Crónica sobre a amamentação - muito giro! | De Mãe para Mãe

Crónica sobre a amamentação - muito giro!

Responda
19 mensagens
marysusan -
Offline
Desde 05 Set 2012

Olá a todas!
Pois esta crónica está muito bem escrita e trata um tema que nos concerne a todas: a escolha de amamentar ou não.

http://lifestyle.publico.pt/artigos/324603_as-maes-nao-se-medem-as-mamadas

Crónica

As mães não se medem às mamadas

04.09.2013 Por Sofia Anjos

Dei de amamentar três meses. Isso coloca-me num meio-termo, não sou boa nem má, fico ali em purgatório matriarcal.

A Organização Mundial de Saúde, a pediatra, as mamãs do Google, a minha sogra, o pai e até a minha melhor amiga estão de olhos postos nas minhas mamas a ver se alimento responsavelmente a criança. Nunca me olharam tanto para as mamas e nunca antes me apeteceu tanto usar o tamanho 34.

Estava a dar biberão quando a empregada entra na sala e sussurra de olhos arregalados: "Já não dá de mamar?" - Não, Albertina. Apeteceu-me acrescentar, desculpe lá qualquer coisinha, as mamas são minhas. Calei-me e pedi-lhe antes que fosse lavar os biberões.

Só de ouvir a palavra ‘amamentar’ imagino logo uma sala cheia de recém-mamãs com as mamas ao léu a ver quem tem mais leite. É como se fosse um concurso, ganha quem esguichar mais. E elas a roerem-se todinhas para perguntar às outras: "durante quanto tempo deste?".

Estão-se nas tintas se o bebé da outra vai ter todos os nutrientes, querem é saber se se portaram melhor que as outras. E se sim, então ‘eu sou melhor mãe que tu’ e se calhar vou conseguir dar mesmo conta do recado. Como se as mães se medissem às mamadas.

Dei de amamentar três meses. Isso coloca-me num meio-termo, não sou boa nem má, fico ali em purgatório matriarcal até decidirem que juízo dar a esta média. Contas feitas, quem amamenta seis meses é uma boa mamã, quem amamenta dois meses é uma mamã menos boazinha. As que ultrapassam os seis meses são profissionais e as que ultrapassam um ano são as minhas preferidas, são as mamãs prodígio.

Sou a favor da amamentação para quem o queira fazer, mas dá-me algum formigueiro toda a panóplia de dissertações que colocam a amamentação num pedestal como se isso definisse o tipo de mamã que vais ser.

Nunca vi nenhum cartaz a publicitar o Dia da Mãe com uma mulher de mamas de fora.

Há simplesmente mulheres que não estão para isso. Não gostam, não querem e têm de se justificar tanto que até dói os ouvidos. O filho é delas mas lá têm de ir com o papelinho da justificação para não levar falta. Até se podem safar com masmites e falta de leite, mas o não-quero-ponto-final é tão válido como as gretas nos mamilos. Não amamentar é um direito, tal como não pedir desculpas, embora não caia bem a muita gente.

De qualquer forma, a amamentação para lá dos 6 meses é para mulheres cujos empregos têm boas casas de banho.

- Sofia, estás aí trancada há 20 minutos e estão todos à tua espera para começar a reunião.

- Desculpa, estava só a tirar leite. Vou ali à copa guardá-lo no frigorífico.

Nas empresas, ao ritmo a que todos mamam os iogurtes uns dos outros, está-se mesmo a ver que o leitinho do bebé ia acabar no bucho do Bruno da informática.

Gostava de ver as mamãs portuguesas a entrarem nos gabinetes dos seus chefes e explicarem que vão amamentar até a criança ter sete anos. Não vão, pois não? Então porque é que são tão picuinhas umas com as outras só por dá cá aquele mês? Mamem e deixem mamar.

Muitos adultos que conheço cujas mães eram trabalhadoras foram amamentados pouco mais que um mês - o tempo da licença à época -, não havia bombas de tirar leite como agora, e nem todas as mulheres gostavam de ver os seus bebés pendurados noutras tetas. Será por isso que há tantos filhos adultos ainda a mamar em casa dos pais? Mãezinha, amamenta-me aí 20 euros se faz favor.

