Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
14 mensagens
Sibna -
Offline
Desde 13 Mar 2022

Olá meninas, venho aqui mais numa de desabafar, pois ando exausta e ninguém vê isso. Tenho um bebé de 10 meses que não posso dizer que seja um bebé difícil nem muito chorão, é um bebé que só chora quando sente algum desconforto mas o meu desabafo não é em relação a ele diretamente, mas sim em relação ao meu marido. Primeiramente, enquanto eu trabalho das 8 às 16 ele trabalha apenas das 20 às 00h ou seja o trabalho não é desculpa para o que vou relatar. O que se passa é que eu saio do trabalho, vou buscar o miúdo e ainda tenho que dar conta de ir às compras, passear a cadela, arrumar a casa e fazer jantar, tudo isto com uma criança para cuidar. Ele enquanto isso está no café, chega a casa e tem a comidinha pronta para comer e ir trabalhar ( também o levo ao trabalho), chego a casa é ir dar banho ao miúdo e quando estou a dar de mamar estou de tal forma exausta que adormeço sempre sem jantar, numa altura em que devia alimentar me em condições, enfim é este o meu dia a dia... Caramba eu não peço muito só de deixar a casa minimamente apresentável e levar a cadela já era uma grande ajuda porque eu assim também não aguento e qualquer dia Caio numa cama, e depois como vai ser? A desculpa dele é sempre que não sabe fazer: não sabe meter uma máquina a lavar, não sabe fritar umas costeletas e fazer uma massa, não sabe vestir o filho, não sabe nada e eu que me desenrascar com tudo às costas. Ficar com o filho do fica com ele na Rua,em casa se o miúdo chora não sabe o que fazer, não se sabe desenrascar com nada, parece que tenho 2 filhos. Chega ao cúmulo de estarmos na cama os 3, eu e o filho a dormir e ele em vez de pôr o filho na cama dele acorda me para ser eu a pôr... Sinto me sem forças, exausta e triste.

soniamst -
Online
Desde 22 Dez 2016

Vai ter de se impor, começa a fazer a lista de compras e manda o marido ao supermercado (nem que tenha que por marcas e quantidades na lista ou começar a mostrar-lhe os produtos nos armários para conhecer as embalagens), passa a dizer que a responsabilidade de passear o cão é dele ou então que se for você a fazê-lo ele tem de ficar a tomar conta da criança enquanto você passeia o cão. Quanto à roupa começa a explicar como se coloca a roupa a lavar, que quando terminar tem de a estender e apanhar/dobrar quando estiver seca. Certo é que ninguém nasce ensinado mas parece que você tem dois filhos e não um.

Filipa2014 -
Offline
Desde 06 Fev 2014

Triste
Acredito que esteja a ser muito difícil e que estejas exausta.
O seu marido diz que não sabe porque as coisas aparecem feitas… se só entra as 20h tem muito tempo para fazer o jantar, dar um jeito à casa e passear a cadela.
Eu nestas coisas sou muito radical e talvez não seja a melhor pessoa para dar conselhos, mas se após conversa nada mudasse não lhe fazia o jantar nem metia a roupa dele a lavar.
Tem de cuidar si, é muito injusto andar sobrecarregada dessa forma!

Em busca do sonho desde Julho/2018
Mar 2019 (+) - gravidez anembrionária
Set 2020 - IIU (-) Jan 2021 - IIU (-)
Mar 2021 - IIU (-) Jul 2021 - FIV (+) 🙏🏻🙏🏻
08/04/2022 chegada da minha bebé. Melhor dia da minha vida❤️

Desde 23 Ago 2020

Filipa2014 escreveu:

Acredito que esteja a ser muito difícil e que estejas exausta.
O seu marido diz que não sabe porque as coisas aparecem feitas… se só entra as 20h tem muito tempo para fazer o jantar, dar um jeito à casa e passear a cadela.
Eu nestas coisas sou muito radical e talvez não seja a melhor pessoa para dar conselhos, mas se após conversa nada mudasse não lhe fazia o jantar nem metia a roupa dele a lavar.
Tem de cuidar si, é muito injusto andar sobrecarregada dessa forma!

