data exacta de gestação | De Mãe para Mãe

data exacta de gestação

Responda
7 mensagens
Nina R -
Offline
Desde 09 Out 2009

Boa tarde a todas,

Gostaria de esclarecer uma grande dúvida: o meu ginecologista, fazendo a 1ª ecografia revelou que eu estava com 10 semanas de gestação (em 07 de Outubro) e media quase 4 cm. Eu referi que, segundo as minhas contas, deveria estar com 7 semanas (concepção), pois o período tinha-me vindo na última semana de julho e fazendo as contas, a data de concepção só poderia ter sido na 2ª semana de Agosto. Perguntei-lhe se essa data era baseada pelo 1º dia da última menstruação e ele referiu-me que não, mas sim tempo de vida do embrião (da concepção).
O que eu gostaria de saber é se eu percebi bem, ou se os ginecologistas fazendo a eco, acrescentam sempre + 2 semanas (1 amiga minha insiste nisso). Já visitei vários sites e fico cada vez mais confusa.

Podem ajudar-me, por favor?

Obrigada,

Sobre Nina R

Nina R

An_A -
Offline
Desde 04 Mar 2009

Sim, porque é dificil mtas vezes saber a data exacta de concepção, os medicos acrescentam 2 semanas ao tempo de gestação. Ou seja, em vez de contarem de uma hipotética e pco fidedigna data provavel de concepção, contam desde o 1º dia da tua ultima menstruação e dps em vez de contarem um total de 36a 38 semanas, contam 38 a 40.

Por exemplo, no meu caso:

Data da ultima menstruação: 20 Fev.
Data provavel de concepção: algures a 5 de Março.

Estou com 37 semanas, porque se conta desde o dia 20 de Fevereiro. Atenção que este valor pode ser dps corrigido na ecografia! A idade gestacional ecográfica é sempre mais fidedigna do que a idade gestacional por contas.

Eu, por exemplo, tinha pelas contas DPP para 27 de Novembro e com a Eco ficou a 25 de Novembro.

Espero ter ajudado! Piscar o olho

Bjs

Sobre An_A

An_A

Lara N -
Offline
Desde 27 Jul 2009

Bom dia Nina,

A tua amiga tem razão, fala-se sempre em data a partir do último período, ou seja, 2 semanas antes da concepção. Um embrião às 10 semanas tem na realidade 8 semanas de existência. Isto pq não se sabe o dia da concepção, que pode ser mais ou menos certo, se a mulher é sempre regular ou mt incerto para mulheres irregulares. Então regem-se sempre pela data da última menstruação.
A resposta do médico é que não foi mt esclarecedora, mas entende-se, o meu tb fala em embrião de tantas semanas, mas está sempre implícito que se refere ao tempo total, com as tais 2 semanas a mais.
bjs e parabéns!

Preguiça -
Offline
Desde 25 Set 2009

Oi*

Nas ecos os médicos vão de acordo com o tamanho do embrião...

http://www.federacao-vida.com.pt/gravidez/cresce/tamanho.htm

Nesse site podes ver o tamanho/semanas.

beijinho*

Sobre Preguiça

11 de Abril de 2010 Dia do Príncipe Diogo
Madrinha de Delfie, sonhynha e sarapires, Afilhada de Beta Duarte
http://bolosdapreguica.blogspot.com
www.facebook.com/preguicinha

Nina R -
Offline
Desde 09 Out 2009

Olá a todas,

Muito obrigada pelas vossas respostas.

Mas o que me intriga é que o Dr. não registou qualquer data da última menstruação, pois referiu que eu disse que não sabia (embora lhe tenha dito). Sendo assim, dá para me aperceber que ele se baseou pelo tamanho do bébé na 1ª eco...

Visitei também o site de sapo família e lá tem também o tempo de gestação pelo número de semanas e respectivo tamanho do feto. O tempo corresponde exactamente à tabela que a Preguiça me enviou (entrando no site da federação vida), ou seja, fiz uma eco na semana passada (13ª semana) e o feto media 7,36 cm... será que nestas tabelas destes sites as 2 semanas também já estão acrescentadas? ou seja, vou ter que considerar 11 semanas?

Pergunto então: essas tabelas, que segundo me parece, os ecógrafos se baseiam para dar a data exacta de gestação, é o tempo real de gestação, ou automaticamente os ecógrafos acrescentam sempre + 2 semanas? é que o meu ginecologista não se guiou mesmo pela data da minha última menstruação, mas sim pela ecografia e tamanho do bébé.

Fico a aguardar os vossos comentários.

Bjs e felicidades para todas vocês!

Sobre Nina R

Nina R

Lara N -
Offline
Desde 27 Jul 2009

Bom dia Nina,

Tanto pelas tabelas como pelo ecógrafo é sempre o tempo de gestação (com as 2 semanas a mais). Qd se fala em embrião de 13 semanas é claro que de existência ele tem 11.
Na próxima consulta pede-lhe que te esclareça o tempo de gestação do teu bebé, qt tempo tem, e qq médico diz as semanas totais (com essas 2).

Boa sorte!

CCDIAS -
Offline
Desde 30 Out 2009

Eu acho que é assim que os GO calculam.
Data do último periodo mestrual= x
Data da concepção= + ou - duas semanas após o último período mestrual.
A data de gestação inicia-se a contar a partir da data da última mestruação, que é a data em que em nós mulheres, o ovulo inicia uma nova jornada das tropas para o útero.
A concepção só ocorre +- duas semanas depois, ou seja, a união das duas células , mas o ovulo já tinha percorrido o longo caminho para que tal acontecesse (esta fase também faz parte da gestação, pois se ele não estivesse lá nada disto aconteceria)
Portanto, acho que é assim que eles, os GO, calculam a
data de concepção, desde a data da última mestruação.
O meu exemplo: DUM- 11 de Agosto de 2009, Hoje dia 10/11, estou exactamente com 13 semanas de gestação.
Espero ter ajudado.
Muitos beijinhos e muitas felicidades

Sobre CCDIAS

Com muito amor para os meus filhos e o meu amor.
DPP 18 de Maio de 2010 (3ª gestação)
Amo-vos a todos.
Carla Dias