Os benefícios são irrefutáveis - sinto a consciência mais levezinha por a minha bebé ter recebido o meu leite. Só que a questão da alimentação não se resume a amamentar seis meses um bebé com leite materno exclusivo para depois andarem toda a infância a anafá-lo a bolos. Cá as minhas mamas não vão ser bolas de Berlim. A verdade é que, passado o tempo dos fundamentalismos com o leite materno, os bebés tornam-se crianças pupilas da fila dos menus do McDonald's.

Quanto aos pais, as mães pouco os deixam mamar nesta fase, não vá os senhores roubarem o leitinho aos próprios filhos. Os homens que se tornam pais descobrem todo um novo significado para a palavra mamada. Ah, tens sede? Bebe Coca-Cola zero.

Deixei pois de amamentar e estou contente. Vou celebrar irresponsavelmente com um bom vinho tinto de 14 graus, uma massa picante e terminar a noite a cantar: "As minhas maminhas têm dois bicos / têm dois bicos as minhas maminhas / se não tivessem dois bicos / as maminhas não eram minhas."

*Sofia Anjos, 38 anos, directora de contas numa agência de comunicação, foi mãe pela primeira vez há três meses.

Di Gal -
Offline
Desde 25 Nov 2011

Uiiiiii assunto polémico...
--
Está muito bem escrito sim senhor, ironiza de uma forma cómica o que dá graça a ler o texto. No entanto, a minha simples opinião e sem querer confrontar ninguém, é que amamentar não deveria ser uma opção na cabeça da mãe por um único facto mais do que constatado: os beneficios de saude que transmitem aos seus filhos na questão imunitária. Ponto. Amamentar para mim foi pura e simplesmente por esta razão.
--
E confesso que quando deixei de amamentar fiquei com saudades daquele momento único e puro com a minha bebé Sorriso
--
E venham os bombardeamentos de opinião Careta

Sobre Di Gal

Tenho munchkins novos para venda (iniciação dos alimentos sólidos sem engasgos)na minha lojinha! Discos de gel para amamentação Novo, vários vestidos para princesas 1 aos 6 meses, baratinhos.
Espreitem Sorriso http://demaeparamae.pt/vendo/loja/123919

Pão-de-ló -
Offline
Desde 09 Jul 2011
I Love DMPM

"Até se podem safar com masmites e falta de leite, mas o não-quero-ponto-final é tão válido como as gretas nos mamilos. Não amamentar é um direito, tal como não pedir desculpas, embora não caia bem a muita gente."

????????

Quando o bebé dessa senhora começar com a birra do "não quero" espero que perceba a ironia! Temos de nos sentir bem, é certo, mas às vezes também "não quero" sair da cama à noite para acalmar o bebé ou "não quero" mudar uma fralda cheia de cocó mas percebo que é o melhor para eles...

Madrinha da purple5 Espertalhão
actividadesparalelas.blogspot.com https://www.facebook.com/actividadesparalelas2014?ref=hl Grupos facebook Mamãs e bebés Março/Abril/Maio 2013 (peçam-me para vos adicionar) www.facebook.com/groups/733853609958919/

Desde 22 Fev 2011

A crónica é leve e bem-humorada, e também é preciso humor e leveza nas questões da maternidade...
Eu também não sou de fundamentalismos... Nem estou lá muito de acordo com a recomendação da OMS (mama até aos 2 anos, a não ser nos países de 3.º mundo, enfim, em que pode não haver outros alimentos adequados, e então mais vale prolongar a amamentação), por politicamente incorrecto que possa parecer...
Eu gostei muito de amamentar os meus bebés, mas realmente se praticada em exclusivo (sem suplemento) até aos 6 meses torna-se bastante pesada para a mãe... Enfim, para mim, tornar-se-ia! São questões muito pessoais e cada qual decide o que julga melhor!
E também tenho uma "teoria" bastante própria: mama é para bebés, ou seja, seres sem dentes...! Ou seja, a partir do 1 ano, para mim, já não faz sentido (amamentei o 1.º até quase aos 8 meses, o 2.º até ao 3 e o 3º até ao 11 meses - mas o 2.º foi porque não pode ser, não foi opção minha...).
Acho estes fundamentalismo actuais pro-amamentação um bocado irrealistas, porque não são lá muito compatíveis com a quantidade de obrigações que é suposto uma mulher ocupada profissionalmente cumprir!
Enfim, mas viva a liberdade, e cada mãe saberá o que escolher para si e para o seu bebé!
Mas que também há uma elevada taxa de desistências/amamentações fracassadas (bebés que "não pegam", mães supostamente sem leite...), lá isso há, o que nos poderia levar a reflectir na falta de sintonia entre a vida real de muitas mulheres e o que seria a natureza das coisas...

