Dislexia | De Mãe para Mãe

Dislexia

Responda
4 mensagens
sweetzspicy -
Offline
Desde 03 Dez 2012

Boa tarde, ao suspeitar que uma criança tem dislexia quais são os passos que devemos dar? Que especialistas contactar? Agradeço desde já a vossa ajuda

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

mas há especialistas em dislexia. Lê mais aqui: http://dislexia.pt.

Não sei que idade tem a criança e se frequenta a escola mas à partida deverá ter um acompanhamento especial e tempo extra nos exames.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

mamãdeia -
Offline
Desde 21 Jul 2013

Pois se temos um serviço que é gratuito temos de usufruir. Fale com a professora do seu filho e peça um encaminhamento para o psicólogo da escola/agrupamento. Há depois, em caso de necessidade, protocolos entre os agrupamentos e algumas clínicas onde as sessões de acompanhamento ficam bem mais acessíveis.

gravidos_primei... -
Offline
Desde 03 Jan 2014

Pressuponho que se suspeita de dislexia a criança deve frequentar o ensino básico e estar a apresentar dificuldades na leitura... Atenção que estas dificuldades podem ou não significar dislexia. Aliás, menos de 5% da população escolar (tanto nacional como mundial) efectivamente tem dislexia, embora haja uma banalização e excesso de diagnósticos (por inúmeras razões, muitas delas pouco éticas).

Existem inúmeros psicólogos que fazem avaliação psicopedagógica, muitas vezes focada no diagnóstico de dislexia. Deve privilegiar psicológicos educacionais, preferencialmente com formação e experiência em Dificuldades de/na aprendizagem. Este serviço é sobretudo oferecido no privado, mas os psicólogos da escola podem fazer a avaliação ou encaminhar para colegas.

Considero que mais do que diagnosticar e catalogar importa intervir e progredir, no sentido de ultrapassar as dificuldades (sejam ou não dislexia)...

Não a conheço, nem a sua situação. Mas de qualquer modo, na esperança de ser útil, vou tentar responder ao seu pedido,sugerindo que procure a Prof.ª Maria Dulce Gonçalves.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?