Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
28 mensagens
Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Olá a todas.

A vida não me está a correr nada bem...
Em Fevereiro o meu contrato de trabalho não foi renovado, até aí não me preocupei pois tinha direito ao subsídio de desemprego e depois iniciaria a licença de maternidade. No entanto, as coisas não correram nada bem. O meu subsídio foi indeferido, pois uma empresa onde trabalhei à uns anos esqueceu-se de me desvincular na segurança social *edit*(quase dá vontade de rir). Com a pandemia, os atrasos na segurança social são de tal ordem, que eu pedi a rectificação da avaliação em Março e até agora não obtive resposta. Ou seja, tenho vivido com o abono de família e pré natal que dão pouco mais de 200€ por mês. Para ajudar, o meu parceiro foi despedido com justa causa (estava efetivo), e só lhe resta um part time que arranjou agora. Ele já tinha pedido um crédito à uns tempos para comprar um carro, e mesmo tendo sido despedido foi assinar o crédito e comprou um carro, depois de tanto lhe ter implorado para não o fazer. Mal consigo olhar para ele. Com que cara é que peço dinheiro aos meus pais, quando eles sabem que o meu namorado comprou agora um carro? A minha sogra é uma pessoa tão ruim que provavelmente até vai dizer que a culpa é minha.
Até já tinha pensado ir fazer limpezas, mas tenho de estar em repouso, por recomendação da médica.
Só gostava de poder processar a empresa que se esqueceu de me desvincular (nem me pediram desculpa)... Ainda nem acredito.
Não sei como vamos pagar as contas. Não sei o que fazer, nem acredito que cheguei a este ponto.
Desculpem lá o desabafo.

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Olá!
Não consegue quea antiga empresa resolva essa situação nas finanças? Uma vez aconteceu-me algo parecido... Também me indeferiram um subsídio de desemprego, mas no meu caso foi porque uma anterior empresa onde eu tinha trabalhado não tinha dado baixa da minha atividade com eles na segurança social. Resolveram essa situação e o meu subsídio foi deferido. Veja se é possível resolver, não desista!
Boa sorte!

MALT -
Offline
Desde 27 Jul 2019

Olá!
Não consegue quea antiga empresa resolva essa situação nas finanças? Uma vez aconteceu-me algo parecido... Também me indeferiram um subsídio de desemprego, mas no meu caso foi porque uma anterior empresa onde eu tinha trabalhado não tinha dado baixa da minha atividade com eles na segurança social. Resolveram essa situação e o meu subsídio foi deferido. Veja se é possível resolver, não desista!
Boa sorte!

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

MALT escreveu:
Olá!
Não consegue quea antiga empresa resolva essa situação nas finanças? Uma vez aconteceu-me algo parecido... Também me indeferiram um subsídio de desemprego, mas no meu caso foi porque uma anterior empresa onde eu tinha trabalhado não tinha dado baixa da minha atividade com eles na segurança social. Resolveram essa situação e o meu subsídio foi deferido. Veja se é possível resolver, não desista!
Boa sorte!

Olá. Sim a empresa já resolveu a situação, estou mesmo à espera que a segurança social rectifique a avaliação do subsidio... Com a pandemia estão muito atrasados. Obrigada

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Leticia _29 escreveu:
Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Lamento muito a vossa situação, deve ser mesmo muito complicado não ter como pagar o essencial. Pedir ajuda aos seus pais parece inevitável...mas tem de ter uma conversa muito séria com o seu companheiro e "obrigá-lo" a arranjar trabalho a tempo inteiro seja lá onde for, ou procurar mais biscates. Foi muito irresponsável da parte dele ter perdido o trabalho por culpa própria e ainda ir comprar um carro. Se ele não percebe a gravidade do que fez, infelizmente é provável que a situação se repita no futuro.
Tentem ver se conseguem cortar nalgumas despesas fixas, eventualmente vender algo de que não precisem...e em última análise podem pedir apoio alimentar. Ninguém está livre de passar por dificuldades, não tenha vergonha porque não é culpa sua.