Mãe de três rapazes

amendoinha2012 -
Offline
Desde 30 Maio 2012

Assunto serio bem escrito
Com algumas imprecisões
Eu ainda amamento ( duas vezes ao dia) trabalho desde os 5 meses do bebe e nunca tirei leite no trabalho
Não sou fundamentalistas e a prova e que deixei de tirar e hj ele bebe 1 bib de leite artificial
Mas enquanto pude dei e vou dar, e depois irei beber uma bela de uma sangria que ainda terá um sabor melhor;)

anaritadias -
Offline
Desde 02 Ago 2010

Bem...este assunto é mais um polemicamente explosivo... Careta

Na minha opinião e experiência...
Todas nós sabemos os resultados da amamentação num bebé. Quanto mais tempo estiver com LM, mais anti-corpos terá.
Mas às vezes as boas mães esquecem-se que nem tudo é rosas, e por vezes amamentar é uma luta constante.
Digo e afirmo isto porque à precisamente 4 meses e 6 dias (altura da subida do colostro) que amamento a minha filha por extracção de bomba.
Por ela não mamar ao peito, tive que ao mês e meio de vida dela dar-lhe LA e a luta continua ainda hoje com tiragens ridículas. (metade de uma mamada dela)
Assim vou amamentando e sofrendo com esta "prisão", pois torna-se extremamente cansativo tirar leite numa bomba durante 1 hora e sair entre 80ml até no máximo 120ml (em dias muito bons)....sendo que ela mama "apenas" 150ml......

Está provado que que LM é o melhor para os nossos filhos, mas será preciso sacrificar-nos a este ponto?!

Falo da minha condição...entre frustração e alegria por ainda continuar a amamentar sem que a minha filha mame no meu peito...quando será o "não-quero-ponto" ???

Para uma MÃE que deseja o melhor para o seu rebento é claro que irá fazer todos os possíveis para lhe dar uma vida saudável...mas será ela capaz de se sujeitar a uma rotina igual à minha, por exemplo???

Já por diversas vezes choro, irrito-me e barafusto com tudo e todos por não conseguir tirar o que ela precisa para uma mamada (e mesmo assim já só tiro 3 vezes por dia!!), mas enquanto não vou à farmácia aviar a receita do medicamento que a pedi receitou, lá vou andando.......

12/04/12 - Positivo ** 06/06/12 - Aborto retido(g. não evolutiva)
12/10/12 - Positivo Sorriso Sorriso
08/11/12 - 1ª eco (8 semanas, com ameaça de aborto pelo meio) O meu pequeno milagre Sorriso Sorriso
10/12/12 - 2ª eco (13 semanas) será menina?? 15/01/13 - 3ª eco (18 semanas) é uma menina!!♥ 223gr 12/02/13 - 4ª eco (22 semanas) 461gr
4♥5♥6♥7♥8♥9♥10♥11♥12♥13♥14♥15♥16♥17♥18♥19♥20♥21♥22♥ 23♥24♥25♥26♥27♥28♥29♥30♥31♥32♥ 27/04 - uma nova vida começou http://demaeparamae.pt/vendo/loja/69583

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Eu já tinha lido o artigo, e pessoalmente não gostei particularmente.
Bem escrito está, aliás já o anterior era muito engraçado, mas a amamentação é mais do que uma escolha.

Da minha piquena, amamentei em exclusivo até aos 6 meses; quando regressei ao trabalho tinha já feito um pequeno stock de leite congelado e continuei a tirar ao f-d-s e, quando dava, no trabalho.

Hoje em dia, com 15 meses, a minha bebé continua a mamar de manhã, à noite e, normalmente quando a vou buscar ao infantário (saudades da mamã!).
É uma escolha minha, mas até aos 6 meses, acho que é necessário percebermos que há mais vantagens do que sacrifícios e que é mesmo importante amamentar, em nome da saúde futura dos nossos filhos.

