Desabafo... | De Mãe para Mãe

Desabafo...

Responda
4 mensagens
sofyyyy -
Offline
Desde 04 Jul 2011

Boa tarde.

Venho aqui mais para desabafar e ter algumas respostas vossas.

Desde que me lembro sempre quis poder adoptar uma criança. É um sonho antigo e está comigo desde que me lembro. Ainda era miúda e já pedia aos meus pais para adoptarem uma criança (algo que nunca aconteceu).

Bem, esta vontade nunca desapareceu e com o avançar dos anos foi aumentando cada vez mais. Acabei por ter uma filha biológica com o meu marido e agora com 5 anos chegou a fase de pedir um mano.

Acho que cheguei ao ponto em que realmente quero poder adoptar uma criança!
A questão é o meu marido.. Já tivemos esta conversa e ele sabe o meu desejo de ter um filho do coração, no entanto, para ele só faz sentido se for um bebé.

Eu sei o quanto é difícil conseguir que tenha menos de 1 ano quando efectivamente o processo de adopção é concluído e o quanto pode ser demorado. O problema é que ele não está preparado para todo o processo em si. Para mim seria qualquer criança, não tenho qualquer preferência!

O meu problema neste momento é o meu marido.. Não sei como ultrapassar a situação dado que, para ele não é um desejo tão grande como para mim.

Alguém teve uma situação parecida? Como "convenceram" os vossos parceiros?

Beijinhos

Sobre sofyyyy

29/04/2011 - Dia mais feliz da minha vida pois chegou a minha princesa.

*AMO-TE DIANA*

Desde 13 Set 2012

Olá Sofia...

Eu não tive um problema, eu tenho o problema. Adoraria adotar, mas a verdade é só uma: o que um não quer, dois não brigam.

O meu marido não diz claramente que não quer, mas também nem é preciso. Se eu insistir ele avança com o processo para me fazer a vontade, mas eu sei que, uma vez entrevistado numa das sessões, qualquer técnico de seleção de pais perceberia logo a falta de motivação dele.
Dito assim com alguma ligeireza, ou fico com o marido ou adoto uma criança. No caso ele nem diz que só um bebé faz sentido, na verdade acho que é algo que ele não é contra, mas também não defende acerrimamente.

Sofia, eu sou como você. para mim qualquer criança faz sentido. Aliás, não queria mesmo bebés. Já temos dois filhos biológicos muito desejados e muito felizes. Sei perfeitamente o que é conceber, gerar, parir e criar um filho; conheço-lhes os choros e os cheiros; os sintomas de doença e alegria; as birras e os pesadelos noturnos; Adoro todas as fases e acho que não seria a mesma se não fosse mãe. Ter um filho do coração é algo que faria por alguém sem esperar nada em troca; pensando em mim, sim é verdade, pois é a realização de um sonho, mas essencialmente focando-me na possibilidade de mudar a sorte de alguém que nasceu sem ela. Adotaria um menino ou menina, preto ou branco, amarelo ou vermelho, entre os 4 e os 6 ou 7 anos, mais coisa menos coisa. O meu único requisito é a ausência de deficiência por considerar que não reuno condições adequadas a proporcionar à uma criança deficiente tudo o que uma deficiência trás de inerente.

É pena Sofia, mas acho que não se convence ninguém a adotar. Este ato tem que ter por base uma vontade, um desejo intrínseco a quem o pratica. Eu realmente não acredito que vá convencer o meu marido. No máximo, conseguiria convencê-lo a fazer-me a vontade, mas adotar implica um processo com vários filtros e ele não passaria nem no primeiro.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

trintona -
Offline
Desde 22 Jul 2012

Olá Sofyy,
Concordo com a opinião da Sónia. A vontade tem de existir da parte dos dois.
Não desistiria já: sem entrar no território da pressão, pode valer a pena conversar melhor. Perceber as razões do seu marido para só aceitar um bebé até 1 ano, explicar-lhe melhor as suas motivações. Pode ser que um dia ele adira a esse projeto e passe a ser um compromisso de ambos.
Se isso não acontecer, avançaria respeitando os critérios dele - só até um ano. Sabe à partida que pode demorar muito a concretizar-se, mas há surpresas nestes processos.

Com diálogo e compromisso podem encontrar uma solução que vos faça sentido a ambos. O ideal é enriquecer a família, não criar uma barreira dentro da família que já existe Piscar o olho

Eu e o meu marido demorámos 4 anos a decidir avançar com um processo de adoção. Ao longo desses anos foram acontecendo conversas, ambos fomos amadurecendo ideias, ambos cedemos num ou noutro aspeto, até estarmos comprometidos com a mesma intenção e nos sentirmos capazes de assinar o formulário.

Beijinhos e felicidades

sofyyyy -
Offline
Desde 04 Jul 2011

Boa tarde Trintona e Sónia

Nós já falámos varias vezes do assunto mas parece que a conversa nunca chega a nenhum avanço na situação.

Estamos juntos à 7 anos e desde à 2 anos comecei a falar mais do assunto..
Deixei o assunto pendente quando a nível económico não estávamos preparados mas agora que a nossa vida melhorou consideravelmente era algo que queria muito fazer.

Para o meu marido uma criança com mais de 1 ano poderá trazer uma carga a nível emocional e de vivência que talvez ele não esteja preparado para ter. O problema é que o meu ponto de vista é exactamente o oposto!
Eu quero poder dar tudo aquilo que uma criança não teve independentemente dos traumas e problemas que possa ter tido no passado.

São muitos anos a desejar algo que para mim é muito importante fazer, claro que não quero colocar a minha família em risco, mas também sei que não serei 100% feliz se não o fizer.

Obrigada pelas vossas opiniões!

Sobre sofyyyy

29/04/2011 - Dia mais feliz da minha vida pois chegou a minha princesa.

*AMO-TE DIANA*

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?