Desmame da Chucha | De Mãe para Mãe

Desmame da Chucha

Responda
12 mensagens
Dani LS -
Offline
Desde 05 Dez 2013

Olá mãmãs,

a minha pequenina está cada dia mais viciada na chucha e como se uma não bastasse agora pede duas, uma para a boca e outra para a mão.

Acho que está na altura de começar o desmama. Alguém tem dicas para me ajudar? Não sei muito bem como fazer, não posso simplesmente esconder as chuchas...

Obrigada.

Sobre Dani LS

Daniela

silviafreitas -
Offline
Desde 30 Jul 2012

o meu tb passou por uma fase em q queria umas 3 d cada vez... roia-as todas...
depois d 1 dia p o outro n quis mais....
por isso, como n precisei de "desmamar" n posso ajudar!
mas veja se n é uma fase... acredite em mim, a chucha, pl menos n «o meu caso, fez muita falta em algumas alturas mais complicadas...

No dia 13-03-13 nasceu a minha luz! Por ti filho, movo montanhas!
<3 <3 <3 <3

cristinabrito78 -
Offline
Desde 31 Out 2014

Colada

metaxe -
Offline
Desde 13 Mar 2012

olá
Eu em pequena também tinha 3 chuchas só deixei aos 5 quando fui para a escola ( k vergonha lol).
Mas o meu pequeno tem quase 3 anos e adorava a chucha, não a conseguia tirar de forma alguma até de dia em casa ele não a largava.
Comecei a tirar durante o dia a dizer k o pai a tinha levado para o trabalho.
Há noite era pior...ele chorava mesmo de tristeza porque ele tinha mesmo o gosto de chuchar... e chamava pela bem dita chucha, até lhe deu um nome, comecei a fingir que me esquecia de lhe dar eu dizia vá filho agora vamos todos dormir e ele lá se foi esquecendo, ...assim consegui que ele deixa se a chucha...é um processo muito demorado .
No caso do meu filho demorou pois havia toda uma rotina em volta, o lavar os dentinhos, estar um pouco ao colinho da mãe , depois ir para a cama , beber o leite e a seguir vinha a chucha...isto durante meses a fio e de repente faltava lhe ali aquela parte tão essencial para dormir...
Ás vezes ele estava 3 dias sem a chucha e de repente durante a noite lembrava-se dela e mandava quase a casa abaixo lá ia eu dar lhe a chucha e voltava tudo ao zero...mas a pouco e pouco esquecem.
Cada criança é um caso

Pampy -
Offline
Desde 22 Out 2014

Bem vem ai uma boa altura para tentar deixar a chucha... o Natal! A minha filha mais velha no colégio na altura do Natal convenceram os meninos a deixar a chucha na árvore...A minha foi lá po-la, mas voltou para a ir buscar... mas houve algumas que lá ficaram. Só a largou aos 3 anos e pouco um dia que lhe disse: atira a chucha pela janela do carro...e atirou! Mas ainda choramingou umas 3 noites.

A do meio largou aos quase aos 4 anos! Começou a ter vergonha das pessoas na rua dizerem:uma menina tão crescida e de chucha... até que um dia disse que não queria mais. E tem uns dentes lindos, apesar de ter largado tarde.

O meu pequenino, durante o dia não usa, nem para dormir no colégio. Mas tem dias que assim que chego ao colégio pede-me a mochila para a tirar, usa-a uns 5 minutos e depois da-me para guardar lol. Depois volta a usar para adormecer, mas perde-a quando está ferrado. Mas se acordar durante a noite, sabe sempre onde está, pois mesmo de olhos fechados, encontra-a...lol

Não vou forçar muito, pois também não usa muito. Para quem ainda usa muito, é ir retirando quando estão distraídos (a brincar), mas não a esconder, ir dizendo tu não precisas...Foi assim que fui reduzindo ao meu.