Sim, existe muito fundamentalismo em torno da pró-amamentação hoje em dia, assim como há anos atrás existia o inverso.

Cabe-nos a nós tomar decisões informadas e conscientes. Não é a mesma coisa que decidir usar fraldas de pano ou descartáveis.

Tenho muitas saudades de beber uma vodkazinha, tenho; até já disse ao meu marido que, quando deixar de amamentar, apanho uma "pileca" Sorriso

Mas vou ter o resto da vida para o fazer; até lá, a minha bebé está em primeiro lugar.

De qualquer modo, importante é respeitarmos quem pode, quer ou não quer amamentar. No fim é uma escolha de cada uma.

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

Kleomara -
Offline
Desde 18 Fev 2012

Boa noite,

Eu pessoalmente gostei. Espertalhão Está engraçado, bem escrito e aborda um assunto polémico de forma..criativa Careta

Concordo com alguns pontos e discordo noutros. Amamento há precisamente 11 meses e é cansativo claro. Os 6 primeiros meses então que foi em exclusivo.. foi uma prisão, ainda para mais porque o pequeno não quis biberons nem nada artificial ate hoje. É só a mama para tudo. Ainda hoje por vezes não come quase nada para vir para o aconchego dele.

Se tomava novamente a decisão de o amamentar? Claro.. se é bom para ele e corre bem..claro. Mas também não recrimino quem, por um motivo ou por outro, não o faça. Cada pessoa sabe o que é melhor para si e para o seu bebé.

Amamentar contrariada, só para fazer a vontade a X ou Y também não me parece saudável nem para a mãe, nem para o bebé.

Beijinho

Flor 1 -
Offline
Desde 14 Mar 2012

Olá! Sorriso
Um texto muito bem escrito e que de certa forma (espero que não me crucifiquem), me enquadro e talvez por isso, me diga algo de especial.
Sempre achei (ainda grávida) a amamentação extremamente penosa, visto ser muito sensível nos peitos e talvez incapaz de conseguir amamentar.
Depois do meu filho nascer, e a muito custo, confesso (os meu mamilos ficaram num estado lastimoso, apesar das pomadinhas chamadas milagrosas e mordia-me quando ele pegava na mama, de tantas dores), lá fui conseguindo fazê-lo pelo "peso" interiorizado meses a fio, da benesse da amamentação, sempre lembrada a cada consulta, quer enquanto grávida, quer após o seu nascimento. Cheguei a pensar para mim, se tanto suplicio e irritação nervosa, provocados pela dor (quando por exemplo, a meio da mamada ele ainda se lembrava de brincar com o mamilo e puxa-lo, como se de pastilha elástica se tratasse), aliado à exaustão de noites mal dormidas, em que era consumida pelo cansaço e pelo nervosismo ao extremo, pesaria mais ou menos, do que me encontrar calma e serena, e passar isso ao meu filho, apesar de ele poder estar a beber LA?? Ou se seria melhor mãe para ele, só pelo facto de lhe dar leite materno, mas ainda assim, me exaltar ao ponto de chegar a "gritar" com ele... desesperar... chorar sempre com ele na mama???
Mas após tanta "pressão", lá fui insistindo sempre em amamentar o meu filho, mais de 1h consecutivamente, e a ouvir choros compulsivos, a menos de 1h após a mamada, com fome e sem que aumentasse de peso. Vi-me forçada a ter que administrar como suplemento LA, por aconselhamento pediátrico. Então o LM, não é todo bom??? Afinal parece que há leites menos bons!!! Ah sim, são os nervos e o cansaço que dão cabo dele...
- Descanse, mantenha a calma! Diziam-me!
Que calma????? Pergunto eu???
Quem é que tem calma dormindo 10/15mn de cada vez, dias e dias a fio, com uma criança que mal dorme e está sempre num berreiro enorme, coitada, desgostosa com fome??? E que no desconhecimento, se fazem massagens para as cólicas, se despem, se vestem roupas, a julgar que poderá ser frio ou calor, ou a ver fraldas a cada 10mn, ou a deixá-lo chorar, tipo "castigo", pensando ser birra, quando o mal é fome??? Mas acabou de comer, não pode ser!!!
Em suma, coitado, se bem não estava, com este reboliço e nervosismo, pior ficava... e eu continuando a "gritar-lhe", desesperada!
Agora pergunto-me? Terá valido assim tanto a pena? Tanta insistência e tanta irritação??? Para quê, se o máximo que consigo dar ao meu filho é cerca de 30ml de leite materno????
Será mais saudável por isso?
Eu fui criada a biberão e até hoje sempre fui MEGA saudável.
Cheguei a passar um período, que até a médica achou que estava a entrar numa depressão pós parto, de tanto cansaço e nervosismo, por causa da SANTA MAMA, mãe de toda a saúde! E o meu bebé... agitadíssimo!!!
Acho que se deve amamentar sim, se amamentar for algo prazeroso quer para a mãe, quer para o filho.
E já agora, o meu filho, gosta bem mais de LA! Vá.se lá perceber! Piscar o olho
Hoje o meu bebé dorme 4/5h seguidas e eu também!
Estamos bastante mais felizes os DOIS.
Dizeemmmmm,que a felicidade dá saúde!? Assim espero!!! Que não seja, como a história de que não há leite mau!!! Piscar o olho
Beijinhos e obrigada pela partilha

