Diabetes gestacional, valores irregulares, o que estou a fazer mal???? ajuda por favor | De Mãe para Mãe

Diabetes gestacional, valores irregulares, o que estou a fazer mal???? ajuda por favor

Responda
32 mensagens
Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Olá meninas, preciso de ajuda, desde a semana passada que estou a tomar insulina antes do pequeno almoço para controlar os valores após o pequeno almoço. contudo tenho tido valores irregulares e há dias em que estão acima do normal, o que é que eu posso estar a fazer mal, ainda ontem jantei perto das 21h arroz solto com salada e sardinhas, lanchei a meia noite e vinte 1 copo de leite e pão integral, hoje de manhã estavam em 86 em jejum, e após pequeno almoço (leite e pão integral com becel magra) e uma hora depois estavam a 146. As medições refletem o que comemos imediatamente antes, ou o que comemos no dia anterior, não percebo nada, tenho consulta na próxima semana só e estou a setressar com isto.
Podem ajudar?

AROLP -
Offline
Desde 06 Out 2012

Os valores refletem o que comes antes de medir. possivelmente pode ser o pao. Eu por exemplo tive que retirar o pao senao andava sempre a injectar-me com insulina Confuso nao te esqueças de comer varias vezes ao dia, inclusive durante a noite senao após o pequeno almoço (que é o mais problemático) os valores disparam. Boa sorte! =)

Sobre AROLP

Treinante desde Maio de 2014
05/10/2014 - Positivo!!! =D

2º Positivo a 13/07/2016! =D

pipa_24 -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Pode ser realmente o pão mamã. A dose diária que se pode comer é minima. Além disso, à medida que a gravidez avança, pode ser necessário ajustamento do valor, ou até mesmo introduzir a toma de insulina à noite, que foi o que me aconteceu.

Sobre pipa_24

Início dos treinos: Março de 2013
Gravidez não evolutiva: 5 de Junho de 2013 - Aborto a 9 de Junho
Novo positivo: 20/2/2014 - It's a Girl! 10/2014
AE: 10/07/2016
AE: 22/08/2020

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Pois, mas foi a nutricionista que me deu este plano alimentar, acham que devo por exemplo tomar leite e apenas mais hora depois comer um pouco de pão? será que ajuda? ou substituir por tostas integrais será melhor?
Em relação ao comer durante a noite não me disseram nada, estou a seguir o que me disseram, mas confesso que há alturas que tenho fome, posso comer fora das horas que elas marcaram das refeições? não há problema? por exemplo comer bolachas de água e sal, ou tostas, já não sei que fazer mais e isto está a deixar-me nervosa e preocupada

Serpaty -
Offline
Desde 30 Ago 2010

Olá!
Experimente fazer uma pequena caminhada apos o pequeno almoço, almoço e jantar, 10 a 15 minutos bastam! Vera como os niveis apos as refeiçoes estarao mais regulares. Comigo resultou e nao precisei da insulina! Boa sorte!

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamã tive diabetes gestacionais, porém não precisei de insulina. O valor mais dificil de controlar foi precisamente esse. Não acho que o pão da noite esteja a influenciar... Porque nesse caso o valor em jejum estaria mais alto e não está. O meu pequeno almoço era idêntico ao teu. Mas eu tive de dividir porque os hidratos do pão juntos com os hidratos do leite faziam disparar os meus cheguei a ter 245 imagina o meu pavor ehehe. O que fiz foi o seguinte. Media em jejum, bebia um iogurte magro (daqueles da danone porque tem menos hidratos do que o leite) ou entao leite de soja (não adianta trocar o leite meio-gordo pelo magro, porque a diferença está na gordura, os hidratos são quase os mesmos). Depois fazia uma caminhada ou andava um pouquinho na minha bicicleta estática. Depois de 1hora media e só depois é que comia o pão. Faz o mesmo, penso que também irá resultar contigo. E tentava seguir à risca as indicações da nutricionista, mas sinceramente mais para o fim, tinha uma fome louca e de vez enquando tinha de comer uma bolachita maria ou duas. Acho que não faz mal desde que não abusemos. Bebe muita água que ajuda a saciar... Beijocas depois conta se consegues controlar.Beijocas

pipa_24 -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Mamã calma, quanto mais stressada pior, pois também aumenta os valores.