Ia dizer exatamente isso

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

Mãe_de_primeira_viagem escreveu:

Filipa2014 escreveu:
Acredito que esteja a ser muito difícil e que estejas exausta.
O seu marido diz que não sabe porque as coisas aparecem feitas… se só entra as 20h tem muito tempo para fazer o jantar, dar um jeito à casa e passear a cadela.
Eu nestas coisas sou muito radical e talvez não seja a melhor pessoa para dar conselhos, mas se após conversa nada mudasse não lhe fazia o jantar nem metia a roupa dele a lavar.
Tem de cuidar si, é muito injusto andar sobrecarregada dessa forma!

Ia dizer exatamente isso


Yep!

Gabri -
Offline
Desde 24 Abr 2010

Filipa2014 escreveu:

Acredito que esteja a ser muito difícil e que estejas exausta.
O seu marido diz que não sabe porque as coisas aparecem feitas… se só entra as 20h tem muito tempo para fazer o jantar, dar um jeito à casa e passear a cadela.
Eu nestas coisas sou muito radical e talvez não seja a melhor pessoa para dar conselhos, mas se após conversa nada mudasse não lhe fazia o jantar nem metia a roupa dele a lavar.
Tem de cuidar si, é muito injusto andar sobrecarregada dessa forma!

Diria o mesmo. Quando não tiver jantar na mesa nem umas cuecas lavadas para vestir logo aprende😒

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Mas sempre foi assim, para ele é normal, nunca de queixou. Tem de dizer "não faço, faz tu."
O meu no início também não conseguia fazer nada à menina, entrava em pânico com tudo, passei a ir e ponto ele ficava com ela. Dizia "vou às compras" e saía, voltava só quando acabasse o que tinha para fazer...passou a desenrascar-se.

AAMMSS -
Offline
Desde 06 Jan 2023

fale com ele pq n pode continuar assim, ninguem nasce ensinado.
tambem teve q aprender, ele tambem tera q aprender.

faca uma lista de compras e tarefas em casa da responsabilidade dele.

q vergonha, mas sao mts assim infelizmente.

coragem

prat -
Offline
Desde 25 Jan 2023

Para quem sempre teve quem lhe fizesse as coisas é normal. Já ouvi um senhor a dizer que qdo ficou viúvo com 60 anos nem ao supermercado sabia ir. A irmã ajudou-o durante uns tempos e aprendeu (ou passava fome). Havendo vontade/necessidade tudo se aprende.
A culpa é de quem?
Nossa! Mães que não ensinam (ou nem deixam fazer) e mulheres que não exigem partilha de tarefas. Há mínima coisa perdemos, a paciência e fazemos por eles.
Quando fui morar sozinha também não sabia muita coisa. Nessa altura conheci o meu marido e fomos cozinhando os dois. Mas quando casamos tivemos (e ainda temos) as nossas desavenças por causa do trabalho doméstico (tbm não gosto, mas tem de ser feito).
Ah... Uma vez disseram-me (a minha sogra) que eu devia preparar a roupa do marido todos os dias. Claro que sim, mas não me parece. Acho que percebeu a dica. Piscar o olho
Espero criar homens (tenho dois meninos) que saibam fazer um pouco de tudo.
Quando "ajudam" até me benzo, mas é assim que aprendem. É tão bom quando me surpreendem com as camas feitas (mal, mas estão feitas).
Desabafe com ele, conversem, dividam as tarefas, e, caso não mude, "esqueça-se" das coisas dele. No dia em que nem um par de meias tiver para calçar pode ser que perceba.
Ah... estabeleça prioridades. Agora quase que nem passo a ferro, mas não deixo acumular roupa: lavar, secar e guardar logo. Comidas simples e que possam ser aquecidas. Preparar coisas de véspera (mochilas, roupas, ...). Compras on-line com entrega em loja.
Coragem e boa sorte!