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Mamaciita escreveu:

Leticia _29 escreveu:Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

Se eu percebi direito sim.. Mas quando diz que abriu atividade quer dizer que estava como trabalhadora independente certo?
Isso é diferente de ter o contrato não renovado. Quando o contrato não é renovado, a empresa só tem que dar baixa do funcionário na segurança social.
Se estava a trabalhar a recibos verdes era o trabalhador que tinha que ter fechado a actividade nas finanças quando terminou o vínculo laboral.

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Leticia _29 escreveu:

Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

Se eu percebi direito sim.. Mas quando diz que abriu atividade quer dizer que estava como trabalhadora independente certo?
Isso é diferente de ter o contrato não renovado. Quando o contrato não é renovado, a empresa só tem que dar baixa do funcionário na segurança social.
Se estava a trabalhar a recibos verdes era o trabalhador que tinha que ter fechado a actividade nas finanças quando terminou o vínculo laboral.

Acho que eu é que me expliquei mal...
Eu estava a trabalhar por conta de outrem com contrato a termo certo. Era uma loja de shopping e quando cheguei ao final do 3° contrato, em vez de ficar efectiva não renovaram o contrato.

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

guialmi escreveu:
Lamento muito a vossa situação, deve ser mesmo muito complicado não ter como pagar o essencial. Pedir ajuda aos seus pais parece inevitável...mas tem de ter uma conversa muito séria com o seu companheiro e "obrigá-lo" a arranjar trabalho a tempo inteiro seja lá onde for, ou procurar mais biscates. Foi muito irresponsável da parte dele ter perdido o trabalho por culpa própria e ainda ir comprar um carro. Se ele não percebe a gravidade do que fez, infelizmente é provável que a situação se repita no futuro.
Tentem ver se conseguem cortar nalgumas despesas fixas, eventualmente vender algo de que não precisem...e em última análise podem pedir apoio alimentar. Ninguém está livre de passar por dificuldades, não tenha vergonha porque não é culpa sua.

Mais uma vez, obrigado pelo seu apoio.
É muito triste estar nesta situação. Infelizmente não posso obrigar o meu namorado a ser mais responsável, e também não tenho condições para ir viver sozinha... Que sinceramente é o que me apetece fazer.
Os meus pais também não têm muito dinheiro, mas qualquer ajuda já vai ser boa...
Entretanto espero que a segurança social me revolva isto o mais depressa possível...

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Mamaciita escreveu:

Leticia _29 escreveu:
Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

Se eu percebi direito sim.. Mas quando diz que abriu atividade quer dizer que estava como trabalhadora independente certo?
Isso é diferente de ter o contrato não renovado. Quando o contrato não é renovado, a empresa só tem que dar baixa do funcionário na segurança social.
Se estava a trabalhar a recibos verdes era o trabalhador que tinha que ter fechado a actividade nas finanças quando terminou o vínculo laboral.

Acho que eu é que me expliquei mal...
Eu estava a trabalhar por conta de outrem com contrato a termo certo. Era uma loja de shopping e quando cheguei ao final do 3° contrato, em vez de ficar efectiva não renovaram o contrato.

Ah sendo assim esqueça o que eu disse.
Como falou em fechar atividade associei logo a trabalhadores independentes, normalmente trabalhadores a recibos verdes é que falam em abrir/fechar actividade.
Sim, nesse caso a empresa é que tinha o dever de o fazer não era você.
Sendo erro deles a segurança social deve deferir o seu pedido de subsídio de desemprego, pode é ainda demorar um bocado.
Pense que depois recebe tudo junto.
Até lá é apertar o cinto e uma conversa séria com o seu companheiro parece me necessária. Com dois filhos as coisas não são fáceis e ele não se pode pôr em posição de vos colocar numa situação complicada como fez agora.
E pense que é só uma fase, as coisas vão melhorar e não tem nada que ter vergonha de pedir ajuda aos seus pais ou seja a quem for, mas pense no seu futuro e no dos seus bebés porque o seu companheiro parece me um pouco irresponsável se me permite. E ele vai ter que mudar isso se não corre o risco de se ver numa situação complicada no futuro.
Boa sorte 🙂

