Dúvida - medida colo do útero 26mm | De Mãe para Mãe

Dúvida - medida colo do útero 26mm

Responda
8 mensagens
PaulaC5 -
Offline
Desde 11 Maio 2017

Olá!
Estou grávida de 27 semanas e ontem tive consulta + ecografia com a minha médica. No geral está tudo bem, mas quando cheguei a casa estive a ver o relatório e a comparar com o anterior (das 22 semanas). Acontece que reparei que a medida do colo do útero desceu de 40mm para 26mm. A médica não referiu nada sobre a medida do colo. Mas como estou acostumada a ler muita coisa sobre gravidez e maternidade notei logo esta diferença. Pelo que estive a ver aqui no fórum, outras grávidas nesta situação foram alertadas e aconselhadas a repouso e a tomar magnésio ou progesterona. A mim a médica nada me disse sobre isto e ainda me disse para fazer caminhadas. Acho isto um pouco estranho.
Alguém já passou por um caso semelhante? É que às vezes não sei se estou a ser bem seguida. Ou será que sou eu que me preocupo em demasia?
Obrigada.

Lili san -
Offline
Desde 01 Fev 2016

Olá,
Não te consigo ajudar quanto à medida do cólo mas efectivamente parece-me curto em comparação com o que eu tinha.
Se estás desconfiada e se não te sentes 100% segura com essa médica então procura uma segunda opinião. Eu mudei de obstetra com 25 semanas e foi a melhor coisa que fiz.
Não perdes nada em procurar outro obstetra e ouvir uma opinião. Se estás com dúvidas não arrisques. Com estas coisas de cólo do útero não se pode facilitar. Eu tive uma ameaça de parto às 33 semanas e não tinha qualquer indício de que isso pudesse acontecer, não conseguiram encontrar explicação.
Beijinhos!

VFonseca -
Offline
Desde 20 Abr 2017

Olá mamã PaulaC5.
Vou partilhar a minha situação. Eu com 24s tinha um colo do útero com 28mm e o meu GO mandou-me fazer logo repouso absoltuto e tomar progesterona apenas, porque não tinha contratações. Durante algumas semanas o colo conseguiu-se manter, mas agora estou com 29s e o colo reduziu para 25mm e fiquei de imediato internada e até levei injeção de maturação dos pulmões para precaver não vá o baby querer vir já.
Sei que as vezes os GO vêm a coisa de maneira diferente e cada caso é um caso, mas esse valor deveria pelo menos ter sido falado na consulta.
Como diz a mamã Lili San não perde nada em ouvir uma segunda opinião, antes pelo contrário e sempre ficava mais descansada.
Espero que tudo corra da melhor forma.
Beihinhos.

PaulaC5 -
Offline
Desde 11 Maio 2017

Obrigada pelas vossas respostas. A questão é que onde vivo só há praticamente esta obstetra a dar consultas no privado (também dá no hospital).
Vou ver se quando for mostrar o resultado da tolerância à glicose lhe falo sobre a medida do colo...

Mória -
Offline
Desde 25 Nov 2016

Estive internada com 31 semanas com o colo a 23mm e contracções. Quando tive alta estava a 26mm mas continuei com o repouso e projefikk.

Oiça uma segunda opinião. O colo curto é perigoso!

Sobre Mória

💙 O nosso mundo ficou ainda mais azul ás 40s1d.
No dia 30.04.2017, ás 10h51m com 3,045kg e 49cm 💙

Maria Clara 🌸 cefálica 🌸2,275gr 🌸46cm 🌸21h24
Maria Leonor 🌸 pélvica 🌸 2,220gr 🌸45cm 🌸21h30
Às 34+5

Tinker_Bell -
Offline
Desde 04 Set 2015

Colo do útero curto. Peça uma segunda opinião, não deixe "passar"! Beijinhos e tudo a correr ben

Abençoada mais uma vez <3

Positivo - > 25 de Agosto 2016
DPP - > 26 de Abril 2017

Anónima1 -
Offline
Desde 04 Dez 2010

2a opinião com a maior rapidez possível, e ate lá, repouso.
Boa sorte.

PaulaC5 -
Offline
Desde 11 Maio 2017

Mais uma vez obrigada. Já fiquei um pouco assustada. Vou procurar um outro obstetra aqui nos arredores e tentar marcar já para esta semana.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?