entramos num circulo vicioso porque começamos a entrar numa situação nervosa e stressante que depois se repercute no bebé e vice-versa. As teorias e os conselhos ajudam sim, mas só até certo ponto. Não nos podemos agarrar a essas teorias e penalizarmo-nos se não as seguirmos. Cada caso é um caso e cada bebé é único. No meu caso, os bicos de silicone foram a minha salvação e salvação da minha paz.
Sharum, desculpa o texto tão longo. Desejo-te uma hora pequenina. Mune-te de toda informação e depois mantêm a mente aberta para poderes recorrer a todas a possibilidades no caso de alguma coisa correr menos bem.

Beijinhos

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Eu tb não tinha bico, e usei a seringa ou a máquina para o fazer. Ag acho q deste já vou ter ( parece-me)
De qq forma soube ag por uma amiga q já se inventou uma coisa maravilhosa, q se compra nas farmácias, que são os formadores de mamilos da medela por exemplo ou outras marcas. Deixa-se aquilo pendurado um tempo no mamilo e sob vácuo, passado uns minutos tira-se et voilá!! Temos mamilo Piscar o olho

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Ki2017 escreveu:
Olá mamãs, aproveitando o tópico podem pf explicar porque não aconselham bicos de silicone?

A minha experiencia foi: lavar as maos, por o bico, nao saber em que posicao se poe, deixar cair o bico, voltar a por, escorregar para fora do sítio, deixar cair ao chao, pegar naquilo, lavar, lavar as maos... A miúda aos berros e eu a espumar de raiva com aquela complicacao! Com a mama é por na boca do bebé e já está.
Fora da minha experiencia, de acordo com a literatura, o bico nao estimula a mama tanto como a boca do bebé, logo vai-se produzir menos leite, o bebé pode ficar com fome, a mama "pensa" que nao é preciso produzir muito, e a quantidade vai diminuindo.
É de evitar. Se nao funcionar de outra maneira ou se as mamas estiverem feridas e precisarem de descansar, pode ser uma boa coisa, agora se funcionar de forma natural é melhor. Tentem primeiro sem, em geral a falta de bico nao impede a amamentacao.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Atenção que estamos aqui a falar de coisas diferentes: uma coisa são os bicos de silicone para estimular a formação do mamilo; outra são as proteções de silicone para proteger a mama da fricção provocada pela sucção. Segundo julgo saber, a utilização dos primeiros é sobretudo recomendada antes do parto, embora eu duvide de que na realidade faça grande diferença porque o bebé deverá mamar na auréola e não no mamilo (quando o faz, quase sempre magoa muito e é sinal de má pega); os segundos não serão o ideal pelas razões indicadas pela BagaLaranja, mas a mim o alívio que me deram permitiu-me amamentar o meu filho mais velho até aos 6 meses, caso contrário não teria aguentado. Como já se disse, cada caso é um caso

sharum -
Offline
Desde 21 Maio 2018

Obrigada a todas pelas opiniões, conselhos e partilharem as vossas experiências! Para mães de primeira viagem como eu qualquer coisa é um dilema !!
Vou levar os bicos para o hospital na mesma mas vou ter esperança que não sejam precisos e que ela mame sem problemas ☺️

sharum -
Offline
Desde 21 Maio 2018

Obrigada a todas pelas opiniões, conselhos e partilharem as vossas experiências! Para mães de primeira viagem como eu qualquer coisa é um dilema !!
Vou levar os bicos para o hospital na mesma mas vou ter esperança que não sejam precisos e que ela mame sem problemas ☺️