Desabafo | De Mãe para Mãe

Desabafo

Responda
28 mensagens
fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Olá mamãs,
Ando a sentir-me esgotada. Durmo poucas horas e tenho um ritmo de vida acelerado. A minha filha acorda cedo (7h) inclusive aos fins de semana que é quando posso dormir e descansar mais um pouco. Acontece que sou sempre eu a levantar-me para lhe dar o leite e tomar conta dela, o pai fica deitado. Hoje disse-lhe que achava essa atitude egoísta e que também precisava dormir um pouco e descansar e que num ano ele apenas uma vez se levantou para ficar com a menina. A resposta dele foi surreal... disse-me que acorda mais cedo que eu todos os dias e que eu tive a licença de maternidade e o horário reduzido até a menina fazer um ano e que ele não teve nada disso. Digam-me pff se estiver errada Triste

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Quem está errado é o seu marido. Não ter licença de maternidade e horário reduzido faz dele menos pai? A filha é de ambos, a responsabilidade e tarefas também.
Quanto ao dormir poucas horas, a menina dorme a noite toda? Ou ainda acorda várias vezes? Se acordar durante a noite é sempre a fmmartins que se levanta? Se for então têm de começar a alternar as noites para ambos descansarem. E durante o dia, ela faz sesta? Se fizer aproveite para dormir também. Em dias muito críticos é o que faço, esqueço a roupa e o que houver para fazer e aproveito para descansar um pouco enquanto o meu bebé dorme a sesta de fim de tarde. Às vezes isso implica que o jantar só esteja pronto às 21h em vez das 20h, mas a minha sanidade mental é mais importante. Sem conhecer as vossas rotinas e horários é difícil dar grandes conselhos, mas tem de fazer com que o seu marido perceba que está esgotada e que têm de mudar algo nas vossas rotinas. Se ele também precisa de descansar ao fim-de-semana alternem dias, por exemplo, um cuida da menina no sábado, outro no domingo. Têm de encontrar um equilíbrio.

SK. -
Offline
Desde 14 Ago 2012

Quem está errado é o seu marido. Não ter licença de maternidade e horário reduzido faz dele menos pai? A filha é de ambos, a responsabilidade e tarefas também.
Quanto ao dormir poucas horas, a menina dorme a noite toda? Ou ainda acorda várias vezes? Se acordar durante a noite é sempre a fmmartins que se levanta? Se for então têm de começar a alternar as noites para ambos descansarem. E durante o dia, ela faz sesta? Se fizer aproveite para dormir também. Em dias muito críticos é o que faço, esqueço a roupa e o que houver para fazer e aproveito para descansar um pouco enquanto o meu bebé dorme a sesta de fim de tarde. Às vezes isso implica que o jantar só esteja pronto às 21h em vez das 20h, mas a minha sanidade mental é mais importante. Sem conhecer as vossas rotinas e horários é difícil dar grandes conselhos, mas tem de fazer com que o seu marido perceba que está esgotada e que têm de mudar algo nas vossas rotinas. Se ele também precisa de descansar ao fim-de-semana alternem dias, por exemplo, um cuida da menina no sábado, outro no domingo. Têm de encontrar um equilíbrio.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

O seu marido não tem razão. Se ainda estivesse de licença e pudesse dormir durante o dia, até se podia compreender, mas estando os dois a trabalhar não faz sentido. Alternem os dias, um cuida da filha ao sábado de manhã e o outro ao domingo. Experimente também dar-lhe o leite e levar para a vossa cama, às vezes eles dormem mais um bocado no quentinho da cama dos pais.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Enquanto amamentei era sempre eu que me levantava para amamentar e mudar a fralda. Hoje em dia se não estiver doente dorme a noite toda, acordando apenas por voltas das 23h30 para o biberão. Há noites que não acorda. Durante o dia dorme duas sestas (uma de manhã e outra à noite) em que eu aproveito para fazer algumas tarefas domésticas (tal como à noite e acabo por ir sempre tarde para a cama). Na minha opinião seria justo alternar mas gostava que a atitude partisse também dele e custa-me ver que não está minimamente preocupado...

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

E isso acaba quando? Quando a menina fizer 18 anos já estará a "dívida" paga?
Não, o seu marido não tem razão. A filha é dos 2, os cuidados também!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Eu quase nem acredito que isso seja possível...teve licença de maternidade e horário reduzido???? E acha ele que isso significa que a fmmartins trabalhou MENOS?! É que ficar de licença com um recém-nascido significa estar a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eu acho 1000 vezes mais cansativo do que trabalhar fora. Como é que podem admitir que vos respondam isso???!