Sobre Flor 1

POSITIVO: 17/11/12 (a dois dias da falta e descobri por acaso! Sorriso )
Agarra-te bem nesta maravilhosa viagem e cresce com toda a calma, meu Amor!!! ♥
♡♡♡♡(5)♡♡♡♡(10)♡♡♡♡(15)♡♡♡♡(20)♡♡♡♡(25)♡♡♡♡(30)♡
♡♡♡(35)♡♡♡+5

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Pois... assunto polémico... pode estar bem escrito, mas não concordo com a maior parte...

Não sou fundamentalista da amamentação, mas sou uma grande defensora. Tive muitas dificuldades com o meu primeiro piolho, sofri bastante mas consegui superar. Tive de encontrar um ponto intermédio - tirei o meu leite com a bomba e dei-lhe no biberão. Fi-lo até aos 12 meses dele, altura em que parei porque quis engravidar. Fiquei com pena, mas no meu caso teve de ser, apesar de saber que se pode amamentar enquanto grávida.

Acho que não sou nem melhor nem pior mãe do que aquelas que escolhem não amamentar, se bem que é uma opção que me faz um bocado de confusão à cabeça. Também não gosto de mudar fraldas nem de passar noites em branco, nem de febres nem de andar com as costas todas marrecas por eles serem pesados ou estarem a aprender a andar, nem de levar com comida na cara quando eles cospem os primeiros sólidos ou andar toda encharcada e a cheirar a azedo quando eles ainda bolçam, mas faz parte não é?

E também me mete confusão o comentário de se dizer que o tempo de amamentação é uma competição e que no fundo nos estamos nas tintas para os bebés e queremos é saber da nossa glória pessoal. Pois bem, não é para vir dizer que extraí leite até aos 12 meses, como se isso fosse uma grande coisa, que eu ainda me dou ao trabalho de repetir sempre as mesmas coisas em tópicos e mais tópicos deste fórum, nem seuqer é para ajudar a mamã em questão: o que eu penso sempre é que do lado de lá está um bebé que precisa de ajuda e que ele merece que a mãe tenha a melhor informação possível para depois poder fazer uma escolha acertada. Acho que é uma afirmação injusta por parte da autora e no fundo, todo o texto é uma justificação com que ela se está a tentar convencer a ela própria pela escolha que fez, apesar de várias vezes dizer que não precisa de dar justificação. Todo o discurso dela é em sentido contrário.

E quando ao trabalho vs. amamentação... pois bem, pura e simplesmente nós só começámos a trabalhar do modo como trabalhamos agora há pouquíssimas gerações. Por isso, virem dizer que a amamentação não é compatível com o trabalho não é justo também, é precisamente ocontário: o nosso trabalho e estilo de vida é que não é compatível com a amamentação. A amamentação existe desde que nós somos vida, horários e regulamentações de trabalho anti-família como temos agora na nossa cultura é que são a aberração. Culturas mais civilizadas do que nós (pensemos na Europa do Norte) têm os locais de trabalho adaptados a estas necessidades e legislação a sério para acompanhar esta fase da vida. As necessidades das mães e das crianças são reconhecidas como coisas naturais, não como favores (gostava de saber o que os chefes pensariam se eu os mandasse almoçar para a casa de banho onde tive de tirar o leite para o meu filho).