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Leticia _29 escreveu:

Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:
Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

Se eu percebi direito sim.. Mas quando diz que abriu atividade quer dizer que estava como trabalhadora independente certo?
Isso é diferente de ter o contrato não renovado. Quando o contrato não é renovado, a empresa só tem que dar baixa do funcionário na segurança social.
Se estava a trabalhar a recibos verdes era o trabalhador que tinha que ter fechado a actividade nas finanças quando terminou o vínculo laboral.

Acho que eu é que me expliquei mal...
Eu estava a trabalhar por conta de outrem com contrato a termo certo. Era uma loja de shopping e quando cheguei ao final do 3° contrato, em vez de ficar efectiva não renovaram o contrato.

Ah sendo assim esqueça o que eu disse.
Como falou em fechar atividade associei logo a trabalhadores independentes, normalmente trabalhadores a recibos verdes é que falam em abrir/fechar actividade.
Sim, nesse caso a empresa é que tinha o dever de o fazer não era você.
Sendo erro deles a segurança social deve deferir o seu pedido de subsídio de desemprego, pode é ainda demorar um bocado.
Pense que depois recebe tudo junto.
Até lá é apertar o cinto e uma conversa séria com o seu companheiro parece me necessária. Com dois filhos as coisas não são fáceis e ele não se pode pôr em posição de vos colocar numa situação complicada como fez agora.
E pense que é só uma fase, as coisas vão melhorar e não tem nada que ter vergonha de pedir ajuda aos seus pais ou seja a quem for, mas pense no seu futuro e no dos seus bebés porque o seu companheiro parece me um pouco irresponsável se me permite. E ele vai ter que mudar isso se não corre o risco de se ver numa situação complicada no futuro.
Boa sorte 🙂

Na segurança social disseram que ia ser deferido, mas que iria demorar sim...

Agora estou com medo é de correr o risco de não receber a licença de maternidade, caso isto se arraste até depois do parto. Não sei bem como funcionará nesse caso, visto que fui despedida em Fevereiro e a bebé nasce em Agosto. Mas é melhor nem pensar nisso agora.

Obrigado pelo apoio Sorriso

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Bem! Que situação!
Não percebo o que passou pela cabeça do seu companheiro!
Mas agora já não há nada a fazer. É arranjar soluções.
Ele tem mesmo que arranjar outro emprego ou algo para fazer. E não se pode armar em esquisito à espera do emprego perfeito.
Mas quer-me parecer que tendo em conta o disparate que fez, não me parece uma pessoa muito sensata!
A si para já, tem que pensar em si e nesse bebé. Depois de ele nascer é voltar a procurar emprego para si.
Se pode pedir ajuda aos seus pais, há que mandar a vergonha para trás das costas. Vergonha é o que o seu marido fez! E você e os seus bebés não têm culpa.
Procure ajuda na segurança social, no banco alimentar ou em alguma instituição do género.
Eventualmente eu poderia enviar algumas roupas dos meus miúdos caso precise, mas estou em França!
E se tiver alguém conhecido, familiar, amigo, etc a quem pedir ajuda, não hesite!
Força!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Lamento muito toda a situação. Já aqui desabafou mais do que uma vez, e dá para ver que nessa casa só a mamacita tem juízo 😔
Quer roupa de menino? É de onde?

MonyC -
Offline
Desde 23 Out 2012

Falo por experiência própria: pressione a Segurança Social. Se tiver oportunidade, vá a um balcão. Se não, ligue diariamente para saber o estado do seu pedido.