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Eu nem entendo a resposta do marido... Lá porque esteve uns meses de licença. e outros com horário reduzido, já a torna a única responsável pela menina? Ele não tem responsabilidades pela filha?

Que desculpa tão descabida!

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Essa resposta descabida foi dada para justificar a atitude egoísta que ele tem (lá no fundo deve saber que está a ser egoísta). Naquela cabeça o facto de estar de licença e cuidar de um bebé é sinonimo de pouco trabalho mas a culpa disso é minha que sempre facilitei.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Continua sem ter lógica. Ele pode até justificar que acordar com a menina era tarefa sua, enquanto esteve de licença. Afinal podia dormir nas sestas da criança. Mas se já não está de licença, acabou a desculpa. Ele é pai, trabalha, precisa de descansar. A fmmartins é mãe, trabalha e também precisa de descansar.
É por isso tudo em pratos limpos já, se não vai piorar...

Laura Matias -
Offline
Desde 21 Jun 2015

Nem consigo perceber, como deixa que lhe responda isso, e pior, deixa arrastar a situação...
Para a fazer também foram precisos 2, então para cuidar também são precisos dois.
Se o meu se lembrasse de não me ajudar, e me desse essa resposta era logo, convidado a sair de malinhas feitas
Gosto pouco, desta atitude “ ah mas eu trabalho, etc”.E nós não!??!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Tyta.B escreveu:
Continua sem ter lógica. Ele pode até justificar que acordar com a menina era tarefa sua, enquanto esteve de licença. Afinal podia dormir nas sestas da criança. Mas se já não está de licença, acabou a desculpa. Ele é pai, trabalha, precisa de descansar. A fmmartins é mãe, trabalha e também precisa de descansar.
É por isso tudo em pratos limpos já, se não vai piorar...

Pois eu nem com isso concordo (com ser exclusivamente a mãe a levantar-se durante a licença). Claro que pode esforçar-se um pouco mais, porque não tem hora certa para se levantar no dia seguinte, mas a mãe faz um esforço tremendo para cuidar de um recém nascido 24h por dia e precisa tanto de dormir como o pai. Dorme durante as sestas? Dorme se a criança fizer sestas suficientemente prolongadas (o que está por provar) e se não houver mais nada para fazer nessa altura (o que, como sabe toda a gente que já tenha estado nessa situação, é muito improvável).
Eu devo dizer que, com o meu filho mais novo, eu nunca acordava o meu marido, porque ele só mamava e não havia necessidade. Mas com o mais velho acordei-o muitas vezes e subiria às paredes se ele me desse tal resposta.
Até há mães que chegam ao final do dia sem ter sequer conseguido tomar banho. Como é possível que haja quem pense que ficar em casa com uma criança significa não fazer nada e não dá direito a descansar????

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

KellyPT escreveu:

Tyta.B escreveu:Continua sem ter lógica. Ele pode até justificar que acordar com a menina era tarefa sua, enquanto esteve de licença. Afinal podia dormir nas sestas da criança. Mas se já não está de licença, acabou a desculpa. Ele é pai, trabalha, precisa de descansar. A fmmartins é mãe, trabalha e também precisa de descansar.
É por isso tudo em pratos limpos já, se não vai piorar...

Pois eu nem com isso concordo (com ser exclusivamente a mãe a levantar-se durante a licença). Claro que pode esforçar-se um pouco mais, porque não tem hora certa para se levantar no dia seguinte, mas a mãe faz um esforço tremendo para cuidar de um recém nascido 24h por dia e precisa tanto de dormir como o pai. Dorme durante as sestas? Dorme se a criança fizer sestas suficientemente prolongadas (o que está por provar) e se não houver mais nada para fazer nessa altura (o que, como sabe toda a gente que já tenha estado nessa situação, é muito improvável).
Eu devo dizer que, com o meu filho mais novo, eu nunca acordava o meu marido, porque ele só mamava e não havia necessidade. Mas com o mais velho acordei-o muitas vezes e subiria às paredes se ele me desse tal resposta.
Até há mães que chegam ao final do dia sem ter sequer conseguido tomar banho. Como é possível que haja quem pense que ficar em casa com uma criança significa não fazer nada e não dá direito a descansar????

