Critérios para cirurgia às adenóides | De Mãe para Mãe

Critérios para cirurgia às adenóides

Responda
36 mensagens
mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Olá mamãs,
Então é assim, como já contei em alguns tópicos aqui no fórum, o meu filho tem tendência a engasgar-se com a comida e decidi ir ao médico de família que quando lhe viu as amígdalas disse que podia ser esse o problema, pois eram muito grandes. Ele encaminhou para consulta de otorrino que foi marcada para setembro!!!
Entretanto decidimos levá-lo a um otorrino no particular. Já no ano passado o tinha levado a uma consulta por ele estar bastante atrasado na fala, o doutor desvalorizou, praticamente não me perguntou nada, viu-lhe a garganta e os ouvidos e supostamente estava tudo bem. O meu filho nem falou.
Desta vez procurei outro otorrino e resumindo um bocadinho, disse que ele tinha o canal obstruído, que não respirava pelo nariz e por isso é que andava sempre com a boca aberta, pela nossa descrição do que acontecia quando estava doente ele disse que tinha apneia do sono e possível perda auditiva.
Ele fica doente quase todos os meses no inverno, já no ano passado aconteceu e este ano voltou a repetir-se. Mas não tem otites nem amigdalites, nem se queixa de dores, só tomou antibiótico uma vez. O médico diz que deve ser das adenoides e receitou avamys para fazer um mês a ver se melhorava mas disse logo que provavelmente teria de ser operado.
Fizemos o raio x cavum e o resultado foi: moderada hipertrofia do cavum, não obliterando a coluna aérea da nasofaringe. O exame auditivo penso que esteja dentro do normal, pelo que me foi dito.
O que me está a deixar na dúvida é que praticamente todos os casos que conheço e do que li nos inúmeros relatos que há por aqui, a grande maioria das crianças a quem é aconselhada a cirurgia tem otites ou amigdalites de repetição e tomam antibióticos. O que não é de todo o caso do meu filho.
O critério pode ser apenas por respirar pela boca e por fazer apneias?
Outra questão, acham que se depois da próxima consulta no otorrino ele recomendar a cirurgia e eu for outra vez ao médico de família e der esta nova informação toda há maneira de adiantarem a consulta no público?
Peço desculpa pelo testamento mas é um assunto que me anda a tirar o sono…
Bjinhos

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

O meu foi operado porque tinha perda de audiçao e não por causa de doença

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

Marina4 escreveu:
O meu foi operado porque tinha perda de audiçao e não por causa de doença

E os adenoides eram de dimensào muito grande

MarleneWZ -
Offline
Desde 04 Jun 2008

O seu filho ressona? Nota que ele tem dificuldade em respirar?

Sobre MarleneWZ

21/07/2015 - o dia mais feliz das nossas vidas!

carlaper -
Offline
Desde 11 Out 2011

A minha filha fez este último Verão um tratamento de 3 meses com flutaide e uns comprimido s cujo npme agora não me recordo. Tinha sono atribulado, ressonava e tinha uma respiração nocturna atribulada. Também ficava bastantes vezes doente mas nunca com necessidade de recorrer a antibiotico. Era aquelas pequenas infecções que iam e vinham.
Segundo o Otorrino cirurgio só mesmo em último recurso e caso houvesse otites e amigdalites de repetição, o que não era o caso. Se for da zona sul aconselho o Dr Paulo Vera Cruz.
O tratamento correu muito bem e passou a ter o sono muito mais tranquilo.

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Sim, ele ressona, dorme sempre de boca aberta e quase não há uma noite em que não acorde.
Quando fica doente as noites são um martirio porque está sempre com dificuldade em respirar e está constantemente a acordar aos gritos atrapalhado porque não consegue respirar e faz muitas pausas durante a respiração. Segundo o otorrino e a pediatra ele tem apneia de sono que quando está com infeção das adenoides faz com que acorde mais vezes. Também tem as amigdalas muito grandes.
Durante o dia está sempre de boca aberta.

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

mo-duarte escreveu:
Sim, ele ressona, dorme sempre de boca aberta e quase não há uma noite em que não acorde.
Quando fica doente as noites são um martirio porque está sempre com dificuldade em respirar e está constantemente a acordar aos gritos atrapalhado porque não consegue respirar e faz muitas pausas durante a respiração. Segundo o otorrino e a pediatra ele tem apneia de sono que quando está com infeção das adenoides faz com que acorde mais vezes. Também tem as amigdalas muito grandes.
Durante o dia está sempre de boca aberta.

