crianças e cães...que raça escolher! | De Mãe para Mãe

crianças e cães...que raça escolher!

Responda
21 mensagens
Wave77 -
Offline
Desde 28 Nov 2014

Boa noite,

A minha filha vai fazer 10 anos em Abril, e como presente de aniversário pediu um caozinho! Eu e o meu marido gostavamos muito de satisfazer esse desejo, até porque é uma menina muito gentil e amorosa com todas as pessoas, tem boas notas, ajuda em casa e gostávamos muito de lhe dar esta alegria.
Só que nós nunca tivemos cães, não sabemos educar, nem sabemos que raças escolher! Sabemos apenas que queremos um cão pequeno ou médio porte, porque vivemos num apartamento! Já pensámos em ir a um canil, mas uma vizinha nossa foi lá buscar um cão bébé, disseram-lhe que ia ficar pequeno e agora depois de adulto é enorme e pesa 45 kilos.
Contem-me as vossas experiências com os vossos amiguinhos de 4 patas Sorriso

Badabex -
Offline
Desde 17 Nov 2017

Eu adoro cães e acho que são uma óptima companhia para qualquer criança.
Pode comprar, existem raças inteligentes e de fácil adaptação com crianças, mas adoptar é sempre uma boa atitude, dá um lar a um animal e mostra á sua filha que com tantos animais a precisar de um lar, comprar não é a melhor opção Sorriso
Boa sorte na escolha do cãozinho Sorriso

Sobre Badabex

Dez/2016 - Inicio dos treinos ♥️
Out/2018 - Primeira consulta de Infertilidade
Março/2019 - Bemfola+Ovitrel - Positivo ♥️

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Nós adoptámos uma rafeira de pequeno porte (4kg)e tem sido uma experiência extraordinária,não podíamos ter escolhido melhor. É meiga, inteligente, fiel, e asseada... Tudo o que se pude esperar de um cão de família. Não houve surpresas com o tamanho porque já tinha cerca de um ano quando a acolhemos. Aconselho vivamente a procurar uma das muitas associações de proteção animal, existem imensos cães, inclusive de raça, a precisar de um lar.

Isabelamartinho -
Offline
Desde 17 Jan 2018

Olha por cá fomos na conversa que os labradores eram ótimos e tivemos de o dar a um colega do meu companheiro pois ele rosnava ao meu filho, deslocou-nos o braços tantas vez com a força dele, e era super bruto com o nosso filho um pesadelo mesmo, temos um pastor alemão que é um mimo com o nosso menino, sabe sempre quando irá ficar doente, e cuida dele, fica com ele, dorme perto dele, quando o meu filho esta a brincar esta com ele, super protetor, super carinhoso, super paciente, o meu filho adora ele, é um super cão sem dúvida bastante calmo, inteligente, vivemos num t2 e conseguimos ter ele cá em casa o pêlo com um aspirador e uma mopa damos conta do recado...

Desde 24 Maio 2017

O ideal é ser do canil.
Além de estares a dar amor à tua filha estás a dar amor a um animal. Estás a salvá-lo. Acredita. Um cão é amigo, é fiel mas se o tirares do canil tens um companheiro para a vida. A melhor raça é aquela que te enche a alma.
Falo por experiência. Se tivesse possibilidades trazia mais uns quantos. Eu adoro cães.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu adoptei 2 caes, o primeiro era um "bebé" já com uns 6 meses, já tinha o tamanho final mas ainda passou pela fase dos xixis e cocós em casa até aguentar até fazer na rua. Ainda por cima teve uma fase em que me "marcava" (fazia xixi) nos móveis da cozinha... Para o cao seguinte preferi uma cadela para nao me parcar os móveis! Sorriso Já era um pouco mais velha (talvez 1 ano, nao sei), nunca fez um xixi em casa, e com essa idade já vinha com a personalidade formada. No nosso caso saiu um cao com muitos medos, o que com criancas, especialmente pequenas, nao é ideal. Eu também sugeria adoptar um cao novo mas nao demasiado bebé, já sabem que tamanho vai ter, vao ter de ter paciencia para a fase dos xixis, e fazer várias visitas para ir percebendo a personalidade do cao. Também sugeria um cao nao muito grande. O meu tem 13kg e quando me dá um puxao (raramente acpntece) quase me arranca o braco. Uma crianca tem dificuldade em segurar um cao pesado (e eles mesmo com pouco peso conseguem puxar com forca). A minha miúda adora o cao e o cao nao lhe liga nenhuma (lá está, ver a personalidade do cao). E claro, é preciso educar a crianca a saber os limites (de paciencia) do cao.

