Depressão e Gravidez | De Mãe para Mãe

Depressão e Gravidez

Responda
14 mensagens
SaNdRaEmA -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Ola mamãs, faço este tópico mais como um desabafo.
Estou com uma depressão já acompanhada, tem sido difícil mas vai passar, estou de baixa há já um mês, pois a pressão laboral contribuiu em muito para o meu estado. Com isto tudo a minha menstruação é muito irregular, medicação e tudo mais, nunca imaginei estar grávida...até sentir um pontapé. Achei que era impossível, até esse dia não tinha 1 sintoma. Fui a maternidade dia 1 e estou grávida de 23 semanas, 23 :o foi um choque, ainda estou perplexa,ainda por cima a médica não foi nada simpática. Para "piorar" fui chamada a junta médica, pensei que não me iam dar mais baixa, mas felizmente dois anjos se cruzaram no meu caminho e permitiram e aconcelharam ficar em casa. Agora é melhorar e preparar-me para a chegada de mais um bebê. Desculpem o longo texto... Felicidades para todas.

piliquita -
Offline
Desde 02 Jul 2013

Parabéns pela gravidez! E as melhoras Piscar o olho

Sobre piliquita

Sorria ❤

Ssr2016 -
Offline
Desde 12 Jan 2016

Felicidades Piscar o olho estavas a tomar medicação?
Foste chamada a uma junta? Estavas com baixa normal ou de gravidez?
Beijinho

SaNdRaEmA -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Obrigada Sorriso

SaNdRaEmA -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Ssr2016,tava a tomar para a depressão mas suspendi de imediato conforme a médica mandou. Fui chamada sim, não estava nada a espera mas recebi uma carta para ir lá, mas levei o relatório médico e avaliaram-me e decidiram que era o melhor para mim e para o bebê não espor-me ao stress e anciedade que o ambiente laboral me causa.
Estou de baixa normal para já.
Bjinhos

Ssr2016 -
Offline
Desde 12 Jan 2016

Espero que corra tudo super bem e muita força!!

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Suspender medicação para a depressao de repente? O psiquiatra sabedisso?

SaNdRaEmA -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Obrigada Sorriso

SaNdRaEmA -
Offline
Desde 18 Jul 2008

Guialmi, a médica e o médico tb mandou suspender e foi o mesmo que receitou, tenho apenas um calmante para quando estou mais anciosa e estressada. Apesar de a gravidez ser uma surpresa não quero prejudicar o meu bebê :s espero estar a agir corretamente.

Scarl3t -
Offline
Desde 17 Fev 2016

Parabéns pela gravidez que seja feliz Sorriso
Ninguém pode parar de tomar antidepressivos assim. O que se pode fazer e deviam ter-lhe informado disso é mudar o antidepressivo para um que não afete o bebé porque para si também é muito mau passar uma gravidez com depressão e quando se para um tratamento destes assim é mau porque depois é mais difícil de tratar. O Fluoxetina pode ser tomado na gravidez se for seguida por um medico, mas seguida pelo medico é sempre porque só com receita medica tem esse medicamento.

Na bula diz

"O uso de cloridrato de Fluoxetina deve ser considerado durante a gravidez somente se os benefícios do tratamento justificarem o risco potencial para o feto, tendo em conta os riscos do não tratamento da depressão.
Deve-se ter cuidado no final da gravidez, pois foram relatados, raramente, sintomas transitórios de retirada (ex. tremores transitórios, dificuldade na amamentação, taquicardia e irritabilidade) em recém-nascidos cujas mães fizeram uso de cloridrato de Fluoxetina próximo ao término da gravidez.
O cloridrato de Fluoxetina é excretado no leite humano. Portanto, deve-se ter cuidado quando este medicamento for administrado a mulheres que estejam amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado em mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista."

Com isto não a quero preocupar, apenas alertar para se informar melhor sobre isso.

As melhoras em relação a depressão, e tenha uma vida feliz com o bebé que esta para vir Sorriso

Ligia Jardim -
Offline
Desde 05 Jan 2019

Bom dia Sorriso li o que disse e tem razão, existem antidepressivos que são menos agressivos que outros no entanto todos eles apresentam riscos quando uma mulher está gravida. por esse mesmo motivo muitos psiquiatras aquando uma gravidez interrompem ou não receitam a toma de qualquer anti depressivo, visto que os contras no desenvolvimento do bebé são muito superiores aos benefícios. Não nos podemos esquecer que a medicação em causa entrará na corrente sanguínea do feto e naturalmente provoca alterações no desenvolvimento do mesmo. bjs

BABY27 -
Offline
Desde 20 Mar 2011

Eu tomei medicação na minha anterior gravidez, tive uma depressao horrivel, acompanhada por crises de pânico. Quando soube que estava gravida interrompi...as coisas foram piorando e eu fui intetnada devido a umas complicações e foram os obstetras do hospital que me disseram que nunca deveria ter suspendido a medicação, dado o meu estado. A partir daquele dia no proprio hospital medicaram -me com Xanax e Sertralina. Hoje tenho um linda menina com 7 anos e que é super saudável...em 7 anos apenas tomou antibiotico 2 vezes.
Força pra ti. Beijinho

Sobre BABY27

Baby27

RosárioCoelho -
Offline
Desde 13 Nov 2019

BABY27 será possivel falarmos? Bj 😘

Ligia Jardim -
Offline
Desde 05 Jan 2019

Olá SaNdRaEmA, antes de mais parabéns pela gravidez. Acho que fazes muito bem em desabafar, a depressão durante a gravidez não é assim tão fora do normal como fazem parecer. Estive de baixa por depressão desde os 4 meses de gravidez, não que tivesse infeliz por estar grávida (nada disso) infelizmente não foi a primeira que tive e nem nesse momento vivi sem ela. Fui chamada a junta médica 2 vezes, a primeira correu lindamente a segunda (já perto do fim da gravidez) apanhei uma médica extremamente desagradável mas manteve a minha baixa. Tomei medicação durante a gravidez, de outra forma não sei cm seria, tenho uma linda filha mega saudável de 6 meses. Com isto quero dizer te que acho (não sou médica) que deves falar com o teu psiquiatra, para repentinamente a medicação pode ser pior do que alterar para uma mais adequada. Foi o que a minha fez, com todos os meus receios ela sempre me fez ver que nós temos de estar bem para que o nosso bebé esteja bem e faz tanta diferença. Fora isso, toma especial atenção ao pós parto. Fiz o desmame perto do final da gravidez para que na altura do parto não tivesse a tomar nada (eu queria dar de mamar) e felizmente não tive de voltar a tomar nada; mas o período de licença leva-nos ao limite e não diria que acontece no primeiro ou segundo mês, mas sim a partir do quarto (pelo menos comigo). Ter um filho é muito desafiante e para quem teve uma depressão pode estar mais susceptível a uma depressão pós parto. Um beijinho e tudo vai correr bem 😉

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?