Concordo em absoluto, estou só a dizer que dava uma certa tolerância se ele dissesse isso durante a licença, não que ele tivesse razão, mas não ficaria tão indignada. Estando os dois a trabalhar fora de casa, acho este tipo de atitude uma verdadeira ofensa para a mãe.

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu tambem tenho um assim, muito habilidoso para muita coisa mas um quanto basta de excêntrico...acho que nesse aspecto só pensa no seu conforto...e nem se apercebe ou ignora as minhas necessidades (repare se que trabalhamos os dois) mas a culpa é minha porque fui fazendo e eles "dançam ao toque das nossas músicas", cheguei a manda lo ir a ele, quando a paciência esgota e ele vai logo, mas como não vejo iniciativa por mais que o sensibilize que também ando cansada, desisti! Chateia me bem menos tratar da minha princesa do estar sempre a tocar na mesma tecla. Ela agora dorme bem e acorda pelas 09h..09h30 aos fds, eu também nao dormo mais além dessa hora por isso ja nem me importo...mas aconselho a por um travão nisso e rápido, isso se nao quer chegar ao que cheguei..porque o que no início é so um detalhe, com o passar do tempo é um problema...eu já estou na fase da indiferença, ja so conto com ele para muito pouco lol...mas isso são outros quinhentos...desabafei Sorriso sejam felizes!

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu tambem tenho um assim, muito habilidoso para muita coisa mas um quanto basta de excêntrico...acho que nesse aspecto só pensa no seu conforto...e nem se apercebe ou ignora as minhas necessidades (repare se que trabalhamos os dois) mas a culpa é minha porque fui fazendo e eles "dançam ao toque das nossas músicas", cheguei a manda lo ir a ele, quando a paciência esgota e ele vai logo, mas como não vejo iniciativa por mais que o sensibilize que também ando cansada, desisti! Chateia me bem menos tratar da minha princesa do estar sempre a tocar na mesma tecla. Ela agora dorme bem e acorda pelas 09h..09h30 aos fds, eu também nao dormo mais além dessa hora por isso ja nem me importo...mas aconselho a por um travão nisso e rápido, isso se nao quer chegar ao que cheguei..porque o que no início é so um detalhe, com o passar do tempo é um problema...eu já estou na fase da indiferença, ja so conto com ele para muito pouco lol...mas isso são outros quinhentos...desabafei Sorriso sejam felizes!

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu tambem tenho um assim, muito habilidoso para muita coisa mas um quanto basta de excêntrico...acho que nesse aspecto só pensa no seu conforto...e nem se apercebe ou ignora as minhas necessidades (repare se que trabalhamos os dois) mas a culpa é minha porque fui fazendo e eles "dançam ao toque das nossas músicas", cheguei a manda lo ir a ele, quando a paciência esgota e ele vai logo, mas como não vejo iniciativa por mais que o sensibilize que também ando cansada, desisti! Chateia me bem menos tratar da minha princesa do estar sempre a tocar na mesma tecla. Ela agora dorme bem e acorda pelas 09h..09h30 aos fds, eu também nao dormo mais além dessa hora por isso ja nem me importo...mas aconselho a por um travão nisso e rápido, isso se nao quer chegar ao que cheguei..porque o que no início é so um detalhe, com o passar do tempo é um problema...eu já estou na fase da indiferença, ja so conto com ele para muito pouco lol...mas isso são outros quinhentos...desabafei Sorriso sejam felizes!

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu tambem tenho um assim, muito habilidoso para muita coisa mas um quanto basta de excêntrico...acho que nesse aspecto só pensa no seu conforto...e nem se apercebe ou ignora as minhas necessidades (repare se que trabalhamos os dois) mas a culpa é minha porque fui fazendo e eles "dançam ao toque das nossas músicas", cheguei a manda lo ir a ele, quando a paciência esgota e ele vai logo, mas como não vejo iniciativa por mais que o sensibilize que também ando cansada, desisti! Chateia me bem menos tratar da minha princesa do estar sempre a tocar na mesma tecla. Ela agora dorme bem e acorda pelas 09h..09h30 aos fds, eu também nao dormo mais além dessa hora por isso ja nem me importo...mas aconselho a por um travão nisso e rápido, isso se nao quer chegar ao que cheguei..porque o que no início é so um detalhe, com o passar do tempo é um problema...eu já estou na fase da indiferença, ja so conto com ele para muito pouco lol...mas isso são outros quinhentos...desabafei Sorriso sejam felizes!