Então sendo assim já tem indicação para cirurgia sim.

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

O meu filhote também tem as amígdalas gigantes, otites nunca fez mas amigdalites já fez algumas, e a pediatra diz que provavelmente não se livra da cirurgia, mas para já temos tentado ir levando, até porque as amigdalites não são assim tão recorrentes... Faz Singulair durante o Inverno e esteve estes 2 meses a fazer Flixotaide, melhorou muito a nível de respiração, deixou de ressonar e a respiração que se ouvia no nosso quarto ficou tão silenciosa que nos primeiros dias até íamos à beira dele de tão estranho que era para nós.. Temos consulta agora dia 28,que será para suspender o medicamento, veremos como as coisas evoluem... De qualquer forma a pediatra diz que antes do próximo inverno nos vai encaminhar para o Otorrino para ouvirmos uma opinião mais especializada, mas ela é da opinião de adiar a operação o mais possível, às vezes com o crescimento passa, ou seja, eles crescem e as amígdalas ficam na mesma, deixando de ser tão gigantes em relação ao resto.. Quando eu era pequena os médicos também me queriam operar às amigdalas e adenoides, a minha mãe fez de tudo para evitar, muita água do mar levei pelo nariz acima, e era mesmo do mar, não era cá rhinomer,lembro-me tão bem, era horrível... Mas as amigdalas e as adenoides ainda cá estão e é raríssimo ficar doente!

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

O meu ja esta a fazer tratamento ha quase 1 mes, vamos esta semana a consulta outra vez. Sinceramente não me parece que esteja a fazer grande efeito pois o sono continua igual. A semana passada esteve com febre e foram 5 noites em que pouco dormimos... ele engasga-se e está constantemente acordar.
Ansha dizes que assim tem indicação para cirurgia porquê? É por causa da apneia? Pelo que tenho lido o respirar pela boca pode tambem trazer varios problemas.
Mas ha uma coisa que não percebo , no raio x diz que tem hipertrofia das adenoides mas que nao obstrui a coluna aerea da nasofaringe. Isto quer dizer que não tem o canal obstruido? Então porque é que respira sempre pela boca?
Ifam vão suspender o tratamento para ver como o seu filho fica sem tratamento? O otorrino a nós disse-nos logo que se o tratamento fizesse efeito e ele melhorasse tinha de continuar sempre a faze-lo. Vamos ver o que diz desta vez, mas não estou muito otimista!

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Apesar de não ter o canal obstruído, há uma hipertrofia ou seja, ocupam mais espaço do que era suposto e isto claro que provoca uma sensação de falta de ar ao menino.
Este é um tema mt controverso na medicina , há mts teorias diferentes. Eu concordo com a Ifam, acho q a cirurgia deve ser evitada, até pq mts vezes com o crescimento das estruturas envolventes, a coisa acaba por se resolver por si só. Já para não falar na importância futura destes órgãos do nosso sistema imunológicos.
Mas, se há uma perda significativa de qualidade de vida dos pais e do filho, se estes episódios de apneia são assim tão frequentes ao ponto de afectarem a qualidade do sono , aí acho q já poderá fazer sentido...
Qt à questão de ser respirador oral, sem dúvida que provoca mts alterações, no caso particular da minha área ( dentária) afecta bastante mas afecta tb o sono, e consequentemente o bem estar geral da criança.
É uma decisão difícil. Do meu filho não me tive q deparar com isso, mas a minha irma teve, com a minha sobrinha. No caso dela eram amigadalas principalmente, optámos por não operar e hj em dia com 10 anos está resolvido.
Em relação à medicação tb é de evitar claro, ainda por cima o tipo de medicamentos usados são autênticas “ bombas” nomeadamente os corticoides . Daí o médico ter q pesar todos os factores, prós e contras .
Beijinhos e espero q encontre a melhor solução possível