Sim, há quem faça isso, beba primeiro o leite e depois coma o pão dizem que ajuda. Eu pessoalmente nunca experimentei, reduzi mesmo para metade a quantidade de pão ao pequeno almoço.

Sobre pipa_24

Início dos treinos: Março de 2013
Gravidez não evolutiva: 5 de Junho de 2013 - Aborto a 9 de Junho
Novo positivo: 20/2/2014 - It's a Girl! 10/2014
AE: 10/07/2016
AE: 22/08/2020

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Vou tentar fazer isso, outra questão vocês comiam sempre sopa de legumes antes das refeições? Eu não costumo comer, normalmente como legumes e saladas em substituição, acham que isso influencia? o Que vocês comiam a meio da noite quando tinham fome?

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Os meus valores em jejum andam sempre perto do limite (80s). Ao pequeno almoço rondava os 100s, mas dentro dos valores. Nunca tomei insulina.
A conjugação leite e pão era sempre assim. Ah, outro fator mais importante é o stress.
Por volta da meia-noite comia um iogurte magro e um pedaço de pão. Não passei fome na gravidez, estava autorizada a comer de 3 em 3h: iogurte magro+fatia de pão; iogurte+2 bolachas (Maria/Tostadas só destas!); etc.
Ao início foi difícil, mas valeu a pena pois não cheguei a ter diabetes e só engordei para o bebé e sem fome!

Experimente beber chá ou um iogurte magro ou natural em vez do leite e, caso necessário, reduzir o tamanho da fatia de pão. Ah, se tem fome, comer de 3 em 3 h (coisas ligeiras). E beber muita água.
As melhoras.

JLana -
Offline
Desde 05 Fev 2015

Olá mamã! eu tb tive diabetes gestacional numa gravidez gemelar, diagnosticada as 13 semanas. Foi dificil controlar os valores principalmente dp das 28 semanas (tive de tomar insulina), pois as alteracoes no nosso corpo sao maiores nesta altura. Fui sempre acompanhada p uma dietista no hospital de gaia, que era uma inutil e nao me ajudiu em nada, basicamente tirou me quase td da dieta e eu passava fome, chegou ate a dizer mevoara beber agua qd sentisse fome...ridiculo. como n aumentava peso e estando de gemeas, fui a uma nutriocinista na CUF e em duas semanas recuperei para o peso ideal, comendo um pouco de tudo. Basicamente tens de ter cuidado com as doses, uma colher sopa de arroz ou batata ou massa. ter sempre muitos verdes no prato (metade do prato serem verdes) broculos, salada, etc. comecar as refeicoes c sopa, sempre. evitar pao branco, opta por escuros ou tostas integrais, dosear a fruta, eu coma 2 p dia no maximo e só maça e pera, laranjas era metade e acompanhada c tostas, uvas nem pensar. comer de 3 em 3 horas e evitar o jejum de mais de 8h senao o valor fica altissimo dp do peq almoco. beber muita agua e caminhar sempre depois das refeicoes, principalmente almoco e jantar. tostas com queijo fatiado foram as minhas melhores amigas, semore q tinha fome entre refeicoes, um iogurte magro tb pode ser, para quem goste. é um sacrificio mas vale a pena! As minhas meninas nasceram bem e eu fikei livre das diabetes.
Boa sorte mamã!

