Desfralde | De Mãe para Mãe

Desfralde

Responda
8 mensagens
Asofiam -
Offline
Desde 03 Jun 2019

Olá mamãs!

Quando conseguiram fazer o desfralde dos vossos filhotes? O meu tem 20 meses, mas mal se senta no pote diz que já está e levanta-se😅! E tiraram logo a fralda ou vão deixando andar até eles se habituar em? Acho que não me importo que ele faça por aqui uns xixis durante uns dias se resultar.. Mas se não está no pote, também não está a aprender nada.. Ele até diz xau ao xixi e tudo.. Mas ficar lá sentado não fica😂.

CatiaS_S -
Offline
Desde 30 Set 2016

Aqui tem 18 meses e nem tão pouco mais ou menos está pronto para isso xD. Senta-se no penico se estiver vestido e pouco mais. Prefere usá-lo para colocar os brinquedos lá dentro

anapmarques -
Offline
Desde 26 Nov 2017

Eu ainda n tenho filhos, mas tenho uma amiga que arranjou um pote com um sensor em que a filha só para ouvir a música vai lá sentar e fazer uma Pinguinha. Muita cueca suja (faz parte). Também podem incentivar com uns autocolantes a colar num quadro onde de cada vez que usam o pote, como prémio podem colocar um autocolante no quadro. Nem todas as crianças largam a fralda na mesma altura. Mas sem dúvida que a melhor altura é o verão. Boa sorte Piscar o olho

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

CatiaS_S escreveu:
Aqui tem 18 meses e nem tão pouco mais ou menos está pronto para isso xD. Senta-se no penico se estiver vestido e pouco mais. Prefere usá-lo para colocar os brinquedos lá dentro

Lolol aqui o penico também serve para muita coisa excepto para fazer xixi. A minha filha com 29 meses ainda não está mesmo nada preparada para o desfralde. Ainda ontem andou a arrastar o rabo no chão com a fralda cheia de merda, já quase a transbordar... só para o ano é que vou pensar nisso.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

A minha faz 19 meses segunda-feira e apenas passeia o penico casa fora (é uma tartaruga com trela) e diz-lhe "anha" que significa "anda". Nem lá se senta.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Eu acho cedo. A minha desfraldou quase com 3 anos e foi sem dúvida a altura certa porque nunca houve xixis nem cocó no chão, na cama ou nas cuecas. Foi quando estava pronta e isso teve sem dúvida esta vantagem para todos.

Desde 13 Set 2012

Bom dia!

Clara, é isso mesmo! Não percebo a pressa e a urgência num processo sob o qual temos pouca ou nenhuma interferência. Antes dos 24 meses a generalidade das crianças não está mesmo pronta para essa conquista simplesmente porque ainda não é hora. Claro está que todas nós conhecemos exemplos de sucesso muito antes do convencionalmente aceite e também muitas crianças que ultrapassaram muito a marca dos 24 meses. Não são melhores nem piores uns que os outros; simplesmente atingiram essa competência mais cedo ou mais tarde. Os bebés de 18 ou 20 meses são isso mesmo: bebés! a maioria deles ainda está muito longe de ser capaz de fazer algo tão difícil como perceber a plenitude da bexiga, associar isso a uma ação concreta e atempada que é recorrer a um penico ou wc. Não dá simplesmente! Esqueçam lá o verão em que estamos e simplesmente deem tempo aos vossos bebés para atingirem os objetivos! Todos vão chegar lá, mesmo que não seja bem na altura em que vos dê mais jeito!

A minha filha largou no dia em que completou 2 anos. Eu e a ama fizemos uma ação conjunta. Ela tentou durante o dia e eu mantive o esquema ao fim de semana e todo o tempo que estava comigo. à noite nem pensar tentar. Ela não estava pronta e todos precisamos dormir descansados. A fralda noturna só tirei bem tarde, pouco antes dos 5 anos. Nem me chateei com isso. Já o menino... tentei de igual modo aos 2 anos e não era, definitivamente, o momento certo para ele! Fiz cerca de 2 semanas de tentativas frustradas; findo este tempo, assumi que não era hora e voltámos às fraldas mais um ano! Foi o melhor que fiz porque, aos 3 anos, a coisa correu muito melhor. Ele ainda tinha alguns acidentes mas eu percebi que ele precisava de algo mais concreto. então um dia vesti-o todo bonitinho e não falei nada do xixi nem do penico. Deixei acontecer. Depois ele disse: ó mãe, estou todo molhado! ele sempre falou muito bem e muito cedo, portanto expressava-se bastante claramente. Eu então expliquei que isso ia sempre acontecer se ele não fosse fazer xixi e cocó na sanita ou no penico. Fosse por isso ou não, a verdade é que acidentes deixaram de acontecer. Acho que precisava sentir a consequência para perceber qual a ação que a deveria anteceder. Durante a noite foi igual à irmã, mantive a fralda até depois dos 5 anos e só retirei quando ele começou a ficar triste por usar fralda. dizia que já não era bebé e que não queria a fralda. Eu cedi. meti um protetor bastante impermeável em cima do lençol. Este protetor era forrado com tecido de algodão por cima, pelo que ele podia dormir perfeitamente em cima do protetor. Aconteceram alguns acidentes, mas poucos. quando aconteciam era só remover o protetor, mudar o pijama e a noite continuava tranquila.

Hoje aos 6 anos, ele nem lembra mais que um dia usou fraldas. Deem-lhes tempo. os vossos bebés, aos 18, 20 e até mesmo 24 meses, podem não estar nem aí para a necessidade de fazer xixi e cocó num recipiente específico. Ah, e fiquem surdas para as críticas das vovós ou vizinhos que dizem: "ah, se fosse meu filho...". Cada um sabe de si!

Beijinhos e tudo de bom!

SMSantos

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Eu acho cedo para a minha pequena, também estou a ponderar lá para os 24 ou mais. Ela diz "cocó" mas depois de fazer e mesmo quando solta algum gás diz "cocó", não a acho minimamente preparada.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?