Existe uma árvore na Quinta Pedagógica nos Olivais cheia de chuchas, também podem tentar convencer a deixar lá como os outros meninos...

sih173 -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Bem, cá em casa não foi fácil! Ainda por cima com a bebé, eu tirava a chucha e a mais velha tirava a da bebé, ou então pedia e a outra que nunca ligou muito, dava ehehe

Aqui só consegui tirar aos 3 (que é quando os dentistas dizem que começa a trazer problemas), até lá confesso que ia retirando mas nunca me chateei muito com isso, mas ia tentando. Bem...Sentei-me a falar com ela e perguntei se quando queria a chuhca era porque precisava de miminhos...então que quando tivesse saudades da chucha vinha ter com a mamã que dava o óó e muitos miminhos, pois qq dia ficava com um dói dói nos dentinhos, porque já tinha muitos e fazia mal a chuhca! Resultado: Largou a chucha de um dia para o outro, e só de vez em quando na avó é que pede...mas como já não tem esquece-se rápido =)

butterfly_lisgom -
Offline
Desde 31 Out 2012

Vou-me colar pois também preciso de dicas para esta fase!
A minha durante o dia não usa a xuxa, só para a sesta e para dormir á noite, mas dou com ela enfiada na boca durante muito tempo, mesmo estando ferrada a dormir!
Vai ser complicado. O que ela também gosta é da fralda, "a mimi", no infantário já não precisa mas em casa quando pede a xuxa, pede logo "a mim". Não estou com pressa mas aceito dicas de mamas experientes.

VaniaRA -
Offline
Desde 01 Jul 2011

colada com o mesmo problema

CláudiaAçores -
Offline
Desde 21 Mar 2012

Bem, esta era a fase que mais temia! iniciei o desfralde diurno quando ela tinha 22 meses e correu as mil maravilhas, em agosto quando fez os 2 anos desfraldei de noite e correu às duas mil maravillhas....e agora é hora de tirar chucha, dizia eu....aii vai ser em setembrooo, estava sempreee adiar porque efetivamente ela era muitooo agarrada a chucha, na creche so usava para dormir, mas mal entrava no carro ja estava a pedir e até ir dormir era difícil ela estar sem ela, por isso dizia "aiiii quem me dera passar outra vez pelos desfraldes e nao pela retirada da chucha" mas sabia que tinha que ser. Dia 3 de setembro foi a consulta dos 2 anos e quando a Pedi vê os dentinhos diz: papás vamos começar a fazer desmame da chucha porque os dentes inferiores estão ligeiramente atrás dos superiores (ja tinha reparado) e pronto aí disse logo agora tem mesmooo que ser.
informei na creche desta minha intenção (para tentarem ver se ficava sem ela durante a sesta) e comecei memsoooo por só lhe dar para domir, ao longo do dia ia chamando a chucha mas nao chorava nem nada, isto durante 3 dias mais ou menos, na semana seguinte educadora deu me a chucha que la estava e fiquei super espantadaaaa nem queria crer, porque durante dia nao pedia, mas mal entrava na sua cama era loogoooo, a chucha mãe?? então durante praticamente um mês e meio q só a usou para dormir a noite.
No dia 15 de outubro a caminho de casa depois de um dia de creche/trabalho, vinha ela na sua cadeira a tagarelar e a inventar uma história e dizia ela: o gato bebé deu uma dentada, e comeu a chucha etc e eu aproveitei e insisti com esta historia, mal cheguei a casa ela foi brincar e eu fui logo a cozinha peguei numa das duas chuchas e cortei (foto em anexo) e fui mostrar ao que ela me responde que foi o gatinho bebé quem deu dentada, saiu do sofá e foi colocar no lixo, fiquei tao espantada eheheh. quando foi dormir claro que perguntou pela chucha e pediu pra ver chucha rota ( quando a colocou no lixo depois eu tirei-a e esterilizei-a porque sabia que tinha de voltar a mostrar lool) fui busca-la ela viu-a e virou-se e adormeceu, na 2ª noite foi igual quis ver a chucha e adormeceu, na 3ª noite ja nao precisava de ver nada, porque estava feita numa menina crescida.
A história foi longa, mas a intenção era mostrar que todas temos medos na qualidade de mães, temos dúvidas, mas se agirmos de uma maneira natural, e nao desistir ao mínimo obstáculo, corre tudo pelo melhor, é importante sermos naturalmente persistentes em tudo, seja com chucha, seja com desfraldes, seja com a batalha de adormecerem sozinhos que muitos pais passam, enfim, vida de mãe Espertalhão
Mãe vai correr tudooo bem Espertalhão