Anete Silva -
Offline
Desde 06 Fev 2019

Olá, eu tive um rafeiro, apareceu-me em casa, tinha sido abandonado, já tinha um ano, era óptimo, excepcional com crianças, tinha imenso jeito e gostava imenso, era muito meigo, super agradecido por ter sido acolhido.
Eu aconselho os rafeiros, é sempre possível saber se vai dar muito grande ou não, raras são as vezes que se enganam e são cães super espertos, meigos... assim como acho que educamos os nossos filhos a saber fazer o bem, recolher um animal que precisa de casa, que foi abandonado, que precisa de afecto e não dar dinheiro para comprar um cão de raça.
Depois é uma questão de regras, os cães precisam de rotinas e regras e aprendem depressa, claro que existem feitios diferentes mas com afecto tudo corre bem.

Maria_Papoila -
Offline
Desde 06 Fev 2015

Adota! O bichinho vai ficar tão agradecido que vai ser um doce e obediente. Não gastes dinheiro quando há tanto animal para ser salvo.

♥ Abril 2015 - Falência Ovárica Precoce AMH 0,1 FSH 13
♥ Julho 2015 - Inscrição p/DO
♥ Outubro 2015 - TEC (-) Dezembro 2015 - TEC (+)
♥ Maio 2018 - TEC (-) Dezembro 2018 - TEC (+)
♥️ Março 2021 - Gravidez Espontânea

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Eu sou apologista de adoptar um cãozinho no canil mas percebo o receio que cresça muito e de facto há animais que a meu ver não são compatíveis com apartamento. Só se tentar adoptar um cão que já não seja bebé e consiga perceber que aquele será o tamanho com que irá ficar. Eu quando me juntei ao namorido ele já tinha duas cadelas, uma rottweiler e uma labradora (48kg e 45kg), não as imagino dentro de um apartamento não só pelo porte mas porque precisam de espaço para correr e libertar energia. Relativamente à educação acho que somos nós que "fazemos" os animais, as nossas especialmente a labradora é uma mariquice pegada e a outra apesar da fama também é meiga. Devido ao porte tenho algum receio de muitas interacções com a minha filha e de facto um dia quando elas se forem (estão com 8 e 9 anos) já disse que gostava de ter um cãozinho pequeno para brincar com a miúda.

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Acrescento só que, para quem tem relutância em adotar num canil, onde não sabe, regra geral, muito sobre a personalidade e os antecedentes do cão, as associações de proteção animal podem ser uma excelente opção. Muitas destas associações recolhem os animais (por vezes entregues diretamente pelos donos, outras vezes abandonados) e colocam-nos em FAT (acolhimento temporário), pelo que são animais habituados a convívio humano, com algumas (ou muitas) regras já adquiridas e cuja personalidade é conhecida.
No nosso caso, era essencial que fosse um animal meigo, uma vez que uma das minhas filhas tinha imenso medo de cães e eu própria não me sinto nada à vontade com cães grande ou de temperamento agressivo (por ex, detesto pinschers e caniches). Também pretendíamos, por razões práticas, um cão de pequeno ou médio porte. A associação que contactámos, perante o que transmitimos, aconselhou-nos um cão que lhes parecia adequado ao nosso perfil e acertou em cheio. Veio já vacinada, esterilizada e com chip. Só não sabia fazer as necessidades na rua, mas em pouco mais de um mês resolveu-se o problema. Ao não ser cachorra, também contornámos aquela fase de "chorarem" de noite, roerem tudo, etc...