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Sim, será para suspender o Flixotaide que é corticoide... Mas o medicamento foi prescrito numa fase em que ele estava doente e com dificuldade respiratória no final de Dezembro, então como estávamos no pico do inverno e o mano estava para chegar a pediatra mandou manter até ao fim de Fevereiro e depois ir reavaliar. Todas as melhorias que notámos ao nível da respiração a dormir e do ressonar ainda não debatemos na consulta, vamos fazê-lo agora e ver qual a indicação que a pediatra dá. Mas o caso do meu filhote não é tão grave como o seu, o meu não faz apneia e apesar de ressonar e respirar pior não afecta muito o descanso dele e da família, pelo menos que seja significativo. Vamos ter de ouvir a opinião da pediatra e pesar muito bem os prós e os contras, como disse a Ansha os corticoides são bombas e apesar de todo o nosso cuidado a lavar os dentes depois de fazer a inalação e bochechar com água, notamos que os dentitos estão a ficar mais amarelos.. O Singulair ele faz o ano todo excepto nos meses de Verão, e já é um anti inflamatório das vias respiratórias, começou a fazer por causa das alergias. Apesar de com 18 meses ter um valor nas análises que correspondia a uma criança alérgica com 6 anos, temos conseguido manter a coisa controlada e não temos tido os problemas respiratórios que seriam de esperar numa criança alérgica e com as amígdalas gigantes...

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

As amigdalas do meu tambem sao muito grandes, ocupam quase o espaço todo, mas nem têm dado grandes problemas. Até porque ele quando tem febre nunca se queixa da garganta e as vezes que o levamos ao medico não estava com amigdalite. Devia ser mesmo só das adenoides, pois não tinha nem amigdalites nem otites.
Outra coisa que nos tem preocupado bastante é a alimentação. Ele comia muito bem e de quase tudo. Como ja contei tambem aqui no fórum, ele ja se engasgou varias vezes, sendo que da ultima vez esteve quase 1 minuto em que não conseguiamos que ele se desengasga-se, até estive pra chamar o inem. Foi um susto enorme e estavam ca os avós e os tios e viram. A verdade é que agora andamos sempre com medo que volte a acontecer e estamos sempre a dizer-lhe pra comer devagar e mastigar bem. Não sei se ele também ganhou medo ou se é de nos ouvir a falar disso, agora pra comer é um castigo. Só quer sempre comer as mesmas coisas e mal sente que alguma coisa é dura ou que tem a boca muita cheia cospe logo tudo. Não quer comer carne quase nenhuma.
Nunca estou descansada, até comecei a ir busca-lo pra almoçar em casa connosco.
A unica coisa que notei desde que ele começou a fazer a medicação é que está mais ativo, às vezes parece que está eletrico.
É uma decisão complicada de tomar, pois a cirurgia tem sempre riscos.

DSP795 -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Bom dia mãe.

O meu filho, já 2 anos, foi-lhe retirado os adenóides e fez uma radiofrequência às amígdalas. Ele nunca teve amigdalites, nem otites. Mas tal como o teu, ele ressonava, dormia sempre de boca aberta e acordava muitas vezes, muitas vezes com a impressão que não conseguia respirar, o médico achou que ele tivesse apneia. A radiofrequência às amigdalas foi feita, de acordo com o médico disse, para evitar que elas cresçam ao ponto de virem a ser prejudiciais no futuro, e evitaram retirar na altura porque também não acharam que era necessário sujeitá-lo a isso.
Sobre o facto do teu menino agora estar muito seletivo na comida, pode ser normal. O meu filhote, há algum tempo, engasgou-se com o gelo e ainda este fim de semana quando a senhora do café lhe trouxe um copo com gelo para o iced tea ele disse logo "tenho que ter muito cuidado porque quando era pequenino engasguei-me", acho que é só susto mesmo. Com pipocas aconteceu o mesmo, engasgou-se uma vez e agora evita sempre, só quando se esquece que isso já aconteceu e vê alguém a comer vai petiscando.

Um beijinho!!

DSP795 -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Esqueci-me de referir no comentário, que quando lhe foi feito o raio-x ao nariz, o médico viu que ele tinha os adenóides tão grandes que o impediam de refaziam respirar como deve ser pelo nariz, fazendo com que ele respirasse maioritariamente pela boca, podendo provocar todas aquelas consequências

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Mo-duarte, sim, pode ser uma defesa dele. É perfeitamente normal. No entanto todo esse quadro que descreve tb é propício a q haja uma alteração do paladar , já q p paladar está directamente relacionado com o olfacto.
.
Ifam experimente usar uma escova eléctrica ( as manchas dos medicamentos saem melhor)

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Ansha escreveu:
Mo-duarte, sim, pode ser uma defesa dele. É perfeitamente normal. No entanto todo esse quadro que descreve tb é propício a q haja uma alteração do paladar , já q p paladar está directamente relacionado com o olfacto.
.
Ifam experimente usar uma escova eléctrica ( as manchas dos medicamentos saem melhor)

Obrigada, vou experimentar! Vamos ver se ele colabora, não gosta nada de lavar os dentes 😖

