Divergencia no tempo de gestação em ecografias | De Mãe para Mãe

Divergencia no tempo de gestação em ecografias

Responda
10 mensagens
Renata Nobre -
Offline
Desde 16 Jul 2009

Olá, sou mãe de primeira viagem e não tenho a data da ultima menstruação, a contagem da minha DPP foi feita pela primeira ecografia. Minha DPP é 2 de setembro, por ela estou com 33 semanas e um dia, só que essa semana ao fazer a ecografia deu uma diferença de 3 semanas, no caso e estaria completando 36 semanas essa semana, minha bebê esta com 2.586 e 44cm. Mesmo pela margem de erro eu acho que já esta bem grandinha. Agora fiquei na dúvida com quantas semanas eu estou de verdade, e sera que quando ela vai nascer. Isso ja aconteceu com alguma de vcs?!!!

-Mummy- -
Offline
Desde 07 Jul 2009

olha, a mim aconteceu-me a mesma coisa! como foi uma gravidez não planeada, não sabia ao certo a data da ultima menstruação e entre a 1ª e 2ª ecografia deu uma diferença de 1 semana e quantos dias, já não me lembro bem! eu fui seguida no centro de saúde e a minha médica disse que ficávamos com a data da segunda ecografia, porque batia certo com a data que eu dizia da menstruação! o que aconteceu foi que quando me dirigi ao hospital para a consulta das 40s (porque o meu menino não queria nascer) Sorriso a obstreta disse que tinha de ficar lá internada nesse mesmo dia para indução porque já estava com 41s e 4dias!!! o que ela me explicou foi que a 1ª é que conta, porque nessa altura (até às 12semanas) os bebés têm todos o mesmo tamanho e, por isso, dá para datar a idade dos bebés! a partir daí os bebés são todos diferentes, uns maiores, outros menores, por isso já não se sabe!!! espero ter ajudado e sim, o teu bebé é grandinho Sorriso
boa continuação de gravidez, aproveita bem a barriguinha (no fim nós fartamo-nos um bocado) mas depois temos saudades!!! beijinhos e espero ter ajudado Beijinho

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

è normal o tempo de gestação nas ecografias variar, pois eles fazem uma estatistica através do crescimento do bebé, não tem haver exactamente com o tempo de gestação dele.
Esse é calculado a partir da data da ultima mestruação, pois a fecundação do ovulo tb ninguem consegue afirmar com certeza absoluta k foi no dia "x", é uma suposição.
De qualquer forma as DPP, também são supostas datas de nascimento dos bebés, devem ser poucos os k nascem nas DPP indicadas, geralmente vem antes ou depois, ou seja: nascem quando querem!
Planeada ou não uma mulher deve sempre fazer o registo das mestruações, de modo a detectar alguma alteração, que poderá ser um indicador de que algo não está bem...

dianels -
Offline
Desde 21 Maio 2008

Normalmente a DPP é estimada pela 1ª ecografia pois a partir daí os bebecas oscilam muito e cada um tem o seu ritmo de crescimento não sendo muito viável confiar nas medidas para estabelecer a data provável do parto.
Sendo assim a tua DPP bate certo pela 1ª eco como sendo Setembro mas pelo peso e comprimento eu contava com ele mais cedo, bastante mais cedo, ou não sei com que peso ele iria nascer em Setembro Choque!
Para que vejas, eu estou de 35 semanas, o bebecas tem 2564 e 45cm e tenho DPP 14 Agosto!!!!!!!!!
Beijinho Beijinho

Sobre dianels

http://outletdopirulim.blogs.sapo.pt
http://cachita.blogs.sapo.pt/
19 de Agosto chegou o Duarte.......agora sim estamos felizes e realizados!!!!
Afilhada da Vilela...já tenho madrinha!!!

rulinha -
Offline
Desde 27 Maio 2009

De 33 semanas, mas.... se nao fixes-te o teste de tolerancia oral a glicosa deves fazer.... 3 semans de diferencia e muito.
Se toma en conta a primeira ecografia pq nao existe apenas variabilidade de tamanho durante as primeiras semanas. Todos os embriões crescem com a mesma velocidade de crescimento.

FátimaG93 -
Offline
Desde 02 Abr 2015

Bom dia!

Tenho a mesma dúvida... faço hoje as 30 semanas e fiz a ecografia de 3 trimestre as 29+3 e deu uma idade ecografica de 30+4... ainda é uma diferença e em cada ecografia que fiz deu uma dpp diferente... a minha duvida é por qual me vou guiar? So tenho consulta dia 17 de setembro e se hoje tiver as 31+2 quando for a consulta no cs ja devo estar no tempo de ser acompanhada no hospital...