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Olá,eu tenho 2 cadelas..uma rafeira e uma pastora alema!!!

A rafeira adoptamos quando tinha 3 meses..fomos busca-la a uma assossiação,ja trazia vacinas e poupamos muito € na castração.se adotarem um animal e na altura o levarem a uma clinica qe esteja ligada à assossiação,fica muito + barato..e no caso das cadelas,ajuda muito..
É uma cadela de porte peqeno médio (16 kg no maximo) ,da sinal de tudo,é meiga,inteligente,adora mimo e crianças mas nao gosta do meu bebe 😂 e da- se bem com o meu gato...apesar de ter um otimo patio pra ela,fica connosco em casa e as necessidades fa-las no num dos wc's,comprei umas capas protetoras de colocar no chao e é lá qe faz as necessidades,à noite quando chego é só mudar ,nao deita cheiro e para o gato comprei umas almofadas coletoras de por no wc deles qe tambem nao deita cheiro..e antes de colocar a areia,tem resguardo de plastico pra ser mais facil pra minha filha mudar!!

A pastora alemã foi-nos dada com 2 meses!!! Nao está connosco em casa ( com muita pena minha pois quando esta muito frio e chuva tenho pena de a deixar la fora) como ainda é muito nova e + despaçarada qe a rafeirita meu marido ainda nao a qer habituar a estar em casa..otima com os miudos,muito brincalhona,comilona 😁eu adoro animais e tê-los dentro de casa ainda +.

Eu nao acho qe se deva comprar animais...acho qe é no adotar qe está o ganho 😉

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

helg@ -
Offline
Desde 28 Dez 2013

Eu tenho uma cadela pequena que adoro, foi-me oferecida quando tinha 3 meses e eu ainda vivia com os meus pais. É uma pequinês (a tia de um amigo faz criação desta raça e ofereceram-me a cadela porque sabiam que eu andava à procura de um cão pequeno). É um amor, muito dócil e muito sossegada. Quando a fui buscar tinha cerca de 4 meses, nunca me roeu nem estragou nada em casa, e já ia à rua. É pequenina, pesa cerca de 5kg e já tem quase 10 anos.
Na altura em que fiquei grávida, o veterinário disse-me que teria que ter alguns cuidados na apresentação da criança à cadela, pois é uma raça que por vezes não lida bem com crianças (é muito independente e não gosta que ocupem o seu espaço ou que a incomodem quando está sossegada no seu canto). No entanto acho que foi amor à primeira vista, a minha filha adora a cadela e a cadela adora a minha filha, é um amor recíproco. Quando a minha filha era bebé assim que começava a choramingar, a cadela vinha logo chamar-nos. A minha filha foi crescendo e agora ela obedece melhor à minha filha do que a mim e deixa-a fazer tudo (às vezes até me incomoda pois sei que a magoa quando a vejo ir devagarinho para o quarto esconder-se debaixo da cama), nem sequer lhe ladra. Brincam imenso juntas.
Esta raça adapta-se bem a um apartamento, é pequena e não precisa de grandes passeios (o ideal para mim), mas precisa de alguns cuidados como ser escovada todos os dias e de limpar os olhos. Tem um pelo muito comprido, mas passando o aspirador ou a mopa o assunto resolve-se facilmente.
Tenho esta cadela de raça mas porque me foi oferecida, eu não iria gastar dinheiro a comprar um animal quando há tantos para adoptar, provavelmente iria tentar adoptar numa associação.

Sobre helg@

Minha pipoquinha linda, amor maior da minha vida ♡ ♡ ♡ primeiro dia do resto das nossas vidas 26/09/2013
A minha 2ª estrelinha ♡ ♡ ♡ aceitar que está fora do meu alcance...

