crianças com necessidades especiais como reagir? | De Mãe para Mãe

crianças com necessidades especiais como reagir?

Responda
7 mensagens
Marta sofia -
Offline
Desde 14 Jan 2009

Ola a todas não sei se ja existe este topico por aqui, se sim peço desculpa por ter criado outro.
Acho este sitio o mais indicado para se debater este tipo de assunto, estou a passar por uma situação um pouco complicada, como algumas sabem sou responsavel num infantario e lá deparo com o todo o tipo de situaçao, mas nunca me tinha acontecido ter crianças com algumas limitações (ate ao ano passado) mas so soube agora em julho o verdadeiro problema pois ate ai andoua ser avaliado...
como reagiam ou reagem com uma criança autista?
por favor deem-me a vossa opiniao

afilhada babada de Carla 23
madrinha babada de fifimatos e zetajones

Lia_len -
Offline
Desde 26 Set 2010

ola, eu ja lidei com crianças autistas, mas nunca dessas idades lidei com miudos autistas entre os 13 e os 18anos o que era relativamente mais faceis de lidar presumo eu, e lidei com um que tinha autismo mas num nivel baixo de 8anos.
mas o que puder ajudar... a minha experiência não é muita mas passei ja por algumas situações
Apaixonado

Sobre Lia_len

Afilhada e Madrinha da *joanasantosblue* e da sua princesinha Apaixonado Madrinha e Afilhada da *Moranga* e da sua princesinha Apaixonado Madrinha da *sarajlbraga* e o seu Luízinho Apaixonado Madrinha da *sandrinha_descoffier* e da sua princesa Apaixonado Madrinha da ninadamama e dos seus rebentinhos Apaixonado
http://cantinhodaamamgica.blogspot.com/

Vanessa.Neves -
Offline
Desde 23 Fev 2011

Olá! Eu sou psicóloga e trabalho precisamente com crianças com necessidades educativas especiais.
Tenho trabalhado com crianças autistas. Que necessitas saber?
A criança continua a ser acompanhada por quem a avaliou? É no local onde estás? Se quiseres envia-me uma msg privada e tento esclarecer-te tudo, se bem que tens um desafio pela frente!

Mimos da Joana -
Offline
Desde 12 Dez 2010

Olá.
Não tens uma professora/Educadora de ensino especial?
Deves ter pois são elas que além de fazerem terapia às Crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais) fazem também ponte convosco e com os pais de modo a que o conjunto funcione bem.
Ou seja os pais podem de te dizer como acalmar, mas a Educadora de ensino Especial é que se calhar te ensina como estimular essas crianças percebes?
Além de outro factor muito importante, quando falas em autismo (isto acontece com muitas pessoas) se calhar só estás a pensar em autismo profundo, mas existem diversos graus de autismo e que se manifestam de diferentes maneiras...
Bjinhos e espero ter ajudado!

Marta sofia -
Offline
Desde 14 Jan 2009

sim tem professora de ensino espeial mas eu nem me cruzo com ela pois eu so faço as pontas das educdoras ou seja a hora do almoço e depois entro as 15e30 ate as 18e30...
gostava de saber alguns jogos que podesse fazer com eles juntamente com as outas crianças

afilhada babada de Carla 23
madrinha babada de fifimatos e zetajones

elispinto -
Offline
Desde 09 Jul 2010

tenta chegar um pouco mais cedo e falar com a educadora e a professora de NEE. Olha eu já tive alunos com autismo e todos eles com um nível diferente. Uns que adoravam pintar, horas a fio, outros que gostavam de jogar à bola, outros que se fechavam no casulo dos pensamentos e nao deixavam ninguém entrar. Por isso, certamente que as professoras já o avaliaram e já o devem conhecer bem. Até porque poderíamos sugerir aqui actividades que o poderiam exaltar.

bjs

speedy -
Offline
Desde 28 Jun 2010

Olá, antes de mais, calma! à primeira estas crianças parecem mais complicadas do que na verdade são!
O Autismo varia muito de criança para criança, mas uma coisa que é comum é falares com calma, chamares a criança pelo nome quando te diriges a ela, garantires que está a dar-te atenção (dentro do possível) e demonstrares (com gestos, desenhos, fazendo tu...) aquilo que pretendes dela. Utiliza frases curtas e tenta usar palavras simples, que a criança conheça e tenta que sejam sempre as mesmas (em vez de sinónimos). De um modo geral, as crianças autistas reagem melhor quando lhe são criadas rotinas. Precisam de ter o seu dia e os seus espaços organizados, por isso funcionam bem quando se repetem sequências de actividades ou rotinas, torna-se mais fácil saberem o que se pretende deles!
Acho que esta é a ajuda que te posso dar, não conhecendo o caso. Mas penso que o melhor mesmo era contratares uma pessoa especializada e também deverias falar com os profissionais que lhe fizeram a avaliação. Ah, e outra coisa fundamental: ouve os pais, ninguém conhece melhor um filho que os pais, e nestes casos costumam ser uma grande ajuda.
qualquer coisa que precises, diz!
boa sorte

Sobre speedy

o que não nos mata torna-nos mais fortes! Piscar o olho

AR: 13/03/2009
AE: 27/04/2013