Martim - Dia 2 de Novembro de 2015 as 19h32 39+3 e 2965kg e 48cm
Matilde - Dia 23 Setembro de 2917 as 8h05 com 38+2 com 2790kg e 46.3cm

AndreiaCMM -
Offline
Desde 14 Jul 2015

olá meninas também tenho essa duvida, porque a minha DPP é dia 10 de Novembro, na morfológica dava 4 de novembro e na do ultima trimeste já dá para o 28 de Novembro, ou seja, já é diferença de 2 semanas da DPP. Neste momento tou de 31 semanas e 3 dias. Sou convicta que nasce entre o 28 e o 4 de novembro porque entra a lua cheia a 27 e depois a 3 entra o quarto minguante, e dizem k isso influencia bastante.

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

AndreiaCMM escreveu:
olá meninas também tenho essa duvida, porque a minha DPP é dia 10 de Novembro, na morfológica dava 4 de novembro e na do ultima trimeste já dá para o 28 de Novembro, ou seja, já é diferença de 2 semanas da DPP. Neste momento tou de 31 semanas e 3 dias. Sou convicta que nasce entre o 28 e o 4 de novembro porque entra a lua cheia a 27 e depois a 3 entra o quarto minguante, e dizem k isso influencia bastante.

Minha querida, em relação à data da minha última menstruação (dum), tenho como dpp provável 10 de Janeiro e, segundo a minha ovulação (fiz teste, por isso sei quando ovulei) seria a 15 de Janeiro e, a go, na última, dizia-me 13 de Janeiro.
Para já, até porque na morfológica também deu isso à outra médica, vamos guiar-nos pela dum e, depois vê-se. Acho que o mais importante é termos calma pois, desde que esteja tudo bem, nascer depois das 37 e até às 42 semanas não deve ser considerado problemático - eu digo isto mas, nunca estive demasiado ansiosa para a minha filha nascer ou, tinham-me provocado o parto antes.
Beijinhos e, muita calma Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

CatarinaL -
Offline
Desde 11 Jun 2009

Isso faz-nos imensa confusão Sorriso
Ainda ontem falei com uma enfermeira sobre isso. Eu as 7 semanas de gravidez fiz uma ecografia em Coimbra (médica que me segue la pois o meu filho nascera lá) para ver se o saco estava bem posicionado etc etc... Para além disso ainda consegui ouvir os batimentos cardíacos Sorriso é pela medida o embrião tinha 7 semanas e 2 dias... Batia certo pelas contas da data de última menstruação, e teria ovulado 2 semanas após. Passadas 2 semanas fiz nova ecografia pois tive ameaça de aborto e numa clínica em Espinho (onde passei a ser seguida devido às deslocações para Coimbra) e a ecografia com a medida dava 9 semanas e 4 dias, tinha mais 3 dias que a data do primeiro dia da menstruação mas estava dentro da semana que tinha ideia. Na eco de primeiro trimestre pelas contas estaria de 12s+4 dias e nessa eco deu 13s+3 dias.... Alguém me conseguiu explicar??? As médicas do hospital apenas disseram "porque sim! Vamos seguir esta data!". Ontem em conversa com uma amiga sobre semanas e tal isso veio à baila pois ela está de 35 semanas e uns dias e eu de 35 semanas e ela menstruou a 14 de Janeiro e eu a 22 de janeiro.... Ainda faz uma diferença de menstruação é no entanto o tempo de gravidez é quase o mesmo. Ontem uma enfermeira disse-me para me guiar pela ecografia que fiz as 7 semanas e depois a outra as 9 semanas por serem ecos feitas em que bateram certo com a menstruação. E a do primeiro trimestre como deu uma semana de diferença que poderia ter a ver já com a evolução do feto.
Mamãs que acham vocês? Qual seria para vocês a data que vos parece mais fiel?

Danielle Roriz -
Offline
Desde 14 Mar 2018

Pela minha DUM (30/07/2018 - ciclo irregular) estaria de 8 semanas semanas, sendo que na ultra ontem deu que estaria de 5 semanas com a seguinte conglusão:gestação tópica estimada de 5 semanas, com desvio médio de 5 dias.
BETA REALIZADO NO DIA 01/09/2018: 851,06MUI/ml

Sugiro, a critério clínico, reavaliação por via transvaginal em 3 semanas, para o ideal estudo embrionário.... fiquei assustada ate perguntei a médica que realizou o exame se era gravidez anembrionada e a mesma descartou dizendo que se fosse mesmo o saco gestacional teria que apresentar +/- de 8 semanas sem embrião! e ela acredita numa ovulação tardia!!
meninas, me ajudem!!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?