Wave77 -
Offline
Desde 28 Nov 2014

Olá mãmas, muito obrigada pelas vossas respostas!
Adoptar um cãozinho junto de uma instituição não está fora de questão, eu e o meu marido vamos fazer umas visitas, mas confesso que tenho algum receio, como já disse mais acima, uma pessoa muito próxima, não teve uma boa experiência! Eu vi o cãozinho bébé parecia minusculo, quando começou a crescer nunca mais parou, é enorme e agressivo, chegou a morder num dos filhos dela, no mais novo! Deslocava frequentemente o braço alguém porque como era muito grande e pesado quando desatava a correr levava tudo à frente, tiveram de o levar a um treinador de cães para os ajudarem, e as coisas de facto melhoram muito, mas passaram um mau bocado!
Nós pretendemos um caozinho pequeno/médio e de companhia, que seja meigo com as crianças, de preferencia que ladre pouco. De qualquer modo não vamos descartar um cão de raço, afinal também têm direito à vida Sorriso

Wave77 -
Offline
Desde 28 Nov 2014

Elisabete Pinto,

Diz-me por favor, quando referes que atua cadela faz as necessidades no WC, como fazes? pões tipo um resguardo de bébé no chão? é que eu tenho um terraço enorme, e tinha pensado quando estou no trabalho, deixar o caozinho na cozinha, e a porta do terraço meio aberta para ele fazer as necessidades no terraço, mas queria que fosse também sempre no mesmo sitio, e não fazer em todo o lado! como é que se ensina o bichicho afazer sempre no resguardo? Desculpa tantas perguntas Confuso

fmmartins -
Offline
Desde 14 Dez 2016

Wave77 escreveu:
Olá mãmas, muito obrigada pelas vossas respostas!
Adoptar um cãozinho junto de uma instituição não está fora de questão, eu e o meu marido vamos fazer umas visitas, mas confesso que tenho algum receio, como já disse mais acima, uma pessoa muito próxima, não teve uma boa experiência! Eu vi o cãozinho bébé parecia minusculo, quando começou a crescer nunca mais parou, é enorme e agressivo, chegou a morder num dos filhos dela, no mais novo! Deslocava frequentemente o braço alguém porque como era muito grande e pesado quando desatava a correr levava tudo à frente, tiveram de o levar a um treinador de cães para os ajudarem, e as coisas de facto melhoram muito, mas passaram um mau bocado!
Nós pretendemos um caozinho pequeno/médio e de companhia, que seja meigo com as crianças, de preferencia que ladre pouco. De qualquer modo não vamos descartar um cão de raço, afinal também têm direito à vida

A minha irmã comprou uma chihuahua de pêlo curto para o meu sobrinho ter dentro de casa. É uma amostra de cão e não dá trabalho nenhum Sorriso

Sansa -
Offline
Desde 18 Jan 2018

O caso da sua vizinha não é a regra, é a exceção. Geralmente conseguem fazer uma previsão correta do peso em adulto.

Wave77 -
Offline
Desde 28 Nov 2014

guialmi escreveu:
Acrescento só que, para quem tem relutância em adotar num canil, onde não sabe, regra geral, muito sobre a personalidade e os antecedentes do cão, as associações de proteção animal podem ser uma excelente opção. Muitas destas associações recolhem os animais (por vezes entregues diretamente pelos donos, outras vezes abandonados) e colocam-nos em FAT (acolhimento temporário), pelo que são animais habituados a convívio humano, com algumas (ou muitas) regras já adquiridas e cuja personalidade é conhecida.
No nosso caso, era essencial que fosse um animal meigo, uma vez que uma das minhas filhas tinha imenso medo de cães e eu própria não me sinto nada à vontade com cães grande ou de temperamento agressivo (por ex, detesto pinschers e caniches). Também pretendíamos, por razões práticas, um cão de pequeno ou médio porte. A associação que contactámos, perante o que transmitimos, aconselhou-nos um cão que lhes parecia adequado ao nosso perfil e acertou em cheio. Veio já vacinada, esterilizada e com chip. Só não sabia fazer as necessidades na rua, mas em pouco mais de um mês resolveu-se o problema. Ao não ser cachorra, também contornámos aquela fase de "chorarem" de noite, roerem tudo, etc...