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Fmmartins,
Se te apetecer desconversar (já que a conversa do teu marido não tem pés nem cabeça) podes sempre responder-lhe que o "saldo" resultante da licença de maternidade e horário reduzido já estava pago aos poucos dias de vida da vossa filha, à conta das dores de parto e pós-parto, hemorragias, cicatrizes diversas, análises, amamentação e suas consequências, flutuações hormonais, nervos e demais sacrifícios (inumeráveis) que a maternidade impõe às mulheres. Eu, por exemplo, picava o dedo 4 vezes por dia para medir a glicémia em ambas as gravidezes e na primeira ainda injetava insulina mais 5. Vou fazer as contas, que pode ser que não tenha que fazer o jantar até os miúdos terem para aí 18 anos...

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Ele desvaloriza quando me queixo, defendendo-se com essas pérolas ou com o facto de me ajudar muito nas tarefas domésticas. Se ele tivesse tido o meu parto certamente tinha morrido! 20 e tal horas em trabalho de parto (induzido) que terminou em cesariana...

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu se estivesse nessa situacao, e cheia de sono e com o mau humor que causa a falta de sono, garanto que se ele nao repartisse comigo as manhas para dormirmos melhor á vez, entao ninguém dormia as manhas. Resumindo, ou ele levantava o cuzinho da cama para tomar conta da crianca de 2 em 2 dias para eu dormir, ou infernizava-lhe as manhas de forma a que ele também nao dormia mais nenhuma. Se nao percebia de uma maneira percebia de outra...

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

fmmartins escreveu:
Ele desvaloriza quando me queixo, defendendo-se com essas pérolas ou com o facto de me ajudar muito nas tarefas domésticas. Se ele tivesse tido o meu parto certamente tinha morrido! 20 e tal horas em trabalho de parto (induzido) que terminou em cesariana...

Isso não é bem "defender-se". É mais uma resposta insolente

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

BagaLaranja escreveu:
Eu se estivesse nessa situacao, e cheia de sono e com o mau humor que causa a falta de sono, garanto que se ele nao repartisse comigo as manhas para dormirmos melhor á vez, entao ninguém dormia as manhas. Resumindo, ou ele levantava o cuzinho da cama para tomar conta da crianca de 2 em 2 dias para eu dormir, ou infernizava-lhe as manhas de forma a que ele também nao dormia mais nenhuma. Se nao percebia de uma maneira percebia de outra...

Eu já o fiz 😊

Laura Matias -
Offline
Desde 21 Jun 2015

Vê se logo que o seu marido não está nem aí, nem está preocupado!
Acho muito bem o que a mamã acima disse, pode ser que assim perceba
“ se não percebe a bem, percebe a mal” como se costuma dizer
Se o meu me fizesse isso, já o tinha posto na alheta

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Eu faço isso muita vez :-)...quando tenho que me levantar e não me apetece mesmo nada porque estou cansada, eu nao dormo mais mas ele também nao! Ahahha...agora quando ela até dorme bem, pelas 9h acorda, eu também estou satisfeita e bem disposta, deixo ficar o pai na ronha e vou tomar o pequeno almoço fora, vamos ao parque e a qualquer outro lado, fazemos assim um programinha a dois e sabe me tão bem!!!

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Mas eu também faço isso, ligo logo o Baby TV em alto e bom som na sala enquanto preparo o biberão, meto a rapariga a brincar (especialmente com brinquedos com música) e ela faz o resto da festa Sorriso

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Só lhe posso dizer o que faria: simplesmente perguntava se, no próximo fim de semana, preferia tomar conta da filha no sábado ou no domingo de manhã. E não viesse com "mas...", cortava a conversa e dizia que quanto a isso, não havia discussão porque a filha é dos dois, a responsabilidade é dos dois.

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

É o que vou fazer Guialmi. E sem discussões.

Kátia Lacerda1 -
Offline
Desde 05 Fev 2019

Querida, diga ao seu esposo, que a bebê não foi feita só por você é que assim como ele quer descanso, você também quer. Então, nesse caso, os dois devem entrar em uma rotina organizada, pois já que os trabalham fora, os dois devem se envolver nos cuidados com a criança igualmente. Bjs😙

KatiaLacerda