Posso todas a coisas Naquele que me Fortalece
PoSiTiVo a 2 Dezembro 2012 - 8/8/2013 - Abigail Estrela Medeiros <3
PoSiTiVo a 31 Outubro 2016

Nandocass -
Offline
Desde 27 Mar 2010

colada, quase a chegar aos 3 e ainda muito agarrada à chucha...

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama a minha já so usava para dormir mas tirei há dois meses e correu lindamente! Levei-a um dia a ver um lago onde ela conseguia ver peixinhos (lago artificial). E disse lhe "Oh filha, ja viste os peixinhos são pequeninos e n têm xuxa....tu ja es grande, n precisas! Não queres dar??" . E ela disse que sim. Mas n fizemos nesse dia, foi so para preparar psicologicamente!
No dia seguinte arranjei um saco bonito e pus la as xuxas e disse que vamos dar aos peixinhos! Ela foi muito satisfeita e atirou aos peixinhos e falamos sobre isso e tal.
A noite claro pergunta pelas xuxas e eu devolvo lhe a pergunta : "Onde estão as xuxas filha?"..... e ela: Nos peixes ..... (mas meia triste). Ainda insistiu mas la se conformou. Perguntou mais uns dois dias mas cada vez a importar se menos e a dizer "a xuxa? Esta no peixe".... Nunca pensei que fosse tão fácil, esperava um drama! Acho que ajudou o facto de ter sido ela a dar!
O mais importante independentemente de como e de quando é depois de decidido n voltar atrás! Pk senão estara em todas as tentativas a espera que a xuxa volte e isso sim é um sofrimento

Dani LS -
Offline
Desde 05 Dez 2013

Muito obrigada mãmãs, já deu para retirar algumas ideias... Vamos lá ver qual será o resultado.

Beijinhos a todas

Sobre Dani LS

Daniela

Outros tópicos relacionados

10 bolos de aniversário fofos para meninas
A sua princesa vai fazer anos? Sim? Então tem muita coisa para preparar… sem esquecer o bolo de aniversário que vai ser a rainha da festa! Quer vá mandar fazer o bolo ou confecioná-lo na sua própria cozinha, inspire-se nestas deliciosas sugestões! 1...
Externato Arco-Íris
Olá! Preciso de colocar a minha filha de 16 meses numa creche na Senhora da Hora. Indicaram-me o Externato Arco-Íris. Alguém me sabe dar informações sobre este espaço? Obrigada.
ARCO-IRIS ...... BEIJO DA INÊS :) :)
Apenas para partilhar com voces alguns dos meus pensamentos e sentimentos ... O mundo para alem do Arco-íris, Desde que a minha menina nasceu que sinto o tempo de forma diferente… quando estou com ela o tempo passa por mim a fugir e quando não estou...
11 meses - sono agitado
Boas mamãs.... O meu piolho nunca dormiu uma noite completa desde que nasceu,mas com o passar do tempo as coisas têm vindo a ficar ainda mais difíceis... Deixou a chucha desde que lhe começaram a romper os dentinhos e nunca mais quis saber dela. Já...
Alguma mamã tem bebé com problemas de coração ??
Boa tarde ! Descobri na ecografia de 3o trimestre que a minha bebé tem um problema no coração (uma mal formação) que terá que ser tratada com cirurgias E quando nascer também terá que ser logo assistida por uma equipa médica especializada. Alguém...
Nascimentos no Hospital São João e internamento de bebé na neonatologia !!
Boa tarde ! Gostaria de saber se alguma mamã já passou ou vai passar (como eu) pela situação de ter bebé internada na neonatologia ? Estou grávida de 35 semanas e a minha princesa terá que nascer no Hospital São João (no Porto) porque tem um...

Votação

Qual destas bebidas consome no dia-a-dia?