Olá Guialmi, obrigada pela tua resposta! elucidaste -me imenso, parece-me que tiveste as mesmas preocupações que eu. Também no meu caso, um dos filhotes tem algum receio de cães, o outra adora todo o tipo!
Podes dar-me o contacto dessa associação que te sugeriu a cadelinha?

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Sim Wave,comprei um resguardo para bebes e coloqei no chao. Ela habituou-se logo a fazer naqele sitio e embora também tenha porta pra deixar aberta,prefiro nao abrir pois nao estando em casa e como da rua se vê a porta aberta fico com receio...entao optei desta maneira! Quando a fui buscar,acordava imensas vezes de noite pra a habituar a ir plo menos a areia do gato...sono perdido em vão...nao fazia..bastava tira-la da areia e fazia logo...( ficava eu danada!!) fui vendo onde fazia,vendo se era sempre ali e passei a colocar naqele sitio..e ia dizendo qe era ali qe tinha qe fazer...se percebeu o qe disse nao sei,o facto é qe ficou educada assim!!

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Raça dos canis.
ha la muitos amorosos a precisar de uma familia

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Wave77 escreveu:

guialmi escreveu:Acrescento só que, para quem tem relutância em adotar num canil, onde não sabe, regra geral, muito sobre a personalidade e os antecedentes do cão, as associações de proteção animal podem ser uma excelente opção. Muitas destas associações recolhem os animais (por vezes entregues diretamente pelos donos, outras vezes abandonados) e colocam-nos em FAT (acolhimento temporário), pelo que são animais habituados a convívio humano, com algumas (ou muitas) regras já adquiridas e cuja personalidade é conhecida.
No nosso caso, era essencial que fosse um animal meigo, uma vez que uma das minhas filhas tinha imenso medo de cães e eu própria não me sinto nada à vontade com cães grande ou de temperamento agressivo (por ex, detesto pinschers e caniches). Também pretendíamos, por razões práticas, um cão de pequeno ou médio porte. A associação que contactámos, perante o que transmitimos, aconselhou-nos um cão que lhes parecia adequado ao nosso perfil e acertou em cheio. Veio já vacinada, esterilizada e com chip. Só não sabia fazer as necessidades na rua, mas em pouco mais de um mês resolveu-se o problema. Ao não ser cachorra, também contornámos aquela fase de "chorarem" de noite, roerem tudo, etc...

Olá Guialmi, obrigada pela tua resposta! elucidaste -me imenso, parece-me que tiveste as mesmas preocupações que eu. Também no meu caso, um dos filhotes tem algum receio de cães, o outra adora todo o tipo!
Podes dar-me o contacto dessa associação que te sugeriu a cadelinha?


Desculpa só responder agora. Aqui onde moro há duas associações, uma parece-me que está mais paradita (que é aquela a que recorremos) e outra mais ativa, com muitos cães em FAT. Mas não sei em que zona vives, provavelmente fica-te longe...se mesmo assim estiveres interessada, manda o teu contacto por mensagem privada e eu ponho em contacto com elas.

Elisabeth Pinto -
Offline
Desde 18 Abr 2017

Quando adoptamos a kika ( rafeira ) fomos a uma assossiação qe fica em Marco de Canaveses ( somos do Porto mas nao da cidade...arredores) porqe meu marido viu nas fotos qe tinham pastores alemaes pra adoção...quando la chegamos nao tinham e como a rafeirita ( durante a visita ) chegou e nao saía de perto da minha filha,acabou por vir!!! 😁😁 ao escolher deixem ser o animal a escolher- vos...assim terao amizade pra toda a vida...se forem vocês a escolher pode isso nao acontecer..o animal tem de se sentir feliz,amado e acarinhado!!

Minha 1ª filha nasceu a 5-9-2007,chama-se Angélica,uma peste Sorriso
Minha 2ª gravidez aconteceu em Abril de 2016 mas em Julho infelizmente perdi espontâneamente Triste
Meu 2º filho da 3ª gravidez nasceu a 4-1-2018
4a gravidez descoberta 4-1-2019,estrela perdida a 27-1-2019 ..

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?