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

amfr escreveu:
Por isso, virem dizer que a amamentação não é compatível com o trabalho não é justo também, é precisamente ocontário: o nosso trabalho e estilo de vida é que não é compatível com a amamentação. A amamentação existe desde que nós somos vida, horários e regulamentações de trabalho anti-família como temos agora na nossa cultura é que são a aberração. Culturas mais civilizadas do que nós (pensemos na Europa do Norte) têm os locais de trabalho adaptados a estas necessidades e legislação a sério para acompanhar esta fase da vida. As necessidades das mães e das crianças são reconhecidas como coisas naturais, não como favores (gostava de saber o que os chefes pensariam se eu os mandasse almoçar para a casa de banho onde tive de tirar o leite para o meu filho).

Eu iria mais longe... em muitos casos é a própria entidade patronal que não é compatível com a amamentação e o ser-se mãe/pai. E é triste realmente... Pode haver um colaborador que falte vezs sem conta ao trabalho por este ou aquele motivo, mas se uma grávida necessita fazer uma eco ou uma lactante precisa 30min p tirar leite... ui!

Mas nisto cm em tudo o resto, espero q o nosso papel de mães e de educadoras ajude a mudar as mentalidades da geração seguinte... Piscar o olho

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

sim, é polémico, sim as mamas são nossas, o corpo é nosso, blablabla.
mas como eu li algures - mamar não é uma escolha da mãe, é um direito do bebé
se calhar sou fundamentalista, o meu filho tem 7 meses e meio e ainda mama desenfreadamente mas olha, não sou perfeita (e eu acabei de ler a crónica a pensar q era uma - como é que é? - profissional...)
Piscar o olho

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

NinaPQ -
Offline
Desde 22 Fev 2010
I Love DMPM

Cada uma faz o que quer e bem entende com o corpo que tem...
Mas se "criticam" as mamãs que não querem dar mama, também eu me senti olhada muitas vezes e ouvi comentários porque o meu filho mamou até aos 31 meses, porque as mamas são minhas e eu faço delas o que bem entender... Tudo é um pau de dois bicos!
Bem, sou profissional das mamadas... Gargalhadas

Sobre NinaPQ

Mãe de dois filhos fantásticos!
22 de Dezembro de 2009 às 0h50, nasceu o meu pinguim com 3,360kg e 48,5cm! Sorriso
20 de Abril de 2016 às 17h14, nasceu o meu pinipom com 3,015kg e 48cm! Sorriso
Amo-vos com toda a minha alma...

Cokitas -
Offline
Desde 25 Jun 2008

Podem-me apedrejar à vontade mas não gostei do que li, já conhecia o artigo e acho até que a autora trata o assunto sim de uma forma humorada mas também de certa forma egoísta.
Todas nós sabemos dos benefícios do LM. Certo? É toda uma panóplia de benefícios que os ajudam a ganhar imunidade, bla bla bla... não é preciso estar aqui a enumerar.
Se uma grávida se informar devidamente, amamentar não precisa de ser um bicho de 7 cabeças. E, claro que tem algum sacrifício mas o que seria da nossa vida se fosse tudo de mão beijada? uma seca com certeza. Eu tenho um filho, com 8 meses que mamou LM exclusivo até aos 6 meses, comecei a trabalhar tinha ele 4.5 meses e só larguei a bomba há 3 semanas e não, não tenho uma casa de banho para lá se supimpa, sou a única funcionária numa empresa de homens. Pedi para o fazer, respeitaram porque até aqui também "trabalhei" para obter esse respeito.
Ser mãe, implica abdicar de algumas coisas e isso é o que custa a muita boa gente. A mim também me custa mas o meu filho não tem culpa de ter nascido e partir do momento que fui mãe, um dos meus objetivos de vida é dar o melhor de mim ao meu filho.
É a minha opinião!