Sobre JLana

Mae babada de duas lindas meninas de gémeas bivitelinas!
Sorriso Fotografo bebés recem-nascidos! Caso estejam interessadas:
[email protected]
https://www.facebook.com/Maj-1058437080863809/

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Eu também pensava que tinha os valores altos por causa do pão e afinal era do leite. Agora como um iogurte 0% açúcar e tostas integrais e faço uma caminhada após o pequeno almoço e há um mês que tenho os valores após o pequeno almoço bons.

Em relação à sopa, eu como sempre antes do almoço e do jantar e depois ainda como meio prato de legumes a acompanhar a carne ou o peixe e o resto. A minha nutricionista diz que a sopa é muito importante.

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Obrigada pelas vossas opiniões, o problema é que eu estou a trabalhar ainda, e almoço sempre fora, e geralmente não tem sopa onde eu almoço, ou é sopa com batata. Em relação à minha médica também não tem ajudado muito, ainda so fui lá duas vezes e basicamente disse tem de seguir esta dieta e ponto, nem explicou como funciona a diabetes, nem nada, da segunda vez viu os valores e só disse bem , os valores estão altos ao pequeno almoço vais ter de tomar insulina antes do pequeno almoço, e assim foi, mas explicar as coisas nada, por isso me sinto perdida, e isto está a afetar-me um pouco.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Olá mamã eu comia quase sempre, salvo raras excepções sopa sem batata. Quando não comia sopa comia muito legumes cozidos e salada. A fruta estava restringida a 3 peças por dia pois a fruta tem muito doce. Eu às vezes comia cenoura crua, gosto muito e optimo para saciar a fome. Se tiver fome coma uma bolachinha maria ou 2 de agua e sal, ou umas 5 amendoas ou avelãs. Os frutos secos são muito bons para saciar a fome, mas muita atenção com a quantidade por causa dos hidratos. Só comer mesmo 4 ou 5. Beber muita água, caminhar muito. Eu perguntei à endocrinologista se comesse durante a noite baixava o jejum. Ela disse que não. É considerado jejum quando se passa pelo menos 8 horas sem comer. se comer durante a noite já não é considerado jejum

elisa_matos -
Offline
Desde 20 Abr 2014

olá, também estou, de 27 semanas e desde as 10 semanas que me foi diagnosticada diabetes gestacional, e percebo como te sentes, no inicio é complicado gerirmos toda a preocupação de horários para comer, horários para picas, o que pudemos ou não comer, mas quando entramos no ritmo a coisa melhora, por isso tem calma, não stresses muito que vais conseguir controlar os valores. Já algumas mamãs te deram algumas dicas que podem ajudar, vou-te deixar as que tem funcionado comigo, pode ser que ajude.
No meu caso o jejum é que tem sido mais complicado de controlar, e por isso já estou a tomar insulina á noite desde as 12 semanas, ao pequeno almoço o que me foi indicado e que tem funcionado é o leite ou no meu caso café com leite (café de cevada) e 25gr de pão integral ou de cereais com fiambre de peru ou frango, ou manteiga ou queijo magro. a quantidade de pão no inicio pesava sempre na balança, agora como já tenho noção da quantidade já corto a olho, tenho muitas pessoas que torcem o nariz quando digo que peso o pao, mas foi muito importante este passo para controlar o valor, se abuso muito acima desta quantidade já os valores aumentam. e depois os tipos de pão também fazem diferença, tens que ir variando até perceberes qual o que te dá melhores valores e tem deles que pesam menos e assim podemos comer uma fatia maior e sempre ficamos mais saciadas.
Nas refeições como sempre sopa, mas tambem já era um hábito meu, e nos pratos acompanho com salada ou legumes, a sopa ajuda-nos a comer menos quantidade no prato principal, mas se compensas com mais salada e legumes tambem não deve ser por aí que te vai alterar os valores.
Como já foi referido as caminhadas depois da refeição ajudam muito a baixar os valores.

