Dor de lado direito junto ás costelas. | De Mãe para Mãe

Dor de lado direito junto ás costelas.

Responda
8 mensagens
psiquefata -
Offline
Desde 04 Nov 2013

Olá a todas!

Estou grávida de 20 meses, tenho uma dor do lado direito junto ás costelas que se torna maior depois de comer ao jantar, geralmente é acompanhada de uma forte sensação de azia, mas mesmo que tome o anti acido que a médica receitou, não melhora.

Tem dias que nem consigo dormir em condições, nem respirar, é uma dor muito forte. Alguém me pode explicar porque isto acontece?

Obrigada.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Olá! Safas-te com o inglês, para poderes ir ver este site?

http://www.preeclampsia.org/signs-and-symptoms#pain

Isso pode não ser nada, mas pode ser uma situação mais séria, se tiveres outros sintomas, porque pode estar relacionado com a pré-eclâmpsia. Eu tive na primeira gravidez, por isso fiquei mais alerta a vários sinais.

Quando vais ter consulta com a tua médica?

psiquefata -
Offline
Desde 04 Nov 2013

Triste eu já fui, mas ela não ligou muito. Limitou se a ver se tinha as pernas inchadas. Ficou preocupada com o aumento de peso, porque aumentei 8 kgs em 20 semanas. Alguns dos sintomas como ansiedade, palpitaçoes ou falta de ar também tenho. Estou preocupada o que pode acontecer se estiver com pré eclampsia? O que a se pode fazer para melhorar? Como foi contigo?

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Bem, esse aumento de peso não é preocupante a nível de pré-eclâmpsia. Eu digo-te quais foram os meus sintomas, que se iniciaram cerca das 32/33 semanas:

- a tensão subiu - mas no entanto estava dentro de valores normais, porque eu tenho a tensão muito baixa por natureza. Ou seja, estava em valores normais/altos, mas para mim eram valores anormais;

- aumentei cerca de 5kg e pouco no espaço de uma semana, por causa da retenção de líquidos;

- as minhas mãos, pés e cara incharam imenso. Os dedos das minhas mãos pareciam salsichas de cocktail Choque! e os meus lábios até rebentaram por dentro;

- uma noite tive dores horríveis de estômago, acompanhadas de contracções. Como era a primeira vez que me acontecia, não associei as dores de estômago a nada de especial e pensei que tinham a ver com as contracções, mas mais tarde fiquei a saber que eram sintomas também;

- a minha urina ficou mais escura e turva e tinha um cheiro diferente, por causa das proteínas;

- tive um corrimento sem cor mas que também tinha um cheiro forte.

Não há cura para a pré-eclâmpsia, só se pode prevenir. Nesta gravidez tenho estado a tomar aspirina de baixa dosagem para ajudar a evitar, até agora está tudo a correr bem. A única maneira de acabar com a doença é entrar em trabalho de parto. O meu foi induzido às 35 semanas, quando se confirmou a doença através de análises de urgência. O meu ninoques nasceu sem consequências nenhumas de prematuridade e eu, para além do facto de ter ficado mais uns diazinhas de vigilância no hospital e de ter de ter bebido garrafões de água para ajudar fígado e rins, não tive mazelas também.

Provavelmente não se passará nada contigo, mas se tens alguns sintomas, com isso não se brinca e devias insistir com a tua médica para te fazer análises. Se estiveres no particular, chateia as vezes que forem precisas! Se estiveres no público, pelo menos nas consultas a que eu ia, as enfermeiras forneciam umas tiras (que mais tarde também usei no hospital) onde era possível verificar através da urina quais os níveis de proteína que estavam a ser produzidos e a partir daí fazer-se um despite. Convém verificares regularmente a tua tensão e ficares muito atenta a outros sintomas que estejam nessa lista. Lembra-te que não precisas de ter todos e nem todos se manifestam da mesma maneira.

psiquefata -
Offline
Desde 04 Nov 2013

Isso foi mesmo terrível o que te aconteceu. Fico contente por tudo ter acabado bem com o teu menino São e salvo nos braços. A minha tensão também e muito baixa, no início da gravidez tive um episódio de urgência. Estava prestes a almoçar num restaurante quando desmaei porque a minha pressão caiu e tinha a glicemia baixa. Para além desta dor forte depois do jantar, que chega a parece uma espada a cortar, graças a Deus que não tenho inchaços, nem a tensão mais alta. Mas tenho proteína na urina. E chato termos o sns e nem sempre nos darem a atenção devida, eu sinto que as vezes minimizam muito os nossos problemas e e preciso estarmos quase a morrer para tratarem bem de nos. Obrigada pelos conselhos e por partilhares o teu testemunho de coragem e força. Sorriso

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Obrigada pelas tuas palavras!

Mas olha, se tens proteínas na urina, mais um motivo para seres vigiada muito de perto, especialmente se essas dores continuarem. O problema da pré-eclâmpsia é que muitos sintomas são também efeitos secundários da gravidez e por vezes é fácil deixá-los passar ao lado... É mais comum aparecer no último trimestre, mas não invalida que apareça antes, por isso tens de tomar atenção extra - e se achas que a tua médica não te está a dar a atenção devida, pega nas tuas perninhas quando tiveres essa dor mais forte e vai às urgências. Menciona os teus medos e eles lá fazem-te as análises e testes que forem necessários.

psiquefata -
Offline
Desde 04 Nov 2013

Nas urgências disseram para por gelo e tomar paracetamol. Que São dores normais que São os ossos a alargar. Se não melhorar vou ao medico particular, têm mais atenção. Obrigada Sorriso

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Mas por um lado até é melhor que seja isso Sorriso É ires vigiando! Vais ver que vai correr tudo bem Sorriso