Isa_sun -
Offline
Desde 01 Jan 2011

Confesso que gostei de algumas partes, outras nem tanto, mas o facto é que há muito fundamentalismo, eu fiquei no meio e confesso que sempre me senti uma espécie de expatriada, nem era do mundo das mamãs OMS, nem era do mundo das mamãs LA, amamentei 3 meses e meio em exclusivo e terminei a saga da amamentação aos 9 meses.
Aos 5 meses tirava leite com bomba 5 a 6 vezes por dia que nem hércules numa batalha para não ficar sem leite.
Não me consegui enquadrar em grupo nenhum, pois era a mãe que amamentava com o seu leite mas a biberão.
Não usufrui da amamentação, não gostei e poucas vezes tirei prazer desse acto, ainda assim dei-lhe o que achava ser o melhor para ela.
E se mantive os 9 meses a amamentação foi porque achava que era o melhor alimento que lhe podia dar, apenas isso.
Não fui pró na amamentação, fui pró na bomba e sim tirei leite na hora de almoço no trabalho, só tenho uma colega mulher e sim guardava o meu leite no frigorifico do serviço, mesmo estando ele cheio de homens, nunca tive problemas com isso, nem em dizer que ia para uma sala mais reservada e para não me incomodarem porque ia tirar leite.
Mas a pressão é muita, principalmente quando se tem um bebé pequenino como era a minha filhota que do percentil 5 nunca saiu fosse o meu leite ou o leite artificial.

Desde 22 Fev 2011

Só mais umas "achegas" ao debate:

1.) As mães e futuras mães devem informar-se e ser informadas, mas não necessariamente "moralizadas" - a não ser que queiram e peçam.
Não foi o meu caso, mas amamentar pode revelar-se um processo extremamente doloroso (fisicamente) e perturbador (psicologicamente) - há muitas mães que, amando os seus filhos e querendo o melhor para eles, e sendo até capazes de lhes dar o seu melhor, vá-se lá saber porquê (custa-me muito chamar-lhes egoístas ou "não-sacrificadas"!), não se sentem à vontade para lhes dar de mamar. Ora, eu acho que devemos abster-nos de moralizar, ou seja, de julgar os outros. É preferível que as pessoas assumam os seus reais sentimentos e arranjem é forma de dar o melhor aos seus filhos; e uma mãe que não está bem consigo própria não estará bem com os seus filhos. Claro, tudo é relativo, e tudo exige esforço e sacrifício...! Eu também não gostei da dor da "pega", nem das gretas nem das noites mal dormidas, e nem por isso tirei menos prazer em amamentar os meus bebés...

2. Também já li e ouvi dizer a vários especialistas em desenvolvimento e psicologia infantil, sem com isto excluir os benefícios físicos da amamentação, que uma amamentação demasiado prolongada pode provocar uma excessiva dependência entre mãe e filho, prejudicial ao desenvolvimento deste. Se concordo com isto? Depende! Já tenho ouvido relatos aflitivos de crianças com 2/3 anos e com dependência "doentia" da progenitora, e também já tenho visto casos de crianças que mamam 1 ou 2 vezes por dia aos 3 anos e estão óptimas, felizes e seguras!

Eu, por razões diversas, amamentei os meus bebés em exclusivo até aos 2 meses, mais coisa menos coisa, e depois disso conforme foi sendo necessário fui-lhes dando suplemento. A um dos meus filhos só amamentei até aos 3 meses e tal (em exclusivo), porque apanhou "sapinhos" e deixou de pegar na mama, doía-lhe muito (eu usava mamilos de silicone, e ele no mamilo directamente não pegava)... Enquanto não curou os sapinhos, o que foi um "cabo dos trabalhos", só pegava, e mal, no biberão - era um problema alimentá-lo!
Se tenho pena de não ter depois voltado a investir na amamentação e voltado a dar-lhe mama? Sim, mas a verdade é que, na altura, fiz aquilo que estava capaz de fazer...
Enfim, o que me parece é devemos informar, promover a amamentação, ajudar as mães em dificuldade, mas evitar culpar e julgar.

Mãe de três rapazes

yuki -
Offline
Desde 19 Fev 2008

eu concordo com a crónica e com a mamã abaixo.