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Marianalis escreveu:
Obrigada pelas vossas opiniões, o problema é que eu estou a trabalhar ainda, e almoço sempre fora, e geralmente não tem sopa onde eu almoço, ou é sopa com batata. Em relação à minha médica também não tem ajudado muito, ainda so fui lá duas vezes e basicamente disse tem de seguir esta dieta e ponto, nem explicou como funciona a diabetes, nem nada, da segunda vez viu os valores e só disse bem , os valores estão altos ao pequeno almoço vais ter de tomar insulina antes do pequeno almoço, e assim foi, mas explicar as coisas nada, por isso me sinto perdida, e isto está a afetar-me um pouco.

E que médica é essa? Obstetra? Quando descobri que tinha diabetes fui logo encaminhada para o hospital para consultas de grávida diabética: endocrinologia, nutrição e obstetrícia. A nutricionista fez o plano alimentar e vai ajustá-lo caso necessário e o endocrinologista vai vendo os valores e se é necessário insulina ou não. A obstetra só pergunta se está tudo controlado.

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Ola a medica k falei é nutricionista mas só tenho consulta de 15 em 15 dias, e não me ajudou mt só diz k é pra seguir a dieta e fazer exercício mas eu ainda estou a trabalhar e passo o dia quase todo sentada, exercício só se for mesmo depois de jantar tudo isto me esta a deixar estressada. E só tenho consulta na próxima semana.

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Se calhar estava na altura de ficar de baixa. Com caminhadas e uma boa alimentação em casa talvez não necessitasse de insulina.

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Ola menu as hoje resolvi trocar o leite por iogurte magro como uma de vocês disse e nada, antes do pequeno almoço 79 1hora depois 137, será k vou ter msm de tirar o pão? Ainda por cima acordo cheia de fome. K setresse

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Outra dúvida, na dieta que a médica me deu diz que nunca devo beber o iogurte, ou comer fruta sozinha, tem de ser sempre com bolachas ou pão, vocês também fazem assim?

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Experimenta chá. Ou muda de tipo de pão. Eu adoro pão de centeio (devo ter esgotado o stock de centeio aos meus pais durante a gravidez). Também podes reduzir o pão (mas não elimines mesmo) e come um pouco de fruta. Fome é que não podes passar!
E não stresses!!! Acredita que o stress tem muita influência.
Pensa que já só faltam 5 semanas, parece ser uma eternidade mas é mesmo pouco tempo.
Bjs!!!

sgomes -
Offline
Desde 19 Ago 2008

Marianalis escreveu:
Outra dúvida, na dieta que a médica me deu diz que nunca devo beber o iogurte, ou comer fruta sozinha, tem de ser sempre com bolachas ou pão, vocês também fazem assim?

Sim, o pão ou as bolachas "corta" o açúcar da fruta ou iogurte (leite). Vai demorar mais tempo a chegar ao sangue, que é o que se pretende.
Guarda bem essa dieta, vais ver que vai dar jeito para o resto da vida. Sorriso

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Marianalis escreveu:
Ola menu as hoje resolvi trocar o leite por iogurte magro como uma de vocês disse e nada, antes do pequeno almoço 79 1hora depois 137, será k vou ter msm de tirar o pão? Ainda por cima acordo cheia de fome. K setresse

Atenção aos iogurtes magros, não pode ser um magro qualquer, muitos são só 0% gordura e para nós o que interessa é serem 0% açúcar. Experimenta o Mimosa magro, diz mesmo no rótulo "adequado a diabéticos".

