Dificuldades na primeira sopa | De Mãe para Mãe

Dificuldades na primeira sopa

Responda
5 mensagens
Ana_Morango -
Offline
Desde 08 Jul 2010

Olá mamãs,

Comecei este domingo a introdução alimentar do meu bebé de 4 meses e meio com sopa, por orientação da pediatra.
O certo é que ele apesar de não recusar inicialmente come algumas colheres, às vezes deita fora metade, mas volta a aceitar (ainda tem o reflexo com a lingua). O certo é que após uma dúzia de colheres, ou algo que o valha, começa a chorar que quer sair da cadeirinha e eu não insisto mais e ofereço maminha, que às vezes quer outras não.

Será que estou a fazer corretamente? Entretanto começo a fruta (mais uma vez por indicação da pediatra), mas acho que ele come tão pouquinho. A pedi disse para ir com calma para ele se adaptar à colher.

Começo a notar que o cocó está menos líquido, mais pastoso, pelo que deve comer alguma coisa certo?

Começo a ficar ansiosa com este processo e não era suposto 😥

Início da viagem: Janeiro 2019 - Vamos lá!!!
Problema hormonal: Progesterona - Maio 2019;
Positivo 😍 - 13 de Maio de 2019 - Agarra-te a mim, meu amor 💕

Tita_andrade -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Olá Ana,

Também comecei essa odisseia há pouco tempo, cerca de 1 mês. As primeiras vezes não são indicadoras de nada, o meu filho também estranhou e chorou nas primeiras e agora adora a sopa e a fruta.

Eles precisam de tempo, são novos sabores e novas texturas e estranham, mas habituam-se.

Eu nunca forcei nada para além do razoável, quero que a refeição seja um bom momento e não um drama.

Boa sorte!

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

É normal que coma pouquinho, tem um estômago pequenino. A iniciação aos sólidos é um processo gradual, que deve respeitar o ritmo do bebé e os seus sinais de saciedade. O alimento mais importante até ao primeiro ano de vida é o leite.
Não te preocupes se apenas come 2 colheres, não há problema absolutamente nenhum, confia no teu bebé, ele sabe o quanto quer comer.
Além disso, não queiras que ele coma mais sopa do que leite. O bebé está a crescer a um ritmo acelerado e precisa essencialmente de proteína e gordura (presentes no leite), a sopa embora rica em vitaminas não é o melhor alimento para suprir as necessidades nutricionais dele.
Neste momento o objetivo é ensinar o bebé a mastigar e a deglutir, mas sem pressas ou expectativas irreais de quantidades. A dose dos boiões, esquece lá isso, a sério. Os bebés não comem todos a mesma dose.

DianaES -
Offline
Desde 08 Out 2013

É perfeitamente normal... A mim foi igual... Suplementava a seguir com leite... Vai acabar por começar a comer mais, tem que ter paciência.

Joooana -
Offline
Desde 07 Ago 2017

Levei 3 meses a conseguir ver a minha bebé aceitar com vontade a colher em modo "despacha-te dá a próxima". Não há segredo, foi de um dia para o outro. Nunca obriguei a comer a sopa até ao fim mas ofereci sempre. Mesmo que nao passasse de 2 colheres. Quando não acabava a refeição complementava com leite. Ao fim de 3 meses, resultou.
Houve dias em que fiquei muito desiludida e mesmo a achar que era uma incompetente na cozinha. Mas funcionou.

Sobre Joooana

2015/16 - 2 ectópicas - perdida trompa direita.
2017 - 1a FIV - gravidez química, TEC gravidez anembrionária.
2018 - 2a FIV/ ICSI - negativo.
2018 - 3a FIV - negativo.
2018 - DO
Jan. 2019 - 1a TEC - positivo