Sobre MonyC

Treinante para a 1ª estrelinha desde dezembro/2012
POSITIVO: 09/09/2014
A minha M. chegou no dia 28/04/2015
POSITIVO: 31/03/2017 AR
POSITIVO: 25/09/2020 AE
POSITIVo: 17/11/2020 O meu C.A. chegou no dia 19/07/2021

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

carlabrito escreveu:
Bem! Que situação!
Não percebo o que passou pela cabeça do seu companheiro!
Mas agora já não há nada a fazer. É arranjar soluções.
Ele tem mesmo que arranjar outro emprego ou algo para fazer. E não se pode armar em esquisito à espera do emprego perfeito.
Mas quer-me parecer que tendo em conta o disparate que fez, não me parece uma pessoa muito sensata!
A si para já, tem que pensar em si e nesse bebé. Depois de ele nascer é voltar a procurar emprego para si.
Se pode pedir ajuda aos seus pais, há que mandar a vergonha para trás das costas. Vergonha é o que o seu marido fez! E você e os seus bebés não têm culpa.
Procure ajuda na segurança social, no banco alimentar ou em alguma instituição do género.
Eventualmente eu poderia enviar algumas roupas dos meus miúdos caso precise, mas estou em França!
E se tiver alguém conhecido, familiar, amigo, etc a quem pedir ajuda, não hesite!
Força!

Muito obrigado pelo apoio Sorriso

Clara 🤰 -
Offline
Desde 05 Mar 2019

É uma situação muito complicada 😔
Mas pense positivo tudo irá correr bem e acho que não deve ter vergonha se necessita peça ajuda especialmente á família , a família serve exatamente para isso também..
Espero que corra tudo pelo melhor!

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Ansha escreveu:
Lamento muito toda a situação. Já aqui desabafou mais do que uma vez, e dá para ver que nessa casa só a mamacita tem juízo 😔
Quer roupa de menino? É de onde?

Obrigado pela ajuda Ansha, mesmo.
Se tiver roupa que já não lhe faça falta...
Sou do Algarve, talvez não lhe dê jeito.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

O que precisa em termos de tamanho e estação? Para eu me orientar

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Ansha escreveu:
O que precisa em termos de tamanho e estação? Para eu me orientar

Enviei mp

Leticia _29 -
Offline
Desde 12 Set 2019

Mamaciita escreveu:

Leticia _29 escreveu:
Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:
Mamaciita escreveu:
Leticia _29 escreveu:Olá.
É uma situação muito difícil sem dúvida.
Em relação a cessar a atividade a responsabilidade era sua não era da empresa...
Agora não vale a pena pensar muito nisso.
Tem que procurar soluções, o seu marido não tem como contradizer a justa causa? É que estando efetivo é muito difícil despedir a pessoa.
Não sei se há algum tipo de apoio que possa pedir mas se calhar era ver isso.
Não tem família que a ajude?
O que marido fez mal em comprar o carro obviamente e deve agora procurar trabalho a full time porque a si agora ninguém lhe dá trabalho.
Vocês moram sozinhos ou estão em casa de familiares?
Tem que ter muita calma nessa hora e pensar em soluções.

Olá Leticia. De certeza que era minha responsabilidade? É que tenho uma conhecida advogada que me garantiu que era da responsabilidade da empresa. Nunca tive de cessar atividade com nenhuma outra empresa, acho estranho. Nesta última, que não me renovou o contrato também foram eles que cessaram.
.
Vou ter mesmo de pedir ajuda à minha mãe, por muita vergonha que tenha..
Obrigada

Se eu percebi direito sim.. Mas quando diz que abriu atividade quer dizer que estava como trabalhadora independente certo?
Isso é diferente de ter o contrato não renovado. Quando o contrato não é renovado, a empresa só tem que dar baixa do funcionário na segurança social.
Se estava a trabalhar a recibos verdes era o trabalhador que tinha que ter fechado a actividade nas finanças quando terminou o vínculo laboral.