GABA -
Offline
Desde 22 Out 2010

Olá Sibna!
Na realidade você é empregada do seu marido, a parte chata é que ele não lhe paga para isso.
Desculpe mas vou ser mesmo muito honesta.
Dizer que não sabe é desculpa para não fazer nada.
A vida é muito melhor quando as coisas aparecem feitas, sem sombra de dúvida.
Então a Sibna trabalha o dia inteiro, o seu marido trabalha 4 horas (das 20:00-00:00) e está o dia inteiro sem fazer nada? O tempo da "esposa empregada doméstica" já acabou à muito tempo!
Não se deixe ir na conversa do marido. Ele está acomodado e tem uma vida espetacular... comida, roupa, cama lavada e umas cambalhotas de vez em quando...
Solução:
Começa por lhe dar uma formação relativamente a máquina de lavar roupa e loiça. Ele que leve um bloco para ir anotando e não se esquecer.
"Ah não sei pendurar roupa", sem stress. Vão os dois para a varanda e estendem a roupa em conjunto para ele saber como é, e para não se esquecer, nada como tirar umas fotos à roupa já pendurada.
Depois apresente-lhe o aspirador. Diga-lhe que é ele que vai ser o responsável por aspirar a casa e limpar o pó. "Ah não sei aspirar", sem problema nenhum, a Sibna aspira uma divisão com ele a ver para ele saber como se faz. Depois ele aspira o resto da casa (não se esqueça de lhe dizer que tem que desviar as mesas de cabeceira e se for o caso, aspirar debaixo das camas). Limpar o pó não tem ciência nenhuma, ainda assim, mostra-lhe qual é o produto que limpa o pó e o pano a utilizar.
Também fica encarregado de ir passear a cadela.
Se quiser que ele vá ás compras, sem stress, faz uma lista com as quantidades e a marca dos produtos que quer.
Se ele se recusar a fazer, então ele não faz porque não quer. A isso chama-se "preguiça" ou "vontade de não fazer nada".
Nessa altura deixa de lhe fazer comida, deixa de lhe tratar da roupa, deixa de fazer as coisas dele. Quer dar uma cambalhota consigo? Lamento mas "estou mesmo muito cansada". Ele há-de entender...
Para a Sibna ter uma ideia, as únicas coisas que o meu marido não faz em casa é comida e passar a ferro. O resto faz tudo, tudo mesmo. É ele que limpa a casa todas as semanas (quando tem muito trabalho fazemos os 2) e arruma a cozinha depois do almoço/jantar (eu trato da comida). Sou eu que vou as compras, mas se me esqueço de alguma coisa, é ele que me "vai desenrascar".
Como trabalha em casa, sempre que é preciso estender roupa aos dias de semana é ele que estende, apanha e dobra. Eu engomo a roupa.
Relativamente ao nosso filho, era o pai que lhe dava banho (todos os dias) e lhe vestia o pijama. Quando acordava à noite, fazíamos à vez, uma vez ía ele, outra vez ía eu, afinal íamos os dois trabalhar no dia a seguir...
No fundo as tarefas são divididas lá em casa. Jamais me casaria para ser empregada do marido, e ele sabe disso. Disse-lhe quando ainda eramos namorados (numa fase em que já fazíamos planos para um futuro em comum) que quando tivéssemos a nossa casa que as tarefas domésticas iriam ser DIVIDIDAS (não era a muito célebre frase "tu ajudas lá em casa"), e que caso ele não concordasse, que não havia problema e que o namoro acabava logo ali (e acabava mesmo), pois "amigo não empata amigo". Ele concordou, e assim tem sido desde que nos casámos.
Radical? não, honestidade e frontalidade acima de tudo.
Se na altura ele sabia fazer tudo o que faz hoje? nem por isso, mas também ninguém nasce ensinado. Eu também não sabia muita coisa e aprendi...
Muita força!
Gaba

Sobre GABA

Gaba

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

O conselho de deixar de lhe fazer as coisas é optimo, eu própria já o segui, mas tem de estar consciente que o mais provável é que a relação descambe de vez.
Eles, que estão habituados a não mexer um dedo, ficam muito incomodados porque de um dia para o outro não têm a papinha toda feita, e as discussões entre os dois aumentam porque eles ficam nervosinhos.

GABA -
Offline
Desde 22 Out 2010

Olá Tyta.B!
Se me permite a ousadia...
Resultou consigo? o marido começou a fazer as coisas ou nem por isso?
Gaba

Sobre GABA

Gaba

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

GABA escreveu:
Olá Tyta.B!
Se me permite a ousadia...
Resultou consigo? o marido começou a fazer as coisas ou nem por isso?
Gaba

Só piorou a situação. Até de preguiçosa fui chamada.

GABA -
Offline
Desde 22 Out 2010

Estou chocada!
Então o seu marido não fazia as coisas e era "normal", a Tyta.B deixou de querer ser "empregada" (e com toda a razão do mundo) foi chamada de preguiçosa... eu partia para a guerra...
Obrigada por ter partilhado a resposta.

Sobre GABA

Gaba