Devo pagar a mensalidade, quando me estao a dever dinheiro? | De Mãe para Mãe

Devo pagar a mensalidade, quando me estao a dever dinheiro?

Responda
3 mensagens
Katuska -
Offline
Desde 17 Ago 2011

Boa tarde meninas, bem vou resumir muito a historia para que consigam perceber e se possível darem uma opinião.
Então é o seguinte. Eu trabalhava como administrativa numa IPSS, com a Valencia de creche, que começou a atravessar varias dificuldades económicas com a crise que se instalou no nosso pais e como consequência dessa crise deixaram de conseguir pagar subsídios de natal e de ferias aos funcionários desde 2009.
Entretanto em 2013 engravidei, e inscrevi o meu filhote na creche onde trabalhava. Em conjunto com algumas colegas que também estavam na mesma situação que eu, com os filhotes na creche e com pagamentos em atraso decidimos propor á direção que o dinheiro das mensalidades dos nossos filhos fosse descontado no valor dos subsídios em atraso. A direção aceitou o acordo e assim funcionou ate ao mes passado.
Entretanto em fevereiro a instituição começou um processo de restruturação, a antiga direção foi destituída e entrou uma nova direção, eu e mais algumas colegas foram desedidas mas o meu pequeno continuou na creche, pois apesar de tudo tenho confiança nas pessoas que estão com ele.
.apesar de ter sido despedida não levo rancores e compreendi que tinha de ser, foi tudonuma boa.
É cclaro que até agora ainda nao recebi um tostão.
Entretanto em setembro entrou o novo ano letivo e a nova direção resolveu fazer algumas mudanças. Querem que comece a pagar as mensalidades. Estou fula.
Estou desempregada, não pagam o que me devem porque não têm dinheiro que ronda os 5000 € e ainda querem que pague todos os meses cerca de 100 € pela mensalidade do meu filho.
Não acho justo.
O acordo era bom para ambas as partes, para mim, pois não tinha que me preocupar com a mensalidade da creche e para eles pois como não têm hipótese de pagar, sempre iam abatendo a minha divida.
O que posso fazer? Recuso-me a pagar mensalidade ali.
Até posso ficar com o meu filho em casa, mas isso vai dificultar e muito a procura de emprego.
A esta altura do campeonato é complicado arranjar vaga noutra creche.

Sobre Katuska

A tentar desde Maio 2011
POSITIVO Sorriso a 13.06.2012
Meu tesouro nasceu 27.02.2013 ♥

RQPatricia -
Offline
Desde 23 Set 2013

Olá mamã!
Olhe eu marcava uma reunião com a/o responsável e explicava a situação. Dizia inclusive que a mamã está desempregada, com dinheiro a receber da parte deles e que não tem como pagar a creche. Se eles realmente quiserem que pague, exiga o dinheiro que lhe devem! Explique também que anda à procura de trabalho e que tem de deixar o menino.
Se não vir solução peça ajuda ao sindicato. Acredito que lhe digam se pode, ou não, chegar a um acordo com eles! Senão um advogado! Assim resolve as coisas como deve de ser. Pode pedir um na seg social.

Boa sorte!

Katuska -
Offline
Desde 17 Ago 2011

Obrigado mama, eu entrei em julho com um processo administrativo no tribunal de trabalho com vista a entrar em acordo com a entidade patronal. Processo esse que até agora ainda não recebi notificação nenhuma do tribunal (é este o pais que temos, tudo demora uma eternidade).
Como não tinha noticias do tribunal decidi avançar por conta própria e propor um acordo amigável que era esse. Ainda não re cebi resposta formal por escrito, mas ontem quando fui buscar o pequeno á creche e lhes perguntei como é que estava a situação deram a entender que o acordo não era aceite e quem em breve iria receber e resposta por escrito.
Eu peco reuniões, mas parece que evitam ao AX falar CMG, estão sempre a dizer para expor o assunto por mail ou por carta. Foi o que fiz.
Felizmente, por enquanto eu tenho possibilidades de pagar esse valor pela creche do meu filho.mas francamente, ali não pago nem um tostão.
O problema é que para inscreve-lo noutro lado já é tarde, não ha vagas em lado nenhum a não ser emparticulares e uma mensalidade numa creche particular é-me impossível de pagar.

Sobre Katuska

A tentar desde Maio 2011
POSITIVO Sorriso a 13.06.2012
Meu tesouro nasceu 27.02.2013 ♥