Acho que eu é que me expliquei mal...
Eu estava a trabalhar por conta de outrem com contrato a termo certo. Era uma loja de shopping e quando cheguei ao final do 3° contrato, em vez de ficar efectiva não renovaram o contrato.

Ah sendo assim esqueça o que eu disse.
Como falou em fechar atividade associei logo a trabalhadores independentes, normalmente trabalhadores a recibos verdes é que falam em abrir/fechar actividade.
Sim, nesse caso a empresa é que tinha o dever de o fazer não era você.
Sendo erro deles a segurança social deve deferir o seu pedido de subsídio de desemprego, pode é ainda demorar um bocado.
Pense que depois recebe tudo junto.
Até lá é apertar o cinto e uma conversa séria com o seu companheiro parece me necessária. Com dois filhos as coisas não são fáceis e ele não se pode pôr em posição de vos colocar numa situação complicada como fez agora.
E pense que é só uma fase, as coisas vão melhorar e não tem nada que ter vergonha de pedir ajuda aos seus pais ou seja a quem for, mas pense no seu futuro e no dos seus bebés porque o seu companheiro parece me um pouco irresponsável se me permite. E ele vai ter que mudar isso se não corre o risco de se ver numa situação complicada no futuro.
Boa sorte 🙂

Na segurança social disseram que ia ser deferido, mas que iria demorar sim...
Agora estou com medo é de correr o risco de não receber a licença de maternidade, caso isto se arraste até depois do parto. Não sei bem como funcionará nesse caso, visto que fui despedida em Fevereiro e a bebé nasce em Agosto. Mas é melhor nem pensar nisso agora.
Obrigado pelo apoio

Se não estou em erro a licença recebe depois igual.
Do que precisa para o bebé?
Também posso ajudar, sou de Braga mas posso enviar para o Algarve.
Mande mensagem privada.

Telma Isabel -
Offline
Desde 04 Maio 2010
I Love DMPM

Penso que já todos os conselhos foram dados. Neste momento o seu companheiro tem mesmo de se fazer à vida para tentar minimizar a asneira que fez. Só passei para desejar muita força.
Também posso arranjar algumas coisinhas para os pequeninos. Mande MP a dizer o que lhe dá mais jeito.
Beijinhos

7-3-2010 e 12-7-2019...os dias mais felizes da minha vida!
Os meus tesouros nasceram!

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

Não estava nada à espera deste apoio todo! Espero que não pensem que me vim fazer de "coitadinha". Às vezes umas palavras de apoio é tudo o que uma pessoa precisa. Mil obrigados ❤️

soniamst -
Offline
Desde 22 Dez 2016

Realmente a sua situação não está fácil, mas tudo se há-de arranjar (ou quase).
Mantenha a cabeça fria e tente orientar se e meta algum juízo no seu companheiro.
Se neste momento não tem dinheiro de lado para pagar as despesas fixas terá mesmo de pedir emprestado a alguém da sua confiança e pague assim que receber, não deixe ficar despesas em atraso pois juros e multas ficam muito caros.
Agora deve pressionar a segurança social para corrigir o erro e conseguir receber o que tem direito o mais rapidamente possível.
Quanto ao seu companheiro tendo sido ele a despedir-se não tem direito ao fundo de desemprego, mas se ele conseguir que alguém o admita como empregado e depois o despeça no periodo experimental, ele terá direito ao fundo de desemprego desde que tenha mais de 360 dias de trabalho nos ultimos dois anos. Vocês não conhecem ninguém que tenha uma empresa que o admita ainda que ficticiamente? Claro está que teriam de pagar todos os impostos a essa empresa (por exemplo cerca de 35% sobre o salário minimo = aproximadamente 225€/mês) durante por exemplo 2 meses e depois despedirem-no e ele ter direito ao fundo de desemprego. Sei que esta situação não é a correcta e que o dinheiro não abunda, mas seria uma forma de daqui a 3 ou 4 meses estarem os dois a receber algo.