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Ansha escreveu:
Mo-duarte, sim, pode ser uma defesa dele. É perfeitamente normal. No entanto todo esse quadro que descreve tb é propício a q haja uma alteração do paladar , já q p paladar está directamente relacionado com o olfacto.
.
Ifam experimente usar uma escova eléctrica ( as manchas dos medicamentos saem melhor)

Obrigada, vou experimentar! Vamos ver se ele colabora, não gosta nada de lavar os dentes 😖

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Que tipo de medicamentos é que mancham os dentes? Ele está a fazer o avamys, que é um spray para aplicar no nariz. Devo lavar os dentes depois?
Quanto à comida, ele ha uns dias disse-me que não queria comer porque tinha medo. A verdade é que agora é muito mais cuidadoso e demora muito mais tempo a comer.
Ele ja se engasgou muitas vezes, desde mais pequenino que acontecia. A minha filha mais nova tambem se engasga mas ela consegue desenrascar-se sozinha. Assim como a grande maioria das crianças. Mas com o meu filho sempre foi diferente. Ele sozinho não consegue, so com ajuda. Quando era mais pequeno davamos-lhe umas palmadinhas nas costas pra ajudar. Da ultima vez o meu marido fez-lhe a manobra( não me lembro o nome) varias vezes e mesmo assim demorou imenso tempo. Desta vez foi com uma pele do frango, mas ja aconteceu com fruta, pão, bolachas...

Ifam -
Offline
Desde 04 Set 2015

Não lhe sei dizer que tipo de medicamentos mancham os dentes, no caso do Flixotaide a pediatra avisou-nos para lavarmos bem os dentes e bochechar água porque mancha os dentes e também pode provocar aftas, segundo o que diz na bula... Mas este é feito por inalação com câmara expansora, com a máscara ele acaba por inalar pelo nariz e boca...

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Os de aplicação nasal não mancham os dentes, apenas esses aplicados na câmara expansora por exemplo, antibióticos tb...
Coitadinho é natural q tenha medo, é tão aflitivo. Houve uma fase da minha vida q tb me engasgava muito.
O meu filho passou a colaborar melhor com a escova eléctrica , eles acham piada

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

É mesmo aflitivo...
Quanto ao medicamento é de aplicação nasal.
O dia da consulta é amanhã. Acham que se o otorrino aconselhar a operar e for falar com o médico de familia outra vez, com estas novas informações ele reencaminha outra vez para adiantarem a consulta?

Ansha -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Hum se for no público duvido ...

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

O meu filho vai ser operado aos ouvidos e adenoides. Optamos por ser no privado pois no público iria demorar muito tempo e ele já tem atraso na fala. Fez muitas otites que resultaram em otite serosa bilateral. Fez timpanograma ( os tímpanos não vibram) e audiograma (perda de audição acentuada em ambos os ouvidos). Ele não faz apneia do sono mas respira pela boca e está sempre mas sempre com tosse. Já fez tratamento e não melhorou. Obviamente que também não queria que fosse operado mas no caso dele não há muita hipótese, por isso compreendo a sua angústia e ansiedade. Que tudo corra bem para o seu menino.

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Olá; o meu filho foi operado aos 6 anos, andei anos adiar a ver se melhorava e não aconteceu. Respirava pela boca, dormia com boca aberta ressonava e fazia apneias, comia pessimamente e engasgava-se frequentemente, passava ano constipado mesmo no verão. Na consulta dos 6 anos a pediatra não gostou do que vi-o e pedi-o que fizemos um rx as adenoides e amigadas e veio alterado estavam enormes, estávamos em julho, foi sugerido consultamos um otorino e assim o fizemos. A consulta foi em setembro assim que vi-o o Rx otorino mandou logo operar, disse não esperar mais, encaminhou para Pulido valente em Lx, e foi logo operado em novembro, foi tudo mto rápido.
ele melhorou bastante depois da operação raramente ressona, já come melhor

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Tal como estava à espera o otorrino aconselhou a cirurgia. Disse que as amigdalas e as adenoides são muito grandes e fazem com que ele não consiga respirar pelo nariz. Disse que nestes casos não há nada a fazer, a unica hipotese era ter melhorado com a medicação, o que não aconteceu.
A consulta no publico é so em setembro e não faço ideia o tempo de espera para a cirurgia.
No privado seria muito mais rapido, mas o preço é bastante elevado.
Enfim, temos de ponderar bem todas as opções...