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Não consegues fazer uma caminhada após o pequeno-Almoço? Nem que sejam só 10minutos? Ou então andar de um lado para o outro em casa, parada é que não podes ficar. Eu consegui controlar o valor após o pequeno-almoço já há um mês, nos últimos dias o que tem estado alto é após o jantar, apesar de continuar exatamente com a mesma alimentação. Parece que vou ter de fazer caminhada também após o jantar.
Eu fiquei de baixa porque o meu trabalho não me permitia cumprir o plano alimentar nem medir a glicemia a horas e fazer caminhadas de manhã era impossível, teria de acordar as 5h da manhã.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamã. Beba só o iogurte magro de manhã, meça 1 hora depois e só depois de medir é que come o pão. O seu caso deve ser como o meu. Os hidratos do iogurte com os do pão em combinação dão valores altissimos. Experimente beber so iogurte e 1 hora depois (depois de medir é que come o pão.) Penso q assim vai resultar. Eu comia fruta a meio da manhã às 11:00 com bolacha maria ou de agua e sal para cortar açucar da fruta. Mas 1 hora a seguir ao almoço e jantar, depois de medir os valores podia comer 1 peça de fruta. a endocrinologista disse que nesse caso não era necessário comer bolacha junto com a fruta porque como ainda estava a fazer a digestão a absorção de hidratos não era tão rápida. Mas só nesse caso. Quanto ao comer iogurte sempre com pão ou assim nunca me disse. Mas como podes ver isso nem sempre resulta. Tanto que estás a comer iogurte magro com pão e os valores continuam altos. Experimenta fazer como te digo, acredito que vai resultar. Durante a noite a endocrinologista dizia para não comer nada. Mas para nunca passar as 8 horas de jejum nocturno e nunca estar 3 horas sem comer durante o dia. Beijocas

AROLP -
Offline
Desde 06 Out 2012

atenção que são só 50 gr de pao ao pequeno almoço o que significa metade de um papo seco! olha eu como o meu problema tem sido o pequeno almoço de manha bebo um copo de leite com uma tosta integral e fiambre e depois de medir como outra vez! tb caminho cerca de meia hora após as refeiçoes. tambem trabalho sentada entao ando de um lado para o outro no back office mas olha tem qu ser! =/

Sobre AROLP

Treinante desde Maio de 2014
05/10/2014 - Positivo!!! =D

2º Positivo a 13/07/2016! =D

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Ola, eu estou precisamente a usar iogurtes mimosa magro, e quanto ao pão como apenas 40gr de pão msm assim acho k é pão a mais ela manda-me comer 50gr pequeno almoço, 50gr meio da manha, mais 50 meio da tarde e mais 50 a meia noite será de mais? É sempre pão integral mas se calhar é mt, as tostas serão melhor k o pão?

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Experimenta comer tostas integrais, se não resultar come só o iogurte e comes o pão depois de medires a glicemia. Mas isso com umas caminhadas de certeza que baixava logo.

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Ola meninas ontem ao pequeno almoço resolvi trocar o pão integral por tostas integrais e fiz 8minutos de caminhada e quando medi estava nos 103, baixaram finalmente agora falta saber se foi só das tostas ou das duas coisas. Hoje vou fazer o mesmo vamos ver como corre beijinhos e obrigada a todas.

AROLP -
Offline
Desde 06 Out 2012

Ainda bem que estas melhor! Espertalhão

Sobre AROLP

Treinante desde Maio de 2014
05/10/2014 - Positivo!!! =D

2º Positivo a 13/07/2016! =D

Marianalis -
Offline
Desde 21 Ago 2014

Ola hoje fiz o mesmo e reduzi a caminhada no fim estavam a 96, parece-me k o problema era mesmo do pão espero k se mantenha assim muito obrigada a todas as vossas opiniões ajudaram-me muito beijinhos

Berenice23 -
Offline
Desde 26 Jun 2014

Olá meninas!
Andava a beber leite sem lactose e agora descobri que é o que faz mais aumentar os níveis de glicose no sangue!
Será que podemos beber leite de soja ou é perigoso na gravidez? Sempre que bebo leite de soja (da alpro, um que tem 0% de açúcares) os meus níveis ficam em 88 por aí. Quando bebo o leite sem lactose vão para 130 ou mais!
Beijinhos