Mamaciita -
Offline
Desde 30 Jan 2020

soniamst escreveu:
Realmente a sua situação não está fácil, mas tudo se há-de arranjar (ou quase).
Mantenha a cabeça fria e tente orientar se e meta algum juízo no seu companheiro.
Se neste momento não tem dinheiro de lado para pagar as despesas fixas terá mesmo de pedir emprestado a alguém da sua confiança e pague assim que receber, não deixe ficar despesas em atraso pois juros e multas ficam muito caros.
Agora deve pressionar a segurança social para corrigir o erro e conseguir receber o que tem direito o mais rapidamente possível.
Quanto ao seu companheiro tendo sido ele a despedir-se não tem direito ao fundo de desemprego, mas se ele conseguir que alguém o admita como empregado e depois o despeça no periodo experimental, ele terá direito ao fundo de desemprego desde que tenha mais de 360 dias de trabalho nos ultimos dois anos. Vocês não conhecem ninguém que tenha uma empresa que o admita ainda que ficticiamente? Claro está que teriam de pagar todos os impostos a essa empresa (por exemplo cerca de 35% sobre o salário minimo = aproximadamente 225€/mês) durante por exemplo 2 meses e depois despedirem-no e ele ter direito ao fundo de desemprego. Sei que esta situação não é a correcta e que o dinheiro não abunda, mas seria uma forma de daqui a 3 ou 4 meses estarem os dois a receber algo.

Já liguei para a segurança social, mas não há nada a fazer a não ser esperar...
O meu companheiro anda à procura de um full time, mas nesta altura não está fácil. Hoje foi a uma entrevista mas parece que correu mal, enfim...
Os meus pais devem poder ajudar, pelo menos com a renda, o resto vai ser tudo muito apertado mas com jeito devemos conseguir. O carro é que não sei, mas ele que peça à família dele.
Obrigado pelos conselhos )

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Mamaciita escreveu:

Ansha escreveu:Lamento muito toda a situação. Já aqui desabafou mais do que uma vez, e dá para ver que nessa casa só a mamacita tem juízo 😔
Quer roupa de menino? É de onde?

Obrigado pela ajuda Ansha, mesmo.
Se tiver roupa que já não lhe faça falta...
Sou do Algarve, talvez não lhe dê jeito.

Do Algarve de onde?
Eu não consigo agora, mas dentro de algum tempo irei a Portugal e o meu cunhado está no Algarve a viver.
Poderei mandar por ele.

Lucicris -
Offline
Desde 12 Jul 2016

Eu passei por uma situação idêntica na segurança social, apesar de não ser nesta altura, mas também andavam a tentar arrastar. Quando me fartei comecei a ligar e enviar mail para lá todos os dias, nem em 2 semanas resolveram. Eu sei que é chato estar sempre a insistir mas neste caso é mesmo necessário.
Tudo se vai resolver Sorriso

Peach -
Offline
Desde 19 Maio 2020

Lamento imenso que esteja a passar por uma situação dessas, principalmente grávida e a precisar de repouso.

Penso que o ideal é assegurar as necessidades básicas. Tudo o que precisa para viver no dia a dia, depois a casa e no fim dessa lista o carro.

E tinha uma conversa muito séria com o seu companheiro. Na minha opinião ainda há muito a fazer, nomeadamente, vender o carro e pagar o crédito que neste momento só vos está a meter numa situação financeira mais apertada.

Ele está a ser não só extremamente imaturo como egoísta. Como é que é possível ir assinar um crédito quando tinha acabado de perder o trabalho, sabendo que não ia receber subsídio de desemprego e que tem uma família em casa?

E percebo que custe pedir ajuda aos seus pais mas nesta fase de certeza que quererão ajudá-la a ultrapassar tudo isto.