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Cat Chloé escreveu:
O meu filho vai ser operado aos ouvidos e adenoides. Optamos por ser no privado pois no público iria demorar muito tempo e ele já tem atraso na fala. Fez muitas otites que resultaram em otite serosa bilateral. Fez timpanograma ( os tímpanos não vibram) e audiograma (perda de audição acentuada em ambos os ouvidos). Ele não faz apneia do sono mas respira pela boca e está sempre mas sempre com tosse. Já fez tratamento e não melhorou. Obviamente que também não queria que fosse operado mas no caso dele não há muita hipótese, por isso compreendo a sua angústia e ansiedade. Que tudo corra bem para o seu menino.

O meu foi operado pelo mesmo motivo: otite serosa bilateral. Colocou tubos e raspou os adenóides aos 3 anos e meio.
Nunca foi de adoecer muito, mas tinha tosse crónica e atraso na fala.
A consulta do otorrino nem demorou muito (tinha 1 ano+-) e mesmo a operação foi rápida (pedido em outubro, operado no final de março). Esteve 12 meses com os tubos mas qdo repetiu o timpanograma estava igual. Tudo no público, mas com um "cheirinho" no privado.
Continua com a fala atrasada e já se fala em segunda operação. Os adenóides, infelizmente, estão bem. Era bem mais simples se fosse essa a causa do problema, bastava raspar novamente.
O irmão, com otites supurativas frequentes (pelo menos 6 em menos de 12 meses), está à espera da consulta no público desde outubro. Entretanto já foi ao otorrino privado e faz medicação preventiva. Nem em sonhos irá para a natação e toma banho com algodão nos ouvidos.
Felizmente dorme bem e já fala bastante.
Veremos se evolui sem problemas.
Estou FARTA de otites, de ranhocas, de tosses, de terapeuta da fala, ...
As melhoras a todos!

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

Desde já obrigada a todas as mamãs por contarem as vossas histórias.
O meu nunca teve otites e os exames aos ouvidos estão dentro do normal. Esse problema , pelo menos por enquanto, não tem.
janew o seu menino mais velho está muito atrasado na fala?
O meu sempre esteve um bocadinho atrasado na fala, começou a falar tarde e ia evoluindo mas muito devagar. Até cheguei a pensar que o problema fossem os ouvidos, mas parece que no caso dele o problema não era esse!
Cat Chloé que corra tudo bem também com o seu filhote. É da idade do meu!!!

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Obrigada Mo Duarte! Também reparei que nasceram no mesmo dia😍! Tudo de bom a correr para o seu menino!

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

Mamã mo-duarte, o meu também começou a falar tarde. Com 3 anos só falava o necessário, aos 4, com o nascimento do irmão, começou a falar muito, a fazer frases, mas mal.
Troca sons, não consegue dizer alguns (f, v, r, ...) e não posiciona a língua corretamente.
Estamos num dilema por causa da entrada na primária.
Desejo que não passe por isto. É muito angustiante.

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

janew escreveu:
Mamã mo-duarte, o meu também começou a falar tarde. Com 3 anos só falava o necessário, aos 4, com o nascimento do irmão, começou a falar muito, a fazer frases, mas mal.
Troca sons, não consegue dizer alguns (f, v, r, ...) e não posiciona a língua corretamente.
Estamos num dilema por causa da entrada na primária.
Desejo que não passe por isto. É muito angustiante.

Não sei como o meu filho irá ficar depois da operação, mas devido a esta situação toda muito provavelmente irei atrasar o ingresso dele na primária. Ele já diz muita coisa, mas muitas mal ditas. Mas como ainda não foi operado só irá iniciar terapia da fala depois da cirurgia.

mo-duarte -
Offline
Desde 23 Jan 2013

O meu também ainda não fala muito bem. Tudo que sejam palavras mais complicadas, tipo frogirifico ou autocolante diz tudo mal. Ele proprio percebe que diz mal, então quando tento corrigir muitas vezes diz que não sabe dizer bem...
Ele entrou para o jardim de infancia no ano passado e ninguém percebia nada do que ele dizia. Passou o ano todo e foi evoluindo mas pouco. Este ano já foi diferente, a educadora diz que ele evoluiu muito, ja conta coisas e ja vai falando melhor. Está mais conversador. Como ainda tem pelo menos mais um ano no jardim ainda não pensei muito a sério na entrada para o 1o ciclo. Mas conheço um menino que entrou este ano para o 1ciclo e como fala muito mal está a ter muitas dificuldades na leitura e escrita. É muito dificil escreverem direito quando falam mal...

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?