Desfralde noturno | De Mãe para Mãe

Desfralde noturno

Responda
9 mensagens
Patricia MC -
Offline
Desde 09 Jun 2015

Bom dia,

Preciso mesmo de "ouvir" as v/ experências.... Tenho uma menina de 4 anos que largou a fralda de dia aos 3 anos muito fácil e rápido... No entanto, o desfralde noturno está a ser muio dificil! Eu coloco-a para fazer antes de ir dormir, depois volto a colocar antes de eu própria ir dormir... e a meio da noite vou levá-la novamente, mas não porque ela acorde para ir fazer xixi... porque simplesmente ela não acorda... se não for lá... ela faz xixi na cama sempre!!!

Alguém tem dicas ou experiências semelhantes q possa partilhar... Estou a ficar stressada c/ esta situação.

Obrigada

SweetBlonde -
Offline
Desde 02 Ago 2012

Não stresses. A minha deixou com 2 anos de dia, incluisve para a sesta. Já de noite foi só com quase 6 anos. Ainda tentei durante uns tempos mas após várias noites a mudar cama a meio d anoite desisiti e pus fralda até acordar seca. O único problema era mesmo o tamanho porque na altura não havia a diversidade que há agora. Nunca a levei ao médido por isso. Esperei até ele estar preparada.

O problema é que bebia leite a meio da noite e antes de se deitar (como era muito má para comer, eu dava porque tinha fome) e mesmo que a levasse ao WC havia sempre acidentes.

Blonde

************************************

Madrinha e afilhada orgulhosa da Nelia02

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

O desfralde nocturno é algo que acontece naturalmente, e embora a maioria das crianças o faça aos 4 anos, outras podem demorar mais tempo.
Eu pessoalmente não defendo que se deva acordar a criança durante a noite para a pôr a fazer xixi. Não resolve nada a não ser o aborrecimento de ter de trocar e lavar lençóis, e vai estar a interferir com o ciclo de sono da criança. Se não acorda e molha a cama, pondere vestir-lhe uma fralda-cueca durante a noite.
Também deverá averiguar se a menina sofre de obstipação, por vezes as fezes que se acumulam no reto pressionam a bexiga reduzindo a sua capacidade, dificultando a emissão dos sinais apropriados, e a própria criança nem tem tempo de poder processar que necessita devir à casa de banho, porque simplesmente a bexiga “rebentou”.
O meu conselho é, se não apresenta sinais de obstipação, faz bem o cocó, então dê-lhe tempo, apenas isso.

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Olá,
Conselho de quem passou por isso: coloque a fralda! Vão "chover" conselhos, mas, sinceramente, nem sempre funcionam (traumas de mãe de um mijão). Depende da maturidade da criança e não da persistência da mãe/pai e muito menos de "truques" (a não ser que durma na sanita, com esse de certeza q não faz na cama).
Esqueça o assunto e deixe-a dormir com fralda cueca. Quando sair seca durante vários dias tente novamente. Seja aos 4, 5 ou aos 6 anos. É mais dramático fazer xixi na cama que usar fralda.
Os médicos dizem que até aos 7 anos é normal, principalmente se for rapaz.
O meu filho mais velho deixou de fazer xixi na cama em Março, aos 6 anos. Acho que desta é de vez. Dorme a noite toda mas só faz xixi de manha. Sorriso
Arrependo-me de ter insistido. Simplesmente não estava preparado. Podia levá-lo a fazer xixi duas ou três vezes por noite e ele acordava com xixi na mesma. Era frustrante.
Tentamos de tudo!
O mais novo começou a deixar a fralda seca à noite qdo fez o desfralde diurno, com 2 anos. Com alguns acidentes pelo meio (até chegamos a colocar fralda novamente para me dar descanso).
Se quer fazer xixi durante a noite acorda e chama. Bebe imensa água qdo está a adormecer e nem assim faz xixi na cama (tem uma garrafa ao lado da cama). O mais velho nunca bebeu nada antes de dormir, nem sei onde ia buscar o xixi.
O desfralde noturno do mais velho foi tao difícil que já brincavamos que iriamos fazer o desfralde aos dois ao mesmo tempo. E foi isso que aconteceu.
Peço desculpa pelo testamento, mas quem me dera que alguém me tivesse dito isto há 3 anos atrás. Poupava-me tantas chatices, frustrações e tantas lavagens.
Por si e pela sua filha, não force.
Felicidades!

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Ah...
Pelo meio havia as bocas da família, principalmente. Por vezes eram mesmo atestados de incompetência à mãe/pai, como se tivéssemos "preguiça" de o levar durante a noite.
Nada como ter mais filhos para perceber que a culpa não é da mãe/pai.
Ups... acho que fiquei com o trauma dos "xixis da cama".
Não deixe que isso a afete a si.

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Olá
Acho que o melhor é dar tempo ao tempo. O meu filho deixou a fralda de noite já com 6 anos, mas no caso dele teve de fazer um tratamento. Também experimentei os "truques" todos,mas nada resultou,todos os dias acordava com a fralda encharcada.
Se o deixasse sem fralda era capaz de dormir toda a noite com a cama molhada sem acordar, por isso usou sempre fralda até deixar de fazer.
Com 4 anos acho que é normal ainda fazer xixi na cama,no caso do meu só aos 6 a pediatra optou pela medicação porque efectivamente estava a ser difícil para ele lidar com a vergonha e a frustração.

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

pinkpeonies -
Offline
Desde 04 Mar 2008

O normal nas meninas é desfraldar de noite até aos 5 anos. Os meninos até aos 7.

O meu filho tem quase 4 anos e usa fralda à noite. A maior parte das noites não faz xixi, mas estar a acorda-lo para ir à casa de banho está fora de questão. E ele acorda todas as noites por ele, mas só vai fazer xixi, se quiser.

Desde 23 Maio 2020

A minha filha já não quis pôr mais a fralda aos 4 anos e meio. Ponho-a sempre a fazee xixi qd eu vou dormir e tem funcionado bem,ela não acorda e a cama fica sequinha. Claro que às vezes faz mais cedo e molha a cama e tb já aconteceu ela acordar e ir sozinha fazer. Tem 5 anos e 2 meses,por isso acho que ainda tem tempo para deixar de fazer xixi durante a noite 😊

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

O meu tem quase 4 anos e é rara a noite em q a fralda cueca vem seca... tb prevejo que demore, faz imenso xixi e bebe muita água