criopreservação das células estaminais | De Mãe para Mãe

criopreservação das células estaminais

Responda
10 mensagens
Maria Nena Freitas -
Offline
Desde 05 Fev 2012

ola mamas...
Mais uma vez venho pedir ajuda na tomada de uma decisão: a criopreservação das células estaminais. esta situação já deu bastante discussão cá por casa porque o pai acha que é um balúrdio gasto nisso, para depois não ter uso nenhum, pois acha que tanto a crianças como nós seremos saudáveis, eu é que tenho a mania das doenças e precisamos desse dinheiro para outras coisas mais importantes, como ter uma casa para morarmos

o meu lado ,e que eu venho de duas famílias com doenças no sangue: o do lado materno tem um historial de anemia que até já está em estudo. eu própria tenho anemia desde os 22 anos que não passa por mais suplementos que tome, e esta gravidez, mesmo com o Folifer, ainda não tive uma única analise que não acusasse anemia. Do lado do meu pai, dos 13 filhos que a minha avo teve, só tenho uma tia viva. Morreram todos com cancros, leucemias, infecções sem cura. e o meu avô materno também morreu de cancro.

Tenho medo que um dia eu ou o meu filho tenhamos alguma doença grave e eu sei tudo aquilo que envolve os tratamentos de cancro, porque o meu pai morreu com um nos pulmões. Custa-me pensar que um dia posso estar eu, o pai do Martin ou o Martin nesta situação e todo aquele stress e a dor de ir aos tratamentos, dos tratamentos nos fazerem ficar ainda pior, de estar a definhar sem solução a vista.

No entanto sei que a células estaminais não são a 100%, ainda há muitas doenças que não é possível a cura com elas e que pode não ser compatível com os pais ou irmãos.

Tenho receio de comprar o kit e passar por esse processo e depois um dia haver alguma aflição e tenho essa despesa (só eu, pois o pai deixou claro que não vai pagar algo que não concorda) e aquilo nunca ser preciso ou que seja preciso mas não sirva de nada.

qual a vossa opinião: a criopreservação das células estaminais é um investimento ou um desperdício?

Mamã babada do Martin António desde 25 de Julho de 2012

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Tens sempre o público. Não te garantem que fique guardado para ti, mas estás a ajudar. Há um ano estive a ler e daquilo que me recordo a percentagem de doenças que não podem ser curadas com as próprias células é muito elevado, porque segundo dizem as células já "nascem" com esse problema.

Mas procura algo sobre esse assunto. Aqui vais encontrar várias opiniões.

Eu acabei por não fazer, se fizesse era no público. Acho que em 20, 25 ou 30 anos muita água corre por debaixo da ponte e se as empresas falirem??? Quem garante??? Será que mantém a qualidade???

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

Maria Nena Freitas -
Offline
Desde 05 Fev 2012

sim, esse é outro argumento do "esposo": quem garante que eles tratam mesmo disso e não são só uma fonte de gastos? e o que acontece se fecharem? ficamos sem dinheiro e sem células.

A questão do publico passa pelo depois precisarmos e já não termos. Já li algumas tópicos no forum sobre isso mas ainda não pesquisei em geral sobre a crioperservação no publico. Algo para fazer no feriado

Mamã babada do Martin António desde 25 de Julho de 2012

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Ok, mas se a doença não puder ser tratada pelas próprias células tens que recorrer ao público.....

Eu pessoalmente tive pena de não ter feito, mas só aceitam depois das 35 semanas e eu tive a piolha com 35 semanas. Depois tem uma lista de pre requisitos.

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

SNM -
Offline
Desde 04 Fev 2012

Olá mamã, manda email para a bebé vida e pede para falar com a Vânia era esclarece todas as tuas dúvidas e se por acaso depois decidires não fazer não há problema nenhum. Já não me lembro é do último nome dela Confuso

CarlaF. -
Offline
Desde 18 Abr 2012

Eu penso que é um investimento!! Espero nunca utilizar mas se precisar sei que está lá. Existem varias formas de pagamento, eu escolhi pagar em 9 meses, acredita que passa num instante.
Bjs e boa sorte

guita -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Olá,
quer no público quer no privado riscos há sempre, começa logo por se elas forem mal recolhidas nao são guardadas. Depois mesmo que sejam guardadas há o risco de se precisares (isto no privado que podes ir "reclamar" as tuas) quando as descongelam elas nao servirem por terem sido danificadas no processo de criopreservação.

Depois é como já outra mamã o disse se o problema for genético as células tb o terão portanto não vão servir de nada.

Compreendo que é uma decisão difícil mas pensa bem que o que decidires será certamente o melhor para o teu bebé.

No meu caso tendo em conta os usos limitados que as células podem ter e as muitas possibilidades de as células não poderem ser aproveitadas optei pelo público porque lá está se em causa estiver um problema genético vais ter sempre que recorrer ao banco público, e já que consideramos lá ir buscar acho que temos que contribuir a nossa parte para que tanto nós como os outros possam beneficiar dele.

Mas lá está é uma decisão inteiramente pessoal e que deve ser muito bem ponderada. Quanto ao pai do teu bebé será que ele já pensou e se um dia acontecer alguma coisa e ouvir de um médico "pois este problema poderia ser resolvido com o recurso às células estaminais", será que se lembrará das palavras de agora? Isto é uma decisão muito complicada para nós pais, ponderar estes "se" todos....

pintinhas isabela -
Offline
Desde 17 Dez 2009

quando chegar a minha altura de decidir ainda posso mudar de ideias mas neste momento eu optaria pelo banco publico (que não sei se ainda esta a receber) por varias razoes.
se as celulas tiverem um problema genetico serão inuteis (penso que o privado as regeita mas deve ter sempre encargos) se as celulas forem inuteis possivelmente usaremos celulas doadas por outras pessoas (no publico) então porque não aumentar o leque de celulas que podem ajudar outra pessoa? e as pessoas com dificuldades economicas devem ser privadas de celulas porque não tiveram condiçoes de fazer no privado e no publico não ha compativeis?
penso que se todos crio-preservassem no publico haveria mais facilidade de encontrar celulas compativeis para toda a gente...

HeJ -
Offline
Desde 05 Out 2009

Eu optei pelo público depois de ler as informações do site e de ler muita informação dos sites das empresas privadas e até artigos sobre criopreservação.
Independentemente da decisão que tomares vai ver a documentação no site da lusocord porque como tens esse problema de sangue podem não aceitar as tuas células. Ou liga para lá e pede para falar com alguém para confirmares se podes doar as células com o teu problema.

Maria Nena Freitas -
Offline
Desde 05 Fev 2012

sim, muito obrigada... ajudaram.me a tomar uma decisão...
optei pelo publico. já pedi os documentos e vou mesmo seguir em frente.

os contras que eles apresentam sao as mesmas que no privado e as vantagens no privado tao muito exageradas e enfeitadas...

ainda para mais, sou dadora de sangue, estou registada como dadora de medula, faz todo o sentido optar pelo publico.

o meu caso é o tipico caso de que as vezes falta alguma informação importante para conseguir tomar uma decisão... eu nem sabia que havia no publico...

mas novamente um grande obrigada a toda

Mamã babada do Martin António desde 25 de Julho de 2012