Mãe de Três Rapazes escreveu:
Só mais umas "achegas" ao debate:

1.) As mães e futuras mães devem informar-se e ser informadas, mas não necessariamente "moralizadas" - a não ser que queiram e peçam.
Não foi o meu caso, mas amamentar pode revelar-se um processo extremamente doloroso (fisicamente) e perturbador (psicologicamente) - há muitas mães que, amando os seus filhos e querendo o melhor para eles, e sendo até capazes de lhes dar o seu melhor, vá-se lá saber porquê (custa-me muito chamar-lhes egoístas ou "não-sacrificadas"!), não se sentem à vontade para lhes dar de mamar. Ora, eu acho que devemos abster-nos de moralizar, ou seja, de julgar os outros. É preferível que as pessoas assumam os seus reais sentimentos e arranjem é forma de dar o melhor aos seus filhos; e uma mãe que não está bem consigo própria não estará bem com os seus filhos. Claro, tudo é relativo, e tudo exige esforço e sacrifício...! Eu também não gostei da dor da "pega", nem das gretas nem das noites mal dormidas, e nem por isso tirei menos prazer em amamentar os meus bebés...

2. Também já li e ouvi dizer a vários especialistas em desenvolvimento e psicologia infantil, sem com isto excluir os benefícios físicos da amamentação, que uma amamentação demasiado prolongada pode provocar uma excessiva dependência entre mãe e filho, prejudicial ao desenvolvimento deste. Se concordo com isto? Depende! Já tenho ouvido relatos aflitivos de crianças com 2/3 anos e com dependência "doentia" da progenitora, e também já tenho visto casos de crianças que mamam 1 ou 2 vezes por dia aos 3 anos e estão óptimas, felizes e seguras!

Eu, por razões diversas, amamentei os meus bebés em exclusivo até aos 2 meses, mais coisa menos coisa, e depois disso conforme foi sendo necessário fui-lhes dando suplemento. A um dos meus filhos só amamentei até aos 3 meses e tal (em exclusivo), porque apanhou "sapinhos" e deixou de pegar na mama, doía-lhe muito (eu usava mamilos de silicone, e ele no mamilo directamente não pegava)... Enquanto não curou os sapinhos, o que foi um "cabo dos trabalhos", só pegava, e mal, no biberão - era um problema alimentá-lo!
Se tenho pena de não ter depois voltado a investir na amamentação e voltado a dar-lhe mama? Sim, mas a verdade é que, na altura, fiz aquilo que estava capaz de fazer...
Enfim, o que me parece é devemos informar, promover a amamentação, ajudar as mães em dificuldade, mas evitar culpar e julgar.

Sobre yuki

gravidez - 04.02.2013
aborto espontâneo confirmado - 27.02.2013 Triste
http://www.fertilityfriend.com/home/430f31/

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

Tanta parvoíce!
A senhora não quis amamentar mais? Problema dela e do filho. Não precisa de escrever uma crónica como se se estivesse a justificar! Ela que ande com a vida dela para a frente e que não troce das escolhas dos outros.
Eu trabalho , ainda consegui tirar leite no trabalho ( nem valeu a pena porque a miúda não quis biberão) e segui amamentando, mesmo quando deixei de tirar leite. Se decidirmos amamentar até aos 7 anos ninguem tem nada haver com isso.... Nem o patrão.
Amamento com gosto, mas não é por isso que me considero melhor mãe ou não. Ser mãe é tanta coisa! É idiota reduzi-lo á maneira como alimentamos o nosso filho. Não sei , nem quero saber se sou melhor mae que outras. Sou a melhor mãe que consigo ser. Faço o melhor que posso, e amamentar é daquelas coisas que quis e consegui fazer ( e ainda faço) . E sinceramente, tenho muito orgulho disso!
Por isso so posso fazer caretas quando leio alguem a gozar com as escolhas dos outros so para se sentir melhor com a escolha que fez mesmo sabendo que essa escolha não foi feita no melhor interesse do filho. Sim... Porque ela própria diz que os benefícios do LM são inegáveis. Alias .... É a única frase que se aproveita daquilo tudo.

Sobre Luabranca

Bjs

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

E sim.... De vez em quando a minha filha come macDonalds. Mas não vamos lá com maior frequência por ser amamentada. Vamos lá de vez em quando como a maior parte das pessoas! Nem encho a minha filha de bolos; dou-lhe a mesma alimentação que me dou a mim mesma!

Sobre Luabranca

Bjs